Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fair Play: Jogo Limpo no campo e na vida

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de Fair Play;
  • Vivenciar o conceito de Fair Play;
  • Conscientizar sobre a importância da ética na vida cotidiana;
  • Compreender e valorizar as regras existentes em sociedades;
  • Ampliar seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita;
  • Avançar seus conhecimentos na aquisição da leitura e da escrita convencional;
  • Localizar uma informação explícita e implícita;
  • Estimular a criatividade;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Interpretar imagens e frases;
  • Analisar criticamente notícias e situações reais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Acesso em: 13 de jun. 2014, e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Fair Play – Ética nos campos de futebol

Informações ao professor

Professor, explique aos alunos que Fair Play (em português: Jogo Limpo) é uma filosofia adotada em esportes que prima pelo jogo limpo e justo. A expressão nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas. Barão de Coubertin, o organizador dos Jogos, idealizou a filosofia por meio da frase: “Não pode haver jogo sem Fair Play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta”.

Professor, utilize um projetor multimídia para projetar a imagem abaixo ou leve seus alunos ao Laboratório de Informática para acessarem o sítio a seguir.

 

Fair play - ajudando a levantar

Fonte: Sítio: "Erepublik". Disponível em: <http://www.erepublik.com/br/article/-tlr-fair-play-1936282/1/20>. Acesso em: 10 de jun. 2014.

 

Peça que os alunos analisem a cena (o lugar, as pessoas, a posição que se encontram e suas roupas). Questione os alunos sobre  qual a impressão que a imagem nos passa considerando todos os aspectos observados. Chame a atenção dos alunos para a palavra escrita na imagem. Promova um momento para a socialização das percepções dos alunos, assim poderão ampliar seu ponto de vista.

Professor, enriqueça o debate expondo o conceito de Fair Play e lembrando que este, foi criado com o objetivo de trazer justiça aos jogos. 

Atividades - aluna

Pense e responda:

 

1) Você já ouviu falar em Fair Play? Em qual situação?

__________________________________________________________________________________________________________________

2) Podemos considerar a imagem como um exemplo de Fair Play? Justifique.

___________________________________________________________________________________________________________________

3) Com base na imagem mostrada e nos comentários do professor, formule o seu conceito de Fair Play.

__________________________________________________________________________________________________________________

4) Preencha a cruzadinha, conforme a orientação a seguir:

 

4.1)                                                   F __ __ __ __ __ __

4.2)                           ___ ___ ___ A - __ __ - __ __ __ __ __

4.3)                                                    I __ __ __ __ __ __ __ __ __

 4.4)                                                   R__ __ __ __ __

 

 4.5)                                                   P __ __ __ __ __ __ __

 4.6)                                                   L __ __ __ __ __ __

 4.7)                                                   A __ __ __ __ __ __ __ __

 4.8)         __ __ __ __ - __ __ __ Y

 

4.1)      Esporte que é a paixão nacional dos brasileiros.

4.2)      Evento mundial ocorrido no Brasil em 1950 e em 2014.

4.3)      Um dos países participantes do evento em 2014.

4.4)      Conjunto de normas que orientam os jogos.

4.5)      País que tem o melhor jogador do mundo escolhido pela FIFA em 2014.

4.6)      Neste evento participam pessoas que falam várias ______________.

4.7)      País onde nasceu o jogador Lionel Messi e que possui maior rivalidade no futebol com o Brasil dentro da América Latina.

4.8)      Jogo Limpo é o sinônimo dessa expressão.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Fair Play e sua relação com a Ética

Professor, converse com seus alunos sobre a importância da ética na vida em sociedade. Mas, o que é ética? Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Sitio: "Sua pesquisa.com". Disponível em:<http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm>. Acesso em: 11 de jun. 2014.  

Podemos concluir que o Fair Play nada mais é do que a utilização da ética, contudo, no esporte. No entanto, devemos ter ética em todos os lugares, com todas as pessoas e em todos os momentos.

