20/06/2014
Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira; Kelen Cristina Pereira de Souza
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
A fim de desenvolver as competências das áreas 6 e 7 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente:
Mais especificamente, desenvolver as habilidades:
Para isso são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Nesta aula é possível relacionarmos os conteúdos matemáticos a serem abordados com diferentes assuntos que são de interesse tanto dos(as) alunos(as) quanto da própria direção da escola. Como sugestão, apresentamos a seguinte situação-problema:
A proposta deverá ser dividida em dois momentos. O primeiro é referente a atividades para relembrar os estudantes sobre o conteúdo a ser utilizado. O segundo momento se refere à situação-problema.
Professor(a), antes de apresentar a proposta de trabalho aos alunos, é importante relembrar alguns conceitos que estarão envolvidos no tema. Sugerimos que seja realizada uma atividade com os alunos(as) sobre a elaboração da tabela de frequência, contendo a frequência absoluta e a relativa, tendo atenção especial à forma de calcular esta última. Esta atividade poderá ser uma pesquisa com os próprios alunos(as) em sala, por exemplo:
Para a criação do uniforme escolar, algumas cores foram pré-selecionadas para em seguida serem votadas pelos alunos(as). Os estudantes deveriam optar por apenas uma cor dentre as cinco opções: PRETA, BRANCA, VERDE, AZUL ou CINZA. A votação realizada em uma turma com 30 estudantes apresentou os seguintes resultados:
Preta Verde Verde Azul Cinza Azul
Branca Azul Cinza Branca Azul Azul
Preta Cinza Azul Preta Verde Branca
Branca Azul Verde Azul Preta Verde
Azul Cinza Azul Branca Preta Azul
Para organizar os resultados, construa uma tabela contendo apenas a frequência absoluta.
Professor(a), neste momento é importante orientar os alunos(as) quanto à organização da tabela, ressaltando que a mesma deverá ser entendida por outras pessoas que não participaram do processo de produção. Uma possível organização da tabela poderá ser:
Tabela 1: Tabela de frequência - Cores do uniforme
CORES |
FREQUÊNCIA ABSOLUTA |
Azul |
11 |
Branca |
5 |
Cinza |
4 |
Preta |
5 |
Verde |
5 |
TOTAL |
30 |
Fonte: Arquivo do autor
É importante que os alunos(as) entendam que, neste caso, a frequência absoluta informa ao leitor o número exato de estudantes que optarem por determinada cor. A partir dessa conclusão, solicite aos estudantes que determinem qual a frequência relativa dos dados informados. Nesta etapa os conceitos de porcentagem e regra de três simples poderão ser relembrados. Para auxiliar os alunos(as), realize um dos cálculos, conforme apresentamos a seguir:
Vamos determinar qual a frequência relativa dos discentes que optaram pela cor AZUL.Para encontrar esse valor, em porcentagem, utilizaremos a regra de três simples. Sabemos que o total de estudantes entrevistados foi 30, sendo assim, corresponde a 100%, logo, desejamos descobrir qual a porcentagem que corresponde aos 11 alunos(as) que optaram pela cor AZUL. Então:
Alunos |
Porcentagem |
30 |
100% |
11 |
p |
Como as grandezas são diretamente proporcionais, temos a proporção:
Observe que o resultado encontrado é aproximado. A questão da aproximação dos valores também poderá ser discutida com os estudantes, uma vez que ao realizarmos os demais cálculos haverá também necessidade de aproximação, destacando que a soma das porcentagens encontradas deverá ser o mais próximo possível de 100%. Ao final desta etapa, a tabela elaborada pelos alunos poderá ser semelhante a:
Tabela 2: Tabela de frequência - Cores do uniforme
CORES |
FREQUÊNCIA ABSOLUTA |
FREQUÊNCIA RELATIVA(%) |
Azul |
11 |
36,67 |
Branca |
5 |
16,67 |
Cinza |
4 |
13,33 |
Preta |
5 |
16,67 |
Verde |
5 |
16,67 |
TOTAL |
30 |
100,01 |
Fonte: Arquivo do autor
Professor(a), relembre com a turma que a frequência relativa também poderá ser apresentada em números decimais. Para exemplificar, transforme os valores das porcentagens em decimais, bastando para isso dividi-los por 100. Neste caso, a soma dos valores encontrados para a frequência relativa deverá ser o mais próximo possível de 1. Por exemplo:
Tabela 3: Tabela de frequência - Cores do uniforme
CORES |
FREQUÊNCIA ABSOLUTA |
FREQUÊNCIA RELATIVA (%) |
FREQUÊNCIA RELATIVA |
Azul |
11 |
36,67 |
0,3667 |
Branca |
5 |
16,67 |
0,1667 |
Cinza |
4 |
13,33 |
0,1333 |
Preta |
5 |
16,67 |
0,1667 |
Verde |
5 |
16,67 |
0,1667 |
TOTAL |
30 |
100,01 |
1,0001 |
Fonte: Arquivo do autor
Após os cálculos, discuta com os estudantes os valores encontrados. Alguns questionamentos poderão ser feitos:
Professor(a), esses questionamentos com a turma poderão servir para a formação deles enquanto cidadãos. Espera-se que os estudantes entendam que a análise dos dados de uma tabela não se resume apenas a olhar o maior ou menor valor, mas sim todo o contexto em que a coleta de tais dados foi realizada. A partir disso, compreender também os fatores que envolvem uma eleição, em seus diferentes âmbitos (eleição para diretor de escola, para prefeito, deputados, presidente).
