Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a cantar o Hino Nacional

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer a história e as circunstâncias em que o Hino Nacional foi criado;

·         Conhecer a letra do Hino Nacional;

·         Entender o significado das palavras e expressões que estão presentes no Hino Nacional;

·         Saber cantar o Hino Nacional;

·         Usar o dicionário para encontrar palavras desconhecidas;

·         Associar a linguagem oral ao código linguístico;

·         Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;

·         Avançar no processo de leitura e de escrita;

·         Desenvolver a linguagem oral;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de História, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 31) o aluno deve: “Identificar as práticas sociais, políticas, econômicas e culturais de grupos de convívio regionais e nacionais, existentes no passado”, bem como, “Identificar e comparar os diferentes tipos de registros documentais utilizados para a construção, descrição ou rememoração dos fatos históricos”.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento Escolar: Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. Ano: 1  unidade  2 . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

O Hino Nacional Brasileiro precisa e deve ser trabalhado na escola. É natural ouvirmos falar de pessoas que não conseguem cantá-lo por completo ou sequer compreendem o seu sentido. A letra do Hino Nacional merece atenção e interpretação, a fim de ser compreendida e o ato de cantar o Hino consiga ir além do simples gesto mecânico. O seu significado se enriquece quando as pessoas entendem o que está sendo cantado.

É sabido que a execução do Hino Nacional é obrigatória nas escolas, apesar de não acontecer em muitas escolas no âmbito nacional.

A Lei nº 12031, de 21 de setembro de 2009 determina a obrigatoriedade da execução semanal nos estabelecimentos de Ensino Fundamental. “O VICE – PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faz saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o O art. 39 da Lei no 5.700, de 1º de setembro de 1971, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único: Parágrafo único: Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental, é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana.” (NR) Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA - Fernando Haddad

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.domtotal.com/direito/pagina/detalhe/24849/lei-obriga-execucao-do-hino-nacional-nas-escolas>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema

Professor, no dia 13 de abril é comemorado o dia do Hino Nacional. Ele é um símbolo de exaltação à Pátria, mas é uma canção bem complexa. Sua letra é distante da realidade da maioria dos alunos, pois o significado de algumas palavras é pouco conhecido e muitas estão em desuso. É rica em metáforas e a linguagem é muito rebuscada, o que dificulta a compreensão da mensagem. Grande parte dos brasileiros canta tão automaticamente que nunca pensaram sobre o que diz a letra desse Hino.

É importante, portanto, que o Hino Nacional seja trabalhado com os alunos, para que compreendam o significado de sua letra, pois, é enriquecido quando o sentido das estrofes e das palavras é bem compreendido. Para compreender a letra dessa canção se faz necessário que os alunos compreendam o momento histórico e cultural em que ele foi criado e essa é a proposta dessa primeira atividade.

 

Motivando o interesse pelo tema

Professor, inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o Hino Nacional. Estabeleça um diálogo a respeito dos sentimentos em relação a ele. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca do significado das palavras e expressões usadas na letra do Hino Nacional.

Você pode começar perguntando:

·         Vocês sabem quando o Hino Nacional é tocado?

·         Por que, cada vez que um atleta é premiado em uma competição como Olimpíadas, Copa do Mundo, Corrida de Fórmula 1, entre outras, o Hino Nacional de seu país é executado?

·         Qual, vocês acham, é o sentimento da pessoa enquanto canta o Hino Nacional de seu país?

 

Comente com eles que é muito importante que o atleta e qualquer outro cidadão saibam a letra do Hino de seu país.

As pessoas se emocionam quando cantam, mas é preciso que elas compreendam o significado de sua letra, que está relacionada com a história de seu país. No caso do Hino do nosso país, sua letra está relacionada à independência do país.

Comente que a letra do Hino Nacional Brasileiro é considerada uma das mais bonitas do mundo.

 

Pergunte também:

·         Vocês compreendem o que diz a letra do nosso Hino Nacional?

Provavelmente dirão que não, então proponha a eles que façam um trabalho de “tradução” e compreensão do Hino Nacional.

·         Explique que para compreenderem a mensagem do Hino eles devem primeiro conhecer uma história. O Hino Nacional Brasileiro carrega uma história que reflete alguns dos momentos mais importantes para o povo brasileiro.

·      Conte a eles a História da Independência, sem se ater a detalhes, pois talvez eles não tenham condições de entender toda a história, nesse momento. Conte o que for necessário para que compreendam a letra do Hino. Comente que nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal e que buscava sua independência diante desse país. Nesse contexto, Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil. Ele se demonstrava autoritário, mas ao mesmo tempo, temeroso às pressões da Corte Portuguesa. Em meio a esses problemas, as tentativas de compor uma letra para o Hino não caíam bem, pois vinham cheias de insultos e ressentimentos aos Portugueses ou com excessos de elogios ao soberano rei de Portugal.

1

Fonte: Sítio disponível em: <http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/2012/03/planejamento-hino-nacional-brasileiro.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

·         Proponha aos alunos que cantem o Hino, sem cópia da letra. Vocês terão algumas surpresas, pois, provavelmente muitos alunos saberão cantar apenas algumas partes do Hino.

·         Convide os alunos a ouvirem o Hino Nacional e peça que prestem atenção à letra da música. De preferência, use vídeo com imagens e letra. Você poderá projetar o vídeo utilizando um projetor multimídia ou levar os alunos ao Laboratório de Informática, mas se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet.

Na internet existem muitos vídeos do Hino legendado e imagens. Escolha uma ou use a sugestão abaixo.

 

2

Fonte: Sítio disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2HnEud_VRYY >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

·         Depois de ouvirem, convide-os a cantarem o Hino junto com o vídeo, prestando novamente atenção à letra.

