19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 10 de junho 2014.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Pátria amada Brasil!
Discutindo na rodinha: desencadeando o tema
Professor, comece a aula com um momento cívico se na sua escola este momento é feito semanalmente aproveite-o, se não, inicie a aula explicando aos alunos sobre o momento cívico que foi criado em 1936, no governo de Getúlio Vargas. A execução do Hino Nacional Brasileiro tanto nas escolas públicas quanto privadas tinha o objetivo de fazer com que as crianças aprendessem o Hino, além de demonstrar amor à pátria. Leve para a sala de aula a Bandeira do Brasil, coloque o Hino Nacional e oriente seus alunos sobre a posição adequada para cantar o Hino (mão direita sob o coração ou os dois braços para baixo ao lado do corpo), é recomendado para a apresentação dos símbolos do país- a Bandeira, as Armas Nacionais e o Hino - uma "atitude respeitosa" dos cidadãos. Traga também um cartaz com o Hino Nacional ou escreva-o na lousa para que possam acompanhá-lo.
Fonte: Sitio: "OMDCG". Disponível em:<http://www.omelhordecamposgerais.com.br/oficial/index.php/component/k2/item/115-momento-c%C3%ADvico>. Acesso em: 13 de jun. 2014.
Após a execução do Hino, ainda em atitude respeitosa, faça com os alunos uma rodinha e converse sobre o que eles entendem por "atitude respeitosa" dos cidadãos. Analisem cada uma das palavras com o auxílio de um dicionário para que possam formular o conceito da expressão acima. Aproveite para observar com os alunos, que uma mesma palavra tem várias definições, e cabe a quem consulta o dicionário escolher a mais adequada de acordo com o contexto.
Professor, monte com seus alunos um dicionário de apoio, onde poderão anotar as palavras e novas expressões que forem aprendendo durante as aulas. Sugestão: Use papel Kraft com aproximadamente 1m e fixe-o em uma parede para que todos possam visualizá-lo e sempre que possível recorrer a ele para anotar ou consultar alguma palavra já estudada.
DICIONÁRIO DE APOIO
|
Fonte: Imagem do próprio autor.
Professor, aproveite a empolgação dos alunos com a Copa do Mundo Fifa 2014 e as informações que aprenderam nesta aula e proponha que, com a ajuda de seus familiares confeccionem uma Bandeira do Brasil e tragam na próxima aula para exposição. Dica: use o material que desejar e seja bem criativo. Se necessário, dê uma bandeira como modelo para eles.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Brasil sede da copa do mundo: como tudo começou
Professor, entusiasme seus alunos com a exposição das bandeiras criadas por eles com suas famílias, escolha um corredor ou outro lugar de destaque na escola e coloque a identificação da turma, turno e professor. Veja alguns exemplos de bandeiras a seguir:
Fonte: Sitio: "Ideia criativa". Disponível em: <http://www.ideiacriativa.org/2012/08/fazendo-arte-com-bandeira-do-brasil.html>. Acesso em: 13 de jun. 2014.
Fonte: Blog: "Borboletando". Disponível em:<http://meuamorvirtual.loveblog.com.br/image/135332452101-jpg/>. Acesso em: 13 de jun. 2014.
Fonte: Sitio: "Espaço Educar". Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/11/bandeira-do-brasil-feita-com-rolinhos.html>. Acesso em: 13 de jun. 2014.
Fonte: Sitio: "Espaço Educar". Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/11/bandeira-do-brasil-feita-com-rolinhos.html>. Acesso em: 13 de jun. 2014.
