18/06/2014
Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
A fim de desenvolver as competências da área 5 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela, bem como resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma (H8) e ainda utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano (H9) são propostos para esta aula os seguintes objetivos
· Apresentar o problema do volume máximo na montagem de uma caixa.
· Estudar a função dada pelo volume.
· Observar o comportamento do gráfico da função volume.
· Função do 2º e 3º grau.
· Área e volume.
· Plano cartesiano e suas características: eixos, origem e quadrantes.
· Gráfico de função.
· Noções básicas da utilização do software GeoGebra.
Nesta aula, é apresentada uma atividade investigativa, composta por situações-problemas em que os alunos terão que mobilizar conhecimentos já adquiridos e estratégias, para resolver o problema proposto.
Professor (a), para o desenvolvimento das atividades propostas nessa aula utiliza-se o Software GeoGebra para auxiliar a construção da figuras/desenhos e compreensão de conceitos geométricos. Além disso, deve-se dispor de um projetor multimídia conectado a um computador com o referido software citado.
Vale lembrar que o software GeoGebra é um programa gratuito e o seu download está disponível em: <http://migre.me/jBiaC>, acesso em 14 nov. 2013. Também é possível utilizar este software online, ou seja, sem realizar sua instalação. Para isso, acesse o link <http://migre.me/jBijx>, acesso em 14 nov. 2013.
Comentário: Essa aula deve ser desenvolvida em um laboratório de informática com um computador por aluno ou em dupla, para possibilitar a interação e acompanhamento das atividades pelos alunos.
O software GeoGebra – Apresentação:
Nesta aula, o problema do volume máximo durante a montagem de uma caixa, será estudado com o auxílio do softwareGeoGebra. Segundo Humberto José Bortolossi (s.d.), o GeoGebra, criado por Markus Hohenwarter, é um software gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário). O GeoGebra reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si.
Figura 1 – Apresentação do SoftwareGeoGebra
Fonte: Arquivo da Autora
A AULA
O PROBLEMA EM QUESTÃO...
A partir de uma folha de papel 10cm x 10cm, qual é o volume máximo que podemos atingir quando montarmos uma caixa (sem tampa) de base quadrada?
PRIMEIRA PARTE DA AULA
Professor (a), inicialmente, solicite aos alunos que esbocem como seria a planificação de uma caixa e como a partir de uma folha 10cmx10cm poderíamos construí-la. Aproveite e pergunte qual a área da folha de papel.
Padrão de resposta esperado:
“A área da folha de papel 10x10 é 100cm⊃2;. Para construirmos uma caixa de base quadrada a partir dela, devemos retirar quadrados de lado x de seus cantos, para que seja possível “subir suas paredes” (figura 2)”.
Figura 2 – Planificação e Montagem da caixa
Fonte: Arquivo da Autora
Comentário: Esse esboço pode ser feito a “mão livre”, para que não se perca muito tempo. Talvez seja necessário retomar a definição de área.
Levante as seguintes questões:
1) Como calcular do volume dessa caixa?
Padrão de resposta esperado:
“O volume da caixa a ser construída é dado pela multiplicação da área da base pela altura, mais especificamente, V = (10-2x)*(10-2x)*x, em que x é o tamanho do lado do quadradinho cortado”.
Comentário: Talvez seja necessário retomar a definição de volume.
2) De qual valor depende o volume dessa caixa? Esse valor pode ser qualquer?
Padrão de resposta esperado:
“O volume da caixa depende do valor de x, ou seja, do tamanho do corte dos lados dos quadrados, que retiraremos da folha de medida 10x10. Temos que x deve ser maior do que zero, pois o corte deve existir, e menor do que cinco, pois o corte não deve exceder o tamanho da folha 10x10”.
3) Algebricamente, qual função polinomial representa o volume da caixa?
Padrão de resposta esperado:
“O volume da caixa é representado pela função V(x) = (10-2x)*(10-2x)*x . Assim, efetuando as multiplicações o volume é V(x)= 4x⊃3; - 40x⊃2; + 100x, em que x representa o valor do corte”.
SEGUNDA PARTE DA AULA
A próxima etapa é investigar como encontrar o volume máximo dessa caixa, ou seja, para qual o valor de x (corte) teremos o maior volume possível.
Questione os alunos sobre a questão de ponto de máximo e ponto de mínimo de uma função.
Padrão de resposta esperado:
“Uma função tem ponto de máximo quando sua concavidade está voltada para baixo e ponto de mínimo quando sua concavidade está voltada para cima, e o ponto de máximo ou de mínimo chamamos de vértice, no caso das funções quadráticas”.
Comentário: Talvez seja necessário retomar a definição de ponto de máximo e de mínimo de uma função quadrática.
Solicite aos alunos que desenhem o gráfico da função V(x) = 4x⊃3; - 40x⊃2; + 100x, que representa o volume da caixa, no Software Geogebra (figura 3) e comentem sobre seu comportamento e coordenadas.
Figura 3 – Gráfico da função V(x)
Fonte: Arquivo da Autora
Padrão de resposta esperado:
“O eixo x representa o tamanho do corte, e o eixo y representa o volume da caixa. A função tem ponto de máximo e de mínimo, ou seja, a ordenada do ponto máximo da função representa o volume máximo da caixa, que está entre 70cm⊃3; e 80cm⊃3; e a abscissa do ponto máximo representa o valor do corte x, que está entre 1cm e 2cm”.
Comentário: Para melhor visualização do gráfico, mude a escala dos eixos. Basta posicionar o mouse sobre o eixo, e ao apertar a tecla “Ctrl” aparecerá uma setinha, onde é possível movimentá-la para direita ou esquerda (no caso do eixo x) e para cima ou para baixo (no caso do eixo x). Assim, pode-se escolher a escala em que o gráfico é melhor visualizado.
