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Vamos diminuir o lixo do nosso planeta

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conscientizar que todo ser humano é produtor de lixo;

·         Entender os problemas causados para a natureza e para o ser humano pelo excesso de lixo;

·         Conhecer as doenças provocadas por animais e insetos que circulam nos lixos;

·         Refletir sobre a responsabilidade de cada um em relação à produção diária de lixo;

·         Propor ações para a diminuição do lixo doméstico;

·         Utilizar tabelas e gráficos como forma de tratamento de informação;

·         Resolver situações problema, a partir de dados coletados;

·         Refletir sobre o sistema de escrita alfabética;

·         Avançar no processo de leitura e de escrita;

·         Desenvolver a linguagem oral;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve:

- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente;

- Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema

 

Professor, inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre a quantidade de lixo produzido em casa. Estabeleça um diálogo a respeito dos malefícios para a saúde e para o meio ambiente que o acúmulo de lixo pode trazer. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma sobre a produção do lixo, e ampliação das informações acerca da responsabilidade de cada pessoa em relação à produção de seu próprio lixo.

 

Você pode começar perguntando:

- O que é lixo?

- Você tem ideia da quantidade de lixo que é produzida em sua casa todos os dias?

- Você sabia que o acúmulo de lixo no solo e na água pode fazer muito mal à saúde das pessoas?

- Pense nas coisas que são jogadas fora na sua casa. Você acha que tem alguma forma de reaproveitar algo para diminuir o lixo produzido?

 

Depois de sondar o conhecimento dos alunos faça com eles uma reflexão sobre a poluição e leve-os a perceberem que o ato de jogar lixo nas ruas pode trazer uma série de consequências negativas para a natureza, os animais e o homem.

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Comente com os alunos que quase todo o lixo produzido nas casas pode ser reaproveitado tanto na própria casa, quanto em outras casas ou em usinas de reciclagem. Pois, o que pode não ter utilidade para uma família, pode ter para outra.

Explique que uma lata de refrigerante leva 10 anos para se degradar no meio ambiente, uma madeira pintada leva 13 anos e uma corda de nylon precisa de 30 anos para completar sua decomposição.

Relate que:

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Explique que uma das principais preocupações dos dirigentes dos centros urbanos é a quantidade de lixo produzido pela população e as consequências desse lixo para a natureza. Esclareça que há falta de espaço para colocar tantos resíduos. Os alunos precisam compreender que a simples mudança de uma rotina pode transformar o mundo em um planeta melhor e que cada um deve fazer a sua parte para preservar o meio ambiente.

Converse sobre o tempo de decomposição de alguns produtos que conhecem para conscientizar da necessidade de diminuição desses resíduos. Exemplifique.

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Fonte: Sítio disponível em: <http://thamyyyzika-rebeldes.blogspot.com.br/2012/04/imagens-de-materiais-reciclaveis-e-o.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Converse com eles a respeito do desequilíbrio provocado pela devastação dos recursos naturais que coloca em risco as espécies animais, vegetais e a própria sobrevivência das pessoas no planeta. Além de que, o lixo quando colocado em lugares inadequados pode provocar muitas doenças à população.

Comente com os alunos o problema com o aparecimento de moscas, baratas, ratos e outros insetos, causados quando se joga o lixo em terrenos baldios ou é deixado em calçadas. E como esses animais podem ser perigosos à saúde das pessoas.

- Proponha a seguinte atividade: Observe a imagem e recorte de revistas ou jornais animais e insetos que podem ser encontrados em locais como estes e depois cole em seu caderno de Ciências ou desenhe.

 

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Fonte: Sítio disponível em: < http://noticias.uol.com.br/album/2012/11/08/sem-coleta-ha-duas-semanas-lixo-se-acumula-em-belford-roxo.htm#fotoNav=12 >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

- Mostre alguns desses insetos. Você pode fazer um cartaz para que todos possam visualizar ou projetar alguns animais pesquisados na internet utilizando um projetor multimídia ou levar os alunos ao Laboratório de Informática, mas se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops para pesquisarem por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet.

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://dedetizadoratecnovet.com.br/chame-a-tecnovet-e-garanta-o-melhor-no-combate-a-pragas-e-vetores/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

- Conscientize sobre os riscos que o lixo atrai como foco de transmissão de doenças. Os animais são atraídos pelo lixo por que há alimentos estragados e restos acumulados nas embalagens dos quais esses animais se alimentam.

- Pergunte se eles já viram alguns desses animais perto ou dentro de sua casa, no quintal ou na rua. Esclareça que:

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- Pergunte a eles se sabem de alguma doença que é transmitida por esses animais.