Professor(a), após a realização desta atividade, a proposta inicial poderá ser apresentada aos estudantes. Sugerimos para a execução da pesquisa a divisão da turma em grupos, de maneira que cada um ficará responsável por pesquisar uma quantidade de alunos(as) de determinadas turmas, de modo que, ao final, todos(as) os(as) alunos(as) da escola tenham sido entrevistados.
A criação da pergunta de pesquisa poderá ser feita em conjunto com a turma. Discuta com os alunos quais deverão ser as opções de estilo musical a compor a pesquisa e qual a pergunta que melhor representa a pesquisa. Como temos uma gama muito grande de variações de um mesmo estilo, é importante restringirmos estas opções para que o entrevistado tenha mais clareza em relação à pergunta e também para que a análise dos dados não se torne muito complicada de ser feita. Será importante orientar os alunos(as) quanto a forma de realizar a pesquisa com os demais estudantes, apresentando a pergunta e as opções para cada um e anotando as respostas separadamente. Uma sugestão desta etapa é:
Qual seu estilo musical preferido?
a) Pop Rock – nacional
b) Pop Rock – internacional
c) Funk
d) Funk Ostentação
e) Sertanejo Universitário
f) Pagode
g) Rap
Após a elaboração das opções de resposta, os(as) alunos(as) deverão iniciar a etapa de coleta dos dados, ou seja, fazer a pergunta aos demais estudantes da escola. Em seguida, será realizada a organização, de cada grupo, da tabela de frequência com os dados coletados, contendo a frequência absoluta e a relativa (em porcentagem ou em decimais, a critério do grupo). Ao encerrar está etapa, será construída uma tabela única, em conjunto com a turma, contendo todos os dados das demais tabelas, ou seja, uma que represente a pesquisa realizada com todos os estudantes. Esta última tabela será importante para a discussão de qual deverá ser o/os estilos musicais a serem tocados durante o horário do recreio. Com esta tabela única em mãos, a turma deverá elaborar uma proposta contendo a justificativa para a escolha dos estilos musicais que deverão ser mais tocados durante o recreio.
COMENTÁRIO: Professor(a), é importante incentivar os(as) alunos(as) a apresentarem para os demais colegas, ou mesmo para a comunidade escolar, a propostas elaboradas por eles. Esta apresentação poderá ser através de cartazes, da criação de um vídeo comentando todo o trabalho feito anterior ao resultado final, ou mesmo uma apresentação utilizando recursos de informática, como, por exemplo, o software PowerPoint (no caso da apresentação para os colegas em sala). Assim, além dos estudantes envolvidos diretamente na proposta, outros também poderão verificar a importância que os conceitos matemáticos aliados a uma análise bem estruturada dos dados possuem diante da escolha de uma decisão.
Tipos de frequência
http://www.youtube.com/watch?v=tdCpelYSulw. Acesso 13 jun. 2014.
O processo de avaliação deve ocorrer nos dois momentos, a partir da observação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos(as). Em relação aos cálculos para obtenção da frequência relativa e a construção da tabela, poderá ser solicitado ao aluno(a) que entregue tais informações ao professor(a). O registro desses cálculos servirá para o professor verificar se os mesmos foram feitos corretamente ou não, e se haverá necessidade de retomar o assunto. A apresentação da proposta juntamente com a argumentação da mesma, também devem ser consideradas um importante fator na avaliação do trabalho.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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14/07/2014
Cinco estrelasOlá, Visitei a sua página e achei super interessante para a aprendizagem sobre os dados da aula. Parabéns!