Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Todos contra o Bullying e a favor da ética nas relações estudantis

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Ampliar seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita;
  • Aprender sobre o bullying;
  • Conhecer mais sobre o gênero textual reportagem;
  • Localizar uma informação explícita;
  • Interpretar as reportagens;
  • Analisar criticamente as reportagens impressas, televisivas ou online;
  • Desenvolver atitude crítica em relação ao bullying;
  • Desenvolver postura ética em situações diversas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 14 de junho 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Informação ao professor

O bullying é a forma antiga de violência nas escolas, e este fato é facilmente comprovado pelo romance “O Atheneu”, lançado em 1988 por Raul Pompeia, que permanece um clássico escolar. É de extrema relevância pensar que nos dias de hoje ir a escola em alguns casos é um ato de coragem. Isso se deve a um tipo de violência que é antiga, mas vem sendo popularizada sob o conceito de bullying – palavra inglesa que significa intimidar e atormentar e vem preocupando cada vez mais as escolas brasileiras. Para maiores esclarecimentos consulte o sitio: "Veja Abril". Disponível em: <http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/abre.shtml>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

 

Sensibilizando as crianças

Professor o livro "Apelido não tem cola" das autoras Regina Otero e Regina Rennó trata a questão do bullying de forma bem objetiva, com uma linguagem voltada para crianças. Aproveite para contar esta história para as crianças, utilize um boneco pequeno para ser o Tim que é um personagem narrador e tire cópias  coloridas dos outros personagens que aparecem e cole um papel resistente por traz de cada um e  recorte, assim você terá fantoches de papel prontos para serem utilizados.

 

Apelido nao tem cola

Fonte: Sitio: "Papo de Gordo". Disponível em: <http://papodegordo.com.br/2011/01/03/a-baleia-pedagogica-analise-apelido-nao-tem-cola/>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

Professor, providencie uma caixa ou um baú de contação de histórias, bem colorido de forma que fique atrativo para as crianças, coloque os personagens feitos por você, de papel, dentro do baú. É muito importante que você professor prepare a história, lendo-a algumas vezes antes de contá-la, para que não se quebre a magia do momento.

 

Bau da historia

Fonte: Blog: "Nina Artes". Disponível em: <http://tianildaartes.blogspot.com.br/2010/09/bau-com-materiais-para-contar-historias.html>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

 

Inicie a aula chamando a atenção dos alunos para o baú acima, conte a eles que é um baú cheio de histórias e que hoje este baú trouxe uma história muito especial, uma história que o tem preocupado muito e que agora todos irão conhecer. Professor o momento da contação de histórias é um momento de encantamento, vá graduando sua voz de acordo com o tipo de história que irá contar. À medida que for avançando na história vá mostrando os personagens e dê ênfase aos sentimentos dos personagens para que os alunos consigam se colocar na pele deles, vivenciar seus sentimentos. Encerre a história com uma música conhecida por você e por eles para sinalizar o término da história.

 

 Atividades - aluna

Brincando e aprendendo: “batata que passa, passa”

 

Professor dinamize a aula. Organize com os alunos uma roda e proponha a brincadeira “batata que passa, passa”.

Batata que passa, passa,
Batata que já passou,
Quem fica com a batata,
Coitadinho já queimou!

Cante com os alunos enquanto a bola vai passando, quando acabar de cantar a música quem estiver com a bola comenta o que aprendeu com a história. Reserve para esta brincadeira aproximadamente de 10 a 15 minutos. Após a brincadeira esclareça os alunos sobre o bullying que é a violência que consiste em intimidar e atormentar outros colegas. É uma prática séria e muito recorrente que provoca em quem sofre com esta prática, danos extremamente sérios.

 

Atividade de casa

Pesquise em jornais, revistas e na internet sobre o bullying, traga para a sala de aula reportagens e imagens sobre o assunto.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Bullying, tô fora!

Professor comece a aula retomando o assunto, pontuando os problemas do bullying, os danos causados e esclarecendo que somente agora, o problema do bullying começou a ser discutido, porém faltam ações mais pontuais que conscientizem e previnam contra este mal que assola nossas escolas. Leve para a sala de aula a reportagem feita pela revista Veja em: 13 de junho de 2001. Professor, aproveite para trabalhar a reportagem enquanto um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação por meio do rádio, televisão, internet ou material impresso (jornal ou revista). Esclareça aos alunos também que os meios de comunicação estão começando a tratar o tema e que a informação é a melhor forma de combate a este mal.

