19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar as informações nos diferentes textos. Consideramos importante ainda, que os alunos já possuam noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, de reflexão e de prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: – Chico na Ilha dos Jurubebas. Quem canta seus males espanta.
Professor, poemas e letras de músicas são textos que abordam temas diversos, com vocabulário amplo e com a presença de figuras de linguagem que dão às palavras outros arranjos e significados. Levar músicas e poemas de compositores e poetas brasileiros para a sala de aula é um bom ponto de partida para um trabalho lúdico na alfabetização voltado para a arte e que, possivelmente, despertará o interesse das crianças não somente pela música, como também pela escrita. Retirar o leitor do senso comum e transportá-lo ao universo da subjetividade é uma das funções da poesia, já que suas nuances linguísticas permitem amplas interpretações e apropriações.
Fonte: Sítio: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de jun. 2014.
Fonte: Sítio: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de jun. 2014.
Neste sítio você poderá saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe. Acesso em: 10 de jun. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de jun. 2014.
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, fale sobre o tema que será estudado, proponha aos alunos para assistirem o vídeo Chico na Ilha dos Jurubebas – Quem canta seus males espanta, para depois conversarem mais sobre o assunto. Você poderá projetá-lo utilizando um Data Show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam assistir ao vídeo:
Fonte: Sítio: "TV Escola. Chico na Ilha dos Jurubebas. Quem canta seus males espanta". Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em: 13 de jun. 2014.
Professor, após os alunos assistirem ao vídeo faça a interpretação oral do filme com os alunos.
Questione-os sobre:
O que aconteceu no vídeo?
O que Chico pretende fazer quando se inscreve no festival de música?
O que Chico aprendeu sobre compor uma música? O que é necessário para que a música tenha sentido?
Você sabe o que é rima?
Professor, explique que rima é uma figura poética de repetição de sons que pode se dar ao final de versos, entre o final de um e o meio de outro, ou mesmo no meio desses. Pode-se dar em versos consecutivos ou alternados; repetição de sons em um mesmo verso; a identidade de sons entre duas palavras.
Exemplo de rima:
Era, uma vez, um menino
Que, ainda bem pequenino,
Descobriu, todo contente,
Que palavra é que nem gente:
Professor, após explicar aos alunos o que é rima proponha que eles leiam a poesia “O menino que descobriu as palavras” para depois fazerem a interpretação do texto.
Cinéas Santos
Era, uma vez, um menino
Que, ainda bem pequenino,
Descobriu, todo contente,
Que palavra é que nem gente:
Umas são festas e alegria,
Como palhaço e folia;
Outras são sempre tristeza,
Como doença e pobreza.
Percebeu o menininho
que a palavra carinho
Até as plantas entendem,
Todos os seres compreendem,
Não se conteve e gritou:
"Carinho é filho do Amor!"
O menino descobriu,
Ficou feliz e sorriu,
Que algumas são brilho, luz,
Como a palavra Jesus;
Outras são dura verdade,
Como tempo, dor, saudade;
Palavras, pura beleza,
Como homem e natureza.
Palavras, só emoção,
Como poesia e canção.
Descobriu que a mais querida
É sempre a palavra Vida.
O menino, então, dormiu
E uma palavra o cobriu,
Lençol que não é de pano,
Feito de paz e de sono.
Fonte: Sítio: "Versos de criança. O menino que descobriu as palavras".Disponível em: <http://versosdecrianca.blogspot.com.br/2009/09/o-menino-que-descobriu-as-palavras.html>. Acesso em: 16 de jun. 2014.
Observando a poesia responda:O que o menino descobriu?_______________________________________As palavras expressam sentimentos. No texto, quais são as palavras que expressam festa e alegria?________________________________________________________________________Pense e escreva uma palavra que expressa:despedida ___________________________________agradecimento_______________________________pedido_____________________________________elogio_____________________________________gentileza__________________________________Releia o poema e pinte as palavras que rimam, utilizando o lápis de cor vermelho. |
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, após os alunos fazerem a interpretação do texto proponha que eles encontrem no diagrama abaixo palavras que rimam com CONTENTE:
OLIVEIRA, Lourdes Sirtoli. Vivenciando a linguagem: na trilha das palavras, 1º ano. Letramento e alfabetização. Curitiba: Base Editora, 2008, p. 164, 165.