Um pouquinho da nossa história
A Copa do Mundo é um evento que ocorre de 4 em 4 anos, onde seleções de futebol do mundo todo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da FIFA – Federation International Football Association( a mais importante instituição de futebol do mundo). Desde então a Copa do Mundo vem ocorrendo sempre sendo sediada por um país diferente, deixando de ocorrer apenas no período da 2ª Guerra mundial entre 1942 a 1946. No ano de 1950 o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo, os brasileiros ficaram empolgados e chegaram inclusive a final contra o Uruguai. Os dois times jogaram no Maracanã terminando a partida com a derrota do Brasil de 2 x 1 para o Uruguai. Para ser sede da copa do mundo atualmente existem vários critérios, envolvendo a eleição do país sede.No caso do Brasil, para sediar os jogos em 2014, como em outros países o processo foi longo e bem criterioso, tendo iniciado em 2003, com o então Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva,para só então sediar a Copa do Mundo FIFA em 2014. O Brasil se candidatou e precisou provar que teria condições de se preparar para sediar a copa, um evento de proporções homéricas.Assim começou o processo, inicialmente para ser aceito como sede, e posteriormente em preparar-se para receber tal evento. Professor você poderá se aprofundar no tema no sitio:Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_da_sede_da_Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014>. Acesso em: 13 de jun. 2014.
Fonte: Sitio: "Memora Football. Disponível em: <http://www.memorafootball.com/shopping/es/press-literature/507-diario-abc-27-junio-1950-estadio-maracana-brasil-mundial-1950.html>. Acesso em: 13 de jun. 2014.
Professor, utilize o texto acima para introduzir o tema com os alunos.
1 ) Marque com um (X) a alternativa correta:
A) Ano que foi criada a Copa do Mundo:
( ) 1945 ( ) 2011
( ) 1928 ( ) 1945
B) Criou a Copa do Mundo:
( ) Pelé ( ) Jules Rimet
( ) Dilma Rousseff ( ) Neymar Jr.
C) Primeira vez que o Brasil sediou a Copa do Mundo:
( ) 2014 ( )1938
( ) 1950 ( ) 2003
D) A Bandeira Brasileira:
2) Observe a arena Mário Rodrigues Filho, conhecida como Maracanã em 2014. Escreva uma frase falando como você espera que sejam os jogos nesta arena.
Fonte: Sitio: "Veo Verde". Disponível em: www.veoverde.com. Acesso em: 13 de jun. 2014.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Brasil aos olhos da Copa
Professor, comece a aula comentando sobre as cidades que irão sediar os jogos da copa em 2014 como elas vêm se preparando exaustivamente, com atenção especial aos estádios, e como não poderia deixar de ser também os serviços que vem agregados como: culinária, hotelaria, transporte, vestuário e pontos turísticos. Ao todo são 12 as cidades que estão sediando as partidas da Copa são elas: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, Salvador e Recife. No site oficial da FIFA foi disponibilizado um mapa do Brasil destacando as cidades que são sedes dos jogos. É possível observar à direita as 12 cidades com fotos de seus principais pontos turísticos e o nome de seus respectivos estados.
Fonte: Sitio: "FIFA". Disponível em:<http://pt.fifa.com/ >. Acesso em: 13 de jun. 2014.
Conte aos alunos como todo este movimento da Copa alterou a rotina e toda a estrutura econômica da cidade. Pergunte se algum deles já conhece alguns destes estádios. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Peça que acessem o Google mapas e inicie uma visita às cidades da copa e seus respectivos estádios.
Fonte: Sitio: "Foto Search" Disponível em: <http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-computador_2.html>. Acesso em: 13 de jun. 2014.
Professor, após todo este tour pelo Brasil peça que os alunos registrem no caderno de História , o que aprenderam neste tour, o que viram de interessante, as curiosidades, enfim como foi ver o Brasil aos olhos da Copa do Mundo.
Sítio: "Super Esportes que utiliza gráficos para contar a história das copas". Disponível em: <http://www.superesportes.com.br/app/1,307/2014/02/06/noticia_copa_do_mundo,275833/site-utiliza-material-grafico-para-contar-historia-da-copa-do-mundo.shtml>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Sítio: "Portal do professor. MEC". Aula "Aprendendo com a copa do mundo de futebol. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54655>. Acesso em: 05 de jun. 2014. Aborda a história da Copa do Mundo de Futebol, o mascote da Copa do Mundo no Brasil/2014, dentre outras informações interessantes.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; conheceram mais sobre a história da Copa do Mundo de Futebol no Brasil e também sobre os símbolos pátrios. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!