19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno alguns gêneros textuais, através de diferentes estratégias. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de jun. 2014.
Sítio disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf >. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de jun. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que providencie um mapa do Brasil e apresente a todos os Estados e suas capitais aos alunos. É importante levantar questionamentos:
Em seguida, prepare outro mapa em papel Kraft e destaque o estado de Minas Gerais. Disponibilize um mapa para a turma e solicite que destaque a região de Minas colorindo-a de vermelho.
Explique aos alunos que esse Estado é o que vamos estudar e desvendar várias curiosidades.
Fonte: Sítio: "Ser Mineiro. Minas Gerais". Disponível em: <http://sermineirouai.blogspot.com.br/2011/02/minas-gerais-quem-te-conhece.html>. (Neste sítio você encontrará informações sobre Minas Gerais seus tempos antigos, tradições, cultura dentre outros.). Acesso em: 12 de jun. 2014.
Pesquise com seus familiares alguns aspectos geográficos, gastronômicos, musicais e históricos do Estado de Minas Gerais e escolha dois aspectos para representar em um cartaz as informações encontradas. Recorte gravuras para ilustrar a sua pesquisa.
2ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.
Professor, promova um momento para os alunos apresentarem sua pesquisa sobre o Estado de Minas Gerais, peça que cada um mostre seus cartazes e comentem suas noticias. Faça uma lista dos aspectos pesquisados à medida que forem apresentando registre no papel Kraft.
Em seguida, peça aos alunos que registrem em seus cadernos os aspectos pesquisados pela turma. Você poderá propor que elaborem uma tabela para listar os lugares pesquisados.
Professor, caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam sua lista utilizando o programa KWord seguindo os passos: KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da escola para apreciação de todos. Veja uma sugestão:
NOME DA CIDADE |
ASPECTOS GEOGRÁFICOS |
ASPECTOS GASTRONÔMICOS |
MÚSICAS |
FATOS HISTÓRICOS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, apresente e disponibilize a música “Minas Gerais” de forma criativa, utilize um projetor multimídia ou elabore num cartaz. Leia para a turma.
Fonte: Sítio: "Renato Ferreira. Letra da música Minas Gerais". Disponível em: <http://www.renatoferreira.com/2011/04/letra-da-musica-minas-gerais.html >. (Neste sítio você encontrará a letra da música acima que comentam sobre características dessa terra Minas Gerais.). Acesso em: 12 de jun.2014.
Em seguida, converse com os alunos sobre as informações da música, questione os alunos:
Professor, solicite que os alunos ilustrem a letra da música sobre esse Estado, desenhando o que mais lhe chamou atenção em Minas Gerais.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que desenhem utilizando programa Tux Paint.
Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar nos sítios abaixo sobre as curiosidades desse Estado, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Veja a sugestão:
O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas nos sítios acima recomendados.
Com o registro, disponibilize as atividades no caderno de História.
A partir da investigação online, solicite aos alunos que apresentem suas descobertas por meio de um texto coletivo, organize a turma em grupos. Cada grupo deverá explorar uma informação do texto: culinária, festas mineiras, linguagem e sotaque, culturas e principais cidades mineiras.
3ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.
Professor, dialogue com a turma sobre algumas informações a respeito do Estado de Minas Gerais. Disponibilize o texto informativo aos alunos e faça a leitura do mesmo.
Estado de Minas Gerais Minas Gerais é um estado cuja população tem como marca registrada a hospitalidade. Em seus 853 municípios, o Estado localizado na região sudeste do Brasil é o destino certeiro para empreendimentos comerciais, lazer e turismo. Variedade regional e cultural são os aspectos que ressaltam aos olhos de quem em Minas Gerais chega. Costumes preservados, como a Congada e Folia de Reis, gastronomia típica do queijo minas e ofícios como das panelas de barro, estão reunidos com o jeito mineiro de ser que revelam um estado que desponta na dianteira do progresso e ao mesmo tempo preserva e mantém todas as suas manifestações populares, desde as mais simples às mais refinadas. Minas Gerais tem sua importância histórica, pois fatos relevantes na História do Brasil acontecerem nesse estado. Personalidades da história e da literatura brasileira nasceram no Estado de Minas Gerais e levaram toda sua expressão ao conhecimento nacional. Movimentos artísticos, como o Barroco e o Rococó, foram criados em Minas Gerais por artistas nascidos no estado e de descendência portuguesa. Pela sua extensa área territorial e por sua diversidade geográfica, o processo de ocupação do Estado de Minas Gerais foi diferenciado. O ciclo do ouro para o Brasil, assim como teve sua importância para o crescimento brasileiro, foi de extrema relevância para que as cidades mineiras, bem como o Estado, se desenvolvessem. O resultado que se verifica é a distinção cultural nas várias regiões mineiras. Assim, faz sentido dizer que Minas Gerais é múltipla, tanto na diversidade de destinos turísticos, na variedade de relações comerciais disponíveis, como na profusão de costumes, manifestações culturais, atividades artísticas e gastronomia que se revelam tão autênticos em cada um dos seus municípios. Minas Gerais é assim, um rico estado que concentra boa parte da população do país e da economia nacional em meio a belas paisagens, terras férteis e generosas e variedade cultural. |
Fonte: Sítio: "SPPTER. Texto Informativo: Estado de Minas Gerais". Disponível em: <http://www.sppert.com.br/Brasil/Minas_Gerais/ >. (Neste sítio você encontrará informações sobre esse Estado e fotos do patrimônio cultural de algumas cidades.). Acesso em: 14 de jun. 2014.
