19/06/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Há ocasiões em que o sistema imunitário falha, por motivos genéticos ou por causa de determinadas doenças. A AIDS, por exemplo, causa problemas no sistema de defesa, permitindo o desenvolvimento de doenças que podem até levar à morte. Ainda há um enorme preconceito envolvendo a doença. Portanto, é importante informar aos alunos sobre a doença: possibilidades de se contrair o vírus, medidas de prevenção e atitudes para lidar sem preconceito com pessoas portadoras da doença.
A atividade de pesquisa tem como objetivos: confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas ao longo do tempo e relacionar as diferentes formas de linguagem.
Imagem disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/imagem/saude/galeria/revista-saude-o-fim-do-virus-aids.jpg. Acesso em 10 de junho de 2014.
Para o professor:
1) A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como biblioteca. Os alunos poderão fazer a pesquisa em outro ambiente e depois trazer para a sala de aula.
2) Organize os alunos em grupos de até 4 pessoas.
3) Informe aos alunos que eles deverão acessar alguns sites para registrar as seguintes informações:
- Sugestão de sites:
EDUCAÇÃO UOL. AIDS: HIV é o vírus da imunodeficiência adquirida. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/aids-hiv-e-o-virus-da-imunodeficiencia-humana.htm. Acesso em 10 de junho de 2014.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Departamento de DST, AIDS e hepatites virais. Disponível em: http://www.aids.gov.br/. Acesso em 10 de junho de 2014.
4) Proponha aos alunos que utilizem a ferramenta Google Docs para a troca de informações entre os colegas e professor. Neste momento, o professor poderá fazer correções nos documentos e/ou tirar dúvidas dos alunos.
- Para informações de como usar a ferramenta, acesse o site: Google Docs - Recurso para auxiliar professores na prática pedagógica, de Eliane dos Reis Dias, disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/banco_objetos_crv/%7BA0153356-A238-4625-ACAC-BC2FDE53DF2F%7D_tutorial_google_docs.pdf. Acesso em 14 de abril de 2014.
A atividade tem como objetivos:
Imagem disponível em: http://boxpandora.files.wordpress.com/2013/12/44.jpg. Acesso em 10 de junho de 2014.
Para o professor:
1) Convide o professor de Língua Portuguesa para a realização da atividade.
2) Solicite aos alunos que permaneçam em grupo de acordo com a organização das AULAS 1 e 2.
3) Apresente aos alunos o seguinte roteiro, elaborado pelas professoras de Ciências e Língua Portuguesa, para a produção de texto de campanha comunitária, durante as aulas.
Roteiro do trabalho avaliativo interdisciplinar: produção de texto de campanha comunitária
- Depois de estudar o Modo Imperativo do Verbo, o gênero discursivo texto de campanha comunitária e realizar a pesquisa solicitada durante as aulas de Ciências, chegou o momento de associar esses conteúdos para a produção de textos a partir desses novos conhecimentos. Portanto, o objetivo deste trabalho é produzir um texto de campanha comunitária, para ser divulgado na Escola e/ou blog, a partir da associação dos conteúdos de Ciências e de Língua Portuguesa citados acima.
- Tema: AIDS - medidas de prevenção e transmissão do vírus HIV.
- O texto de campanha comunitária escrito pode ser divulgado por meio de: banner, panfleto, cartolina, papel cartão, dentre outros suportes. Evite escrever em papéis escuros. Caso utilize, por exemplo, cartolinas pretas, use-as apenas como fundo e cole papel branco por cima delas, para que o texto fique mais visível e legível. Observe a combinação das cores para dar maior visibilidade ao texto das instruções/orientações.
- Cada grupo deverá criar o nome de uma ONG ou outra entidade que promova a campanha.
- Cada texto deve conter, no mínimo, 5 verbos conjugados no modo imperativo e, no mínimo, 5 orientações.
- O nome dos integrantes do grupo deve ser escrito em um cartão com as seguintes características: papel branco (papel comum de impressão) com dimensões 9,0 cm x 5,0 cm. O cartão pode ser impresso ou escrito à mão. Deve conter os dados: nomes dos alunos, nome das professoras, ano e turma de ensino.
- Critérios avaliativos:
- Para a adequação de sua produção, pensar em:
1. Tema. 2. Conteúdo. 3. Público-alvo. 4. Local onde será exposto. 5. Formato e dimensões.
- Fazer um estudo prévio de/do/da:
Sugestões para a pesquisa:
- Ministério da Saúde. Prevenção e transmissão da AIDS. Duração 4mim44seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4WNLHMPPwe0. Acesso em 10 de junho de 2014.
- VARELLA, Drauzio. AIDS. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/aids/aids/. Acesso em: 10 de junho de 2014.
O processo avaliativo deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. A participação e envolvimento dos alunos com as atividades propostas e as produções coletivas, orais e escritas serão avaliadas.
Para a avaliação quantitativa, os registros da pesquisa e a produção de um texto de campanha comunitária serão utilizados para verificar se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre a AIDS. Na produção de um texto de campanha comunitária poderão ser analisados alguns aspectos, como: imagem e cores, letras (tamanho, formato, cor, espessura), adequação ao gênero, organização dos elementos no espaço (texto, imagem, cor) e criatividade.
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