Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Controle das funções do corpo pelo sistema endócrino

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar sistema endócrino.
  • Associar os principais hormônios às glândulas que os produzem.
  • Identificar as funções e órgãos de atuação dos hormônios.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Células.
  • Sistema nervoso.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Atividades de socialização de ideias.
  • Exibição de vídeo.
  • Registros.
  • Produção de um vídeo animado sobre a atuação do sistema endócrino.

Nosso corpo apresenta muitas e complexas estruturas que, atuando em conjunto, são responsáveis pela manutenção da saúde e do bem-estar. Para que a atuação de todas as partes do corpo seja harmoniosa, é necessária a coordenação de suas atividades, função desempenhada pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino. O modo de controle utilizado por ambos os sistemas é diferente, e a velocidade de comunicação entre as diversas partes do corpo também. O sistema endócrino não usa nervos nem impulsos nervosos. Esse sistema utiliza substâncias específicas, os hormônios. Desta forma, é importante conhecer a atuação destas substâncias, adequadas ao funcionamento saudável do organismo.

 

AULAS 1 e 2: Apresentação e desenvolvimento do tema

Estas atividades têm como objetivos: confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas, identificar padrões em processo vitais do ser humano, analisar situações-problemas e construir argumentos.

 

Atividade 1: Motivação

Para o professor:

1) Como elemento motivador, indague os alunos sobre o que eles sabem em relação ao sistema endócrino. Utilize os seguintes questionamentos:

  • O que acontece com o nosso corpo em situações de medo?
  • Como é estabelecida a produção de leite materno?
  • Como é controlada a quantidade de glicose no nosso corpo?
  • Quem controla o crescimento dos ossos?

Medo

Imagem disponível em: http://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2010/08/fobia-medo-doenca.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

Crescimento dos ossos.

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-OlIRO3f2Iyk/TrRMhkOpWmI/AAAAAAAABAA/eo5y9Z3szPE/s1600/gigantismo.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

2) Ouça as respostas dos alunos, orientando a discussão de forma que todos possam apresentar suas ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as considerações dos colegas. 

Neste momento, espera-se que os alunos citem alguns hormônios. A partir deste conhecimento prévio dos alunos, inicie a discussão sobre o sistema endócrino. Explique que o sistema endócrino é formado por estruturas que produzem e liberam hormônios. Os hormônios espalham-se por todo o corpo, desencadeando reações apenas nas células sensíveis a eles. No entanto, ressalte que o sistema endócrino não age sozinho, ele age de forma interligada ao sistema nervoso.

 

Atividade 2: O controle das funções do corpo pelos hormônios

Para o professor:

1) Exiba, para os alunos, o vídeo abaixo indicado em uma sala de aula com equipamento áudio visual ou no Laboratório de Informática.

Super Interessante. O corpo humano: glândulas e hormônios. Duração 26min10seg. Disponível emhttp://www.youtube.com/watch?v=j4mi_dkEEJo. Acesso em 12 de junho de 2014.

- O vídeo apresenta a produção e atuação dos hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas e por outros órgãos do corpo humano.

2) Informe aos alunos que façam anotações, no caderno, conceituando o sistema endócrino, a respeito das glândulas, dos hormônios produzidos e da sua atuação no corpo humano. Estas anotações serão utilizadas em uma atividade, logo após a exibição do vídeo.

3) Após a exibição do vídeo, projete a seguinte imagem. Na falta de um projetor de imagens, imprima uma figura para cada aluno ou reproduza o desenho no quadro.

Sistema endócrino

Imagem disponível em: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Corpo/endocrino.gif. Acesso em 12 de junho de 2014.

Observação: Professor, retire o nome das estruturas quando for projetar a imagem aos alunos.

 

4) Peça aos alunos, que a partir das anotações registradas por eles sobre o vídeo, identifiquem, na imagem, as principais glândulas e os hormônios que elas produzem.

- Vale lembrar que são as seguintes glândulas: tireoide, hipófise (glândula pituitária), pineal, suprarrenais, paratireoide, ovários, testículos, pâncreas, pineal e timo.

 

AULAS 3 e 4: Criando um vídeo animado sobre sistema endócrino

Para o professor:

1) Proponha ao professor de Informática, antecipadamente, que ministre, aos alunos, uma oficina de criação de vídeos animados.

2) Após a oficina, proponha aos alunos que, em duplas, criem um vídeo animado sobre a atuação do sistema endócrino. Este vídeo deve ter duração de no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos e conter o conceito de sistema endócrino, as principais glândulas, mencionadas nas AULAS 1 e 2, e os hormônios que elas produzem.

3) Oriente as duplas, trabalhando o conteúdo do vídeo com cada dupla e aprovando o texto final elaborado pelos alunos.

4) O vídeo poderá ser disponibilizado no site da escola ou no blog da turma.

- Caso não seja possível a realização da oficina de criação de vídeos animados, com a participação do professor de Informática, segue materiais para o professor sobre como criar um vídeo animado:

PAULA, Daniela Braga de. Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker. Daniela Braga de Paula. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10732. Acesso em 06 de junho de 2014.

SEABRA, Carlos. Tecnologia na escola. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf. Acesso em 17 de junho de 2014.

MICROSOFT. Tirar uma foto ou gravar um vídeo. Disponível em: http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp7/pictures/take-a-picture-or-record-a-video. Acesso em 17 de junho de 2014.

Recursos Complementares

Sugestão de material para o professor:

- PROGRAMA BEM ESTAR. Hormônios devem ser consumidos sempre com orientação médica. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/hormonios-devem-ser-consumidos-sempre-com-orientacao-medica.html. Acesso em 12 de junho de 2014.

- BRITES, Aline Dantas. Sistema endócrino: regulação e controle das funções do corpo. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistema-endocrino-regulacao-e-controle-das-funcoes-do-corpo.htm. Acesso em 12 de junho de 2014.

Avaliação

O processo avaliativo deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. A participação e envolvimento dos alunos com as atividades propostas serão avaliadas.

Para a avaliação quantitativa, a participação na identificação das glândulas e a criação do vídeo animado poderão ser utilizados para verificar se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre a atuação e importância do sistema endócrino na controle das funções do organismo. Além disso, avalie se os alunos foram capazes de selecionar informações relevantes para a criação do vídeo animado.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.