Professor, proponha aos alunos que depois de encontrarem as palavras que rimam com a palavra contente, escolham duas palavras e criem versinhos para serem lidos em sala de aula. Veja o exemplo:
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, comente sobre o uso das rimas em músicas e poesias. Fale que as rimas estão presentes nas músicas dando a sonoridade. Convide os alunos a ouvirem uma música de autoria de Sheila Assumpção, baseada no livro de Eva Furnari; Não confunda. Utilize os recursos tecnológicos que sua escola oferece.
Fonte: Sítio: "YouTube. Não confunda. Canto, canção e cantoria". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ieXT4AQTHpg>. Acesso em: 16 de jun. 2014.
Professor, distribua cópias do texto e peça que os alunos sublinhem as rimas. Proponha que eles construam outras rimas observando as imagens abaixo:
Fonte: Sítio: "Cantinho da Márcia. Não confunda". Disponível em: <http://turmadoslindolfos.blogspot.com.br/2008_05_01_archive.html>. Acesso em: 16 de jun. 2014.
Professor, após os alunos completarem a atividade com rimas, proponha que eles criem outros versinhos como na atividade que fizeram e também de acordo com a música que ouviram.
Nesta atividade você estará incentivando a leitura e a escrita dos alunos. Distribua cópias do primeiro versinho da música e estimule os alunos a produzirem novos versos com rimas divertidas. Caso queira, divida a turma em duplas para que o trabalho seja coletivo. Peça para os alunos ilustrarem e escreverem as rimas.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Professor, após os alunos produzirem seus versos, peça que eles apresentem seus trabalhos, logo após exponham no mural da escola para visualização de todos.
Fonte: Blog da E.M. João de Deus. Não confunda. Disponível em: <http://emjoaodedeus.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html >. Acesso em: 16 de jun. 2014.
Professor, após a montagem dos murais com os trabalhos dos alunos, peça que eles tragam para a próxima aula letras de música infantis que conheçam e gostem.
Hoje estudamos sobre as rimas na música e na poesia, ouvimos a música "Não confunda", baseada no livro de Eva Furnari “Não confunda”, fizemos algumas atividades sobre o tema e criamos versinhos. Traga para a próxima aula letras de músicas infantis que você conheça. |
Professor, inicie a aula pedindo que os alunos apresentem as letras das músicas que trouxeram. Peça para eles lerem apenas o título da música, logo após recolha para que sejam usados posteriormente.
Converse com a turma sobre a relação poesia e música, pois algumas letras de músicas têm as características de um poema como já foi citado. Proponha que os alunos ouçam a música "Bicicleta" interpretada e composta por Toquinho e observem a sonoridade. Utilize os recursos tecnológicos que sua escola oferece.
FONTE: Sítio: "YouTube. Bicicleta". Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=sonnKhf-84g>. Acesso em: 15 de jun. 2014.
Professor, após os alunos ouvirem a música, converse sobre o que eles observaram na música. Pergunte se perceberam as rimas na música e que dão a sonoridade?
Após conversar com os alunos sobre a música "bicicleta", proponha a interpretação escrita da música. Passe na lousa para que o s alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.
Na música quem explica suas próprias características?_______________________________________________________________________De acordo com a música, por que a bicicleta está “na moda”?(Professor, comente sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde do nosso corpo.)._______________________________________________________________________Qual a sua opinião sobre o uso da bicicleta?_______________________________________________________________________Observe os dois versos abaixo da música: Muita gente ultimamente vem me pedalar |
Professor, após os alunos fazerem a interpretação do texto, faça a correção coletiva e aproveite para tirar as dúvidas caso surjam.
