Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fontes históricas materiais na produção do conhecimento histórico em sala de aula

 

20/06/2014

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as diferentes fontes históricas materiais;
  • Desenvolver a linguagem oral.
  • Avançar no processo da escrita.
  • Relacionar os objetos com a produção de conhecimento histórico.
  • Elaborar fichas de identificação.
  • Organizar acervos virtuais.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento

 

Iniciar a aula projetando no data show algumas imagens de fontes históricas materiais. Essas fontes são todos os vestígios materiais, deixados pelo  homem, como por exemplo cerâmicas, pedras talhadas, moveis, roupas. No decorrer da apresentação explicitar oralmente a importância dessas fontes históricas na produção do conhecimento histórico, pois,  a história considera que tudo que o homem produz pode informar sobre questões de grupos sociais em um determinado tempo e espaço. Nesse sentido, as fontes históricas materiais, apresentadas nas imagens abaixo, permitem conhecer sobre um passado.

 

Moedas

 

moeda

 

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Historia%20da%20moeda%20-%20BRESCOLA.jpg. Acesso em 14 de junho de 2014. 

 

Na imagem acima, é mostrada moedas de diferentes países e essas representam os valores da economia e da cultura de diferentes sociedades ao longo do tempo.

 

 

Vestido

 

vestido

 

Imagem disponível em: http://historiandomoda.files.wordpress.com/2012/11/rococo5.jpg?w=640&h=619. Acesso em 14 de junho de 2014.

 

A imagem mostra um vestido feminino francês, confeccionado com tecidos suntuosos e decorado com babados, utilizados somente pelas mulheres da alta sociedade. Privilegiava-se a silhueta fina e as saias amplas, a tendência da época era a largura exagerada dos paniers. Seu uso, muitas vezes, obrigava a mulher entrar de lado pela porta do salão.)

 

 

Mesa

 

mesa

Imagem disponível em:http://www.mcb.org.br/img/site/sistema/acervos/imgAcervoAmpliacaoXVII2.jpg. Acesso em 14 de junho de 2014.

 

Essa é uma mesa do século XVII, produzida em Portugal durante o período Manuelino. Ela é feita em madeira, com uma profusão de detalhes, sob a influência da cultura oriental adquirida por meio da expansão ultramarina de Portugal.

 

Após a apresentação das imagens acima solicite aos alunos que façam comentários descrevendo cada uma das imagens. É importante que os alunos compreendam que as fontes materiais são frutos de um determinado tempo, e por isso, elas narram sobre questões econômicas, sociais e políticas do nosso passado. Dessa forma, o professor, além de apresentar as informações contida em cada imagem, estimule o seu aluno a buscar compreender por exemplo:

  • Que os grupos sociais utilizavam esses vestidos? 
  • Essas roupas serviam enquanto elemento de distinção social naquela época?
  • Que tipo de  mão de obra era utilizada para fazer esse vestido?
  • Que tipo de relação as mulheres daquela época estabeleciam com o seu corpo?

 

As sugestões acima forma levantas para a imagem do vestido. Para as demais imagens questões semelhantes deverão ser formuladas.

 

 

 

Roteiro de questões que poderá auxiliar na análise dessas fontes históricas materiais:

  • O que vocês estão vendo nas imagens?
  • Vocês conhecem esses objetos?
  • Podemos descrevê-los? De que material eles são feitos?
  • É comum encontrarmos esses materiais no nosso dia a dia?

 

 

Após a apresentação das imagens, encaminhar um bilhete para os pais solicitando que os alunos levem  para a escola duas fontes históricas materiais. isto é, objetos que de alguma forma apresentam um vínculo afetivo com o aluno, podendo ser: brinquedos, roupas, objetos de decoração, sapatos  entre outros. Essas fontes permanecerão na escola com a finalidade de constituir o acervo de uma exposição organizada pelos alunos o que permitirá ampliar a noção de fontes materiais.

 

Segundo momento

 

Professor, organizar a sala em círculo e propor aos alunos que façam uma apresentação das fontes históricas levadas para a escola. É importante que todos falem sobre ela, aqueles alunos que, por algum motivo trouxe para a escola mais de duas fontes históricas materiais, que escolham uma das fontes para fazer seus comentários.  Nesse momento, é importante apresentar um roteiro para que os alunos organizem suas falas.  Portanto antecipadamente, registre no quadro as seguintes informações:

  • Onde você conseguiu esse objeto? É um bem de família ou você tomou emprestado com alguém? 
  • Porque você escolheu esse objeto? 
  • Qual a utilidade desse objeto?
  • Você sabe quando esses objetos foram produzidos?