Informe a seus alunos que, com o intuito de divulgar e promover o conceito de Fair Play foi criado pela FIFA, o prêmio “FIFA Fair Play”. Instigue os alunos para que exponham o que conhecem sobre as regras do futebol e o significado da cor vermelha e da cor amarela para o futebol. Complemente as informações que os alunos trouxeram com os dados oficiais:

 

Regras do futebol

 
   

Fonte: Sitio: "Knôôw.net-Enciclopédia Temática". Disponível em: <http://www.knoow.net/desporto/futebol/cartao-amarelo.htm>. Acesso em: 10 de jun. 2014.

Lembre-os que em nosso dia a dia estas cores também estão presentes e tem uma função muito importante em nosso trânsito.

Professor, faça as intervenções necessárias para que os alunos compreendam que por traz destas cores estão embutidas regras de convivência e necessárias a ordem do esporte e da sociedade.

 

Atividades - aluna

1)      Usando os conceitos de cartãoCartão vermelho e amarelo, classifique as cenas abaixo, pintando-as de acordo com o que julgar conveniente. Escreva o nome da cor do cartão na linha que está dentro do cartão.

 

Fair Play - falta futebol feminino Cartao - modelo para colorir

Figura 1 - Blog: "Democracys Prisoner". Disponível em: <http://democracysprisoner.blogspot.com.br/2010/06/your-liberal-media-is-not-so-liberal.html>. Acesso em: 10 de jun. 2014.

 

Fair Play - menino na bicicleta    Cartao - modelo para colorir

Figura 2 - Sítio: "Foto Search". Disponível em:<http://www.fotosearch.com.br/PSK111/1574r-04410/>.  Acesso em: 10 de jun. 2014.

 

Fair Play - chute no rosto  Cartao - modelo para colorir

Figura 3 – Blog: "Luciano Tolentino". Disponível em: <http://lucianotolentino.blogspot.com.br/2009/09/fair-play-no-futebol.html>. Acesso em: 11 de jun. 2014.

 

Fair Play - atendimento primeiros socorros Cartao - modelo para colorir

Figura 4 – Sitio: "Euronews". Disponível em: <http://www.euronews.com/picture-of-the-day/2011/10/16/rugby-world-cup-what-does-the-referee/ >. Acesso em: 11 de jun. 2014.

 

Fair Play - cumprimentos  Cartao - modelo para colorir

Figura 5 - Sitio: "Pássaro verde.com". Disponível em:<http://passaroverde.com.br/cipa/?p=365>. Acesso em: 11 de jun. 2014.

Fair Play - bebes  Cartao - modelo para colorir    

Figura 6 - Sítio: "Info Hoje-Informação de Qualidade". Disponível em:<http://www.infohoje.com.br/bebe-sorrindo-e-brincando-lindas-imagens-fotos-imprimir-e-videos.html>. Acesso em: 12 de jun 2014.

 

Professor, certamente os alunos irão questionar sobre algumas imagens que não podem ser classificadas segundo os critérios acima. Então leia com eles o texto a seguir:

Fair Play - qual a cor do amor

Fonte: Sítio:" Minhateca". Disponível em: <http://minhateca.com.br/Compartilhandoosaber/Documentos/L.+Infantis+2/l+infantis+2/livros+infantis+2/A+magia+das+virtudes>. Acesso em: 12 de jun. 2014.

Conforme a última linha da primeira estrofe, verificamos que, assim como existem cores diferentes, as pessoas também são. Algumas mais calmas outras mais extrovertidas, outras mais agitadas, outras mais nervosas.  Desse modo, devemos tratá-las com respeito da mesma forma como você gostaria de ser tratado. Cada ser humano tem seu valor enquanto pessoa, por mais diferente que seja,  das pessoas com quem convive, conforme as figuras 1 e 6 ,e elas devem ser respeitadas por você.

Professor:

1) Proponha um debate sobre o texto e ouça os alunos, sempre direcionando para que não percam o foco.

