Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cinema na escola: a tecnologia a serviço da educação

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar um texto ou história por meio de recursos de vídeo;
  • Ampliar seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita;
  • Aprender a usar os recursos do Google Maps;
  • Compreender a arte como forma de expressão;
  • Ampliar sua criatividade;
  • Interpretar  fontes imagéticas;
  • Aprender sobre o gênero textual cartaz;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada e uma de 120 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Acesso em: 05 de jun. 2014, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Cinema na escola: Informação ao professor

 

 Cinema em sala de aula

Fonte: Blog: "Recursos Pedagógicos". Disponível em: <http://rpedagogicos.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 de jun. 2014.

Por ter esta característica de diversão, descanso, como algo prazeroso, o vídeo é mais acessível a criança, uma vez que ela não o vê como parte da aula, cabendo ao professor explorar ao máximo este recurso.

Explorando um cartaz

Professor, aproveite a magia do cinema e traga-a para a sala de aula. Reproduza a imagem abaixo em uma folha de papel A3, assim dará a impressão de ser o cartaz do filme e divulgue as informações sobre o evento o nome do filme, dia, horário e local. Afixe o cartaz na sala de aula para despertar o interesse dos alunos, chame a atenção deles para este gênero textual, a capa e os personagens que aparecem no cartaz . Pergunte se algum deles aparece com mais destaque, mostre também a imagem que aparece ao fundo, pergunte se já viram um balão, e qual seria a finalidade dele e  se conhecem a torre ao fundo. 

 

ManuelitaNovidade - cinema na escola

Fonte: Sítio: "Fulltv". Disponível em:<http://pt.fulltv.tv/manuelita.html>. Acesso em: 12 de jun. 2014.

 

 

Atividades - aluna Atividades - aluna

 

Professor, seja o escriba de seus alunos, é claro que nem todos vão precisar, porém como ainda estão em processo de alfabetização este apoio como escriba os auxiliará a concentrar nas ideias a serem lançadas, enquanto falam vá registrando na lousa, todas as hipóteses. Explore  minuciosamente o imagético e  identifique  para os alunos o cartaz  como   gênero textual. Leve-os a perceber o formato do cartaz, as imagens, as cores utilizadas, as expressões faciais dos personagens e o nome do filme. Ao final peça que também registrem em seus cadernos as informações obtidas. 

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade de casa

Pesquise na internet , livros, revistas ou enciclopédias:

 

a) O que é um balão e qual a finalidade dele?

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

b) Em qual país você acredita que o filme  se passa? 

________________________________________________________________________________________________________________________

c) Qual é o nome da torre ao fundo da imagem?

________________________________________________________________________________________________________________________

 

d) Analise o nome do filme  e responda se você acredita que ele se passa no Brasil. Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________________

 

Cinema um recurso eficaz na educação

Professor, faça uma roda com os alunos e oportunize a exposição do resultado de suas pesquisas. Complemente o debate com informações sobre a altura máxima que o balão pode chegar, quantidade de pessoas que pode carregar e em quais situações ele é mais indicado. Esclareça os alunos sobre a Torre Eiffel que aparece na imagem, conte que é o edifício mais alto de Paris e que foi construída no séc. XIX . A Torre Eiffel é o monumento pago, mais visitado do mundo, atraindo milhões de turistas durante todo o ano. 

Professor, maiores informações você poderá encontrar no sitio: Brasil escola. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/fisica/a-ascensao-um-balao-ao-ceu.htm>. Acesso em: 12 de jun. 2014. Após a discussão utilize um projetor multimídia, para projetar o filme no local anunciado no cartaz, leve seus alunos e inicie a sessão de cinema.

 

A tartaruga Manuelita - filme

Fonte: Sítio: "YouTube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=RtEviQqCzMk>. Acesso em: 12 de jun. 2014.

 

Atividades - aluna

Aproveite o encantamento das crianças e após o filme, proponha que representem o filme por meio de um desenho. Para esta atividade, tente disponibilizar a maior quantidade possível de recursos como: cola colorida, cola de gliter, giz de cera, guache e utilizando a técnica de intervenção gráfica, dê a cada aluno algo que ela deve usar no desenho da forma que julgar melhor, pode ser uma linha, um pedaço de papel colorido ou parte de um jornal ou de uma revista para cada aluno.

Se possível, convide o professor de Artes para trabalhar em parceria, nesta atividade, para isso planeje antecipadamente com ele, assim poderão contemplar os objetivos de ambos.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

A tecnologia a serviço da educação

Professor, inicie este momento retomando a discussão sobre  o filme, seus personagens, os cenários, os lugares por onde Manuelita passou. Questione-os sobre o porquê de um balão. Pergunte se conhecem a França, se imaginam onde ela fica. No cartaz mostrado inicialmente aparece a imagem de um monumento  famoso na França. Que monumento é este?  Convide os alunos a "viajarem" como Manuelita, indo até a França e conhecerem os lugares mais famosos. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática.

 

 

Fonte: Sitio: "Correio de Uberlândia". Disponível em: <http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/alunos-da-eseba-participam-de-projeto/>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

 

Atividades - aluna

1) No Laboratório de Informática ou laptops oriente-os a acessarem um sítio de busca e lá entrarem no Google Maps e a começarem sua viagem a França, localizando-a no mapa, percebendo sua localização, a distância do Brasil à França. Aproveite para visitar museus, a Torre Eiffel, a conhecerem a culinária local, as moradias e curiosidades sobre a França. Peça que anotem as curiosidades e as novas informações, para em sala, possam redigir um texto sobre seu "tour virtual".

2) Após conhecerem um pouco mais sobre a França converse com os alunos sobre as características pessoais de cada personagem e como conseguimos perceber estas características. Chame a atenção deles para os recursos utilizados pelo cinema, as cores, a fala, a entonação de voz, os cenários diversos que enchem os olhos e leve-os a imaginar como seria esta mesma história contada em outro formato.

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Releitura: reescrevendo a história de outra forma

 

Retome com os alunos a história do filme e peça que relatem as cenas mais marcantes. Em seguida proponha que reescrevam a história em outro formato agora em quadrinhos. Para esta etapa use o Word, o Paint ou Photoshop.

Mas, eles poderão também fazer em folhas, desenhando manualmente. Depois, faça uma exposição dos trabalhos realizados.

Recursos Complementares

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo das atividades e se: aprenderam a explorar os recursos do vídeo para interpretar um texto ou história; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; aprenderam a usar os recursos do Google Maps; compreenderam a arte como forma de expressão; ampliaram sua criatividade; conseguiram ler para localizar informações.  Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.