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AIDS: quando o sistema imunitário falha

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as consequências da AIDS no corpo humano.
  • Conhecer as medidas de prevenção da transmissão do vírus da AIDS.
  • Produzir um texto de campanha publicitária sobre as medidas de prevenção da transmissão do vírus da AIDS.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sistema imunitário humano.
  • Modo imperativo do verbo.
  • Gênero discursivo texto de campanha comunitária.
Estratégias e recursos da aula
  • Pesquisa na internet.
  • Registros em roteiro.
  • Utilização da ferramenta Google Docs.
  • Produção de um texto de campanha comunitária.
  • Divulgação e exposição do texto de campanha comunitária.

Há ocasiões em que o sistema imunitário falha, por motivos genéticos ou por causa de determinadas doenças. A AIDS, por exemplo, causa problemas no sistema de defesa, permitindo o desenvolvimento de doenças que podem até levar à morte. Ainda há um enorme preconceito envolvendo a doença. Portanto, é importante informar aos alunos sobre a doença: possibilidades de se contrair o vírus, medidas de prevenção e atitudes para lidar sem preconceito com pessoas portadoras da doença.

 

AULAS 1 e 2: Pesquisa na internet

A atividade de pesquisa tem como objetivos: confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas ao longo do tempo e relacionar as diferentes formas de linguagem.

Vírus HIV

Imagem disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/imagem/saude/galeria/revista-saude-o-fim-do-virus-aids.jpg. Acesso em 10 de junho de 2014.

 

Para o professor:

1) A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como biblioteca. Os alunos poderão fazer a pesquisa em outro ambiente e depois trazer para a sala de aula.

2) Organize os alunos em grupos de até 4 pessoas.

3) Informe aos alunos que eles deverão acessar alguns sites para registrar as seguintes informações:

  • conceito de AIDS;
  • como o vírus age no corpo;
  • quais são os sintomas;
  • medidas de prevenção da transmissão do vírus;
  • tratamentos;
  • preconceito.

- Sugestão de sites:

EDUCAÇÃO UOL. AIDS: HIV é o vírus da imunodeficiência adquirida. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/aids-hiv-e-o-virus-da-imunodeficiencia-humana.htm. Acesso em 10 de junho de 2014.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Departamento de DST, AIDS e hepatites virais. Disponível em: http://www.aids.gov.br/. Acesso em 10 de junho de 2014.

 

4) Proponha aos alunos que utilizem a ferramenta Google Docs para a troca de informações entre os colegas e professor. Neste momento, o professor poderá fazer correções nos documentos e/ou tirar dúvidas dos alunos.

- Para informações de como usar a ferramenta, acesse o siteGoogle Docs - Recurso para auxiliar professores na prática pedagógica, de Eliane dos Reis Dias, disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/banco_objetos_crv/%7BA0153356-A238-4625-ACAC-BC2FDE53DF2F%7D_tutorial_google_docs.pdf. Acesso em 14 de abril de 2014.

 

AULAS 3, 4 e 5: Texto de campanha comunitária

A atividade tem como objetivos:

  • produzir um texto de campanha comunitária, para ser divulgado na Escola e/ou blog da turma, a partir da associação dos conteúdos de Ciências e de Língua Portuguesa,
  • estimular a argumentação e
  • contribuir para evitar o preconceito que envolve a doença.

Campanha AIDS

Imagem disponível em: http://boxpandora.files.wordpress.com/2013/12/44.jpg. Acesso em 10 de junho de 2014.

 

Para o professor:

1) Convide o professor de Língua Portuguesa para a realização da atividade.

2) Solicite aos alunos que permaneçam em grupo de acordo com a organização das AULAS 1 e 2.

3) Apresente aos alunos o seguinte roteiro, elaborado pelas professoras de Ciências e Língua Portuguesa, para a produção de texto de campanha comunitária, durante as aulas.

Roteiro do trabalho avaliativo interdisciplinar: produção de texto de campanha comunitária

 

- Depois de estudar o Modo Imperativo do Verbo, o gênero discursivo texto de campanha comunitária e realizar a pesquisa solicitada durante as aulas de Ciências, chegou o momento de associar esses conteúdos para a produção de textos a partir desses novos conhecimentos. Portanto, o objetivo deste trabalho é produzir um texto de campanha comunitária, para ser divulgado na Escola e/ou blog, a partir da associação dos conteúdos de Ciências e de Língua Portuguesa citados acima.

- Tema: AIDS - medidas de prevenção e transmissão do vírus HIV.

- O texto de campanha comunitária escrito pode ser divulgado por meio de: banner, panfleto, cartolina, papel cartão, dentre outros suportes. Evite escrever em papéis escuros. Caso utilize, por exemplo, cartolinas pretas, use-as apenas como fundo e cole papel branco por cima delas, para que o texto fique mais visível e legível. Observe a combinação das cores para dar maior visibilidade ao texto das instruções/orientações.

- Cada grupo deverá criar o nome de uma ONG ou outra entidade que promova a campanha.

- Cada texto deve conter, no mínimo, 5 verbos conjugados no modo imperativo e, no mínimo, 5 orientações.

- O nome dos integrantes do grupo deve ser escrito em um cartão com as seguintes características: papel branco (papel comum de impressão) com dimensões 9,0 cm x 5,0 cm. O cartão pode ser impresso ou escrito à mão. Deve conter os dados: nomes dos alunos, nome das professoras, ano e turma de ensino.

- Critérios avaliativos

 

  1. Adequação ao gênero texto de campanha comunitária.
  2. Uso do tema sorteado e adequação desse tema para a campanha.
  3. Pertinência das orientações e instruções em relação ao conteúdo estudado.
  4. Utilização adequada do modo verbal imperativo.
  5. Organização visual (estética).
  6. Criatividade.
  7. Utilização de imagens de boa qualidade e pertinentes à campanha.
  8. Pontualidade na entrega.
  9. Caso o trabalho seja feito em dupla, participação igualitária dos dois alunos, confirmada pela dupla .

 

- Para a adequação de sua produção, pensar em:

1. Tema.         2. Conteúdo.         3. Público-alvo.         4. Local onde será exposto.         5. Formato e dimensões.

 

- Fazer um estudo prévio de/do/da:

  1. Tema e possibilidades de atrair a atenção do público (criatividade para tratar o tema). 
  2. Imagem e cores que transmitem melhor a ideia e remetem ao tema abordado. 
  3. Letras – tamanhos, formatos, espessuras e cores. 
  4. Organização dos elementos no espaço: texto, imagem e cor. 
  5. Texto: curto, objetivo, claro, instrutivo, persuasivo, atraente, legível. 
  6. Forma/estrutura: é bastante variável, mas geralmente tem dimensões grandes.
Recursos Complementares

Sugestões para a pesquisa: 

- Ministério da Saúde. Prevenção e transmissão da AIDS. Duração 4mim44seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4WNLHMPPwe0. Acesso em 10 de junho de 2014.

- VARELLA, Drauzio. AIDS. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/aids/aids/. Acesso em: 10 de junho de 2014.

Avaliação

O processo avaliativo deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. A participação e envolvimento dos alunos com as atividades propostas e as produções coletivas, orais e escritas serão avaliadas.

Para a avaliação quantitativa, os registros da pesquisa e a produção de um texto de campanha comunitária serão utilizados para verificar se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre a AIDS. Na produção de um texto de campanha comunitária poderão ser analisados alguns aspectos, como: imagem e cores, letras (tamanho, formato, cor, espessura), adequação ao gênero, organização dos elementos no espaço (texto, imagem, cor) e criatividade.

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