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Reciclagem: lixo que não é lixo

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender os processos de reciclagem e sua importância para a sociedade atual e futuras gerações;

·         Refletir sobre a importância da coleta de produtos recicláveis para a diminuição de resíduos;

·         Relacionar os diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem;

·         Conhecer e as cores das latas de lixo e os símbolos de reciclagem e seus significados;

·         Conhecer o conceito dos 3 Rs e suas implicações para a conservação do planeta e preservação dos recursos naturais;

·         Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;

·         Avançar no processo de leitura e de escrita;

·         Desenvolver a linguagem oral;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve:

- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente;

- Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.

A escola tem um papel vital na educação ecológica, pois é geralmente no ambiente escolar que as crianças entram em contato pela primeira vez com a função individual que temos em preservar e manter o nosso planeta. Por isso se faz necessário discutir na escola assuntos relacionados à proteção e preservação do nosso planeta e dos recursos naturais visando o bem estar e necessidades das gerações futuras.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 05 de jun. 2014

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema

 

Para introduzir esse tema é importante que você tenha abordado a questão sobre o lixo e suas implicações, seu destino final, possíveis alternativas para solucionar esta situação, resultando em uma das opções: a reciclagem. No Portal existe várias opções, uma sugestão é a aula “Vamos diminuir o lixo do nosso planeta” de minha autoria.

- Em roda de conversa retome o assunto ou introduza conversando com os alunos sobre os problemas sociais e ambientais provocados pelo acúmulo do lixo em diversos lugares como terrenos baldios, rios, mares, praças, entre outros. E da necessidade de reduzir o lixo produzido por pessoas e indústrias.

- Pergunte se imaginam quantos quilos de lixo as pessoas produzem por dia, e uma família, uma cidade, um país. E no mundo? Quanto de lixo é produzido por dia no mundo? E para onde vai todo esse lixo produzido?

- Comente que diversos problemas como doenças, poluição e desmatamentos podem ser evitados se grande parte do lixo produzido pelas pessoas forem reaproveitados ou reciclados para produção de outros materiais.

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- Solicite aos alunos que pesquisem o conceito das palavras:

1. Lixo

2. Reutilizar

3. Reciclar

 

- Deixe claro aos alunos a diferença entre reutilizar e reciclar.

Reutilizar um produto significa reaproveita-lo, ou seja, fazer uma utilização de determinado objeto já usado,  pra outros fins, ou para o mesmo fim, apenas com alguns tratamentos devido. Isso pode contribuir para a redução de resíduos (lixo).

Reciclagem, é o desmanche total ou parcial de determinados materiais que iriam para o lixo, para outras utilidades, assim evitando mais extração de bens naturais, e possível destino incorreto do mesmo. Ou seja, implica em o resíduo ser submetido a um processo de transformação.

- Portanto, o conceito de reutilização é diferente do conceito de reciclagem. Esclareça que:

 

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- Esclareça, então, que nem todos os produtos ou materiais podem ser reciclados. Explique que materiais como papel higiênico, fraldas descartáveis, papéis plastificados, fotografias, fita crepe, fitas e etiquetas adesivas, pilhas, lâmpadas fluorescentes, vidros temperados, não podem ser reciclados e portanto, devem ser descartados. Diante disso, esses materiais devem ser evitados, pois, usando um material que não pode ser reaproveitado não estaremos contribuindo para a redução da poluição do meio ambiente.

- Diferencie também lixo orgânico e lixo inorgânico, pois será importante para o entendimento dessa aula.

 

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- Leve os alunos ao Laboratório de Informática e projete os dois vídeos a seguir utilizando um projetor multimídia ou solicite que os alunos utilizem seus laptops para pesquisarem por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

 

O vídeo “Os impactos do lixo na natureza. A reciclagem como uma solução.” disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ltD7A_Mhwt8 >, acesso em: 05 de jun. 2014, é um documentário apresentados por alunos de uma instituição de Ensino Superior que mostra que o lixo pode ser um problema ambiental se não for tratado de forma adequada. Mas, apresenta a reciclagem como forma de solução para não degradar o ambiente e economizar os recursos naturais. Segundo o vídeo, não há como não produzir lixos, mas é possível e imprescindível reduzi-lo. Apresenta também usinas de reciclagem, exemplos de coleta seletiva de acordo com o destino final e o que é possível fazer para minimizar o desperdício de lixo.

