Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Hobbies and recreation

 

18/06/2014

Autor y Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Talk about hobbies and recreation.
  • Talk about things we like, love or hate. 
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula
  • recursos multimídia;
  • imagens veiculadas na internet;
  • vídeo;
  • atividades online;
  • atividades xerocopiadas;
  • diálogos;
  • pesquisa;
  • plataforma virtual;
  • mural.

 

 

                                             HOBBIES AND RECREATION

                                                                                         at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=hobbies+and+recreation&oq=hobbies+and+recreation&gs_l=img.3...1077.10351.0.11096.40.

19.5.9.0.4.348.2451.0j1j8j1.10.0....0...1ac.1.46.img..34.6.776.K5oZBql4UlA&gws_rd=ssl#hl=pt-PT&q=hobbies&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=ZqYDwz7BS7wRGM%253A%3Bogjhfly7cWNvrM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.docdreyfus.com%252F

psychologically-speaking%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F12%252Fhobbies.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.docdreyfus.com%252F

psychologically-speaking%252Fthe-importance-of-hobbies%252F%3B823%3B418 (Acesso em: 16.06.2014)

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

Professor, introduza o tema da aula, projetando o texto seguinte  que deverá ser lido por um dos alunos.

 

Having a hobby is a great way to relax and enjoy your free time, and spending time developing interests can also have many emotional, intellectual, and health benefits.

 

Após a leitura e uma breve discussão sobre a temática do texto, mostre as diferentes formas de se perguntar sobre hobbies, assim como as possíveis respostas. Os alunos deverão repetir cada pergunta e cada resposta, treinando a pronúncia e a entonação correta das perguntas e respostas.  

 

Some questions you can ask about hobbies:

 

Do you have a hobby?
What is your hobby
What do you do in your spare time?
What do you like to do?
Do you have any other hobbies you like doing?
If you had extra time, what would you do with it?

 

Some possible answers:

 

My main hobby is golf, but I also like to play football on a Sunday.
I like to play snooker in my free time.
When am not working,I like talking to other people on the Internet.
In my spare time, I love cooking cakes.
I like to read cartoon books.
During the summer I play cricket, then in the winter, I liking playing football in the local park.
I like most type of sports, but I like football best.

 

Some useful sentences:

My favourite pastime is
I enjoy _____in my free time.
I’m interested in.. 
I love to +(v)
I love/enjoy/like = (v+ing)
I usually/often…..
I regularly/often 
When I can, I usually…
When I’m free I…
When I have the chance I enjoy…. 
One of my interests is collecting old fishing equipment.
I thoroughly enjoy… 
I particularly enjoy…
My preferred leisure activity is..
I spend my free time playing…

 

Em seguida, cada aluno deverá escolher uma das perguntas e fazê-la para um colega que deverá respondê-la.  Ajude com o vocabulário novo que provavelmente será requisitado e escreva-o no quadro.

 

Atividade 2

 

Após a atividade de introdução da aula, projete as seguintes palavras que se relacionam a diferentes hobbies e recreations e peça para que os alunos as leiam silenciosamente. Depois de alguns minutos, leia as palavras e peça para que os alunos as repitam, observando a pronúncia correta de cada uma.

 

A seguir, os alunos deverão consultar o significado das palavras desconhecidas em dicionários impressos ou online, caso estejam em um laboratório de informática. Depois da consulta, os alunos deverão escolher 10 hobbies e defini-los. Dê alguns exemplos que servirão de modelos para a elaboração de outras definições.  

 

e.g.: 

A) Laurie decided to take up .........................................  as a hobby because she has always been fascinated with old money. (ANSWER: COIN COLLECTING)

B) I developed an interest in ................................................. after my grandmother told me about our ancestors. (ANSWER: GENEALOGY)

 

      LIST OF HOBBIES: 

  1. bird watching
  2. coin collecting
  3. cooking
  4. dancing
  5. drawing
  6. gardening
  7. genealogy
  8. hiking
  9. knitting
  10. painting
  11. photography
  12. playing chess
  13. playing the piano
  14. pottery
  15. quilting
  16. reading
  17. scrapbooking
  18. stamp collecting
  19. surfing the Internet
  20. woodworking

Adaptado do site: http://www.esl-lab.com/vocab/v-hobbies.htm (Acesso em: 18.06.2014)

 

Sugestão de dicionário online: http://tradutor.babylon.com/ (Acesso em: 18.06.2014) 

 

Atividade 3

 

A fim de complementar o vocabulário da atividade anterior, projete uma lista mais completa de hobbies, separados por áreas de interesse. Leia com os alunos cada um dos hobbies listados e peça definições, caso os alunos tenham dúvidas quanto ao vocabulário. Repita o modelo da atividade anterior, mas dessa vez de forma oral, construindo frases definindo alguns dos hobbies listados.  

