Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


São Paulo: o estado mais rico do Brasil

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Saber a história do estado de São Paulo;

- Entender a origem do nome deste estado;

- Reconhecer os principais aspectos geográficos que caracterizam o estado de São Paulo.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem conhecer a organização política do Brasil, inclusive a regionalização do território.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados a conhecer as principais características do estado de São Paulo, com destaque para suas riquezas naturais e culturais que constituem este estado.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

São Paulo...  características gerais

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o estado de São Paulo, um dos estados que compõem a região Sudeste, além de ser considerado economicamente o estado mais rico do Brasil. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/assembly/145954/null>, (acesso em 07/06/2014), e problematize:

  • Qual é o estado brasileiro representado neste mapa?
  • O que você conhece sobre este estado?

      Figura 01: Estado de São Paulo

 

 

Fonte: Disponível em <http://escola.britannica.com.br/assembly/145954/null>. Acesso em 07/06/2014.

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "São Paulo" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a história e as principais características geográficas deste estado.

 

- Para estimular a curiosidade das crianças sobre o tema proposto, entregue uma cópia da música "Lampião de gás", disponível no endereço web <http://letras.mus.br/inezita-barroso/524396/> (acesso em 12/06/2014), uma composição de Zica Bérgami que ficou famosa na gravação da cantora Inezita Barroso em 1958. A letra retrata uma cidade de São Paulo, com crianças brincando nas ruas, casas com quintais, bondes circulando pelas ruas tranquilamente, e lampiões à gás iluminando as casas e ruas.

 

 

Lampião de Gás

 

Inezita Barroso

Lampião de gás
Lampião de gás 
Quanta saudade 
Você me traz

Da sua luzinha verde azulada
Que iluminava a minha janela
Do almofadinha lá na calçada
Palheta branca, calça apertada

Do bilboquê, do diabolô
Me dá foguinho, vai no vizinho
De pular corda, brincar de roda
De benjamim, jagunçu e chiquinho

Lampião de gás
Lampião de gás 
Quanta saudade 
Você me traz

Do bonde aberto, do carvoeiro
Do vossoureiro, com seu pregão
Da vovózinha, muito branquinha
Fazendo roscas, sequilhos e pão

Da garoinha fria, fininha
Escorregando pela vidraça 
Do sabugueiro grande e cheiroso
Lá no quintal da rua da graça

Lampião de gás
Lampião de gás
Quanta saudade 
Você me traz

- Após ouvirem a interpretação da música, problematize:

 

  • Quais as principais mudanças ocorridas na cidade de São Paulo, capital do estado com o mesmo nome, descritas na musica e observadas nos dias atuais?
  • Historicamente, como ocorreram estas mudanças?

 

- Permita que estudantes conversem entre duplas buscando explicar as questões anteriores. Posteriormente, oriente-os para se dividirem em grupos e realizarem uma pesquisa sobre o estado de "São Paulo".

 

 

Atividade 02

 

São Paulo... como tudo começou?

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

 

- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

 

- Questões:

 

  • Em que região do Brasil se localiza o estado de São Paulo?
  • Por que este estado tem este nome?
  • Quais são os fatos mais relevantes que se destacam na história de constituição do estado de São Paulo?
  • Qual é a posição de São Paulo em relação aos outros estados brasileiros (considere tamanho da área)?
  • Quais estados fazem divisa com São Paulo?
  • Quantos habitantes vivem atualmente em São Paulo?
  • Quais são as principais características do relevo e do clima predominantes neste estado?
  • Quais são as principais características do clima e da vegetação presentes no estado de São Paulo?
  • Como se caracteriza o povo paulista (origem, aspectos culturais, modo de vida, dentre outros)?
  • Quais são as principais características econômicas do estado de São Paulo?
  • Qual o significado da bandeira de São Paulo (Figura 02)?

Figura 02: Bandeira de São Paulo

 

Bandeira do Estado

 

Fonte: Disponível em: <http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/historia_bandeira>. Acesso em 07/06/2014.

 

 

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "São Paulo", disponível na Britannica Escola Online, cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/483547/Sao-Paulo>, (acesso em 08/06/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Indique, também, como fonte de pesquisa, o Portal do Governo do estado de São Paulo, disponível no endereço web <http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/principal_conheca>, (acesso em 08/06/2014). 

