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Fontes históricas iconográficas na escrita da história

 

20/06/2014

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as fontes históricas iconográficas.
  • Analisar pinturas e fotografias.
  • Relacionar imagens a escrita da história.
  • Avançar na prática da escrita.
  • Desenvolver a oralidade.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento

 

Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício dos direitos considerados para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012). Iniciar a aula dizendo aos alunos que o tema abordado será as fontes históricas iconográficas. Nesse momento, é importante esclarecer que essas fontes históricas são muito importantes para o trabalho do historiador na produção da escrita da história, ou seja, por meio de imagens podemos conhecer pessoas e grupos sociais. Informar aos alunos que as fontes iconográficas são diversas e apresentam naturezas diferentes.

Apresentar com o auxílio de um Data show a pintura de Cândido Portinari e a fotografia de Sebastião Salgado. Simultaneamente a exibição de cada imagem, apresentar um breve histórico dos autores.

 

Imagem I -  As pipas de Cândido Portinari

 

pipas

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-W0i4EYU4Ycw/Ts2SLI-KP2I/AAAAAAAABkw/ojqTPCKjWW0/s400/001+meninos+soltando+pipas.jpg. Acesso em 14 de junho de 2014.

 

Informações referentes à imagem I -  O artista Cândido Portinari, nasceu no Brasil em 1903, estudou na Escola Nacional de Belas, teve varias obras premiadas e passou uma temporada na França durante a década de 1930. Ao retornar ao Brasil, priorizou em suas pinceladas o homem na temática social e as reminiscências da sua infância, produzindo obras que retrataram as brincadeiras, as danças, as músicas entre outras. Para saber mais sobre Cândido Portinari ver as informações no site Projeto Portinari disponíveis em http://www.portinari.org.br/. Acesso em 14 de junho de 2014.

 

Após a apresentação da imagem acima solicite aos alunos que, num primeiro momento, apenas observem a imagem projetada. Depois da observação peça que a descrevam oralmente tal qual aparece na projeção. Neste momento inicie um dialogo com os alunos dizendo da importância da imagem como uma fonte histórica, ou seja, pois é através dessa imagem podemos conhecer as pessoas, grupos sociais e produzir sua história escrita. 

Nesta atividade, os alunos serão convocados a participar, por meio de perguntas direcionadas pelo professor.

Depois de discutidas as representações da imagem, suscitar o debate coletivo no qual cada aluno poderá posicionar-se acerca das representações criadas para essa imagem. O professor deverá orientar a discussão para o fato de que as representações que fazemos de um objeto no mundo, o real, depende de uma série de circunstâncias subjetivas. Leva-se em consideração: a experiência de vida, a ideologia de cada indivíduo, as crenças, o contexto de cultura que partilha etc.

Para terminar o trabalho  solicite  que os alunos se reúnam em grupos de  no máximo 4 alunos e elaborem um ensaio, escrevendo sobre a representação que criaram a partir da imagem projetada

 

Sugestão de questões para análise da pintura de Cândido Portinari.

  • Quantas crianças aparecem na pintura?
  • Quem são estas crianças?
  • O que elas estão fazendo?
  • Em que época elas estão?
  • Onde elas estão?
  • O que teria motivado o artista a pintar essa cena?

 

Imagem II - Fotografia de uma Escola itinerante do MST de Sebastião Salgado

 

fotografia

Imagem disponível em: http://ensaiosdegenero.files.wordpress.com/2012/03/a-educac3a7c3a3o-para-alc3a9m-do-capital-e-do-que-mais-3.jpg. Acesso em 14 de junho de 2014.

 

Informações referentes à imagem II - O fotógrafo Sebastião Salgado, é natural de Aimorés, Minas Gerais. Iniciou sua carreira como fotógrafo durante a década de 1970, tem vários livros publicados com suas fotografias e contribuiu com diversas organizações mundiais como UNICEF, OMS e a ONG médicos sem fronteiras. Em suas fotografias Salgado não prioriza as cores e enfatiza a realidade para denunciar a pobreza, as guerras e a fome em várias regiões do mundo. Para saber mais sobre Sebastião Salgado ver informações na publicação digital de Maiara Muritibs, Sebastião Salgado disponíveis em: http://www.eca.usp.br/nucleos/cms/index.php?option=com_content&view=article&id=67:sebastiao-salgado&. Acesso em 14 de junho de 2014.