TERCEIRA PARTE DA AULA
Nesta parte da aula, aluno e professor trabalham simultaneamente, pois será realizada a construção da caixa planificada juntamente com a variação do corte e volume.
Solicite aos alunos que mudem o estilo da linha do gráfico de V(x) para tracejado (isso pode ser realizado nas propriedades do gráfico) e criem um Controle Deslizante nomeando-o de “Corte”,variando de 0 a 5 e com incremento 0.1 (figura 4).
Figura 4 –Construindo um Controle Deslizante
Fonte: Arquivo da Autora
Figura 5 –Construindo um quadrado de lado 10
Fonte: Arquivo da Autora
Crie os pontos E = (-40 + Corte , 10), F = (-30 – Corte , 10), G = (-40 + Corte , 0), H = (-30 – Corte , 0), I = (-40 , 10 - Corte), J = (-40 , Corte), K = (-30 , 10 - Corte) e L = (-30 , Corte) (figura 6).
Comentário: Professor (a) fique atento as coordenadas do ponto em que o segmento inicial de comprimento 10 foi criado. Certifique-se que todos os alunos tenham criado no mesmo local, para que os valores a serem somados ou subtraídos nos novos pontos E, F, G, H, I, J, K e L sejam os mesmos.
Figura 6 –Criando pontos dependentes do Corte
Fonte: Arquivo da Autora
Após movimentarem o Controle Deslizante Corte peça que os alunos comentem sobre os pontos criados.
Padrão de resposta esperado:
“Quando movimentado o Controle Deslizante Corte, os pontos criados também se movimentam, ou seja, os pontos criados dependem do controle deslizante”.
Solicite aos alunos que criem os segmentos ligando esses pontos e marquem as interseções (figura 7).
Figura 7 – Marcando os segmentos e interseções
Fonte: Arquivo da Autora
Para finalizar a construção da planificação da caixa, esconda os segmentos criados e ligue os pontos de forma a figura ficar conforme figura 8 abaixo. Após essa etapa, pode-se esconder todos os pontos do programa (figura 9).
Figura 8 –Segmentos e Interseções Figura 9 – Escondendo os pontos
Fonte: Arquivo da Autora Fonte: Arquivo da Autora
Solicite novamente que os alunos movimentem o Controle Deslizante Corte e comentem.
Padrão de resposta esperado:
“Conforme aumentamos o Controle Deslizante Corte as “paredes” da planificação da caixa aumentam, e quando atingimos o valor do Corte = 5 não se tem planificação, pois é como se tivéssemos cortado todo o papel”.
Agora, basta encontrar o ponto de máximo da função V(x). Para isso, devemos construir o ponto Q cujas coordenadas são Q=(Corte,V(Corte)), após a criação do ponto, destaque-o e exiba seu nome e valor (figura 10).
Figura 10 – Criando o ponto Q
Fonte: Arquivo da Autora
Peça que os alunos observem onde o ponto foi criado e seus movimentos de acordo com a variação do Corte.
Padrão de resposta esperado:
“O ponto Q se movimenta sobre o gráfico da função V(x) no intervalo de 0 a 5”.
Por fim, pergunte aos alunos qual seria a resposta do problema inicial: A partir de uma folha de papel 10cmx10cm, qual é o volume máximo que podemos atingir quando montarmos uma caixa (sem tampa) de base quadrada?
Padrão de resposta esperado:
“Para encontrar o volume máximo que podemos atingir quando montarmos uma caixa (sem tampa) de base quadrada, basta analisar a ordenada do ponto Q, o maior valor atingido é o volume máximo da caixa. Assim, temos que a resposta do problema é 74,05cm⊃3; com um corte de 1,7cm (figura 11)”.
Figura 11 –Resposta do Problema
Fonte: Arquivo da Autora
Comentário: Professor (a) observe que no valor do corte utilizamos apenas uma casa após a vírgula, caso necessário aumente o incremento do Controle Deslizante para um resultado mais preciso.
Uma nova linha no ensino de geometria vem recebendo o nome de Geometria Dinâmica. Trata-se da utilização de softwares de construções geométricas que permitem a transformação de figuras mantendo certo número de suas propriedades. Conheça o Software GeoGebra e explore suas inúmeras funções.
É possível encontrar diversas construções realizadas com Software GeoGebra no GeoGebraTube. Disponível em: <http://migre.me/jKufa>. Acesso em: 10 jun. 2014.
Observe o envolvimento dos alunos, individual e coletivamente, na realização dos processos solicitados, sua motivação e empenho na execução das atividades e no desenvolvimento de atitudes na interação, cooperação e organização do trabalho em grupo. Aconselha-se que o professor considere as hipóteses levantadas e os questionamentos dos alunos durante a aula. As construções dos alunos podem ser salvas para serem avaliadas pelo professor, posteriormente, assim, o professor pode analisar as habilidades desenvolvidas, as estratégias e os cálculos efetuados pelos alunos, além de possíveis erros uma possível reelaboração de estratégias de intervenção didática para orientar os alunos a buscarem o caminho certo.
Referências
BALDIN, Yuriko Yamamoto. Utilizações diferenciadas de recursos computacionais no ensino de matemática (CAS, DGS e Calculadoras Gráficas). In: CARVALHO, Luiz M.; GUIMARÃES, Luiz C. (Org.). História e tecnologia no ensino de Matemática. Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2003. p. 27-36. v. 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1997.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1998.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: <http://migre.me/jBATt>. Acesso em 12 ago. 2013.
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