18/06/2014
Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
A fim de desenvolver as competências da área 1 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que é construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, bem como desenvolver a habilidade H1, que é reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais e H3, que é resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos, são propostos para essa aula os seguinte objetivos:
Revisar e/ou avaliar as quatro operações básicas envolvendo os números decimais.
Promover a interação entre os alunos.
Professor (a), para essa aula, espera-se que os alunos já saibam fazer adição, subtração, multiplicação e divisão envolvendo os números naturais e números decimais. Antes de iniciar, sugiro que acesse as aulas
Inicie a aula propondo uma atividade em grupo intitulada Gincana dos Decimais, (adaptada da atividade Gincana Divertida disponível no Portal do Professor em <http://migre.me/jmr07>) com o objetivo de promover a integração entre os alunos e trabalhar diferentes estratégias para resolver situações problemas envolvendo números decimais.
Segue abaixo as orientações para a realização da gincana (Tabela 1):
Tabela 1- Quadro contendo as instruções para a gincana divertida
INSTRUÇÕES
1º) Divisão dos grupos e fichas utilizadasA sala é dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. O professor entrega para cada grupo um envelope enumerado fechado, contendo fichas e nessas encontram sentenças e respostas enumeradas, onde cada grupo deverá relacionar os trios que se completam, conforme modelo abaixo:
CARTÃO RESPOSTA GRUPO [__________]
Ficha 1. __________ e __________ Ficha 2. __________ e __________ Ficha 3. __________ e __________ Ficha 4. __________ e __________ Ficha 5. __________ e __________ Ficha 6. __________ e __________ Ficha 7. __________ e __________ Ficha 8. __________ e __________
Respostas da gincana dos decimais:Ficha 1. H,I Ficha 2. F,VII Ficha 3. A,III Ficha 4. D,VI ou II Ficha 5. E, VIII Ficha 6. B, VI ou II Ficha 7. G, V Ficha 8. C, IV
2º) Pontuação
3º) Como a gincana funcionaPara cada grupo é entregue um envelope enumerado fechado, contendo fichas e nessas encontram situações problemas, respostas enumeradas e operação utilizada, há também uma FOLHA DE REGISTRO (Tabela 2). O grupo deverá relacionar os trios que se completam, no CARTÃO RESPOSTA, onde a ordem é relevante, por exemplo, (Figura 1), Ficha 1, Ficha C e Ficha VII.
Figura 1- Exemplo de uma jogada
Fonte: Arquivo da autora
O professor apresenta a seguinte tabela:
Tabela 2- Pontuação final
Fonte: Arquivo da autora
Conforme os grupos vão terminando a atividade, devem entregar o envelope da mesma forma que recebeu, para que o professor anote a colocação de entrega de cada grupo (Tabela 2). Não serão aceitas respostas sem justificativas. O professor recolhe as folhas respostas, anota os números de erros e calcula os pontos. (Figura 2) Após a correção o professor recolhe as folhas respostas, anota os números de erros e calcula os pontos.
Figura 2- Exemplo de pontos
Fonte: Arquivo da autora
Para que os alunos se sintam motivados com a gincana o professor pode propor ao grupo vencedor uma premiação.
|
Fonte: Arquivo da autora
Segue abaixo a folha de registro (Tabela 4) que deve ser entregue a cada grupo:
Tabela 4- Folha de registro
Ficha 1.
|
Ficha 2.
|
Ficha 3.
|
Ficha 4.
|
Ficha 5.
|
Ficha 6.
|
Ficha 7.
|
Ficha 8.
|
Fonte: Arquivo da autora
Segue abaixo a tabela onde o professor irá anotar a pontuação e colocação de cada grupo:
Tabela 5- Pontuação final
Entrega | Grupo | Pontos perdidos/ posição | Números de erros | Pontos perdidos/ erros | Total de pontos perdidos | Pontos Obtidos |
1º | 0 | |||||
2º | 2 | |||||
3º | 4 | |||||
4º | 6 | |||||
5º | 8 | |||||
6º | 10 | |||||
7º | 12 | |||||
8º | 14 | |||||
9º | 16 |
Fonte: Arquivo da autora
Faça a correção de todas as situações problemas e/ou permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas resoluções e avalie oralmente, fazendo questionamentos sobre quais seriam as melhores estratégias para ganhar a gincana.
KISHIMOTO, Tizuko (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. SP: Cortez, 2000. (p. 72-87).
MARCO, Fabiana Fiorezi de. Jogos: um recurso metodológico para as aulas de Matemática. Disponível em: <http://migre.me/jmwqQ>. Acesso em 09 jun. 2014.
Observe o envolvimento dos alunos, individual e coletivamente, na realização dos processos solicitados, sua motivação e empenho na execução das atividades e no desenvolvimento de atitudes na interação, cooperação e organização do trabalho em grupo. Sugere-se, ainda, que o professor avalie os registros das atividades propostas durante a gincana. Por meio deles, o professor pode analisar as habilidades desenvolvidas, as estratégias e os cálculos efetuados pelos alunos, além de possíveis erros uma possível reelaboração de estratégias de intervenção didática para orientar os alunos a buscarem o caminho certo. Permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas resoluções e avalie oralmente, fazendo questionamentos sobre quais seriam as melhores estratégias para ganhar a gincana.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/08/2015
Cinco estrelasExcelente! Apliquei nas minhas turmas de 6º e 7º ano. Parabéns Anielle e obrigada.