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

- Professor(a), algumas informações devem ser destacadas sobre o estado de São Paulo, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:

  • O estado de São Paulo (SP), cuja capital tem o mesmo nome, localiza-se na região Sudeste do Brasil,  e é considerado economicamente o mais rico da federação. O estado ocupa uma área aproximada de 248.209 quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente 41.252.160 habitantes, segundo dados do censo do IBGE de 2010.
  • São Paulo limitas-e com os estados do Rio de Janeiro (a nordeste), Minas Gerais (a norte e a nordeste), Mato Grosso do Sul (a oeste), Paraná (ao sul) e com o oceano Atlântico (a leste).
  • O estado de São Paulo possui um relevo predominantemente de planalto na porção ocidental do estado, planície litorânea ladeada pela serra do Mar. Na região sul-oriental do planalto paulista, encontram-se serras e colinas, onde se localiza a serra da Mantiqueira (Figura 03), o maciço da Bocaina e a pedra da Mina. O clima predominante é o subtropical, influenciado pelas altitude, localização geográfica e maritimidade. Na capital, o clima sofre alterações devido ao excesso de poluição. O ecossistema predominante é a mata Atlântica, bastante devastada ao longo dos anos pelas diversas atividades econômicas desenvolvidas no estado.

 

Figura 03: A pedra do Baú, no estado de São Paulo, marco na paisagem da serra da Mantiqueira.

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/77/143477-050-4A3955F6.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

 

  • A população do estado de São Paulo formou-se a partir da miscigenação de índios (tupis-guaranis no litoral e tapuias no interior), portugueses e negros. Porém, no final do século XIX, o estado recebeu grandes contingentes de imigrantes italianos, espanhóis, árabes e japoneses, que contribuíram para uma grande miscigenação. Especialmente na segunda metade do século XX, São Paulo acolheu um grande número de migrantes de outros estados brasileiros, em especial da região nordeste, e a misturas de raças, culturas e etnias é marcante na vida cultural, social e econômica do estado.
  • Fatos históricos: 1502 - Américo Vespúcio, que comandava uma expedição à costa brasileira, avistou o litoral paulista. 1532 - A vila de São Vicente, a mais antiga do Brasil, foi fundada por Martim Afonso de Sousa. 1553 - Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e um grupo de padres da Companhia de Jesus subiram a Serra do Mar, vindos de São Vicente. 1554 - O padre Manoel da Nóbrega rezou uma missa no local onde deu origem, posteriormente, ao povoado de São Paulo de Piratininga (São Paulo é um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, e Piratininga = "peixe seco" na língua tupi-guarani).
  • Vários núcleos se formaram em direção ao vale do rio Paraíba, região onde viviam da agricultura de subsistência. Mas o sonho dos bandeirantes era descobrir jazidas de ouros e diamantes e, para isso, usavam a mãe de obra indígena. 1961 - O marquês de Cascais, dono da capitania de São Vicente, transferiu a capital da cidade de São Vicente para a vila de São Paulo de Piratininga. Apenas no século XIX, com a introdução das lavouras de café - principal produto de exportação do Brasil, aconteceu a virada econômica na província de São Paulo, principal produtor do país. Com a abolição da escravatura em 1888, iniciou-se a absorção de uma imensa quantidade de mão de obra imigrante. A partir da década de 1930, com a decadência do café, iniciou-se rapidamente a industrialização no estado de São Paulo, cuja infraestrutura foi propiciada pela economia cafeeira. A partir da década de 1950, com a introdução das primeiras indústrias automobilísticas, o estado de São Paulo transformou-se no maior parque industrial brasileiro. Atualmente, o estado investe em pesquisas e desenvolvimento científico, abrigando os melhores centros do país (figuras 05 e 06 a seguir).

 

Figura 05: A avenida Paulista, centro financeiro da cidade e estado de São Paulo

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/56/101756-050-64117E69.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

 

Figura 05: Navios porta-contêineres no Porto de Santos, o principal porto brasileiro e o mais movimentado porto de transporte de carga da América Latina.

Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/54/160854-050-DB3C5FFD.jpg>. Acesso em 07/06/2014.

 

 

  • As opções culturais em todo o estado de São Paulo são numerosas e diversificadas, e atendem a todos os gostos e níveis de renda. Eventos como: Bienal Internacional de Artes Plásticas, Bienal do Livro, festivais de cinemas, Festival Internacional de Artes Cênicas, festivais de blues, jazz, dança cinema, teatro, festas agropecuárias, dentre outros. Além disso, a culinária é bastante rica e diversificada tanto na capital quanto no interior do país.

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa. 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso: 03/6/2014.

Conheça São PauloDisponível em: <http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/principal_conheca>. Acesso: 03/6/2014.

Conhecendo a história da cidade de São PauloDisponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23563>. Acesso: 03/6/2014.

Geografia de São Paulo. Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/geografia-de-sao-paulo>. Acesso: 03/6/2014.

Historiadora retrata os costumes das tabernas de São paulo... Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012155.pdf>. Acesso: 03/6/2014.

São Paulo. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/sao-paulo.htm>. Acesso: 03/6/2014.

São PauloDisponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=sp>. Acesso: 03/6/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.