Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recordando as operações com números decimais por meio de um gincana

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
ANIELLE GLORIA VAZ COELHO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que é construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, bem como desenvolver a habilidade H1, que é reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais e H3, que é resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos, são propostos para essa aula os seguinte objetivos:

  • Revisar e/ou avaliar as quatro operações básicas envolvendo os números decimais.

  • Promover a interação entre os alunos.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceitos e definições de área e volume.
  • Unidades de medida.
  • Quatro operações básicas envolvendo números decimais. 
Estratégias e recursos da aula
  • Cópia das instruções do jogo (Tabela 1)
  • Cópia das atividades propostas
  • Envelopes para a Gincana dos Decimais

 

Professor (a),  para essa aula, espera-se que os alunos já saibam fazer adição, subtração, multiplicação e divisão envolvendo os números naturais e números decimais. Antes de iniciar, sugiro que acesse as aulas

  • Labirinto dos decimais: um jogo de estratégia para a multiplicação e divisão de um número decimal por 10, 100 e 1000 disponível no Portal do Professor em <http://migre.me/jmr5i>. Acesso em 09 jun. 2014.
  • Multiplicação envolvendo números decimais utilizando o comércio virtual – Parte 1 disponível no Portal do Professor em  <http://migre.me/jmr8T>. Acesso em 09 jun. 2014.
  • Recordando divisão com a “Gincana Divertida” e Aprendendo noções de divisibilidade como o Jogo “Avançando com o resto” disponível no Portal do Professor em <http://migre.me/jmr07>. Acesso em 09 jun. 2014.
  • Unidade de medida de massa: compreendendo o cupom fiscal e o preço a ser pago disponível no Portal do Professor em  <http://migre.me/jmr7W>. Acesso em 09 jun. 2014.

 

Primeiro Momento:

Inicie a aula propondo uma atividade em grupo intitulada Gincana dos Decimais, (adaptada da atividade Gincana Divertida disponível no Portal do Professor em <http://migre.me/jmr07>) com o objetivo de promover a integração entre os alunos e trabalhar diferentes estratégias para resolver situações problemas envolvendo números decimais.

 

Segue abaixo as orientações para a realização da gincana (Tabela 1):

 

 

Tabela 1- Quadro contendo as instruções para a gincana divertida

INSTRUÇÕES

 

1º) Divisão dos grupos e fichas utilizadas

A sala é dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. O professor entrega para cada grupo um envelope enumerado fechado, contendo fichas e nessas encontram sentenças e respostas enumeradas, onde cada grupo deverá relacionar os trios que se completam, conforme modelo abaixo:

 

Ficha 1

João usa o carro de segunda à sexta para ir ao trabalho. Ele percorre, em média, 24 km por dia, gastando aproximadamente 3,5 litros de combustível diariamente.

Sabendo que para cada litro de gasolina economizado, João evitaria lançar na atmosfera aproximadamente 2,9 quilos de dióxido de carbono (CO2), qual a quantidade deste gás João deixaria de jogar na atmosfera se não usasse o carro duas vezes na semana (em quilos)?

1

Imagem: Disponível em http://migre.me/jSguU. Acesso em 17 jun. 2014.

Fonte: Adaptado do site http://migre.me/jmtMq. Acesso em 17 jun. 2014.

Ficha 2

Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo desperdiça 0,0005325 litro de água por segundo. Quantos litros de água serão desperdiçados se a torneira permanecer aberta durante um dia inteiro?

2

Fonte: Adaptado do site http://migre.me/jmu7L. Acesso em 17 jun. 2014.

Ficha 3

Gostaria de comprar um tênis pela internet, que custa R$ 229,40. Se eu dividir em quatro vezes sem juros, qual será o valor de cada parcela?

3

Imagem: Disponível em  http://migre.me/jSgIY. Acesso em 17 jun. 2014.

Fonte: Adaptado do site http://migre.me/jmujn. Acesso em 17 jun. 2014.

Ficha 4

Observe a imagem abaixo. Sabe-se que a televisão custa R$ 1.519,00 à vista. Qual a diferença do valor à vista e do valor a prazo (parcelado em 12 vezes)?

4

Imagem: Disponível em http://migre.me/jSj3r. Acesso em 17 jun. 2014.

Fonte: Adaptado do site www.efacil.com.br. Acesso em 17 jun. 2014.

Ficha 5

Ao ir a uma frutaria, Ana comprou três maçãs, que totalizaram 302 gramas (g). Sabendo que um quilo (Kg) de maçã custa R$ 3,99, qual foi o total pago por Ana?

5

Fonte: Arquivo da autora

Ficha 6

Observe a imagem abaixo. Quanto custa o Smartphone à vista sabendo que ele está com 15% de desconto?

6

Imagem: Disponível em http://migre.me/jSieB. Acesso em 17 jun. 2014.

Fonte: Adaptado do site www.efacil.com.br. Acesso em 17 jun. 2014.

Ficha 7

Pedro comprou 2 unidades de Sabão em Pó, 1 unidade de Limpador Veja e 2 unidades de papel higiênico. Quanto ele pagou por essa compra?

7

Imagem: Folhetim de um hipermercado

Fonte: Adaptado do site http://migre.me/jmutD. Acesso em 30 out. 2013.