 

Terceiro momento

 

Professor, juntamente com os alunos, organizar uma exposição das fontes históricas materiais na escola. É importante reservar antecipadamente uma sala para expor esses materiais que podem ser dispostos em mesas. Após a organização das fontes históricas, confeccionar, juntamente com os alunos fichas de identificação. Essa exposição tem a finalidade de expor os diferentes objetos e promover um interesse pela cultura de visitação aos museus. Além disso, essa exposição priorizará em seu acervo objetos de interesse desses sujeitos o que a torna mais significativa e interessante para os alunos envolvidos.

 

Orientação para organização de uma Exposição de fontes histórias:

 

  •  Reservar espaço físico.
  • Equipamentos e mobiliários necessários.
  • Confeccionar a ficha de identificação de cada objeto.
  • Livro para registro dos visitantes.
  • Cerimônia de abertura da exposição (convidar algum historiador; falar da importância da exposição para os alunos).
  • Convite para a exposição.

 

Sugestão de ficha de identificação:

 

  • Nome do objeto.
  • Descrição do objeto; ( tamanho, material, cor).
  • Datação; (quando foi criado, se não tem uma data precisa, colocar a datação mais ampla, década ou século).
  • utilidade do objeto.
  • Origem do objeto.
  • Propriedade.

 

Após a organização da exposição, encaminhar um convite para os alunos da escola e seus familiares visitarem a exposição de fontes históricas materiais organizada pela turma. É importante que o professor proponha um momento para avaliar a exposição realizada, nesse momento, os alunos deverá falar sobre o seu envolvimento com a organização dos objetos, a confecção das fichas de identificação e a participação da comunidade escolar e familiar. 

 

Sugestão de convite:

 

Nós da turma _________________convidamos pais e ou responsáveis para prestigiarem nossa exposição de fontes históricas materiais. Esses objetos são de grande importância para conhecer o passado, por isso venha recordar conosco o tempo da infância. A exposição ficará aberta todos os dias das 14 às 17h, na sala _______, no período de ___/___/___.

Atenciosamente 

 

Turma ____________ e Professora. 

 

Quarto Momento

Construir com os alunos uma exposição virtual das fontes históricas com o objetivo de elaborar um acervo digital  para a turma e a escola. Esse material digitalizado poderá compor um banco de documentos que contam sobre a história da Instituição e escolar e de seus alunos.

Orientações para organização de Exposição virtual de Fontes Históricas

  • Fotografar juntamente com os alunos os objetos que se constituem fonte histórica e suas respectivas fichas de identificações. As fotografias poderão ser feitas pela câmara do celular ou mesmo uma máquina fotográfica de uso doméstico.
  • Em seguida propor a construção de uma exposição virtual no blog da escola. Essa exposição poderá receber um título decidido em comum acordo com os alunos. Não é necessário uma organização cronológica temporal dos objetos. Caso a escola não tenha um blog, convidar os alunos para participar da criação do mesmo.

Para criar um blog para a escola acesse o seguinte endereço eletrônico e siga as orientações Como criar um blog grátis, rápido e fácil, duração de 14min18seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VD4rnGbIvIE. Acesso em 14 de junho de 2014.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre exposições virtuais consulte o acervo do  Museu da casa Brasileira, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretara da Cultura, disponível em: http://www.mcb.org.br/mcbExposicoes.asp?sMenu=P002&sTipo=5 . Acesso em 14 de junho de 2014. 

NOGUEIRA, Sandra. A cultura material no processo educativo: museus, objectos e ofícios tradicionais na reconstrução de identidades e evocações de memórias.  Disponível em: http://www.pasosonline.org/Publicados/1103/PS090103.pdf. Acesso em 14 de junho de 2014.

Avaliação

A avaliação da aula será processual, considerando o envolvimento e o interesse dos alunos na temática estudada e atividades propostas. Procure identificar no decorrer das aulas, através da produção oral, se os alunos conseguiram compreender o que são fontes históricas materiais e relacioná-la com a produção do conhecimento histórico. Avalie também o interesse e a organização na exposição  de fontes históricas e se as atividades propostas contribuíram para que os alunos apresentassem avanços no desenvolvimento da escrita e oralidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.