 

Se você já estiver no Laboratório de Informática  organize a turma em grupos e os instruam a buscarem informações na internet a respeito das doenças transmitidas por animais que circulam em lugares onde são jogados lixo.

A internet é um meio de comunicação que deve ser utilizado na escola, pois reúne diferentes linguagens e atrai o interesse dos alunos. Linguagens como texto, imagem, vídeo e áudio levam o aluno a ter um maior interesse pelos assuntos abordados. Mas, acompanhe os alunos nas pesquisas, orientando-os sobre os sítios seguros e confiáveis, pois existem alguns sítios que não são adequados às crianças.

 

- Leve para o Laboratório de Informática, fichas contendo espaços para colocar: o nome dos animais que devem ser pesquisados; os nomes das doenças que podem transmitir sintomas das doenças, entre outros dados.

Veja a sugestão abaixo:

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- Sorteie um animal como tema de pesquisa para cada grupo. Ajude os alunos a procurarem na internet e indique páginas. Se não houver a possibilidade de aplicar essa atividade na escola, mande para ser feita em casa com a ajuda dos pais ou outros adultos.

- Faça um mural na sala de aula para expor os trabalhos.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema

 

Leve os alunos novamente ao Laboratório de Informática e projete o vídeo a seguir utilizando um projetor multimídia ou solicite que os alunos utilizem seus laptops para pesquisarem por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

 

O vídeo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2bSN9JXsS90>, acesso em: 05 de jun. 2014, produzido pelo Fantástico, mostra como o planeta Terra pode estar ameaçado pela poluição com as toneladas de sujeira produzidas pelo homem que se acumulam em uma área que já foi um paraíso. Ele apresenta também o lixo de todas as partes do mundo que são levadas pela corrente marítima para uma parte do Oceano Pacífico e como isso tem trazido consequências para os animais que vivem naquele ambiente. As aves confundem plástico com alimento e morrem sufocadas, anomalias são criadas em animais, como, por exemplo, uma tartaruga que cresceu com um anel em volta de seu casco. Esse vídeo serve para levar os alunos à conscientização de como o lixo produzido pelas pessoas pode ser muito maior do que eles imaginam e que o planeta, como um todo, fica bastante comprometido com tamanho lixo.

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2bSN9JXsS90>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Após passar o vídeo para os alunos, questione sobre a responsabilidade de cada pessoa do planeta com parte desse lixo e o compromisso atual com as gerações futuras.

Comente que os jornais, as revistas, a televisão, mostram diariamente diversas situações em que há poluição do solo, da água e do ar devido ao lixo acumulado.

Esclareça:

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Informe aos alunos que uma medida para diminuir a produção de lixo é a reutilização dos produtos ou a sua reciclagem. A reciclagem é um processo criado pelas pessoas para transformar materiais usados em novos produtos. Vidros, papéis, metais e plásticos que foram descartados podem ser reaproveitados ou reciclados em novos objetos. Mas, nem todos os materiais e produtos podem ser reciclados. Lendo os rótulos dos produtos é possível saber se suas embalagens são recicláveis ou não. Por meio do seguinte símbolo:

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://pixabay.com/pt/s%C3%ADmbolo-reciclar-dire%C3%A7%C3%A3o-reciclagem-44108/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Esclareça:

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Apresente uma lista de materiais que podem e que não podem ser reciclados. Veja a sugestão abaixo:

 

 

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É importante informar aos alunos que pilhas, lâmpadas fluorescentes e baterias, embora não recicláveis, devem ser coletadas separadamente e não descartadas com o lixo comum, pois em contato com o meio ambiente podem gerar contaminação do solo e da água.

 

Pergunte aos alunos:

Quais materiais recicláveis costumam ser jogados no lixo da sua casa?

Proponha uma atividade de casa onde cada aluno liste o lixo produzido em sua casa durante um dia e qual a destinação deste lixo. Veja a sugestão a seguir:

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Fonte imagem: Sítio: “Portal escola net”. Disponível em:

<http://www.portalescolar.net/2011/07/30-desenhos-poluicao-colorir-pintar-dia.html >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando de forma interdisciplinar: tratamento da informação

 

Professor, retome a atividade de casa e solicite que os alunos relatem os lixos que produzem em suas casa e agrupe-os quando for possível. Para isso, faça uma tabela na lousa e tabule os dados. Escreva o que as famílias jogam em seu lixo e que são comuns a diversas delas. Por exemplo:

TABELA 1- LIXO QUE PRODUZIMOS EM NOSSAS CASAS:

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Professor, após o levantamento proponha que elaborem um gráfico, a partir dos dados levantados. Distribua uma folha de papel quadriculada para que eles façam o gráfico.

