18/06/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Não há necessidade de conhecimento prévio.
Professor, para introduzir o tema da aula, faça aos alunos a pergunta seguinte, que poderá ser escrita no quadro:
WHAT ARE YOU WEARING TODAY?
O professor deverá ser o primeiro a responder, descrevendo a sua própria roupa. Acrescente as cores das roupas às descrições, deixando-as mais completas. Em seguida, peça para que cada aluno descreva a sua roupa, escrevendo no quadro. Ajude-os com a resposta, introduzindo o vocabulário relacionado ao tema da aula e observando a pronúncia correta das palavras.
Projete o slide disponível em: http://pt.slideshare.net/pilicalvo1/clothes-vocabulary-15279790?qid=4af038cf-3b24-41a8-946d-a642bcf6548d&v=qf1&b=&from_search=3 (Acesso em: 17.06.2014) e introduza o vocabulário relacionado ao tema da aula. Ao introduzir cada vocábulo, peça para que os alunos repitam e pratiquem a pronúncia correta das palavras.
Imagem da tela inicial do referido slide
Em seguida, acesse: http://pt.slideshare.net/graquel/what-are-they-wearing-16457720 (Acesso em: 16.06.2014) e peça para que os alunos descrevam as roupas das pessoas que aparecem nos slides. É importante que eles escrevam suas descrições, acrescentando as cores de cada roupa. Ajude com o vocabulário requerido, ou disponibilize dicionários para consultas. Para a correção, cada aluno poderá realizar a leitura de uma descrição, dando oportunidade para que todos participem da atividade proposta.
Imagem ilustrativa da tela inicial do slide
Professor, projete o diálogo seguinte e peça para que os alunos se organizem em pares. Em um primeiro momento, a leitura deverá ser silenciosa. Esse é o momento de solucionar possíveis dúvidas quanto ao vocabulário. Em seguida, solicite de cada dupla a leitura do diálogo em voz alta, Corrija a pronúncia das palavras e a entonação, caso necessário.
Jake: Well, not really. I still have to buy some clothes.
Ashley: Well, what's the weather like where you're going?
Jake: Well, uh, it's really hot in the summer, so I'm going to buy some shorts, sandals, and a few t-shirts.
Ashley: What about the rest of the year?
Jake: People say that the fall can still be warm until November, so I'm going to buy some jeans and a few casual shirts.
Ashley: Will you need any warm clothes for the winter?
Jake: Well, the weather doesn't get too cold, but it often snows in the mountains, so I'm going to buy a couple of warm sweaters, a jacket, and a hat. I don't have room in my suitcase to pack a coat, so I'm going to wait until I get there and buy it when I really need it.
Ashley: Are you going to take anything else?
Jake: They say it rains cats and dogs in the spring, but again, I'll probably just wait and pick up a raincoat or an umbrella later on. But, I'm going to take a good pair of shoes because I plan on walking to and from school everyday.
Ashley: Do you need any clothing for formal occasions?
Jake: Well, you never know when you might need something on the spur of the moment for a wedding or maybe someone's graduation, or a nice date, so I'll probably take some nice slacks, a dress shirt, and a couple (of) crazy ties or two.
Ashley: Um, that makes sense.
Jake: And I'll just rent a suit or tuxedo if I need anything more formal. Hey, maybe I'll get married.
Ashley: You? Married? Hah!
Jake: Wait. What are you trying to say?
Ashley: I just can't imagine you decked out in a tuxedo for any formal occasion. [What?!] I mean, for high school graduation, you wore an old pair of jeans and tennis shoes.
Jake: Hey, there was a reason for that, so let me explain. [Yeah, ha, ha.] No, really. You see, it goes like this . . .
2. What is one thing the man is NOT going to pack for the winter season?
3. What is the weather like in the spring?
4. What is an example of an occasion where the man might need formal clothes?
5. What did the man wear to his high school graduation?
No laboratório de informática, reproduza o vídeo seguinte disponível em: http://pt.englishcentral.com/video/12774/clothing (Acesso em: 16.06.2014) e peça para que os alunos realizem as atividades sugeridas.
Em um primeiro momento, os alunos deverão ouvir o diálogo apresentado, observando que tipo de roupa cada pessoa procura. Faça perguntas oralmente, verificando se todos compreenderam os diálogos apresentados no vídeo. O vídeo poderá ser pausado diversas vezes, facilitando o entendimento pelos alunos.
Algumas sugestões de perguntas:
What does Susie want to get?
What kind of shirt does the woman want? and so on.
Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão inserir nas frases apresentadas pelo vídeo as palavras que faltam. Incentive-os a inserir as palavras sem precisar voltar ao vídeo. Caso não se lembrem de todas as palavras, peça para que voltem aos diálogos apresentados no vídeo para que possam completar a atividade.
Em um terceiro momento, os alunos deverão repetir as frases que aparecem no vídeo. Em seguida, receberão um feedback sobre a acuidade da pronúncia das palavras, assim como da entonação das frases. Peça para que repitam esta atividade até que recebam um feedback positivo.
A última atividade, refere-se a um teste sobre o conhecimento do vocabulário apresentado no vídeo. Os alunos deverão marcar a resposta correta, de acordo com a palavra apresentada. Circule pela sala e solucione possíveis dúvidas.
Professor, fique atento a qualidade de seus recursos multimídia. Observe se todos os computadores estão em perfeito estado de uso, assim como os fones de ouvido e microfones. Isso poderá garantir a qualidade de sua aula e das atividades propostas.
Ainda no laboratório de informática, os alunos deverão acessar o link: http://www.manythings.org/lulu/q1.html (Acesso em: 16.06.2014) e realizar as atividades propostas, que consistem em diversos jogos sobre o conteúdo apresentado.
|
|
|
Imagem ilustrativa de um dos jogos do referido link.
USEFUL SENTENCES:
I’m looking for a/some …..
What size are you? Large Medium Small
Can I try it on?
Where are the changing rooms?
It’s too big/small/long/short/tight.
Have you got something a little smaller/bigger/longer/shorter?
I’ll take it.
Do you take credit cards?
|
Para outros slides sobre o tema da aula:
http://pt.slideshare.net/search/slideshow?searchfrom=header&q=clothes+vocabulary&ud=&ft=&lang=&sort=
Para vídeos, acesse:
http://pt.englishcentral.com/video/12776/size-and-look
http://learnenglish.britishcouncil.org/en/word-street/camden-scene-2-language-focus
http://iteslj.org/v/ei/clothes.html
Todas as atividades deverão servir como instrumento de avaliação por parte do professor, o qual deverá observar a motivação, o envolvimento, a interação, o interesse e a criatividade dos alunos.
Para uma avaliação formal, solicite que os alunos produzam pequenos textos acompanhados de ilustrações ou gravuras, em que discorram sobre o tipo de roupa apropriado a diferentes ocasiões. Peça para que explicitem suas escolhas. Essa avaliação é uma sequência da Atividade 7 da aula, só que mais elaborada pelos alunos. O professor deverá ficar atento ao capricho, criatividade e acuidade com as palavras e expressões aprendidas e utilizadas nos diversos momentos da aula. Sugira algumas das ocasiões a seguir, mas deixe os alunos livres para criarem outras.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!