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Invenções e inventores. Desenvolvendo a leitura e a escrita

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Fazer registros nos cadernos;
  • Resgatar o conhecimento de mundo do aluno acerca das invenções;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de contar e recontar histórias;
  • Desenvolver a oralidade;
  • Interpretar e expressar opiniões pessoais;
  • Produzir diferentes tipos de textos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

. Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 09 de jun. 2014. 

. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação".  Acesso em: 09 de jun. 2014. 

 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. 

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

roda de conversa

Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de jun. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa, exponha para os alunos o tema que será estudado. Explique aos alunos que se fóssemos listar as invenções do mundo, talvez levássemos anos sem conseguir concluir esta tarefa, pois desde o início do mundo o ser humano não para de inventar.

Professor, após fazer a explanação sobre o tema que será estudado, exponha algumas imagens de invenções que usamos no nosso cotidiano e peça  que os alunos observem. Para que os alunos tenham uma melhor visualização, você poderá projetá-la utilizando um Data Show ou também,  se a sua escola participar do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

 

Fonte das imagens: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 5º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione ,  2007. 25.  (Coleção: A escola é nossa.). 

 

Listando algumas invenções

 

Professor, proponha aos alunos que listem algumas invenções que considerem úteis na vida das pessoas. Liste na lousa e peça  que os alunos copiem para que tenham como registro no caderno de História.

Professor, após os alunos listarem algumas invenções do nosso cotidiano, comente que estes como outros inventos evoluíram com o passar do tempo, ou seja, foram modificando de acordo com a necessidade do ser humano. Comente que algumas invenções não seriam possíveis sem outras já existentes, como o exemplo do celular que existiu após a criação do telefone convencional.

Professor, proponha aos alunos a leitura de um texto “A máquina de voltar no tempo” escrita por Ana Maria Caira.

 

FERREIRA, Sônia Maria. Ensino Fundamental: 2º Ano. Curitiba: Posigraf, 2005, p. 19-20.

 

Professor, após os alunos fazerem a leitura do texto questione se eles encontraram palavras desconhecidas e proponha o uso do dicionário para consultarem os significados das palavras.

Logo após pesquisarem os significados das palavras desconhecidas, proponha que eles façam a interpretação do texto.  Passe na lousa para que os alunos tenham como registro no caderno de História.

 

Interpretando o texto

 

a)      Você gostou de conhecer esta história?

 

b)     Dr. Victor é um personagem criado pela imaginação de um autor ou ele é real, ou seja, existe mesmo?

 

c)      Por que Dr. Victor inventou a máquina de voltar no tempo?

 

d)     O inventor conseguiu realizar seu desejo voltando ao passado? Justifique sua resposta.

 

e)      Releia o 3º parágrafo do texto. Em seguida, represente com desenho o invento de Dr. Victor:

 

 

 

 

 

Professor, é interessante você explicar para os alunos o que seja parágrafos, caso ainda não tenha trabalhado com este termo.

 

Sugestão

 

Professor, junto aos alunos numere os parágrafos do texto, contando a quantidade de parágrafos que existe no texto, assim será melhor para os alunos identificarem a parte que será ilustrada.

 

Produzindo texto                    

 

Professor, proponha aos alunos, que construam individualmente, um texto contando como seria a máquina do tempo caso eles inventassem. Use o seguinte roteiro para orientar os alunos na construção do texto:

  • Como seria a máquina do tempo?
  • Para onde iria?
  • Levaria alguém?
  • Quem gostaria de encontrar?

 

Professor, após os alunos construírem os textos oriente-os a corrigirem os erros ortográficos, observe se os alunos respeitaram os parágrafos e a pontuação. É interessante que eles passem a limpo o texto depois de corrigido.

Proponha que eles façam a ilustração da máquina do tempo que criaram.