Faça a tabela na lousa e levante as colunas de acordo com os dados da tabela. Se os alunos ainda não estão familiarizados com gráficos, mostre-lhes alguns exemplos e qual é a função desta forma de tratar as informações coletadas. Leve alguns exemplos retirados de revistas jornais ou da internet.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Professor, depois de elaborado o gráfico, proponha algumas situações problema, a partir dos dados levantados.

Para tanto, utilize questões que exijam a utilização das operações que você está trabalhando.

 

Proponha a seguinte atividade: Analise o lixo abaixo e diga o que pode ser reciclado e o que não pode.

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://bandadacovilha.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html>. Texto sobre as sacolas plásticas e <http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/tag/lixo/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

- Questione-os sobre a destinação do lixo em suas casas, e se são separados para reciclagem.

 

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Provocando mudanças de hábitos

 

O objetivo dessa atividade é propor um olhar mais atento em relação ao lixo produzido pelas famílias dos alunos diariamente, fazendo com que possam refletir sobre a sua responsabilidade perante essa produção de lixo para que reflitam sobre possíveis mudanças de hábitos e também, procurar e ampliar possíveis soluções para o problema do acúmulo de lixo na natureza.

Conscientize os alunos de que existem atitudes que precisam ser praticados diariamente para a redução do lixo doméstico. É importante que os alunos compreendam que algumas dessas ações são individuais, mas que refletem no grupo em que estão inseridos. Cada um deve fazer a sua parte.

Comente que a mudança de hábitos em favor da diminuição do lixo doméstico pode ajudar a transformar o planeta em um ambiente mais saudável. Mostre que os materiais e objetos utilizados podem ser mais bem aproveitados, o que pode reduzir consideravelmente a produção de lixo nas cidades.

Solicite aos alunos que pensem em dicas para dar aos pais e familiares sobre atitudes que podem diminuir o lixo em suas casas.

Deixe que os alunos digam e vá registrando na lousa.

Construa um texto coletivo, para isso elabore uma lista com as diversas dicas. Veja uma sugestão:

 

1.      Aproveitar os dois lados do papel.

2.      Compre apenas o que é necessário.

3.      Aproveitar garrafas plásticas para fazer brinquedos, potes e porta trecos.

4.      Quando for ao supermercado, dê preferência a embalagens retornáveis como as de vidro. Elas são reaproveitadas pelas indústrias para colocar o produto novamente dentro delas.

5.      Utilize sacolas de tecido ou papel para carregar as compras. Não utilize sacolas descartáveis de plástico, elas poluem o planeta.

6.      Experimente receitas feitas de alimentos que são jogados fora, como cascas, talos e sementes de plantas, muitas delas são ótimas para a saúde e tem um gosto bem agradável.

7.      Conserte produtos e equipamentos ao invés de jogá-los fora para comprar um novo. Procure a assistência técnica ou um especialista se achar que não consegue fazer isso sozinho.

8.      Produza sabão com o óleo de cozinha que sobra das frituras.

9.      Use buchas vegetais, elas se decompõem bem mais rápido que as buchas de esponja.

10.    Não beba água em copos descartáveis. Não use descartáveis.

11.     Prefira produtos recicláveis e que duram mais.

12.     Reutilize tudo que puder.

Depois que terminarem a lista peça que levem para casa e peça a um ou mais adultos que deem sugestões de como aumentar ou melhorar a lista.

No outro dia você deve socializar as novas sugestões.

Separe a turma em grupos e divida as dicas com os componentes do grupo. Peça que ilustrem as dicas e construam um grande painel com os desenhos e as dicas escritas abaixo de cada desenho.

Coloque o painel no mural do corredor da escola, se houver, ou em lugar de fácil acesso.

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://fcocabrita.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

Recursos Complementares

O sítio “Prohome ambiental”, disponível em: <http://www.prohomeimoveis.com.br/prohome-ambiental/cartilha-reciclagem-de-lixo/>,  acesso em: 05 de jun. 2014, apresenta uma cartilha para reciclagem do lixo doméstico que pode ser muito útil para sua aula, pois esclarece sobre vários assuntos relacionados a esse tema.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: entendeu os problemas causados para a natureza e para o ser humano pelo excesso de lixo e que todo ser humano é produtor de lixo e responsável por sua produção diária. Perceba se ele entendeu que os animais e insetos que circulam no lixo podem provocar doenças e o que deve ser feito para se evitar isso. É necessário, nessa aula que o aluno também seja capaz de propor ações para a diminuição do lixo doméstico e demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita.

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