18/06/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Não há necessidade de conhecimento prévio.
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=hobbies+and+recreation&oq=hobbies+and+recreation&gs_l=img.3...1077.10351.0.11096.40.
psychologically-speaking%252Fthe-importance-of-hobbies%252F%3B823%3B418 (Acesso em: 16.06.2014)
Professor, introduza o tema da aula, projetando o texto seguinte que deverá ser lido por um dos alunos.
Having a hobby is a great way to relax and enjoy your free time, and spending time developing interests can also have many emotional, intellectual, and health benefits.
Após a leitura e uma breve discussão sobre a temática do texto, mostre as diferentes formas de se perguntar sobre hobbies, assim como as possíveis respostas. Os alunos deverão repetir cada pergunta e cada resposta, treinando a pronúncia e a entonação correta das perguntas e respostas.
Some questions you can ask about hobbies:
Do you have a hobby?
What is your hobby
What do you do in your spare time?
What do you like to do?
Do you have any other hobbies you like doing?
If you had extra time, what would you do with it?
Some possible answers:
My main hobby is golf, but I also like to play football on a Sunday.
I like to play snooker in my free time.
When am not working,I like talking to other people on the Internet.
In my spare time, I love cooking cakes.
I like to read cartoon books.
During the summer I play cricket, then in the winter, I liking playing football in the local park.
I like most type of sports, but I like football best.
Some useful sentences:
Em seguida, cada aluno deverá escolher uma das perguntas e fazê-la para um colega que deverá respondê-la. Ajude com o vocabulário novo que provavelmente será requisitado e escreva-o no quadro.
Após a atividade de introdução da aula, projete as seguintes palavras que se relacionam a diferentes hobbies e recreations e peça para que os alunos as leiam silenciosamente. Depois de alguns minutos, leia as palavras e peça para que os alunos as repitam, observando a pronúncia correta de cada uma.
A seguir, os alunos deverão consultar o significado das palavras desconhecidas em dicionários impressos ou online, caso estejam em um laboratório de informática. Depois da consulta, os alunos deverão escolher 10 hobbies e defini-los. Dê alguns exemplos que servirão de modelos para a elaboração de outras definições.
e.g.:
A) Laurie decided to take up ......................................... as a hobby because she has always been fascinated with old money. (ANSWER: COIN COLLECTING)
B) I developed an interest in ................................................. after my grandmother told me about our ancestors. (ANSWER: GENEALOGY)
Adaptado do site: http://www.esl-lab.com/vocab/v-hobbies.htm (Acesso em: 18.06.2014)
Sugestão de dicionário online: http://tradutor.babylon.com/ (Acesso em: 18.06.2014)
A fim de complementar o vocabulário da atividade anterior, projete uma lista mais completa de hobbies, separados por áreas de interesse. Leia com os alunos cada um dos hobbies listados e peça definições, caso os alunos tenham dúvidas quanto ao vocabulário. Repita o modelo da atividade anterior, mas dessa vez de forma oral, construindo frases definindo alguns dos hobbies listados.
Collecting | Arts & Crafts | Model & Electronic |
Action Figures Antiques Autograph Collecting Car Collecting Coin Collecting Comic Books Concert Posters Fine Art Collecting Hot Wheel and Matchbox Cars Manga Movie Memorabilia Music Memorabilia Spoon Collecting Sports Collectibles Sports Trading Cards Stamp Collecting Vinyl Records Watch Collecting Gun and Pistols |
Animation Architecture Calligraphy Candle Making Crochet Film Making Gardening Jewelry Making Origami Photography Sewing Sculpting Ceramics / Pottery Fashion Design Floristry Graffiti Knitting Paper Airplanes Painting and Drawing Quilting Scrapbooking Woodworking Tattoo |
Ham Radio RC Boats RC Cars RC Helicopters RC Planes Robotics Scale Models Model Cars Model Airplanes Model Railroading Model Rockets Model Ship / Boat Kits |
Performing Arts | Music | Food & Drink |
Dancing Ballet Break Dancing Line Dancing Salsa Swing Tango Waltz Acting Juggling Puppetry Stand Up Comedy |
Banjo Bass Guitar Cello Clarinet Drum Set French Horn Guitar Harmonica Oboe Piano / Keyboard Trumpet Trombone Violin Viola Rapping Singing Start A Band |
Bartending Beer Tasting Cigar Smoking Cheese Tasting Coffee Roasting Competitive Eating Cooking Liquor Distillation Hookah Smoking Spirits / Liquor Tasting Sushi Making Tea Drinking Wine Making Wine Tasting Sake Tasting Grilling |
Pets | Games |
Cats Dogs Parrots Rabbits Reptiles Rodents Snakes Turtles Fishkeeping |
Arcade Games Ball and Jacks Billiards / Pool Board Games Bridge Card Games Card Tricks Chess Dominoes Foosball Geocaching Jigsaw Puzzles Kite Flying / Making Mah Jong Pinball Machines Poker Table Tennis - Ping Pong Video Games |
Individual Sports | Team Sports | Martial Arts | Outdoor Activities | Board Sports | Motor Sports |
Archery Acrobatics Badminton Bodybuilding Bowling Boxing Croquet Cycling Diving Golf Gymnastics Fencing Horseback Riding Ice Skating Inline Skating Pilates Running Swimming Squash Tai Chi Tennis Weight Training Yoga |
basketball baseball football cricket volleyball soccer water polo |
Aikido Jiu Jitsu Judo Karate Kung Fu Taekwondo |
Birdwatching Camping Fishing Hiking Hunting Kayak and Canoe Mountain Biking Mountain climbing Paintball River Rafting Rock Climbing Sailing Scuba Diving Fly Fishing Backpacking |
Kitesurfing Skateboarding Skiing Snowboarding Surfing Windsurfing |
Autoracing Go Karts Motocross Motorcycle - Touring Motorcycle Stunts Off Road Driving Snowmobiling |
Adaptado do site: http://esl.about.com/od/related-words/a/Hobbies-Vocabulary.htm (Acesso em: 16.06.2014)
A atividade seguinte deverá ser xerocopiada e entregue para cada aluno. Organize o grupo em duplas. A atividade consiste em relacionar um hobby com a definição correspondente. Em alguns casos, mais de um hobby é possível para a mesma definição. Na correção, cada aluno deverá ler a definição e dar o hobby correspondente. Professor, fique atento à pronúncia correta das palavras.
