Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


What should I wear?

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender e usar vocabulário relacionado a roupas e acessórios.
  • Falar sobre escolhas de roupas para diversas estações do ano e ocasiões.
  • Usar expressões utilizadas para a compra de roupas e de acessórios. 
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula
  • recursos multimídia;
  • atividades xerocopiadas;
  • atividades online;
  • imagens veiculadas pela internet;
  • atividades realizadas em pares;
  • atividades realizadas individualmente;
  • slides;
  • diálogos;
  • jogos;
  • vídeos.

 

 

                                          WHAT SHOULD I WEAR? 

 

 

 

                                                                                                               at

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=clothes+and+accessories&oq=clothes+and+a&gs_l=img.1.0.0j0i24l9.1108.2870.

0.5538.13.8.0.0.0.0.411.902.2-2j0j1.3.0....0...1ac.1.46.img..10.3.900.GqrQOa9IqDw&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=kwOyc9l5XUKkSM%253A%3BarKIXUgz_6lUdM%3Bhttp%

253A%252F%252Fthumbs.dreamstime.com%252Fz%252Fclothes-accessories-vintage-icons-color-flat-icon-fashion-bag-shopping-37974433.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.dreamstime.com%252Fstock-photos-clothes-accessories-vintage-icons-color-flat-icon-fashion-bag-shopping-image37974433%3B1300%3B1390 (Acesso em: 15.06.2014)

 

MÓDULO 1

Atividade 1

Professor, para introduzir o tema da aula, faça  aos alunos a pergunta seguinte, que poderá ser escrita no quadro:

 

WHAT ARE YOU WEARING TODAY? 

 

O professor deverá ser o primeiro a responder, descrevendo a sua própria roupa. Acrescente as cores das roupas às descrições, deixando-as mais completas. Em seguida, peça para que cada aluno descreva a sua roupa, escrevendo no quadro. Ajude-os com a resposta, introduzindo o vocabulário relacionado ao tema da aula e observando a pronúncia correta das palavras.

 

Atividade 2

 

Projete o slide disponível em:  http://pt.slideshare.net/pilicalvo1/clothes-vocabulary-15279790?qid=4af038cf-3b24-41a8-946d-a642bcf6548d&v=qf1&b=&from_search=3 (Acesso em: 17.06.2014) e introduza o vocabulário relacionado ao tema da aula. Ao introduzir cada vocábulo, peça para que os alunos repitam e pratiquem a pronúncia correta das palavras.  

 

at

Imagem da tela inicial do referido slide

 

Atividade 3

 

Em seguida, acesse: http://pt.slideshare.net/graquel/what-are-they-wearing-16457720 (Acesso em: 16.06.2014) e peça para que os alunos descrevam as roupas das pessoas que aparecem nos slides. É importante que eles escrevam suas descrições, acrescentando as cores de cada roupa. Ajude com o vocabulário requerido, ou disponibilize dicionários para consultas. Para a correção, cada aluno poderá realizar a leitura de uma descrição, dando oportunidade para que todos participem da atividade proposta.  

 

at

Imagem ilustrativa da tela inicial do slide

 

Atividade 4

 

Professor, projete o diálogo seguinte e peça para que os alunos se organizem em pares. Em um primeiro momento, a leitura deverá ser silenciosa. Esse é o momento de solucionar possíveis dúvidas quanto ao vocabulário. Em seguida, solicite de cada dupla a leitura do diálogo em voz alta, Corrija a pronúncia das palavras e a entonação, caso necessário. 

 

Ashley : Hey, Jake. Are you ready for your trip?

Jake: Well, not really. I still have to buy some clothes.

Ashley: Well, what's the weather like where you're going?

Jake: Well, uh, it's really hot in the summer, so I'm going to buy some shorts, sandals, and a few t-shirts.

Ashley: What about the rest of the year?

Jake: People say that the fall can still be warm until November, so I'm going to buy some jeans and a few casual shirts.

Ashley: Will you need any warm clothes for the winter?

