20/06/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Não são necessários conhecimentos prévios para essa aula.
Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados importantes para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012). Espera-se com essa aula que o aluno possa conhecer as diferentes fontes históricas escritas e compreender a importância das mesmas para a escrita da História.
Primeiro momento
Iniciar a aula com questionando aos alunos: Vocês sabem o que são fontes históricas? Deixar cada aluno expressar os seus conhecimentos sobre o assunto proposto. Em seguida, comentar que as fontes históricas são todos os materiais que o homem produz e que pode informar sobre sua existência em um determinado tempo e espaço. Salientar que as fontes históricas são de extrema importância para o trabalho do historiador na produção da escrita da história, pois elas trazem pistas e indícios do que aconteceu no passado. Comentar que as fontes históricas são de diferentes naturezas o que permite classificá-las enquanto fontes históricas iconográfica; fonte histórica escrita; fonte histórica sonora e fonte histórica material. Informar que nessa aula privilegiaremos o estudo das fontes históricas escritas. Em seguida, levar para sala de aula várias fontes históricas escritas para os alunos observarem e manusearem.
Sobre a importância do uso das fontes históricas em sala de aula, Erica da Silva Xavier ressalta que:
“As fontes históricas ao serem remetidas no auxílio da produção do conhecimento em história, na prática de sala de aula, tornam-se ferramentas culturais. As fontes históricas não devem ser simplificadas a uma mera ilustração de conteúdos, uma vez que se traduzem em artefatos culturais repletos de intencionalidades. As fontes devem assumir um papel fundamental de significação na estrutura cognitiva do aluno: demonstrar as representações que determinados grupos forjaram sobre a sociedade em que viviam como pensavam ou sentiam, como se estabeleceram no tempo e no espaço; como servir para que o aluno seja capaz de fazer diferenciações, abstrações que o permitam fazer a leitura das distintas temporalidades as quais estamos submetidos”.
XAVIER, Erica da Silva; CUNHA, Maria de Fátima de. Ensino de História: o uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórica. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_producao_de_conhecimento_historico.pdf. Acesso em 14 de junho de 2014.
Sugestão de fontes históricas escritas para serem levadas para a sala de aula:
Imagem disponível em: http://www.br.all.biz/img/br/service_catalog/7966.png. Acesso em 14 de junho de 2014.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-RCjPIzaJWJw/UAmd5fv732I/AAAAAAAACdk/WwnVrc_c8wM/s320/rg.jpg. Acesso em 14 de junho de 2014.
Após apresentar as fontes históricas solicitar aos alunos que façam análise das fontes atentando para as questões formais, autorais e temáticas de cada fonte.
Sugestão de questões que poderão auxiliar na observação das fontes escritas.
Para a próxima aula, solicitar aos pais, por meio de um bilhete, que cada aluno leve para a escola uma caixa contendo várias fontes históricas escritas que informa sobre a história de vida deles.
Segundo momento
Organizar a sala em círculo, em seguida, propor que cada aluno apresente as suas fontes históricas. Cada aluno deverá falar quais as fontes históricas trouxe para a escola e comentar sobre a datação, as informações contidas e a autoria das fontes. Espera-se que os alunos tragam para escola identidade; certidão de nascimento; boletim escolar; livros; diários, caderneta de vacina e dentre outros. Durante esse momento, estimular a oralidade do aluno e a sua espontaneidade possibilitando que ele consiga expor também sua relação de afetividade com cada fonte, pois cada fonte histórica apresenta uma história de constituição e de relação com os sujeitos históricos. Caso algum aluno não traga nenhuma fonte histórica escrita, selecione antecipadamente alguns livros ou gibis que sejam conhecidos pela turma e empreste ao aluno para que ele faça a sua apresentação.
Terceiro momento
Solicitar aos alunos que formem duplas e, em seguida, troquem as fontes históricas com o colega. Depois de realizada a troca cada aluno deverá, após observação e análise, elaborar um texto sobre a história de vida do amigo a partir das fontes históricas trocadas. Nesse momento, é importante dizer que as fontes históricas são utilizadas pelos historiadores na escrita da história, e que por meio delas não é possível reconstruir toda a história de uma pessoa ou grupo social, mas sim conhecer parcialmente essa história.
Para a escrita do texto o professor deverá fazer as seguintes orientações:
Professor é importante nessa aula disponibilizar dicionários para os alunos pesquisarem, no caso de dúvidas.
Quarto Momento
Imagem disponível em: http://www.canstockphoto.com.br/crian%C3%A7a-falando-4647271.html. Acesso em 19 de junho de 2014.
Organizar novamente a sala em círculo para os alunos realizarem a leitura do texto produzido. Após a leitura de cada texto, o professor deverá questionar cada aluno se gostou do que o colega escreveu sobre ele e que justifique a sua resposta.
Nesse momento, o professor deverá reforças que os textos produzidos são interpretações elaboradas á partir de fontes históricas e que elas fornecem pistas do passado.
Após realizar a leitura dos textos, convidar os alunos para disponibilizar os textos no blog da turma. Caso a sala não possua, providenciar juntamente com os alunos a criação do mesmo. Esse blog poderá receber um nome escolhido pela turma e poderá ser atualizado, semanalmente, com outras atividades da disciplina de História e das demais áreas do conhecimento que manifestarem interesse.
É importante também estimular os alunos que divulguem em casa o blog para que os seus familiares também tenham acesso as suas produções.
Para criar um blog para a turma acesse o seguinte endereço eletrônico e siga as orientações Como criar um blog grátis, rápido e fácil, duração 14min18seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VD4rnGbIvIE. Acesso em 14 de junho de 2014.
Após criar o blog, orientar e estimular os alunos para que todos possam participar de acessos e postagens e que o professor assuma apenas a função de orientar o grupo, delegando assim autonomia e iniciativa aos alunos.
XAVIER, Erica da Silva; CUNHA, Maria de Fátima da. Ensino de História: o uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórica. Disponível em : http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_producao_de_conhecimento_historico.pdf. Acesso em 14 de junho de 2014.
A avaliação da aula será processual, considerando o envolvimento e o interesse dos alunos na temática estudada e atividades propostas. Procure identificar no decorrer das aulas, através da produção oral e escrita, se os alunos conseguiram compreender o que são fontes históricas escritas e a importância das mesmas como ferramentas de produção do conhecimento histórico. Avalie também o interesse do aluno pela leitura, a evolução da sua escrita e o conhecimento de novas palavras.
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