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ltD7A_Mhwt8>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

O vídeo “ O Ciclo do Lixo” disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=AS3XD9tZW5A>, acesso em: 05 de jun. 2014, discute conceitos e exemplos de lixo orgânico e inorgânico, reciclagem, destino do lixo, separação de lixo reciclados ou secos, lixão e aterro sanitário, problemas ambientais e sociais, doenças e infecções causados pelo lixo, lençol freático, reservatório de chorume e sobre a importância do lixo como solução para a não contaminação do ambiente. Mostra como o lixo não pode ser desvalorizado pelas pessoas porque deve ser visto como fonte de riqueza e energia.

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AS3XD9tZW5A >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Provavelmente os alunos sofrerão um impacto ao se depararem com o problema do acúmulo de lixo no planeta Terra.

- Pergunte que sentimentos os vídeos despertaram. Converse sobre a quantidade de lixo produzido por cada pessoas. Afirme que as pessoas são responsáveis pela quantidade de lixo que produz e como isso pode ajudar ou prejudicar o planeta. Levante a questão social e do consumismo exagerado.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Aprofundando o tema

 

- Questione:

1. Você costuma  usar os dois lados de papel para desenhar ou escrever? O que você faz com o papel depois que ele foi usado?

2. O que você faz com a lata depois que suco ou refrigerante acabou?

3. O que você e sua família fazem com os sapatos, roupas que ficam apertados ou com os brinquedos que não serve mais para as crianças?

- Sugira que roupas, sapatos e brinquedos sejam doados para amigos, parentes ou entidades assistenciais ou ainda, vendidos em lojas de produtos usados, dessa forma continuarão sendo úteis para outras pessoas, o que também pode reduzir a quantidade de resíduos. Fale que papel, latas, plástico e muitos outros materiais podem e devem ser reciclados.

- Apresente aos alunos o conceito dos 3 Rs (reduzir, reutilizar, reciclar) e esclareça que a intenção é a redução de produção de resíduos.

 

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-  Explique o conceito de cada um dos Rs para que os alunos compreendam melhor esse conceito. Se necessário, use um texto. Segue sugestão.

 

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- Proponha a seguinte atividade. Para cada item, dê exemplos do que podemos fazer para:

1. Reduzir o lixo:

2. Reutilizar o que seria jogado no lixo;

3. Reciclar o lixo.

 

- Conte que os produtos recicláveis precisam ser separados e depositados em recipientes adequados, com cores específicas que indicam o seu conteúdo. As cores são assim distribuídas:

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://ciencias6bp.blogspot.com.br/2010_11_14_archive.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

 

- Mostre uma imagem dos latões de lixo e pergunte se eles já viram esses latões em algum lugar.

 

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://reciclagemterceiro.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

- Se na sua escola tiver os latões, leve os alunos para ver ou tire uma foto e mostre para eles.

Em alguns lugares a separação é feita em outro local e por esse motivo os latões são separados apenas em lixo seco (recicláveis) e lixo úmido (não recicláveis). Isso significa que o lixo seco é levado para um local onde será separado (plástico, papel, metal, etc.)

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

- Pergunte aos alunos, se onde eles já viram os latões, observaram se estavam sendo utilizados adequadamente pelas pessoas.

- Valorize a atitude de respeito aos separadores de resíduos, pois, ao coletarem materiais higienizados eles não têm contato com restos de alimentos em decomposição. Mas, se uma pessoa coloca um lixo orgânico (resto de comida, cascas) dentro de um coletor de papel, por exemplo, pode comprometer todo o lixo recolhido dentro daquele recipiente. E diga que os vidros quebrados devem ser colocados em caixas de papelão ou garrafas pet ou enrolados em folhas de jornais para que os separadores não corram o risco de se cortarem.

- Existem muitos símbolos que orientam quanto à destinação correta do lixo e é importante que as pessoas saibam o significado de cada um. Por isso, apresente aos alunos.

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://extensaoesag.blogspot.com.br/2011/07/carona-sustentavel-7.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Atividade de Casa

 

- Solicite aos alunos que tragam de casa embalagens com os símbolos de identificação de matérias recicláveis. No outro dia, socialize as embalagens e criem um mural com uma legenda dos símbolos apresentados.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Explorando nosso ambiente: a escola

 

Professor, essa atividade consiste em um passeio pela escola para a simulação do trajeto do papel que deve ser reciclado. Se a sua escola possui coleta seletiva ficará bem mais fácil de você demonstrar esse caminho. Se não possui, proponha aos alunos desenvolverem uma campanha para que passe a ter. Sensibilize os setores da escola para essa necessidade.