Adaptado do site: http://esl.about.com/od/related-words/a/Hobbies-Vocabulary.htm (Acesso em: 16.06.2014)
Entregue aos alunos o texto seguinte e peça para que o leiam silenciosamente. Os alunos deverão ficar atentos aos hobbies de Maria e sublinhá-los.
Mary's Hobbies and Interests
Mary has a lot of hobbies and interests. She usually gets up early so she can run before work. She doesn't often have time to ski, but she occasionally goes on Saturdays during the winter. Mary often rides a horse at a stable near here home. She sometimes goes after work, but she usually goes horseback riding on Sundays. She loves music. She always goes to choir practice on Wednesday evenings and sings in church on Sundays. She doesn't have much extra money, so she rarely goes to concerts in the city. She seldom watches TV because she likes doing things outside. She usually goes to the gym if it's raining outside. She isn't often alone because she has a lot of friends. She occasionally does something alone, but she usually does her activities with one of her friends. She's a happy woman!
Após a leitura, confira os hobbies destacados e faça as perguntas seguintes perguntas aos alunos que poderão voltar ao texto para respondê-las. As perguntas deverão ser feitas e respondidas oralmente.
Why does she usually get up early?
How often does she ski?
How often does she ride a horse?
When doe she usually go horseback riding?
What kind of music does she like doing?
What does she usually do if it's raining?
How often is she alone?
How often does she do something alone?
Projete o vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YMTRr4_qNdw (Acesso em: 16.06.2014). Antes de reproduzir o vídeo, escreva as perguntas, a seguir, no quadro.
Peça para que os alunos, ao assistirem ao vídeo, já pela primeira vez, tentem respondê-las. Volte o vídeo quantas vezes forem necessárias para a total compreensão das frases e vocabulário nele utilizado.
What are the hobbies mentioned in the video?
Make a list of the hobbies people in the video like/ love and the ones they dislike.
Imagem ilustrativa do vídeo sugerido
Professor, projete a atividade, a seguir, no datashow e promova uma discussão com os alunos. Inicie fazendo a seguinte pergunta:
Would you like to have some real fun? Are you a brave person?
Projete imagens de alguns hobbies considerados mais perigosos e pergunte aos alunos se eles teriam coragem de praticá-los. Dependendo do nível de proficiência do grupo, a discussão poderá ser na língua inglesa. Caso não sejam tão proficientes, a discussão poderá se dar na língua portuguesa, mas não perca a chance de introduzir vocabulário novo, escrevendo no quadro para uma melhor memorização pelos alunos.
Após a projeção das imagens e da discussão, os alunos deverão completar o quadro abaixo. Em seguida, deverão circular pela sala e compartilhar suas ideias sobre os perigos dos hobbies listados e as razões para praticá-los ou não.
Fun thing |
The dangers |
Why I (don’t) want to do it |
Skydive over Everest |
|
|
Dive with sharks |
|
|
Fly to the moon |
|
|
Race an F1 car |
|
|
Bungee jumping |
|
|
Sail around the world |
|
|
Adaptado do site: http://www.breakingnewsenglish.com/0810/081006-skydiving.html (Acesso em: 17.06.2014)
Algumas imagens de hobbies, como sugestão:
htm%3B3008%3B1960 (Acesso em: 17.06.2014)
F%252Fwww.deshow.net%252Fd%252Ffile%252Fsports%252F2008-11%252Fgliding-movement-10.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.deshow.net%252Fsports%252F2008%252Fgliding_movement.html%3B720%3B540 (Acesso em: 17.06.2014)
Para vídeos com o tema da aula:
Para slides, acesse:
Para outras atividades sobre o tema da aula:
http://busyteacher.org/7710-hobbies-and-sports.html
( Todos os sites foram acessados em: 16.06.2014)
Todas as atividades da aula poderão ser avaliadas qualitativamente pelo professor. Para tanto, devem ser observados o comprometimento e a motivação dos alunos com as atividades sugeridas na aula.
Para uma avaliação formal, solicite que os alunos pesquisem sobre os hobbies preferidos de crianças brasileiras. Com as informações da pesquisa, os alunos deverão escrever parágrafos curtos sobre essas preferências. Incentive-os a usarem as expressões introduzidas na Atividade 1 da aula. A atividade poderá ser enriquecida com gravuras, imagens ou gráficos. Publique as melhores produções em uma plataforma virtual ou em um mural da escola, possibilitando a visualização pelos demais professores e alunos da escola. O professor deverá avaliar o capricho e a utilização do vocabulário e das expressões aprendidas na aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/07/2014
Cinco estrelasAula muito bem elaborada e interessante, irei aplicá-la em breve!