19/06/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Nosso corpo apresenta muitas e complexas estruturas que, atuando em conjunto, são responsáveis pela manutenção da saúde e do bem-estar. Para que a atuação de todas as partes do corpo seja harmoniosa, é necessária a coordenação de suas atividades, função desempenhada pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino. O modo de controle utilizado por ambos os sistemas é diferente, e a velocidade de comunicação entre as diversas partes do corpo também. O sistema endócrino não usa nervos nem impulsos nervosos. Esse sistema utiliza substâncias específicas, os hormônios. Desta forma, é importante conhecer a atuação destas substâncias, adequadas ao funcionamento saudável do organismo.
Estas atividades têm como objetivos: confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas, identificar padrões em processo vitais do ser humano, analisar situações-problemas e construir argumentos.
Atividade 1: Motivação
Para o professor:
1) Como elemento motivador, indague os alunos sobre o que eles sabem em relação ao sistema endócrino. Utilize os seguintes questionamentos:
Imagem disponível em: http://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2010/08/fobia-medo-doenca.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-OlIRO3f2Iyk/TrRMhkOpWmI/AAAAAAAABAA/eo5y9Z3szPE/s1600/gigantismo.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.
2) Ouça as respostas dos alunos, orientando a discussão de forma que todos possam apresentar suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as considerações dos colegas.
Neste momento, espera-se que os alunos citem alguns hormônios. A partir deste conhecimento prévio dos alunos, inicie a discussão sobre o sistema endócrino. Explique que o sistema endócrino é formado por estruturas que produzem e liberam hormônios. Os hormônios espalham-se por todo o corpo, desencadeando reações apenas nas células sensíveis a eles. No entanto, ressalte que o sistema endócrino não age sozinho, ele age de forma interligada ao sistema nervoso.
Atividade 2: O controle das funções do corpo pelos hormônios
Para o professor:
1) Exiba, para os alunos, o vídeo abaixo indicado em uma sala de aula com equipamento áudio visual ou no Laboratório de Informática.
Super Interessante. O corpo humano: glândulas e hormônios. Duração 26min10seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=j4mi_dkEEJo. Acesso em 12 de junho de 2014.
- O vídeo apresenta a produção e atuação dos hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas e por outros órgãos do corpo humano.
2) Informe aos alunos que façam anotações, no caderno, conceituando o sistema endócrino, a respeito das glândulas, dos hormônios produzidos e da sua atuação no corpo humano. Estas anotações serão utilizadas em uma atividade, logo após a exibição do vídeo.
3) Após a exibição do vídeo, projete a seguinte imagem. Na falta de um projetor de imagens, imprima uma figura para cada aluno ou reproduza o desenho no quadro.
Imagem disponível em: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Corpo/endocrino.gif. Acesso em 12 de junho de 2014.
Observação: Professor, retire o nome das estruturas quando for projetar a imagem aos alunos.
4) Peça aos alunos, que a partir das anotações registradas por eles sobre o vídeo, identifiquem, na imagem, as principais glândulas e os hormônios que elas produzem.
- Vale lembrar que são as seguintes glândulas: tireoide, hipófise (glândula pituitária), pineal, suprarrenais, paratireoide, ovários, testículos, pâncreas, pineal e timo.
AULAS 3 e 4: Criando um vídeo animado sobre sistema endócrino
Para o professor:
1) Proponha ao professor de Informática, antecipadamente, que ministre, aos alunos, uma oficina de criação de vídeos animados.
2) Após a oficina, proponha aos alunos que, em duplas, criem um vídeo animado sobre a atuação do sistema endócrino. Este vídeo deve ter duração de no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos e conter o conceito de sistema endócrino, as principais glândulas, mencionadas nas AULAS 1 e 2, e os hormônios que elas produzem.
3) Oriente as duplas, trabalhando o conteúdo do vídeo com cada dupla e aprovando o texto final elaborado pelos alunos.
4) O vídeo poderá ser disponibilizado no site da escola ou no blog da turma.
- Caso não seja possível a realização da oficina de criação de vídeos animados, com a participação do professor de Informática, segue materiais para o professor sobre como criar um vídeo animado:
PAULA, Daniela Braga de. Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker. Daniela Braga de Paula. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10732. Acesso em 06 de junho de 2014.
SEABRA, Carlos. Tecnologia na escola. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf. Acesso em 17 de junho de 2014.
MICROSOFT. Tirar uma foto ou gravar um vídeo. Disponível em: http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp7/pictures/take-a-picture-or-record-a-video. Acesso em 17 de junho de 2014.
Sugestão de material para o professor:
- PROGRAMA BEM ESTAR. Hormônios devem ser consumidos sempre com orientação médica. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/hormonios-devem-ser-consumidos-sempre-com-orientacao-medica.html. Acesso em 12 de junho de 2014.
- BRITES, Aline Dantas. Sistema endócrino: regulação e controle das funções do corpo. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistema-endocrino-regulacao-e-controle-das-funcoes-do-corpo.htm. Acesso em 12 de junho de 2014.
O processo avaliativo deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. A participação e envolvimento dos alunos com as atividades propostas serão avaliadas.
Para a avaliação quantitativa, a participação na identificação das glândulas e a criação do vídeo animado poderão ser utilizados para verificar se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre a atuação e importância do sistema endócrino na controle das funções do organismo. Além disso, avalie se os alunos foram capazes de selecionar informações relevantes para a criação do vídeo animado.
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