Após a correção, divida a turma em pequenos grupos, e distribua as letras das músicas que trouxeram.
Professor, peça para cada aluno cantar ou ler a letra da música que trouxe de casa, logo que acabar peça que identifique as rimas na letra música.
Após os alunos apresentarem as músicas, peça que os grupos registrem as letras das músicas em folhas de papel em branco, ilustrando cada música e formando um livro.
Ele pode ser organizado em ordem alfabética pelo nome da música ou pelo nome do autor. Exponha os livros nos murais da escola para visualização de todos. Os livros antes de serem expostos devem ser revisados e corrigidos por todos.
Professor, aproveite o momento de exposição para que os alunos façam uma cantoria com as músicas que trouxeram. Escolha um espaço da escola e faça as apresentações dos alunos cantando as músicas que trouxeram. Convide os outros alunos da escola para participarem deste momento.
Professor, proponha aos alunos para consolidar o tema estudado, com o jogo do Caça Rimas. Este jogo é encontrado junto a uma caixa distribuída pelo Ministério da Educação as escolas públicas de Ensino Fundamental que têm como público crianças de seis a oito anos, que têm como objetivo subsidiar o trabalho docente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura e à escrita.
Procure o coordenador de sua escola e obtenha mais informação sobre o conjunto de Jogos Pedagógicos de Alfabetização, é possível encontrar na biblioteca de sua escola ou em um espaço reservado para o uso coletivo.
Fonte: Sítio: "Abraço inclusivo. Os jogos como estratégia para desenvolver a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual". Disponível em: <http://abracoinclusivo.blogspot.com.br/2013/10/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html >. Acesso em: 16 de jun. 2014.
Este jogo tem como objetivo desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas, com isso, favorecerá ao aluno a compreensão de que as palavras são compostas por unidades sonoras, que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais no final e também comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.
O jogo é composto de 04 cartelas iguais com 20 figuras, uma sacola de plástico contendo 20 fichas pequenas com uma figura em cada.
Meta do jogo: Vence o jogo quem localizar corretamente mais figuras cujas palavras rimam com os nomes das figuras que estão numa cartela.
04 jogadores ou duplas (De preferência alunos com níveis diferentes de evolução conceitual da escrita)
- Cada jogador recebe uma cartela. Entre os jogadores.
- As 20 fichas são distribuídas igualmente (se dupla 10 fichas para cada um) ou 04 jogadores ( 05 fichas para cada um);
- Dado o sinal de início do jogo, cada jogador deve localizar o mais rápido possível na sua cartela, as figuras cujas palavras rimam com as das fichas que estão em suas mãos. Cada ficha deve ser colocada em cima da figura correspondente na cartela.
- O jogo é finalizado quando o primeiro jogador encontrar o par de todas as fichas que recebeu. Este jogador deve gritar “parou” e todos devem contar quantas fichas foram colocadas corretamente por cada jogador.
Professor, este jogo é interessante por que permite que o aluno descubra que palavras diferentes podem ter o mesmo “pedaço” sonoro final (rima). Como desdobramento, inicialmente, pode-se solicitar aos alunos que pensem em outras palavras que rimam com os pares encontrados. Pode-se, ainda, pedir que escrevam as palavras que rimam e circulem as partes das palavras que possuem as mesmas letras (rimas).
Após o jogo é possível também resgatar as palavras trabalhadas, por meio de cruzadinhas, para que os alunos completem as rimas com o apoio de imagens ou sem elas.
Sugestão de Link para o professor
Fonte: Sítio: "Abraço inclusivo. Jogos dee". Disponível em: <http://abracoinclusivo.blogspot.com.br/2013/10/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html>. Acesso em: 12 de jun. 2014.
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente. Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram: construir conhecimentos sobre poesias e músicas; reconhecer as rimas como também produzir versos; bem como identificar as dificuldades e os êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.
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