 

 As escolas encaram o bullying

Fonte: Sitio: "Veja Abril". Disponível em:<http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/>.  Acesso em: 14 de jun. 2014.

Atividades - aluna

Discutindo sobre o que descobriram 

Professor, para este momento aproveite as reportagens que os alunos trouxeram de casa. Sabemos que hoje existem vários tipos de situações envolvendo bullying. A postura dos pais em como agir, a escola, as vítimas e a novidade que veio com a tecnologia, o Cyberbullying. Reserve um momento para que os alunos organizem o material pesquisado. Divida-os em quatro ou cinco grupos e peça que cada grupo escolha o eixo que se interessa em estudar. Oriente-os a lerem os textos e organizarem cartazes para apresentarem o tema para o restante da turma. É necessário que eles façam a leitura das reportagens e definam a melhor forma de apresentar o tema. Lembrando que o cartaz deve conter ideias claras e objetivas.

 

Criancas estudando a mesa

Fonte: Blog: "Educar e amar". Disponível em: <http://educareamarcarol.blogspot.com.br/2011/01/formas-diferentes-de-trabalhar-com-seus.html>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Bullying não é brincadeira

Bullying nao e brincadeira

Fonte: Sitio: "Al Rocha Antena Cultural". Disponível em:<http://alrocha-antenacultural.com.br/tag/psicologia/>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

 

Professor, inicie a aula contando o quanto o bullying pode ser nocivo a comunidade escolar e a sociedade em geral. Conte a eles que aqui no Brasil e em outros países já aconteceram tragédias na sociedade que tiveram suas origens em situações de bullying, O artigo do R7 Notícias da emissora SBT  publicado em: 20  de novembro de 2010, mostra um explícito exemplo disto. Reproduza o artigo abaixo e distribua entre os alunos.

 

Quadro Bullying

Fonte: Sitio:" R7 Notícias". Disponível em: <http://noticias.r7.com/educacao/noticias/descontrole-nos-casos-de-bullying-tem-provocado-tragedias-no-brasil-20101120.html>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

Atividades - aluna

1) Em sua opinião o que é o bullying?

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Você já sofreu bullying ou conhece alguém que passou ou passa por esta violência?

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) O texto acima é exemplo de gênero textual? Qual?

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Assinale a alternativa que mostra que você também pode fazer a diferença de forma positiva quando:

(     ) Critica constantemente seu colega.

(     ) Humilha  alguém através de uma brincadeira.

(     ) Respeita seu próximo, agindo sempre de forma ética.

(     ) Age de forma violenta intimidando e atormentando-o constantemente.

 

Trabalhando com paródia:

Alunos cantando parodia

Fonte: Sitio:" Tecnologia e treinamento". Disponível em: <http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/educacao/educacao-infantil-educacao/musicalizacao-infantil-atividade-corporal/>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

 

Professor se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Oriente-os a acessarem o vídeo do YouTube “BULLYING SAI PRA LÁ”. O vídeo mostra através de uma animação em desenho, uma música orientando sobre o bullying. Converse com seus alunos explicando que em situações de bullying é fundamental procurar um adulto de sua confiança e contar o fato. Quanto mais rápido o fato for informado, mais rápido o problema será resolvido. 

 

Bullying sai pra la. video

Fonte: Sítio: "YouTube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zv2pKABQhDo>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

 

5) Após assistirem ao vídeo proponha que  criem em grupo uma paródia, orientando sobre os males do bullying, use para esta atividade uma música conhecida por todos.

6) Professor, conscientize seus alunos que eles podem fazer a diferença e que todos temos um compromisso ético com a sociedade  de nos mobilizarmos contra o bullying, desperte neles seu senso crítico compreendendo a nítida diferença entre brincadeira e bullying.

Iniciem uma campanha na escola contra o bullying, levem os cartazes confeccionados pelos grupos e promovam a “Marcha contra o Bullying”. Aproveitem a paródia feita pelos alunos para ser o hino contra o bullying e mobilizem toda a escola nesta atividade.

Recursos Complementares

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; aprenderam sobre o bullying;  conheceram mais sobre o gênero textual reportagem; aprenderam a localizar uma informação explícita; interpretaram as reportagens; analisaram criticamente as reportagens impressas, televisivas ou online; além de desenvolver atitudes criticas em relação ao bullying; e conseguiram desenvolver postura ética em situações diversas. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula, todas as informações importantes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.