Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A festa junina no ritmo da Copa do Mundo de Futebol

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Ampliar a criatividade;
  • Ampliar seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita;
  • Localizar uma informação em tabelas e desenhos;
  • Desenvolver postura ética em situações diversas;
  • Localizar figuras geométricas em imagens diversas;
  • Identificar figuras geométricas trabalhadas;
  • Exercitar a atenção;
  • Identificar palavras e desenhos através de comando de voz.;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 14 de junho 2014.

 

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Informação ao professor

 

Junho com festa e Copa do Mundo

Professor, este momento de Copa do Mundo de Futebol, por ser um esporte que faz parte de nossa história, acaba por exercer uma influência muito forte em nosso cotidiano. Aliado a isto, o Brasil, após várias décadas está sediando esta Copa o que fortalece ainda mais esta influência em nós e em nossos alunos. Somando-se a estes fatores temos a ocasião das festas juninas. Através desta aula poderemos unir os dois eventos de forma contextualizada e significativa. Para a Copa de 2014 foi escolhido o Fuleco como mascote da Copa e esta informação foi amplamente divulgada. Providencie uma imagem do Fuleco e bandeirinhas de Festa Junina, providencie também as bandeiras dos times que irão participar da Copa do Mundo de 2014 em tamanho menor de forma que você possa colar as bandeiras de time nas bandeiras de Festa Junina. Confeccione uma caixa surpresa como na imagem abaixo. Coloque dentro da caixa a imagem do Fuleco e as bandeirinhas confeccionadas por você.

Sensibilizando os alunos

Professor, inicie a aula anunciando que vão ter surpresa, e que a surpresa está dentro da caixa. Chame a atenção deles para o símbolo que aparece na caixa, esclareça-os que é o ponto de interrogação  e que ele é usado para perguntas, da forma que você está fazendo.

Deixe que levantem hipóteses, que peguem na caixa, que balancem, enfim que manuseiem a caixa à vontade. Deixe bem claro que a única regra é não abrir a caixa. Caso perceba que não estão conseguindo adivinhar vá dando dicas e quando julgar conveniente abra a caixa e retire primeiro o Fuleco. Explore bastante a imagem. Quem é ele? O que ele representa? De que acontecimento importante no Brasil ele faz parte? Questione também sobre a vestimenta dele, para qual evento eles acreditam que o Fuleco está arrumado? Em seguida vá retirando as bandeirinhas e afixe as imagens no quadro. Pergunte se percebem algo diferente nas bandeirinhas. Quando perceberem que se trata de bandeiras de países, questione se sabem de qual país.

 

Caixa Surpresa 1

Fonte: Blog: "Vânia Vidal". Disponível em:<http://vaniavidal2011.blogspot.com.br/2011/11/voce-coloca-dentro-da-caixa-gravuras-ou.html>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

 

Fuleco junino

Fonte: Sitio: "Pra gente miúda". Disponível em:<http://www.pragentemiuda.org/2014/05/historia-do-fuleco-o-mascote-da-copa-do-mundo-2014.html>.  Acesso em: 14 de jun. 2014.

Bandeirinhas

Fonte: Sitio: "Info Hoje". Disponível em: <http://www.infohoje.com.br/bandeirinha-copa-brasil-2014-passo-passo.html>.  Acesso em: 14 de jun. 2014.

 

Bandeira dos paises

Fonte: Sitio: "OLX". Disponível em: <http://cidadesaopaulo.olx.com.br/adesivos-das-selecoes-da-copa-do-mundo-2014-iid-600258333>. Acesso em: 14 de jun. 2014.

 

Conte aos alunos que estes são os países que estão participando da Copa do Mundo 2014 e que vão participar de jogos entre eles, eliminando seus adversários até restar apenas dois times, onde quem vencer será o campeão da Copa do Mundo em 2014. Para que todos conheçam um pouco mais sobre estes países faça um sorteio dos mesmos, para que os alunos pesquisem. Dependendo da quantidade da turma cada aluno ficará responsável por pesquisar um ou dois países.

 

Aluna Atividades

1) Professor se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Oriente-os a acessarem o Google Maps (sítio de busca) e pesquisar sobre os respectivos países (idioma, culinária, lugares turísticos e localização no mapa, curiosidades e se já foi campeão da Copa do Mundo, se foi pesquise também quantas vezes isso aconteceu). Os alunos deverão estar portando material para anotação no momento da pesquisa. 

2) Com posse das  informações  pesquisadas e anotadas,  peça que confeccionem um cartaz com papel Kraft ou cartolina, deixe que usem a criatividade para decorar  o cartaz. 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Jogando e aprendendo: Bingo sobre a Copa do Mundo

 

Professor,  aproveite o tema e trabalhe com o bingo da Copa do Mundo de Futebol, para isso, reproduza as cartelas abaixo.

Lembre-se de confeccionar fichas com os nomes dos países da Copa, recortar e colocar em um saquinho.

Para jogar: balance o saquinho e retire uma ficha com o nome de um país participante da copa. A criança que tiver o nome do país em sua cartela deverá marcar.

Professor, entregue tampinhas, ou feijões para que os alunos possam marcar. Vence quem completar primeiro a cartela.  

 

Bingo Copa do Mundo

Bingo paisesBingo paises 1Bingo paises 2Bingo paises 3

Bingo paises 4Bingo paises 5

Bingo paises 6

Fonte: Sitio: "Atividades para educação infantil". Disponível em: <http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/alfabeto-e-palavras/bingo-da-copa-mundo/>. Acesso em: 16 de jun. 2014.