Então, vamos ao trajeto do papel que não serve mais para uso na escola até a usina de reciclagem. Se você não puder fazer o trajeto junto com os alunos na escola, apenas exemplifique ou faça uma proposta de como poderia ser.

 

1. Na sala de aula deve haver dois cestos de lixo. Um só para papel e outro para outros resíduos.

 

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Fonte: Imagem da própria autora. Cestos de lixo da sala de aula. Escola de Educação Básica da UFU.

 

2. O papel que não será mais usado pela escola deve ser descartado no cesto de papel pelo aluno ou pelo professor.

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Fonte: Imagem da própria autora. Aluna do 3º ano do Ensino Fundamental descartando papel no cesto de lixo destinado a papéis. Escola de Educação Básica da UFU.

 

3. No corredor deve haver dois grandes coletores, para que os cestos da sala possam ser esvaziados quando estiverem cheios.

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Fonte: Imagem da própria autora. Cestos de lixo do corredor da escola. Escola de Educação Básica da UFU.

 

4. Na sala de aula, junto aos cestos deve haver uma lista com o nome dos alunos da sala e o dia em que cada um seja responsável em esvaziar os cestos da sala de aula – um aluno por dia.

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Fonte: Imagem da própria autora. Cestos de lixo da sala de aula com as listas dos alunos. Escola de Educação Básica da UFU.

 

5. Quando o cesto da sala estiver cheio deve ser esvaziado, sendo jogado o papel no grande coletor dos corredores.

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Fonte: Imagem da própria autora. Aluna do 3º ano do Ensino Fundamental descartando o lixo de papéis , da sala de aula no lixo do corredor. Escola de Educação Básica da UFU.

 

6. O profissional responsável deve levar os grandes coletores para o local onde os caminhões de coleta seletiva municipal irão levá-lo à cooperativa de reciclagem.

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Fonte: Imagem da própria autora. Funcionária da limpeza, descartando os papéis no coletor de reciclagem. Escola de Educação Básica da UFU.

 

7. O caminhão da coleta seletiva deve recolher todo o papel dentro de recipientes adequados.

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Fonte: Sítio disponível em: <http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=agenciaNoticias&id=3040 >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

8. O material recolhido é entregue nas cooperativas onde será separado e preparado para a reciclagem.

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Fonte: Sítio disponível em: <http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/saiba-funciona-cooperativa-reciclagem/ >. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

 

Atividade de Casa

Solicite aos alunos que façam um relatório do possível trajeto de um material jogado no lixo da sua casa até a sua reutilização depois de ser reciclado.

Depois, em sala de aula, retome a atividade e solicite que leiam para os colegas. Discuta com eles sobre as diferenças que surgirem.

Recursos Complementares

O sítio Prohome ambiental, disponível em: <http://www.prohomeimoveis.com.br/prohome-ambiental/cartilha-reciclagem-de-lixo/>, acesso em: 05 de jun. 2014, apresenta uma cartilha, elaborada por uma administradora de condomínios do Rio de Janeiro, para reciclagem do lixo doméstico que pode ser muito útil para sua aula, pois esclarece o que é reciclagem, a sua importância, vantagens, passo a passo de como o lixo pode ser separado, como armazenar o lixo até a coleta, quem é responsável por recolher o lixo, quais são os materiais que podem ser reciclados, o tempo que os materiais levam para se decompor, entre outras informações importantes.

 

No jogo “Reciclagem” disponível em:<http://mrjogos.uol.com.br/jogo/reciclagem.jsp  >, acesso em: 05 de jun. 2014, o jogador precisa pegar os lixos pelo caminho e jogar nas lixeiras certas: latas, papéis, plástico. Muda de fase quando conseguir jogar todo o lixo nas lixeiras certas em cinco minutos.

 

O sítio "Reciclagem Terceiro" disponível em:   <http://reciclagemterceiro.blogspot.com.br/>,  acesso em: 05 de jun. 2014, apresenta informações interessantes sobre a importância dos materiais recicláveis e seus benefícios para o planeta Terra. 

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno compreendeu os processos de reciclagem e a sua importância para a sociedade atual e futuras gerações bem como a importância da coleta dos produtos recicláveis para a diminuição de resíduos no planeta. Observe também se o aluno reconhece as cores das latas de lixo reciclável e os símbolos e significados da reciclagem. Ainda é necessário que por meio dessa aula o aluno relacione diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem e seu tempo de decomposição na natureza e conheça o conceito da ideia dos 3 Rs e suas implicações para preservação dos recursos. Naturais. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita.

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