Jake: Well, the weather doesn't get too cold, but it often snows in the mountains, so I'm going to buy a couple of warm sweaters, a jacket, and a hat. I don't have room in my suitcase to pack a coat, so I'm going to wait until I get there and buy it when I really need it.

Ashley: Are you going to take anything else?

Jake: They say it rains cats and dogs in the spring, but again, I'll probably just wait and pick up a raincoat or an umbrella later on. But, I'm going to take a good pair of shoes because I plan on walking to and from school everyday.

Ashley: Do you need any clothing for formal occasions?

Jake: Well, you never know when you might need something on the spur of the moment for a wedding or maybe someone's graduation, or a nice date, so I'll probably take some nice slacks, a dress shirt, and a couple (of) crazy ties or two.

Ashley: Um, that makes sense.

Jake: And I'll just rent a suit or tuxedo if I need anything more formal. Hey, maybe I'll get married.

Ashley: You? Married? Hah!

Jake: Wait. What are you trying to say?

Ashley: I just can't imagine you decked out in a tuxedo for any formal occasion. [What?!] I mean, for high school graduation, you wore an old pair of jeans and tennis shoes.

Jake: Hey, there was a reason for that, so let me explain. [Yeah, ha, ha.] No, really. You see, it goes like this . . .

 
Após a leitura do diálogo, realizada pelas duplas, faça as seguintes perguntas de compreensão de texto, que poderão ser respondidas oralmente pelas duplas. Disponibilize um tempo de aproximadamente 8 minutos para a elaboração das respostas pelas duplas. Não há necessidade de os alunos escreverem suas respostas, a não ser que se sintam mais confortáveis para responder. Incentive a produção da habilidade oral durante todos os momentos da aula.  
 
 
1. What does the man plan to wear during the summer months? 

2. What is one thing the man is NOT going to pack for the winter season?

3. What is the weather like in the spring?

4. What is an example of an occasion where the man might need formal clothes?

5. What did the man wear to his high school graduation?

 

Atividade adaptada, disponível em:  http://www.esl-lab.com/clothing/clothingrd1.htm (Acesso em: 16.06.2014)
 
 
 

MÓDULO 2

 

 

Atividade 5

 

No laboratório de informática, reproduza o vídeo seguinte disponível em: http://pt.englishcentral.com/video/12774/clothing (Acesso em: 16.06.2014) e peça para que os alunos realizem as atividades sugeridas.

 

Em um primeiro momento, os alunos deverão ouvir o diálogo apresentado, observando que tipo de roupa cada  pessoa procura. Faça perguntas oralmente, verificando se todos compreenderam os diálogos apresentados no vídeo. O vídeo poderá ser pausado diversas vezes, facilitando o entendimento pelos alunos.

 

Algumas sugestões de perguntas:

What does Susie want to get?

What kind of shirt does the woman want? and so on.   

 

Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão inserir nas frases apresentadas pelo vídeo as palavras que faltam. Incentive-os a inserir as palavras sem precisar voltar ao vídeo. Caso não se lembrem de todas as palavras, peça para que voltem aos diálogos apresentados no vídeo para que possam completar a atividade. 

 

Em um terceiro momento, os alunos deverão repetir as frases que aparecem no vídeo. Em seguida, receberão um feedback sobre a acuidade da pronúncia das palavras, assim como da entonação das frases. Peça para que repitam esta atividade até que recebam um feedback positivo.  

 

A última atividade, refere-se a um teste sobre o conhecimento do vocabulário apresentado no vídeo. Os alunos deverão marcar a resposta correta, de acordo com a palavra apresentada. Circule pela sala e solucione possíveis dúvidas.

 

Professor, fique atento a qualidade de seus recursos multimídia. Observe se todos os computadores estão em perfeito estado de uso, assim como os fones de ouvido e microfones. Isso poderá garantir a qualidade de sua aula e das atividades propostas. 

