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Fraturas ósseas: os efeitos de um carrinho violento

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os tipos de fraturas nos ossos.
  • Conhecer com os ossos se regeneram após uma fratura.
  • Identificar atitudes que possam evitar lesões nos ossos.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Função e atuação dos ossos, articulações e músculos.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Atividades de socialização de ideias.
  • Atividades em duplas e grupos.
  • Pesquisa na internet.
  • Utilização da ferramenta Power Point.

Apesar de serem muito resistentes, os ossos estão sujeitos as lesões. Muitas dessas lesões podem impedir que atletas continuem praticando esportes. Neste sentido, é importante conhecer os tipos de lesões nos ossos e como evitá-las.

 

AULA 1: Motivação

- Os objetivos da atividade são: elaborar argumentos a partir da análise de uma imagem.

Para o professor:

1) Apresente a seguinte imagem aos alunos:

Carrinho em atleta

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/fEfdPAOY44YSH1s0SzhhfBjBc8bnor4rwF9nCh6p0iM-ZskFD9VUfp621wiRHePr/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/02/27/ronaldinhogaucho-juanironcoroni-brazilphotopress-ae9.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

2) Questione aos alunos quais as implicações da colisão, apresentada na imagem, ao organismo do jogador.

3) O questionamento deverá ser respondido oralmente, com o objetivo de realizar um levantamento diagnóstico da percepção dos alunos sobre o tema a ser estudado.

4) Oriente e estimule a participação de todos. Todos devem expor suas ideias e ouvir as ideias dos colegas.

- Espera-se que com essa atividade os alunos discutam que o carrinho que atinge o atleta pode culminar em lesões nos ossos, como as fraturas (quebra do osso). Aproveite o momento e informe aos alunos que, dependendo da colisão, existem três tipos de fraturas ósseas: incompleta, simples e exposta.

 

AULAS 2, 3 e 4: Pesquisando sobre fraturas ósseas

- Os objetivos da atividade são: confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas, contribuir para a elaboração de argumentos e compreender processos vitais presente no corpo humano.

- A sugestão é que a atividade seja realizada no Laboratório de Informática da escola, caso isso não seja possível, solicite os alunos que façam a pesquisa em outro espaço, como por exemplo, na Biblioteca da escola.

 

1) Organize os alunos em grupos, de forma que cada grupo ficará responsável por pesquisar um tipo de fratura (incompleta, simples e exposta).

2) Informe aos alunos que a pesquisa deverá abranger:

  • o tipo de fratura;
  • exemplos de atletas que sofreram este tipo de lesão;
  • como o osso se regenera após a fratura.
  • quais as formas de tratamento.
  • exemplos de jogadores de futebol que sofreram algum tipo de fratura.

Fratura

Imagem disponível em: http://hcinvestimentos.com/wp-content/uploads/2010/08/fratura-tibia-e-fibula-raio-x2.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

- Sugestões de sites para a pesquisa dos alunos.

ABC.MED.BR. Fratura óssea: definição, causas, sinais e sintomas, tipos de fraturas, diagnóstico, tratamento e evolução. Disponível em: http://www.abc.med.br/p/ortopedia-e-saude/370949/fratura-ossea-definicao-causas-sinais-e-sintomas-tipos-de-fraturas-diagnostico-tratamento-e-evolucao.htm. Acesso em 12 de junho de 2014.

AMARIZ, Marlene. Tipos de fraturas. Disponível em: http://www.infoescola.com/medicina/tipos-de-fratura/. Acesso em 12 de junho de 2014.

LEONARDO, Bernardo. Ossos e fraturas. Disponível em: http://www.slideshare.net/radioufrn/osso-e-fraturas. Acesso em 12 de junho de 2014.

LOPES, Artur Louback. Quais são as principais lesões de um jogador de futebol? Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-as-principais-lesoes-de-um-jogador-de-futebol. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

3) O resultado da pesquisa deverá ser registrado em um documento no Microsoft Word para correções pelo professor.

4) Oriente o trabalho de pesquisa nos grupos, estimulando a participação de todos os alunos.

5) Avalie, por meio da produção dos alunos, o aprendizado e os distanciamentos desses estudos com as ideias apresentadas na AULA 1. Verifique se as ideias, apresentadas anteriormente, foram validadas pelas pesquisas.

 

AULAS 5 e 6

1) Após a pesquisa, proponha que os alunos organizem uma apresentação no Power Point como meio de socializar os resultados da atividade proposta nas AULAS 2, 3 e 4.

2) Acesse o site: Dicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/. Acesso em 29 de abril de 2014.

Apresentação de slides

Imagem disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/files/2013/10/10-dicas-para-uma-boa-apresentacao-blog-tecnologia-powerpoint1.png. Acesso em 29 de abril de 2014.

 

3) Oriente o trabalho dos grupos, estimulando a participação de todos os alunos.

4) Informe, que cada grupo, deverá ter no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos para a apresentação. Proponha que todos apresentem.

5) Agende uma data para a apresentação.       

6) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.

7) Proponha que os alunos socializem as apresentações via e-mail para os colegas.

Recursos Complementares

Fraturas ósseas. Duração 5min39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oi3cHo7qUBg. Acesso em 12 de junho de 2014.

Reconstrução dos ossos. Duração 5min20seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k6vYxnPZ8Ac. Acesso em 12 de junho de 2014.

Avaliação

O processo avaliativo deverá ser processual e contínuo. Para isso, avalie qualitativamente por meio da participação, comportamento e envolvimento dos alunos durante as atividades propostas. Em relação aos aspectos quantitativos, avalie se os alunos ampliaram o conhecimento a respeito das fraturas ósseas por meio da pesquisa e da apresentação.

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