2) Proponha que releiam a penúltima estrofe do poema "Em nosso mundo, as pessoas são de diferentes cores. Mas vivem infelizes juntas... Uma do lado da outra (...)" e lance a pergunta: Se as pessoas realmente vivem segundo os critérios do Fair Play, esta estrofe poderia ser escrita de outra forma? Reescreva-a considerando o conceito de Fair Play.

_________________________________________________________________________________________________________________________

 3) Sugira que criem um cartão Fair Play para classificar as atitudes positivas no campo e na vida. Que cor poderia ser este cartão? Peça que façam esta análise considerando as imagens da primeira atividade  e também o poema.  

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Vivendo seu momento de craque

Fair Play - Fuleco

Fonte: Sitio: "Copa no Brasil 2014". Disponível em:<http://www.copanobrasil2014.com/copa-no-brasil/fuleco-mascote-da-copa-no-brasil-2014/ >.   Acesso em: 10 de jun. 2014.

Segundo matéria do jornal Folha de São Paulo do dia 18 de setembro de 2013, intitulado “O craque não parece, é”, ressalta que o verdadeiro craque é aquele que se destaca mais pela técnica e por uma habilidade especial que os permite antever o lance, alguns chamam de saber corporal, outros de inteligência sinestésica, porém independente do nome dado, “craque é aquele que tem a técnica e sabe utilizá-la”. Sitio: Folha de São Paulo. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/colunas/tostao/2013/09/1343464-o-craque-nao-parece-e.shtml>. Acesso em: 11 de jun. 2014. Estes itens diferem um simples jogador de um craque. Aproveitando este conceito podemos dizer que o craque Fair play é craque dentro e fora dos campos, pois trata com respeito, amizade o seu próximo, agindo de forma ética em todas as situações. 

Professor, utilize projetor multimídia  para projetar a imagem abaixo ou leve seus alunos ao Laboratório de Informática para acessarem o sítio a seguir.

 

Fair Play - So craque

Fonte: Blog: "Só craque". Disponível em:<http://socraquesfutebol-blogoficial.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html>.  Acesso em: 11 de jun. 2014.

Atividades - aluna

1) Após observarem a imagem “Só Craque Fair Play”, proponha a atividade Brainstorming ou “Tempestade Cerebral”.

 

Informação ao professor 

O Brainstorming, ou literalmente "Tempestade Cerebral" em inglês, ou ainda tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo colocando-a a serviço de objetivos predeterminados. Blog: "Engenharia de Manutenção no Brasil". Disponível em: <http://brasilengenhariademanutencao.blogspot.com.br/2013_03_01_archive.html>. Acesso em: 12 de jun. 2014.

 “Tempestade Cerebral”

Tempestade cerebral

Fonte: Blog: "Engenharia de Manutenção no Brasil". Disponível em: <http://brasilengenhariademanutencao.blogspot.com.br/2013_03_01_archive.html>. Acesso em: 12 de jun. 2014.

Professor, disponibilize para os alunos papel Kraft em tamanho suficiente para que cada um possa expressar em uma palavra ou desenho a ideia a que a imagem “Só craque Fair Play” remete. Depois, exponha na sala ou no corredor da escola.

2) Comente a frase do Barão de Coubertin “Não pode haver jogo sem Fair Play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta”. 

Professor, lembre aos alunos que o Barão de Coubetin foi o organizador dos jogos das primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas  em 1896.

______________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

 

3- O conceito de Fair Play está vinculado à ética no meio esportivo. Os praticantes devem procurar jogar de maneira justa, não prejudicando o adversário de forma proposital, lembrando que adversário não é sinônimo de inimigo.

 

Fair Play - tenistas

Fonte:Blog: "Izgundablog". Disponível em: <http://izgundablog.com/2012/01/30/isso-e-fair-play/>. Acesso em: 10 de jun. 2014.

Procure no dicionário o significado de:

Adversário:____________________________________________________________

Inimigo:_______________________________________________________________

Ética:_________________________________________________________________

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Uma goleada de emoções!!!