 

 

Collecting Arts & Crafts Model & Electronic
Action Figures
Antiques
Autograph Collecting
Car Collecting
Coin Collecting
Comic Books
Concert Posters
Fine Art Collecting
Hot Wheel and Matchbox Cars
Manga
Movie Memorabilia
Music Memorabilia
Spoon Collecting
Sports Collectibles
Sports Trading Cards
Stamp Collecting
Vinyl Records
Watch Collecting
Gun and Pistols
Animation
Architecture
Calligraphy
Candle Making
Crochet
Film Making
Gardening
Jewelry Making
Origami
Photography
Sewing
Sculpting
Ceramics / Pottery
Fashion Design
Floristry
Graffiti
Knitting
Paper Airplanes
Painting and Drawing
Quilting
Scrapbooking
Woodworking
Tattoo
Ham Radio
RC Boats
RC Cars
RC Helicopters
RC Planes
Robotics
Scale Models
Model Cars
Model Airplanes
Model Railroading
Model Rockets
Model Ship / Boat Kits
Performing Arts Music Food & Drink
Dancing
Ballet
Break Dancing
Line Dancing
Salsa
Swing
Tango
Waltz
Acting
Juggling
Puppetry
Stand Up Comedy
Banjo
Bass Guitar
Cello
Clarinet
Drum Set
French Horn
Guitar
Harmonica
Oboe
Piano / Keyboard
Trumpet
Trombone
Violin
Viola
Rapping
Singing
Start A Band
Bartending
Beer Tasting
Cigar Smoking
Cheese Tasting
Coffee Roasting
Competitive Eating
Cooking
Liquor Distillation
Hookah Smoking
Spirits / Liquor Tasting
Sushi Making
Tea Drinking
Wine Making
Wine Tasting
Sake Tasting
Grilling
Pets Games
Cats
Dogs
Parrots
Rabbits
Reptiles
Rodents
Snakes
Turtles
Fishkeeping
Arcade Games
Ball and Jacks
Billiards / Pool
Board Games
Bridge
Card Games
Card Tricks
Chess
Dominoes
Foosball
Geocaching
Jigsaw Puzzles
Kite Flying / Making
Mah Jong
Pinball Machines
Poker
Table Tennis - Ping Pong
Video Games
Individual Sports Team Sports Martial Arts Outdoor Activities Board Sports Motor Sports
Archery
Acrobatics
Badminton
Bodybuilding
Bowling
Boxing
Croquet
Cycling
Diving
Golf
Gymnastics
Fencing
Horseback Riding
Ice Skating
Inline Skating
Pilates
Running
Swimming
Squash
Tai Chi
Tennis
Weight Training
Yoga
basketball
baseball
football
cricket
volleyball
soccer
water polo
Aikido
Jiu Jitsu
Judo
Karate
Kung Fu
Taekwondo
Birdwatching
Camping
Fishing
Hiking
Hunting
Kayak and Canoe
Mountain Biking
Mountain climbing
Paintball
River Rafting
Rock Climbing
Sailing
Scuba Diving
Fly Fishing
Backpacking
Kitesurfing
Skateboarding
Skiing
Snowboarding
Surfing
Windsurfing
Autoracing
Go Karts
Motocross
Motorcycle - Touring
Motorcycle Stunts
Off Road Driving
Snowmobiling

Adaptado do site:  http://esl.about.com/od/related-words/a/Hobbies-Vocabulary.htm (Acesso em: 16.06.2014)

 

 

Atividade 4

A atividade seguinte deverá ser xerocopiada e entregue para cada aluno. Organize o grupo em duplas. A atividade consiste em relacionar um hobby com a definição correspondente. Em alguns casos, mais de um hobby é possível para a mesma definição. Na correção, cada aluno deverá ler a definição e dar o hobby correspondente. Professor, fique atento à pronúncia correta das palavras. 