·         Mostre aos alunos também alguns vídeos de pessoas cantando o Hino de forma errada, para que eles possam sentir que isso é um tanto embaraçoso e se conscientizem da importância de saber a letra do Hino Nacional. Na internet também tem vários vídeos que mostram essa situação. Abaixo segue algumas sugestões:

 

3

Fonte: Sítio disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=x4_iYJt5wL0 >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

4

Fonte: Sítio disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FgWU4Vpidl8 >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

·         Entregue aos alunos uma cópia da letra do Hino.

5

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.desenhoseatividades.com/2013/04/dia-do-hino-nacional-desenhos_3.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

·         Faça com eles uma primeira leitura em voz alta. Peça-lhes que façam juntos, uma leitura coletiva.

·         Solicite que circulem as palavras ou expressões que não sabem o significado.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema – Encontrando o significado das palavras

 

Na atividade anterior os alunos circularam, em suas cópias, as palavras cujo significado desconheciam.

 

6

 

·         Divida a turma em 5 grupos e distribua partes do Hino para que os alunos possam procurar no dicionário o significado das palavras que os integrantes do grupo disseram desconhecer.

·         Enquanto os alunos procuram o significado das palavras nos dicionários escreva na lousa a letra do Hino ou escreva anteriormente em papel pardo.

·         O grupo deve discutir e escolher o sinônimo mais adequado para o contexto.

·         Depois de fazerem a pesquisa convide um representante de cada grupo para ir até a lousa e registrar o sinônimo encontrado e mais adequado para cada palavra desconhecida.

·         Substitua as palavras ou expressões pelas novas palavras na cópia da música, que está escrita na lousa.

·         Os alunos anotam em seus textos, acima de cada palavra circulada, o significado encontrado.

·         Agora é possível fazer uma nova leitura. Os alunos irão perceber que o texto ficou bem mais claro.

 

Segue abaixo alguns vocábulos e expressões que geram dúvidas e provavelmente serão marcados pelos alunos.

 

7

Fonte: Sítio disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/ouviram-ou-nao-ouviram-ipiranga-423208.shtml>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

·      Mostre aos alunos também, que o texto pode ficar ainda mais compreensível, colocando as frases em ordem direta. Explique que o autor utiliza a ordem inversa em algumas partes dos versos e que essa inversão é um recurso literário, bastante utilizado na época em que o Hino foi criado, para melhorar o ritmo e a musicalidade, bem como favorecer as rimas.

·      Faça na lousa o registro dos primeiro versos na ordem direta. Solicite a ajuda dos alunos. Você deve questionar, orientar, mediar, enquanto eles sugerem as frases possíveis. Registre a ordem direta ao lado de cada estrofe.

 

A versão dependerá das respostas e opiniões dos alunos. Abaixo tem uma versão que resultou de um trabalho realizado em 2014, com os alunos do 3° ano A do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

 

8

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Reescrevendo o Hino Nacional

 

·         Divida novamente a turma em grupos, dessa vez em oito grupos. Distribua três estrofes para cada grupo. Dessa forma, dois grupos irão analisar as mesmas estrofes. Eles devem interpretar as estrofes e buscar, o que o autor quis dizer a partir dos significados encontrados nos dicionários na atividade anterior. O grupo deve registrar suas conclusões. Estimule e os ajude a permanecerem nas ideias apresentadas no texto.

·         Cada grupo deve apresentar e comentar sua interpretação. O grupo que ficou com a mesma estrofe deve apresentar logo em seguida e fazer as comparações com a apresentação do grupo anterior.

·         Depois que todos apresentarem, cada aluno deve fazer a sua própria reescrita das ideias a respeito do Hino.

·         Os textos devem ser compartilhados em um grande mural na sala de aula ou em um lugar de grande circulação da escola.

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Socializando: apresentando o Hino Nacional

 

Professor, depois do trabalho realizado é importante socializar o que os alunos aprenderam para isso, proponha para o grupo uma apresentação para a escola. Vocês poderão utilizar o horário do recreio, mas é necessário planejar o evento juntamente com os alunos. Veja algumas etapas importantes:

·         Solicitar a direção da escola um espaço para a apresentação, visto que poderá implicar em um aumento do horário do recreio;

·         Agendar a data e escolher um local onde poderá ocorrer a apresentação;

·         Confeccionar cartazes para divulgar o evento. Aproveite e trabalhe com este gênero textual, ressaltando as suas principais características;

·         Organizar uma exposição no local da apresentação com os trabalhos desenvolvidos;

·         Registro da apresentação por meio de fotos ou filmagem, para que possam assistir e avaliar posteriormente.

Recursos Complementares

O vídeo Vanusa destrói o Hino Nacional, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UYVG8aWndy0>, acesso em: 05 de jun. 2014, mostra a cantora Vanusa entoando o Hino Nacional no 1° Encontro Estadual de Agentes Públicos. Ela se perde na letra e na melodia da música deixando os ouvintes bem constrangidos. Você poderá mostrar o vídeo para conscientizar da importância de ter segurança do conhecimento da letra do Hino Nacional.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: compreendeu a história e as circunstâncias em que o Hino Nacional foi criado; conheceu e compreendeu os significados das palavras e expressões em desuso que aparecem na letra do Hino Nacional; bem como, conseguiu utilizar o dicionário para encontrar as palavras desconhecidas. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem sobre o sistema da escrita.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vanelle, colegio tableau , São Paulo - disse:
    vanelle707@terra.com.br

    30/06/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula; Até hoje me lembro quando estudei o hino nacional na escola ensino aos meus filhos, pois acredito ser fundamental.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.