Fair play - Fuleco 2

Fonte: Blog: "TV Jornal na copa". Disponível em:<http://blogs.ne10.uol.com.br/tvjornalnacopa/2013/01/29/comemorando-500-dias-para-a-copa-com-fuleco-em-recife/>. Acesso em: 13 de jun. 2014.

Professor, este momento de copa apesar de todos os problemas pelos quais o Brasil vem passando e que sentimos na pele a cada dia, traz em seu bojo um sentimento de união, um vinculo muito forte entre os membros de uma nação, um sentimento de “brasilidade”, onde por instantes somos um só, onde as classes sociais não existem, onde qualquer diferença se torna menor, e um sentimento maior vem a tona: “O orgulho de ser Brasileiro”.

Traga para a sala de aula esta discussão e peça aos alunos que escrevam uma frase contando o que no Brasil, além do futebol, o faz ter orgulho de ser brasileiro. Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

 

Que fatores o entristecem no Brasil? O que nós, enquanto cidadãos brasileiros, podemos fazer para mudar isto?

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor, organize um jogo entre os alunos, deixe que escolham a modalidade esportiva. Defina com os alunos as regras do jogo. Reserve aproximadamente 10 minutos para esta atividade e 30 minutos para o jogo.

Proponha a criação do troféu “Fair Play”, como um incentivo às atitudes éticas no campo, e organize um grupo para avaliar as atitudes dos participantes durante o jogo.

Outra opção é fazer um trabalho conjunto com o professor de Educação Física. Para isso, planeje com ele os objetivos da aula, para que atenda aos dois conteúdos.

 

5º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

A criação do conceito de Fair Play e a adesão da FIFA criando inclusive o prêmio FIFA Fair Play revolucionaram o esporte tanto para os atletas, quanto para quem acompanha os jogos, pois o esporte é visto por pessoas de diferentes faixas etárias, o que acaba por ser um ótimo exemplo para os mais jovens que se inspiram, muitas vezes nestes profissionais. Além, disso, é papel do esporte promover a integração, a amizade, o trabalho em grupo, a ética e a superação de obstáculos, de desafios.  Assim, é importante divulgar a expressão Fair Play, para que possamos assistir em casa e nos campos sempre um espetáculo cada vez mais belo.

 

Atividades - aluna

Proponha  um trabalho em grupo para a divulgação deste conceito, usando as informações obtidas nas aulas. Veja um exemplo a seguir:

Fair Play - quadro FilosofiaFair play - trabalho em grupo 1Fair play - trabalho em grupo 2 fair play - trabalho em grupo 4fair play - trabalho em grupo 5fair play - trabalho em grupo 6

Fonte: Imagens do próprio autor. Atividades desenvolvidas com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Professor Rones. 2014.

Recursos Complementares

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aprenderam o conceito de Fair Play e vivenciaram no dia a dia este conceito;  compreenderam a importância da ética na vida cotidiana e a valorizar as regras existentes em sociedade; aperfeiçoaram a leitura e a escrita; conseguiram ler para localizar informações; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; aprenderam a localizar uma informação explícita e implícita, se foi possível estimular a criatividade dos alunos e desenvolver a linguagem oral, além de ampliar a capacidade dos alunos em interpretar imagens e frases, analisar criticamente notícias e situações reais, desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JOSÉ CRISTIANO PAES LEME DA SILVA, UNIFOA e ESCOLA MUNICIPAL MARIZINHA FÉLIX TEIXEIRA , Rio de Janeiro - disse:
    cristiano1964@gmail.com

    12/07/2014

    Cinco estrelas

    Inicialmente, gostaria de parabenizar o trabalho do prof. RONES AURELIANO DE SOUSA. A meu ver, a proposta avança positivamente em relação à necessidade de Fair play no esporte, sobretudo, pela necessidade de formação Humana via Educação, o que o prof o fez em grande estilo em sua proposta. Gostei também por ser um colega de disciplina. parabéns e muito sucesso. Att Cristiano


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.