 

  1. This is a type of dancing that comes from Vienna.
  2. This is an activity that involves smoking something that looks like a long, brown stick.
  3. This is an activity that involves making small reproductions of airplanes.
  4. You play this instrument with a bow.
  5. In order to keep these pets you shouldn't be queasy.
  6. This is an individual sport that can calm you, as well as keep you in shape.
  7. You might climb Everest if you do this hobby.
  8. Ride a motorized vehicle with two wheels for this hobby.
  9. If you collect this type of comic book, you might need to read Japanese.
  10. This hobby involves telling jokes.
  11. You must know poker and blackjack if you do this hobby.
  12. You must have a good relationship with animals to participate in this sport.
  13. This martial art comes from Korea.
  14. Fly down the snowy hill on a board with this hobby.
  15. Your partner will be stuffed if you take up this hobby.

Adaptado do site: http://esl.about.com/od/related-words/a/Hobbies-Vocabulary.htm (Acesso em: 16.06.2014)

 

Atividade 5

Entregue aos alunos o texto seguinte  e peça para que o leiam silenciosamente. Os alunos deverão ficar atentos aos hobbies de Maria e sublinhá-los.  

 

Mary's Hobbies and Interests

Mary has a lot of hobbies and interests. She usually gets up early so she can run before work. She doesn't often have time to ski, but she occasionally goes on Saturdays during the winter. Mary often rides a horse at a stable near here home. She sometimes goes after work, but she usually goes horseback riding on Sundays. She loves music. She always goes to choir practice on Wednesday evenings and sings in church on Sundays. She doesn't have much extra money, so she rarely goes to concerts in the city. She seldom watches TV because she likes doing things outside. She usually goes to the gym if it's raining outside. She isn't often alone because she has a lot of friends. She occasionally does something alone, but she usually does her activities with one of her friends. She's a happy woman!

 

Após a leitura, confira os hobbies destacados e faça as perguntas seguintes  perguntas aos alunos que poderão voltar ao texto para respondê-las. As perguntas deverão ser feitas e respondidas oralmente.  

Why does she usually get up early?

How often does she ski?

How often does she ride a horse?

When doe she usually go horseback riding?

What kind of music does she like doing?

How often does she go to concerts in the city?

How often does she watch TV?

What does she usually do if it's raining?

How often is she alone?

How often does she do something alone?

 

 

MÓDULO 2

 

 

Atividade 6

 

Projete o vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YMTRr4_qNdw (Acesso em: 16.06.2014). Antes de reproduzir o vídeo, escreva as perguntas, a seguir, no quadro.

 

Peça para que os alunos, ao assistirem ao vídeo, já pela primeira vez, tentem respondê-las. Volte o vídeo quantas vezes forem necessárias para a total compreensão das frases e vocabulário nele utilizado.  

 

What are the hobbies mentioned in the video?

Make a list of the hobbies people in the video like/ love and the ones they dislike.

 

at

Imagem ilustrativa do vídeo sugerido 

 

 

Atividade 7

 

Professor, projete a atividade, a seguir, no datashow e promova uma discussão com os alunos. Inicie fazendo a seguinte pergunta: 

 

Would you like to have some real fun? Are you a brave person?

 

Projete imagens de alguns hobbies considerados mais perigosos e pergunte aos alunos se eles teriam coragem de praticá-los. Dependendo do nível de proficiência do grupo, a discussão poderá ser na língua inglesa. Caso não sejam tão proficientes, a discussão poderá se dar na língua portuguesa, mas não perca a chance de introduzir vocabulário novo, escrevendo no quadro para uma melhor memorização pelos alunos. 

 

Após a projeção das imagens e da discussão, os alunos deverão completar o quadro abaixo. Em seguida, deverão circular pela sala e compartilhar suas ideias sobre os perigos dos hobbies listados e as razões para praticá-los ou não.