 

at

Imagem ilustrativa da tela inicial do vídeo sugerido
 
 
 
 

Atividade 6

 

Ainda no laboratório de informática, os alunos deverão acessar o linkhttp://www.manythings.org/lulu/q1.html (Acesso em: 16.06.2014) e realizar as atividades propostas, que consistem em diversos jogos sobre o conteúdo apresentado. 

 

Things People Wear #1

 




 










 

Imagem ilustrativa de um dos jogos do referido link.

 

 

Atividade 7

 
                                                                      at
 
 
 
Organize a sala em duplas e promova a seguinte discussão, que deverá ser escrita no quadro:
 
Tell your partner which clothes you wear:
 
a) in the summer
b) in the winter
c) for school
d) at the weekends
e) at a party
f) at a wedding cerimony 
 
 
Disponibilize 15 minutos para a discussão e, em seguida, cada dupla deverá apresentar as respostas do colega para o resto do grupo. Disponibilize dicionários para consultas de novos vocábulos que provavelmente aparecerão. 
 
 
 

Atividade 8

 

Organize, novamente, a sala em duplas. Verifique se há um revezamento das duplas, possibilitando, assim, que os alunos trabalhem com colegas diferentes a cada atividade. 
 
 
Distribua a xerocópia do diálogo entre um vendedor e um cliente e peça para que cada aluno se responsabilize por um papel. Após alguns minutos, os alunos deverão apresentar o diálogo para o grupo todo. Corrija a pronúncia, quando necessário. 
 
 
Work with a partner. Read the dialogue and then swap roles. Try to really act!
 
 
 
                                                                                                 IN THE CLOTHES SHOP
 
 
 
 
Shop assistant:                      Hello, can I help you? 
Customer:                               Yes, I’m looking for a T-shirt. 
Shop assistant:                      What size are you? 
Customer:                                Large. 
Shop assistant:                       Here you are. 
Customer:                                Thank you. Can I try it on? 
Shop assistant:                       Of course. 
Customer:                                 Where are the changing rooms? 
Shop assistant:                        Over there. 
 
(Goes to changing rooms) 
 
Customer:                                   It’s too big. Have you got something a little smaller? 
Shop assistant:                         Here you are. 
Customer:                                   Thank you 
Customer:                                  I’ll take it. How much is it? 
Shop assistant:                         7 
Customer:                                  Do you take credit cards? 
Shop assistant:                         Of course. 
 
 
 
Após a leitura do diálogo, realizada pelas duplas, os alunos deverão produzir seu próprio diálogo, usando as expressões da tabela a seguir. Esse diálogo deverá ser encenado e apresentado ao grupo na aula seguinte. Os alunos poderão criar um ambiente de loja, com trocador, bancada de loja, roupas de vendedor, enfim, incentive a criatividade para que o diálogo se aproxime ao máximo de um contexto real de venda.
 
 

USEFUL SENTENCES:

I’m looking for a/some ….. 
 
What size are you? Large Medium Small 
 
Can I try it on? 
 
Where are the changing rooms? 
 
It’s too big/small/long/short/tight. 
 
Have you got something a little smaller/bigger/longer/shorter? 
 
I’ll take it. 
 
Do you take credit cards? 

 

 

 

 

 
Recursos Complementares
Avaliação

Todas as atividades deverão servir como instrumento de avaliação por parte do professor, o qual deverá observar a motivação, o envolvimento, a interação, o interesse e a criatividade dos alunos.

 

Para uma avaliação  formal, solicite que os alunos produzam pequenos textos acompanhados de ilustrações ou gravuras, em que discorram sobre o tipo de roupa apropriado a diferentes ocasiões. Peça para que explicitem suas escolhas. Essa avaliação é uma sequência da Atividade 7 da aula, só que mais elaborada pelos alunos. O professor deverá ficar atento ao capricho, criatividade e acuidade com as palavras e expressões aprendidas e utilizadas nos diversos momentos da aula. Sugira algumas das ocasiões a seguir, mas deixe os alunos livres para criarem outras. 

  • a job interview
  • a wedding of a close friend
  • a class at a university
  • a first date
  • a church or religious service
  • a hiking trip in the mountains (during summer/in the winter)
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.