Ficha 8

Qual é a diferença entre um alvejante e um creme dental?

8

Imagem: Folhetim de um hipermercado

Fonte: Adaptado do site http://migre.me/jmutD. Acesso em 30 out. 2013.

 

 

Ficha A.         45,88

Ficha I.          Adição e multiplicação

Ficha B.         454,75

Ficha II.         Multiplicação e subtração

Ficha C.         12,7

Ficha III.        Divisão

Ficha D.          80

Ficha IV.       Subtração

Ficha E.          1,20

Ficha V.        Multiplicação e adição

Ficha F.          46,008

Ficha VI.       Multiplicação e subtração

Ficha G.         43,13

Ficha VII.      Multiplicação

Ficha H.         20,3

Ficha VIII.     Divisão e multiplicação

 

CARTÃO RESPOSTA GRUPO [__________]

 

Ficha 1.               __________ e __________

Ficha 2.               __________ e __________

Ficha 3.               __________ e __________

Ficha 4.               __________ e __________

Ficha 5.               __________ e __________

Ficha 6.               __________ e __________

Ficha 7.               __________ e __________

Ficha 8.               __________ e __________

 

Respostas da gincana dos decimais:

Ficha 1.                   H,I

Ficha 2.                F,VII

Ficha 3.                 A,III

Ficha 4.        D,VI ou II

Ficha 5.              E, VIII

Ficha 6.        B, VI ou II

Ficha 7.                 G, V

Ficha 8.                C, IV

 

 

 

2º) Pontuação

  • A gincana começa com 100 pontos.
  • A cada resposta errada o grupo perde 5 pontos.
  • Se errar a metade o grupo perde 2,5 pontos.
  • A cada posição perdida na entrega de resposta o grupo perde 2 pontos.

 

 

3º) Como a gincana funciona

Para cada grupo é entregue um envelope enumerado fechado, contendo fichas e nessas encontram situações problemas, respostas enumeradas e operação utilizada, há também uma FOLHA DE REGISTRO (Tabela 2). O grupo deverá relacionar os trios que se completam, no CARTÃO RESPOSTA, onde a ordem é relevante, por exemplo, (Figura 1), Ficha 1, Ficha C e Ficha VII.

 

 

Figura 1- Exemplo de uma jogada

9

Fonte: Arquivo da autora

 

 

O professor apresenta a seguinte tabela:

 

 

Tabela 2- Pontuação final

Entrega Grupo

Pontos perdidos/posição

Números de erros

Pontos perdidos/ erros

Total de pontos perdidos

Pontos obtidos

  0        
  2        

Fonte: Arquivo da autora

 

 

Conforme os grupos vão terminando a atividade, devem entregar o envelope da mesma forma que recebeu, para que o professor anote a colocação de entrega de cada grupo (Tabela 2). Não serão aceitas respostas sem justificativas. O professor recolhe as folhas respostas, anota os números de erros e calcula os pontos. (Figura 2)

Após a correção o professor recolhe as folhas respostas, anota os números de erros e calcula os pontos.

 

 

Figura 2- Exemplo de pontos

10

Fonte: Arquivo da autora

 

 

Para que os alunos se sintam motivados com a gincana o professor pode propor ao grupo vencedor uma premiação.

 

Fonte: Arquivo da autora

 

 

Segue abaixo a folha de registro (Tabela 4) que deve ser entregue a cada grupo:

 

 

Tabela 4- Folha de registro

Ficha 1.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha 2.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha 3.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha 4.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha 5.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha 6.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha 7.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha 8.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Arquivo da autora

 

 

Segue abaixo a tabela onde o professor irá anotar a pontuação e colocação de cada grupo:

 

 

Tabela 5- Pontuação final

Entrega Grupo Pontos perdidos/ posição Números de erros Pontos perdidos/ erros Total de pontos perdidos Pontos Obtidos
  0        
  2        
  4        
  6        
  8        
  10        
  12        
  14        
  16        

Fonte: Arquivo da autora

 

 

 

Segundo Momento:

Faça a correção de todas as situações problemas e/ou permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas resoluções e avalie oralmente, fazendo questionamentos sobre quais seriam as melhores estratégias para ganhar a gincana.

Recursos Complementares

KISHIMOTO, Tizuko (org.).  Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. SP: Cortez, 2000. (p. 72-87).

MARCO, Fabiana Fiorezi de. Jogos: um recurso metodológico para as aulas de Matemática. Disponível em: <http://migre.me/jmwqQ>. Acesso em 09 jun. 2014.

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos, individual e coletivamente, na realização dos processos solicitados, sua motivação e empenho na execução das atividades e no desenvolvimento de atitudes na interação, cooperação e organização do trabalho em grupo. Sugere-se, ainda, que o professor avalie os registros das atividades propostas durante a gincana. Por meio deles, o professor pode analisar as habilidades desenvolvidas, as estratégias e os cálculos efetuados pelos alunos, além de possíveis erros uma possível reelaboração de estratégias de intervenção didática para orientar os alunos a buscarem o caminho certo. Permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas resoluções e avalie oralmente, fazendo questionamentos sobre quais seriam as melhores estratégias para ganhar a gincana.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.