 

Reescrita do texto: uma importante etapa no processo de ensino e aprendizagem

É interessante que eles  façam a reescrita do texto, para isso, no decorrer da semana, atenda a um grupo por dia, assim será possível orientar os alunos individualmente, auxiliando-os nas dificuldades apresentadas. Outra possibilidade é selecionar uma das produções e pedir autorização para o autor, para que escreva na lousa como ele escreveu e faça a reescrita coletivamente, chamando a atenção deles para as questões de coesão e coerência, repetição do mesmo item lexical, pois as crianças em fase de alfabetização utilizam muito este recurso, como por exemplo: “A máquina do tempo é grande e diferente, a máquina do tempo é muito legal...”, que tal substituir a segunda vez que escreveu  “máquina do tempo”, por “ela”?

Professor, após os alunos reescreverem seus textos e ilustrarem peça que eles façam a leitura, a fim de que haja socialização das produções. 

 

   Hoje estudamos sobre as invenções e listamos algumas que utilizamos em nosso dia a dia.        Escolha três destas invenções e pesquise quem foram seus inventores e quando elas foram criadas. Anote suas descobertas e traga para a próxima aula.

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa, peça para que os alunos apresentem suas atividades de casa e contem os inventos que escolheram, quem foi seus inventores e quando foram criados. Após os alunos apresentarem suas atividades, proponha que assistam a um vídeo do Pato Donald com o título: “Invenções modernas”, sobre o tema que está sendo estudado.

 

Fonte: Sítio:“You Tube. Pato Donald. Invenções modernas”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uDPtPjj0wCk>. Acesso em: 08 de jun. 2014.

 

Professor, após o vídeo comente com os alunos sobre as invenções que apareceram, questione-os se já viram algumas destas invenções.

Após os alunos exporem suas opiniões sobre o vídeo comente sobre algumas invenções que usamos em nosso dia a dia e que foram criadas há décadas, mas com o passar do tempo foram se inovando. Leia para os alunos as características destas invenções. 

Professor, você pode distribuir para os alunos cópias das informações dos inventos que você irá citar para facilitar a pesquisa dos alunos para a atividade posterior.

 

FERREIRA, Sônia Maria. Ensino Fundamental: 2º Ano. Curitiba: Posigraf, 2005, p. 19-20.

 

Professor, após os alunos lerem o texto, peça que eles observem os fatos e baseando-se neles, preencham o quadro:

 

Invento Ilustrado

Data da invenção

Nome do inventor

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, após os alunos preencherem o quadro questione-os, qual dos inventos eles acreditam que tenha sido mais importante para a humanidade. Peça que eles façam uma comparação entre os inventos e deem suas opiniões sobre a sua importância.

 

Após os alunos dialogarem sobre a atividade proposta, apresente a eles o Dicionário de Invenções da Turma da Mônica, onde encontramos vários inventos em ordem alfabética com suas características. Faça a leitura de cada invenção e de preferência utilize um Data Show ou use a sala de informática de sua escola para a melhor visualização do dicionário.

Professor, para você obter o dicionário completo acesse o sitio abaixo:

Fonte: Sítio: “Alfabetizando com a turma da Mônica. Dicionário das invenções”. Disponível em: <http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com.br/2011/07/dicionario-de-invencoes.html>. Acesso em: 09 de jun. 2014.

 

Construindo um dicionário de inventos

Professor, após fazer a leitura com os alunos do Dicionário de Invenções, divida a turma em duplas e proponha a construção de um Dicionário de Inventos. Cada dupla irá construir seu dicionário com outros inventos e suas características seguindo a ordem alfabética. É importante professor, que você já tenha desenvolvido com os alunos o conhecimento da sequência alfabética, como também a habilidade do uso do dicionário.

Se necessário leve seus alunos para pesquisarem no Laboratório de Informática ou na biblioteca da escola em fontes que falam sobre inventos do nosso cotidiano, para assim desenvolverem as atividades, lembre-se de pedir que os alunos deem um título para o dicionário.

Após, as duplas construírem seus dicionários proponha que os mesmos, apresentem para a turma. Proponha também um auditório ou exposição dos dicionários para que os alunos apresentem seus trabalhos para toda a escola.

