Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A escrita da história de vida por meio de fontes históricas escritas

 

20/06/2014

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as diferentes fontes históricas escritas.
  • Identificar a importância do uso fontes para a escrita da História.
  • Analisar as fontes históricas escritas.
  • Desenvolver a linguagem oral.
  • Avançar no processo de escrita.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

 

Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados importantes para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012). Espera-se com essa aula que o aluno possa conhecer as diferentes  fontes históricas escritas e compreender a importância das mesmas para a escrita da História.

 

Primeiro momento

 

Iniciar a aula com questionando aos alunos: Vocês sabem o que são fontes históricas? Deixar cada aluno expressar os seus conhecimentos sobre o assunto proposto. Em seguida, comentar que as fontes históricas são todos os materiais que o homem produz e que pode informar sobre sua existência em um determinado tempo e espaço. Salientar que as fontes históricas são de extrema importância para o trabalho do historiador na produção da escrita da história, pois elas trazem pistas e indícios do que aconteceu no passado. Comentar que as fontes históricas são de diferentes naturezas o que permite classificá-las enquanto fontes históricas iconográfica; fonte histórica escrita; fonte histórica sonora e fonte histórica material. Informar que nessa aula privilegiaremos o estudo das fontes históricas escritas. Em seguida, levar para sala de aula várias fontes históricas escritas para os alunos observarem e manusearem.

 

Sobre a importância do uso das fontes históricas em sala de aula, Erica da Silva Xavier ressalta que:

 

As fontes históricas ao serem remetidas no auxílio da produção do conhecimento em história, na prática de sala de aula, tornam-se ferramentas culturais. As fontes históricas não devem ser simplificadas a uma mera ilustração de conteúdos, uma vez que se traduzem em artefatos culturais repletos de intencionalidades. As fontes devem assumir um papel fundamental de significação na estrutura cognitiva do aluno: demonstrar as representações que determinados grupos forjaram sobre a sociedade em que viviam como pensavam ou sentiam, como se estabeleceram no tempo e no espaço; como servir para que o aluno seja capaz de fazer diferenciações, abstrações que o permitam fazer a leitura das distintas temporalidades as quais estamos submetidos.  

 

 XAVIER, Erica da Silva; CUNHA, Maria de Fátima de. Ensino de História: o uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórica. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_producao_de_conhecimento_historico.pdf. Acesso em 14 de junho de 2014.

 

Sugestão de fontes históricas escritas para serem levadas para a sala de aula:

  • livros;
  • certidões de nascimentos;
  • jornais;
  • revistas;
  • identidades;
  • regimento da escola.

 

jornal

Imagem disponível em: http://www.br.all.biz/img/br/service_catalog/7966.png. Acesso em 14 de junho de 2014.

 

 

 

identidade

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-RCjPIzaJWJw/UAmd5fv732I/AAAAAAAACdk/WwnVrc_c8wM/s320/rg.jpg. Acesso em 14 de junho de 2014.

 

 

Após apresentar as fontes históricas solicitar aos alunos que façam análise das fontes atentando para as questões formais, autorais e temáticas de cada fonte.

 

Sugestão de questões que poderão auxiliar na observação das fontes escritas.

 

  • Qual o assunto abordado em cada fonte?
  • Sobre o que ela informa?
  • Por quem e quando ela foi produzida?

 

 

Para a próxima aula, solicitar aos pais, por meio de um bilhete, que cada aluno leve para a escola uma caixa contendo várias fontes históricas escritas  que informa sobre a história de vida deles.

 

Segundo momento

 

Organizar a sala em círculo, em seguida, propor que cada aluno apresente as suas fontes históricas. Cada aluno deverá falar quais as fontes históricas trouxe para a escola e comentar sobre a datação, as informações contidas e a autoria das fontes. Espera-se que os alunos tragam para escola identidade; certidão de nascimento; boletim escolar; livros; diários, caderneta de vacina e dentre outros. Durante esse momento, estimular a oralidade do aluno e a sua espontaneidade possibilitando que ele consiga expor também sua relação de afetividade com cada fonte, pois cada fonte histórica apresenta uma história de constituição e de relação com os sujeitos históricos. Caso algum aluno não traga nenhuma fonte histórica escrita, selecione antecipadamente alguns livros ou gibis que sejam conhecidos pela turma e empreste ao aluno para que ele faça a sua apresentação. 

 

Terceiro momento

 

Solicitar aos alunos que formem duplas e,  em seguida, troquem as fontes históricas com o colega. Depois de realizada a troca cada aluno deverá, após observação e análise, elaborar um texto sobre a história de vida do amigo a partir das fontes históricas trocadas. Nesse momento, é importante dizer que as fontes históricas são utilizadas pelos historiadores na escrita da história, e que por meio delas não é possível reconstruir toda a história de uma pessoa ou grupo social, mas sim conhecer parcialmente essa história.

 

Para a escrita do texto o professor deverá fazer as seguintes orientações:

  • cada aluno deverá criar um título para o seu texto;
  • fazer frases curtas;
  • atentar para a pontuação e grafia das palavras;
  • observar as informações de cada fonte histórica;
  • buscar uma organização cronológica na escrita, para tanto, o aluno deverá organizar as fontes de acordo com o data de sua produção.

Professor é importante nessa aula disponibilizar dicionários para os alunos pesquisarem, no caso de dúvidas.

 

Quarto Momento

 

garoto

 

Imagem disponível em: http://www.canstockphoto.com.br/crian%C3%A7a-falando-4647271.html. Acesso em 19 de junho de 2014.

 

Organizar novamente a sala em círculo para os alunos realizarem a leitura do texto produzido. Após a leitura de cada texto, o professor deverá questionar cada aluno se gostou do que o colega escreveu sobre ele e que justifique a sua resposta.

Nesse momento, o professor deverá reforças que os textos produzidos são interpretações elaboradas á partir de fontes históricas e que elas fornecem pistas do passado.

Após realizar a leitura dos textos, convidar os alunos para disponibilizar os textos no blog da turma. Caso a sala não possua, providenciar juntamente com os alunos a criação do mesmo. Esse blog poderá receber um nome escolhido pela turma e poderá ser atualizado, semanalmente, com outras atividades da disciplina de História e das demais áreas do conhecimento que manifestarem interesse.

É importante também estimular os alunos que divulguem em casa o blog para que os seus familiares também tenham acesso as suas produções.

 Para criar um blog para a turma acesse o seguinte endereço eletrônico e siga as orientações Como criar um blog grátis, rápido e fácil, duração 14min18seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VD4rnGbIvIE. Acesso em 14 de junho de 2014.

Após criar o blog, orientar e estimular os alunos para que todos possam participar de acessos e postagens e que o professor assuma apenas a função de orientar o grupo, delegando assim autonomia e iniciativa aos alunos.

Recursos Complementares

XAVIER, Erica da Silva; CUNHA, Maria de Fátima da. Ensino de História: o uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórica. Disponível em : http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_producao_de_conhecimento_historico.pdf. Acesso em 14 de junho de 2014.

Avaliação

A avaliação da aula será processual, considerando o envolvimento e o interesse dos alunos na temática estudada e atividades propostas. Procure identificar no decorrer das aulas, através da produção oral e escrita, se os alunos conseguiram compreender o que são fontes históricas escritas e a importância das mesmas como ferramentas de produção do conhecimento histórico. Avalie também o interesse do aluno pela leitura, a evolução da sua escrita e o conhecimento de novas palavras.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.