Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crônicas partilhadas em murais

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar um mural físico e um mural virtual com crônicas retiradas a partir de seu suporte original (físico e ou virtual).
  • Resenhar oralmente as crônicas escolhidas para os murais.  
  • Atualizar os murais criados por meio da renovação semanal das crônicas.
  • Produzir crônicas sobre o cotidiano escolar para constarem nos murais.
Duração das atividades
Aproximadamente 2 meses.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero crônica (características composicionais, estilísticas e temáticas).
  • Gênero relatório.
  • Gênero resenha.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • jornais e revistas impressos e virtuais;
  • computador e internet;
  • mural físico e virtual;
  • produção de resenhas orais;
  • produção de texto;
  • incumbência de atividade semanal aos discentes.

 

Módulo 1

 

O objetivo geral de todo módulo é permitir ao aluno deparar-se com a leitura de crônicas diversas e atualizadas semanalmente, com o intuito de reforçar as características do gênero.

 

Atividade 1

 

O objetivo é criar um mural físico e  um mural virtual com crônicas retiradas a partir de seu suporte original (físico e ou virtual).

 

Para esta aula, o professor deverá levar jornais e revistas impressos ou deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que possam acessar jornais e revistas online.

 

De posse dos jornais e revistas impressos e ou online, os alunos deverão encontrar a seção onde as crônicas são veiculadas. Ex.: no jornal online "O Globo", as crônicas são encontradas na seção Cultura.

 

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR-5gpCt48Z90nKBbeiNx98_1wy801F4vK63kuow2lvzd5uChahmA Acesso em:14 jun. 2014.

 

http://hgorresen.zip.net/images/MeuNatal.jpg Acesso em: 14 jun. 2014. 

 

http://2.bp.blogspot.com/-x-VKS7Qof-s/ULITaZOTTcI/AAAAAAAADqs/YhMM3knKinU/s1600/207-CR%C3%94NICA.jpg Acesso em 14 jun. 2014. 

 

http://3.bp.blogspot.com/-XKu0MwRRgaU/Ug14X_f9I8I/AAAAAAAABI0/Pz4Ts-Yoyjc/s1600/Cr%C3%B4nica+2+08.08.2013.png Acesso em: 14 jun. 2014. 

 

 

Encontradas essas seções, os alunos as identificarão e recortarão as crônicas para criarem o mural físico em sala de aula. É possível que as crônicas online sejam impressas como aparecem no suporte:

 

1

http://oglobo.globo.com/cultura/-jose-miguel-wisnik-/o-expresso-12856759 Acesso em: 14 jun. 2014. 

 

2

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/josesimao/2014/06/1469948-copa-dilma-muda-pra-palmas.shtml Acesso em: 14 jun. 2014. 

 

 

3

http://blogs.estadao.com.br/antero-greco/2014/06/13/a-lua-cheia-a-bola-meio-murcha-e-o-juiz-amigo/ Acesso em: 14 jun. 2014. 

 

Para a criação do mural online, os alunos deverão selecionar e postar crônicas encontradas virtualmente. 

 

Professor, as crônicas postadas no mural online deverão estar cuidadosamente referenciadas. Há algumas ferramentas específicas para a criação de murais virtuais. Eis algumas: 

 

 

Após a escolha da ferramenta, compartilhe o link no blogue da sala ou no sítio da escola.

 

Atividade 2

 

O objetivo é resenhar oralmente as crônicas escolhidas para os murais.  

 

Antes de afixar as crônicas no mural físico ou disponibilizá-las no mural virtual, os alunos deverão lê-las e prepararem uma resenha oral.

 

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRw83MBB6Yr0Z2XtJBdCXt0FYHWTeup2t78eX-QLPUWdUVRRdVodw Acesso em:14 jun. 2014. 

 

Depois, deverão socializar essa resenha oral com os colegas da sala, a fim de instigarem uns aos outros à leitura das crônicas.

 

Atividade 3

 

O objetivo é dar dinamicidade aos murais criados por meio da renovação semanal das crônicas.

 

Criados os murais, a ideia é os alunos renovarem-nos semanalmente com crônicas novas. A sugestão é de que os murais sejam renovados durante dois meses.

 

Professor, para que a renovação aconteça ininterruptamente, sorteie alunos que se incumbirão da tarefa semanal. No caso do mural físico, os alunos recolherão as crônicas impressas e as organizarão no mural. No caso do mural virtual, os alunos escolhidos para a tarefa da renovação deverão receber por e-mail os textos que deverão ser postados. Ao fim de cada semana, os alunos responsáveis pelos murais deverão escrever um relatório, contendo tudo o que fizeram na semana em que estiveram incumbidos da renovação e socializar esse relatório com os colegas e o professor por e-mail.

 

A cada vez que renovarem os murais, os alunos deverão produzir uma resenha oral sobre o texto lido, dando indicações avaliativas sobre o que leram.

 

 

Atividade 4

 

O objetivo é produzir crônicas sobre o cotidiano escolar para constarem nos murais.

 

A cada semana, um aluno ou uma dupla ou um trio de alunos deverão produzir uma crônica sobre o cotidiano escolar. Para tanto, esses alunos deverão ser escolhidos ou sorteados uma semana antes de sua produção para que tenham tempo adequado para observarem subjetivamente o seu entorno.

 

Professor, para facilitar a produção da crônica, com os alunos reunidos em grupo, utilize a lousa coletiva digital Twiddla. Para ter acesso à ferramenta, digite: www.twiddla.com.Acesso em: 14 jun. 2014.  Lembrando que para esta atividade ser exitosa, o gênero crônica já deve ter sido trabalhado com os alunos.

 

Acesse um tutorial dessa ferramenta em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38881 Acesso em: 14 jun. 2014. 

 
As crônicas produzidas deverão passar por reescritas até a versão final, que deverá ser postada nos murais físico e virtual.
Recursos Complementares
Avaliação

Nesta proposta, o foco da avaliação recai na organização e engajamento dos alunos para a renovação semanal das crônicas nos murais físico e virtual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.