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, inicie a aula com a roda de conversa, aproveite este momento para fazer uma contação de história, use um texto que fale sobre o que está sendo estudado. Sugestão da história seria “O catador de piolhos” escrito por Diléa Frate. Segue abaixo o texto para que possa contar para os alunos.

 

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 5º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione ,  2007, p. 37. (Coleção: A escola é nossa.). 

 

 

Professor, após você fazer a contação de história, faça a interpretação oral, siga as perguntas abaixo como roteiro.

a.      O que você achou da ideia do cientista de criar um catador de piolhos?

b.      Você gostaria de ter um coçador e fazedor de cafuné automático?

c.       Se você fosse um cientista que invento gostaria de criar?

 

Professor, após os alunos explorarem o texto oralmente, proponha que eles assistam uma reportagem sobre o “Museu das invenções” que fica localizado na cidade de São Paulo , onde há várias invenções malucas esperando para que alguma empresa compre a ideia e fabrique o produto. Explique para os alunos que quando um inventor cria um produto ele deve patentear, ou seja, registrar no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sítio disponível em: <http://www.inpi.gov.br/>,  dizendo que foi ele quem inventou, para que não haja problema de outra pessoa dizer que foi ela quem inventou. Use os recursos tecnológicos que sua escola oferece para passar o vídeo.

 

Fonte: Sítio: “YouTube. Inventolandia”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h4NLhqhK4sg>. Acesso em: 08 de jun. 2014.

 

Professor, após os alunos assistirem ao vídeo e verem quantas invenções malucas existem, proponha que eles criem também uma invenção maluca. Peça  que pensem em um invento bem diferente. Escreva uma pequena definição para eles explicando suas principais características. Mostre para os alunos alguns exemplos de invenções malucas que já foram criadas com suas definições.

 

Fonte: Sítio disponível em: <http://theslap-blogoficial.blogspot.com.br/2010/11/invencoes-malucas.html>. Acesso em: 08 de jun. 2014.

 

Após os alunos descreverem suas invenções, peça para eles ilustrarem as invenções. Distribua folhas de papel em branco para que reescrevam o texto e façam a ilustração.

Professor, em seguida peça que os alunos apresentem seus trabalhos para os outros colegas da turma para a socialização das suas invenções. 

 

Mural das invenções malucas

 

Proponha também a montagem de um mural para expor os trabalhos feitos pelos alunos. Assim as outras turmas terão a oportunidade de conhecerem as invenções como também socializarem com o tema estudado pela turma.

Recursos Complementares

Sugestão de Link para o aluno

 

. Sítio: “SmartKids. Passatempos. Invenções”.  Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/invencoes.html>. Acesso em: 09 de jun. 2014.

 

. Sítio: “SmartKids. Desenhos animados. Bateria de limão”.   Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/bateria-de-limao.html>. Acesso em: 09 de jun. 2014.

.

Sugestão de Link para professor

. Sítio: “Ciência Hoje. 500 Anos de muita criatividade”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/500-anos-de-muita-criatividade/>. Acesso em: 09 de jun. 2014.

. Sítio: “Alfabetizando com a Mônica e Turma. Dicionário de invenções”.  Disponível em: <http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com.br/2011/07/dicionario-de-invencoes.html>.  Acesso em: 09 de jun. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo, a partir das atividades desenvolvidas.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram assimilar: o surgimento das invenções que estão no nosso cotidiano; a construção de textos sobre o tema estudado;  bem como as dificuldades e os êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Katia Fardini, Instituto Silva Carmo , Minas Gerais - disse:
    katiafardini@yahoo.com.br

    03/11/2016

    Quatro estrelas

    São atividades criatvas e bem organizadas. Há uma crescente de informações, sendo as informações agradáveis de ler e de interagir com os alunos através de uma linguagem oral. Além, da diversidade textual, percebe-se uma preocupação com o lado lúdicom porém inventivo.


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