 

Fun thing

The dangers

Why I (don’t) want to do it

Skydive over Everest

 

 

Dive with sharks

 

 

Fly to the moon

 

 

Race an F1 car

 

 

Bungee jumping

 

 

Sail around the world

 

 

Adaptado do site: http://www.breakingnewsenglish.com/0810/081006-skydiving.html (Acesso em: 17.06.2014)

 

Algumas imagens de hobbies, como sugestão:

 

at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=extreme+sports&oq=extreme+sports&gs_l=img.3...1083.4254.0.5039.14.7.0.7.0.0.276.919.2-4.4.0....0...1ac.1.46.img..11.3.641.t4dDDeAPaNE&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=ihFy_48znh7owM%253A%3ByL0yN47jbO0ZhM%3Bhttp%253A%252F

%252Fwww.zowietek.com%252Fnews%252FExtremeSports%252FMotorcycle.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.zowietek.com%252Fnews%252Fpr080518.

htm%3B3008%3B1960 (Acesso em: 17.06.2014)

 

at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=extreme+sports&oq=extreme+sports&gs_l=img.3...1083.4254.0.5039.14.7.0.7.0.0.276.919.2-4.4.0....0...1ac.1.46.img..11.3.641.t4dDDeAPaNE&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=w2ZwFLIavda9vM%253A%3BQUSL0DBDx_48KM%3Bhttp%253A%25

2F%252Fsportsxfitness.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F10%252FSky-diving-extreme-sports.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Ftraining.sportsxfitness.com%252Ftop-seven-extreme-sports-holiday-destinations%252F%3B1024%3B615 (Acesso em: 17.06.2014)

 

at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=extreme+sports&oq=extreme+sports&gs_l=img.3...1083.4254.0.5039.14.7.0.7.0.0.276.919.2-4.4.0....0...1ac.1.46.img..11.3.641.t4dDDeAPaNE&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=YoKfvAR8F__vvM%253A%3Bq-rCiWd-O600sM%3Bhttp%253A%252F%252Fphotovide.com%252Fwp-content%252Fuploads2%252F2013%252F04%252F0457.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fphotovide.com%252Fslackline-rio%252F%3B900%3B601 (Acesso em: 17.06.2014)

 

at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=extreme+sports&oq=extreme+sports&gs_l=img.3...1083.4254.0.5039.14.7.0.7.0.0.276.919.2-4.4.0....0...1ac.1.46.img..11.3.641.t4dDDeAPaNE&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=mgkh5Ot7hw_WmM%253A%3BmV--iKYjNRO15M%3Bhttp%253A%252F%252Fstatic.ddmcdn.com%252Fgif%252Fextreme-sports-pictures2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fadventure.howstuffworks.com%252Foutdoor-activities%252Furban-sports%252Fextreme-sports-pictures1.htm%3B400%3B258 (Acesso em: 17.06.2014)

 

at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=extreme+sports&oq=extreme+sports&gs_l=img.3...1083.4254.0.5039.14.7.0.7.0.0.276.919.2-4.4.0....0...1ac.1.46.img..11.3.641.t4dDDeAPaNE&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=Rtnb2PsWNSFSNM%253A%3BsqJNZa9pMeJgTM%3Bhttp%253A%252

F%252Fwww.deshow.net%252Fd%252Ffile%252Fsports%252F2008-11%252Fgliding-movement-10.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.deshow.net%252Fsports%252F2008%252Fgliding_movement.html%3B720%3B540 (Acesso em: 17.06.2014)

Recursos Complementares
Avaliação

Todas as atividades da aula poderão ser avaliadas qualitativamente pelo professor.  Para tanto, devem ser observados o comprometimento e a motivação dos alunos com as atividades sugeridas na aula.

 

Para uma avaliação formal, solicite que os alunos pesquisem sobre os hobbies preferidos de crianças brasileiras. Com as informações da pesquisa, os alunos deverão escrever parágrafos curtos sobre essas preferências. Incentive-os a usarem as expressões introduzidas na Atividade 1 da aula. A atividade poderá ser enriquecida com gravuras, imagens ou gráficos. Publique as melhores produções em uma plataforma virtual ou em um mural da escola, possibilitando a visualização pelos demais professores e alunos da escola. O professor deverá avaliar o capricho e a utilização do vocabulário e das expressões aprendidas na aula. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.