 

Professor, utilize a mesma estratégia acima para fazer análise da fotografia de Sebastião Salgado.

 

Sugestão de questões para análise da fotografia de Sebastião Salgado

  • O que a fotografia retrata?
  • Quantas crianças aparecem aproximadamente na fotografia?
  • Quem são essas crianças?
  • O que elas estão fazendo?
  • Onde elas estão?
  • Quem está com elas?
  • Em que época está?
  • Quais as características do lugar fotografado?

 

Ao final da aula, encaminhar um bilhete aos pais solicitando que os alunos levem para a escola fotografias deles e de outros familiares quando criança, com o seu nome no verso. 

 

Segundo momento

 

Organizar a sala em círculo e solicitar que cada aluno apresente as suas fotografias, é importante que todos falem e contem um pouco da história de cada fotografia. Para estimular a participação e a espontaneidade de todos, lançar algumas perguntas para conduzir as apresentações. É importante que os alunos compreendam que todos os detalhes das iconografias podem revelar informações do tempo histórico em que foram produzidas e que elas não são produtos naturais, mas sim construções. Dessa forma, devemos atentar também para a questão autoral, ou seja, se a fotografia foi feita por um fotógrafo profissional, ou por algum membro da família, citar o nome do autor.

 

Terceiro momento

 

Propor aos alunos que formem duplas e troquem as fotografias, em seguida, solicitar que construam um texto sobre a história de vida do colega. Na ocasião, estimular que todas as informações contidas no texto sejam retiradas das próprias fotografias. Dessa forma, os alunos deverão levantar dados sobre a fotografia do colega, interpretar, e em seguida, redigir um texto sobre a história de vida do colega. Tal atividade permitirá que os alunos percebam que é possível escrever a história por meio das fontes iconográficas. Professor registrar no quadro questões abaixo para motivar a análise das fotografias. 

 

Sugestão de questões para motivar a análise das fotografias

 

  • O que a fotografia retrata?
  • Quem aparece nas fotografias?
  • O que elas estão fazendo?
  • Onde elas estão?
  • Quais características do lugar fotografado?
  • O que motivou a fotografia?

 

 

Quarto momento

 

 

e-book

 

Imagem disponível em: http://d3sdoylwcs36el.cloudfront.net/sony-laytest-ebook-reader.jpg. Acesso em 19 de junho de 2014.

 

Socializar os textos produzidos pelos alunos por meio de leitura em voz alta. Nesse momento, é importante, que todos os alunos estejam envolvidos na leitura e apreciação dos textos elaborados pelos colegas, com o objetivo de trabalhar a oralidade. Ao término das apresentações convide os alunos para  criarem um e-book (eletronic book) ou "livro digital"da turma. Antes da efetivação da proposta, realizar uma correção ortográfica e gramatical dos textos, se possível, estabeleça um trabalho interdisciplinar com o professor de língua portuguesa. Para saber mais sobre a criação de um e-book ver no vídeo Como criar um E-book passo a passo, duração de 6min29seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9hKZwVGWrWY. Acesso em 14 de junho de 2014.

Recursos Complementares


PEREIRA. Sônia Maria Couto. Considerações sobre a fonte iconográfica na escrita da História Indígena. Disponível em: http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2007/arquivos/consideracoes-sobre-a-fonte-iconografica-na-escrita-da-historia-indigena. Acesso em 14 de junho de 2014.

Avaliação

 A avaliação será processual, o professor deverá considerar o envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades. Procure identificar se os alunos, através das atividades propostas, conseguiram identificar e ampliar seus conhecimentos sobre as fontes históricas iconográficas e avançar nas práticas da escrita e oralidade. Avalie também a participação individual e coletiva dos alunos, a desenvoltura dos mesmos no trabalho em dupla.

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