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Adversários sim, inimigos não

Professor, comece a aula contando aos alunos que durante a Copa do Mundo, teremos inúmeros jogos nos diversos estádios brasileiros. Países do mundo todo tendo em comum o sonho de ser campeão do mundo. Explique que por trás de um time está todo um país que vibra ou sofre a cada lance, da mesma forma, todos os torcedores brasileiros. Para que consigam perceber mais claramente este lado, organize um cronograma de apresentação dos trabalhos pesquisados por eles.

Apresente a tabela abaixo. Nela estão sendo apresentados os jogos dos grupos A e B, para que compreendam como funciona esta organização dos jogos. Faça com que o cronograma de apresentação dos trabalhos coincida com a tabela dos jogos da Copa. Assim, irão conhecendo um pouco mais sobre cada time e percebendo que o futebol é um esporte e como tal tem a finalidade de integrar, empolgar, de ser algo saudável. Assim é importante compreender que, quem joga contra seu time é seu adversário não um inimigo, que corre atrás de um sonho.

 

Tabela - grupo A e B

Fonte: Sitio: "Guia da Semana". Disponível em: <http://www.guiadasemana.com.br/esportes/noticia/tabela-da-copa-do-mundo-2014>. Acesso em: 16 de jun. 2014.

 

Aluna Atividades

1) Consulte um dicionário e encontre o significado das palavras:

Time-______________________________________________

Jogo-_______________________________________________

Adversário-__________________________________________

Inimigo-_____________________________________________

Futebol-_____________________________________________

 

2) Escreva  uma frase para cada uma   das palavras acima.

 

3) Utilizando as bandeiras de todos os times participantes da Copa, confeccione bandeirinhas de Festa Junina e enfeitem toda a escola.

 

4) Fazendo uso dos conceitos de adversário, inimigo e jogo escreva um pequeno texto sobre os jogos da Copa do Mundo: se gostam do evento, o que mais apreciam ou não apreciam.

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

As figuras geométricas na Copa do Mundo de Futebol e no cotidiano

Professor, inicie a aula contando aos alunos sobre toda a preparação que um jogo requer desde lugar, uniformes equipamentos utilizados nos jogos e o próprio campo de futebol. Leve para a sala de aula um tabuleiro de jogo de botão ou desenhe na lousa como no desenho abaixo. Peça que observem bem a figura, os detalhes e pergunte se há no desenho alguma figura que conseguem reconhecer. Leve-os a identificar as figuras geométricas no desenho. 

Campo

Fonte: Sitio: "Esportes Express". Disponível em: <http://www.esportesexpress.com/game-room-salao-de-jogos/futebol-de-mesa/mesa-de-futebol-de-botao/campo-de-futebol-de-bot-o-klopf-cod-1029>. Acesso em: 16 de jun. 2014.

Traga para a sala de aula as mesmas figuras geométricas que aparecem no tabuleiro de botão. Caso não façam relação vá mostrando separadamente cada figura.

Formas geometricas

Fonte: Sitio: "Sonaglio". Disponível em:<http://sonaglio.pbworks.com/w/page/7673905/procedimento>. Acesso em: 16 de jun. 2014.

Peça que identifique as figuras geométricas que formam um campo de futebol, enquanto vão falando fixe a figura no quadro e vá anotando ao lado o nome de cada uma, conforme os alunos forem relatando. Peça também que digam o nome de outros objetos que possuem o mesmo formato. Observe na sala de aula: as janelas, o quadro, a porta, o apagador, as carteiras, a mesa do professor, o lixo da sala, o armário, enfim explore o máximo que puder. 

Aluna Atividades

1)      Observe as imagens e diga se possuem em sua composição figuras geométricas.

 

Centopeias

Fonte: Blog: "Elisa Carla". Disponível em: <http://elisacarla.blogspot.com.br/2011/10/atividades-com-formas-geometricas.html>.  Acesso em: 16 de jun. 2014.

_____________________________________________________________________________________________________________________

 

Barco - formas

Fonte: Sitio: "Rei da Verdade". Disponível em:<http://www.reidaverdade.net/figuras-geometricas-planas-espaciais.html>. Acesso em:16 de jun. 2014.

____________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Casa - formas

Fonte: Sitio: "El Herrumblar". Disponível em: <http://elherrumblarquinto.blogspot.com.br/2010/05/el-paisaje-de-figuras-planas.html>. Acesso em: 16 de jun. 2014.

______________________________________________________________________________________________________________________

 

Fazendo arte com figuras geométricas

1) Mostre que você também é um artista e crie um desenho bem lindo usando figuras geométricas.

 

 

5º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Socializando

 

Professor, faça uma exposição em um mural que fique em um espaço coletivo, na cantina ou nos corredores da escola e exponha os trabalhos realizados. Aproveite todas as etapas e mostre o que os alunos  fizeram ao longo da aula. Lembre-se de identificar com: título do trabalho, tema, objetivo, e autores.

Recursos Complementares

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; aprenderam a localizar informação em tabelas e desenhos; ampliaram sua criatividade; conseguiram localizar figuras geométricas em imagens diversas;  conseguiram exercitar a atenção; se identificaram palavras e desenhos através de comando de voz; além de desenvolver postura ética em situações diversas. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.