Interpretação do texto 1. Onde está localizado geograficamente e qual a quantidade de municípios presentes em Minas Gerais?_____________________________________________________________________________________ 2. Escreva quais os costumes e festas tradicionais citados no texto. ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 3. Cite o nome dos dois movimentos artísticos _________________________________________________ 4. Procure no dicionário o significado das palavras Barroco e Rococó. ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 5. Converse com seu colega e professor e escreva algumas manifestações culturais que acontecem nesse Estado. _________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ |
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam assistir a música de Marcus Viana “Pátria Minas” que retrata características desse Estado, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Professor, depois dos alunos assistirem ao vídeo, proponha um trabalho em grupo sobre os monumentos históricos, culinária, festas e tradições de algumas cidades mineiras citadas na música. Para isso, proponha a eles que pesquisem esses monumentos.
Veja no Mapa. Monumentos Históricos de Diamantina. Disponível em: <http://vejanomapa.net.br/monumentos-historicos-de-diamantina-mg >. (Neste sítio você encontrará ilustrações de igrejas e monumentos históricos da cidade de Diamantina.). Acesso em: 14 de jun. 2014.
Cidades Históricas Brasileiras. Museus. Disponível em: <http://www.cidadeshistoricas.art.br/ouropreto/op_museu_p.php >. (Neste sítio você encontrará fotos históricas de museus em Ouro Preto.). Acesso em: 14 de jun. 2014.
Professor, providencie alguns materiais (argila, massinha, papéis coloridos, papelão, tintas de várias cores dentre outros) necessários para a construção de maquetes dos monumentos históricos pesquisados e escolha com a turma uma receita para ser preparada na escola.
4ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize com os alunos o dia, local e materiais necessários com a turma e monte uma exposição na escola dos monumentos históricos de Minas Gerais.
PRODUÇÃO DE TEXTO
Professor, solicite uma produção de texto coletivo sobre a exposição dos monumentos históricos pesquisados pelos alunos deste Estado. Para isso, converse com a turma sobre o que aprenderam sobre Minas Gerais. Faça uma lista de temas para a escolha de cada dupla.
Para a produção do texto siga as seguintes orientações:
As produções coletivas vão ser lidas por colegas, professores e comunidade escolar, portanto, verifique se precisa de ajustes. Siga as dicas:
Por fim, analise o texto que o seu grupo escreveu, veja se apresenta as informações de forma clara e objetiva. Prepare um momento para os grupos apresentarem suas produções aos colegas.
Professor, como os alunos ainda estão em processo de alfabetização e não dominam a escrita ortográfica, faça uma leitura dos textos criados pelos grupos e realize a reescrita com eles. Sabemos que não é fácil fazer isto com todos os grupos em um mesmo dia, por isso, faça ao longo da semana para que eles possam rever a forma que escreveram antes de colocar no mural da escola.
Sugestões de links para os alunos:
Sugestões de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura, por meio de textos informativos, histórias e músicas; produzir pequenos textos; perceber e comparar a finalidade de um texto; conhecer a localização geográfica de um Estado brasileiro; identificar no mapa brasileiro as cidades de um Estado; conhecer algumas manifestações culturais, atividades artísticas e gastronômicas de uma região; conhecer características do Estado de Minas Gerais; identificar lugares históricos de Minas Gerais; reconhecer a capital de Minas Gerais; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/02/2016
Quatro estrelasMuito bom, pois pude elaborar as minhas aulas sobre Minas Gerais e ainda me ajudará nas seguintes aulas.