Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem canta seus males espanta: as rimas nas músicas e poesias - Chico na Ilha das Jurubebas - TV Escola

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons finais das palavras (rimas);
  • Comparar as palavras quanto às semelhanças sonoras;
  • Localizar informações no texto;
  • Reconhecer as características de uma poesia e de uma música;
  • Relacionar fala a escrita, letra ao som, imagem e palavras;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar as informações nos diferentes textos. Consideramos importante ainda, que os alunos já possuam noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, de reflexão e de prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: –  Chico na Ilha dos Jurubebas.   Quem canta seus males espanta.

 

Professor, poemas e letras de músicas são textos que abordam temas diversos, com vocabulário amplo e com a presença de figuras de linguagem que dão às palavras outros arranjos e significados. Levar músicas e poemas de compositores e poetas brasileiros para a sala de aula é um bom ponto de partida para um trabalho lúdico na alfabetização voltado para a arte e que, possivelmente, despertará o interesse das crianças não somente pela música, como também pela escrita. Retirar o leitor do senso comum e transportá-lo ao universo da subjetividade é uma das funções da poesia, já que suas nuances linguísticas permitem amplas interpretações e apropriações.

 

Fonte: Sítio: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de jun. 2014.

Fonte: Sítio: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de jun. 2014.

Neste sítio você poderá saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe. Acesso em: 10 de jun. 2014.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Explorando o tema

 

roda de conversa

Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de jun. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, fale sobre o tema que será estudado,  proponha aos alunos para assistirem o vídeo Chico na Ilha dos Jurubebas – Quem canta seus males espanta, para depois conversarem mais sobre o assunto. Você poderá projetá-lo utilizando um Data Show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate,  a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozila Firefox) para que possam assistir ao vídeo:

 

Fonte: Sítio: "TV Escola. Chico na Ilha dos Jurubebas. Quem canta seus males espanta". Disponível em: <http://tvescola.org.br/jurubebas/>. Acesso em: 13 de jun. 2014.

 

Professor, após os alunos assistirem ao vídeo  faça a interpretação oral do filme com os alunos.

 

Questione-os sobre:

 

O que aconteceu no vídeo?

O que Chico pretende fazer quando se inscreve no festival de música?

O que Chico aprendeu sobre compor uma música? O que é necessário para que a música tenha sentido?

Você sabe o que é rima?

Professor, explique que rima é uma figura poética de repetição de sons que pode se dar ao final de versos, entre o final de um e o meio de outro, ou mesmo no meio desses. Pode-se dar em versos consecutivos ou alternados; repetição de sons em um mesmo verso; a identidade de sons entre duas palavras.

 

Exemplo de rima:

Era, uma vez, um menino

Que, ainda bem pequenino,

Descobriu, todo contente,

Que palavra é que nem gente:

 

Professor, após explicar aos alunos o que é rima proponha que eles leiam a poesia “O menino que descobriu as palavras” para depois fazerem a interpretação do texto.

 

O menino que descobriu as palavras

                                                                                          Cinéas Santos

 

 

Era, uma vez, um menino

Que, ainda bem pequenino,

Descobriu, todo contente,

Que palavra é que nem gente:

 

Umas são festas e alegria,

Como palhaço e folia;

Outras são sempre tristeza,

Como doença e pobreza.

 

Percebeu o menininho

que a palavra carinho

Até as plantas entendem,

Todos os seres compreendem,

 

Não se conteve e gritou:

"Carinho é filho do Amor!"

O menino descobriu,

Ficou feliz e sorriu,

 

Que algumas são brilho, luz,

Como a palavra Jesus;

Outras são dura verdade,

Como tempo, dor, saudade;

 

Palavras, pura beleza,

Como homem e natureza.

Palavras, só emoção,

Como poesia e canção.

 

Descobriu que a mais querida

É sempre a palavra Vida.

 

O menino, então, dormiu

E uma palavra o cobriu,

Lençol que não é de pano,

Feito de paz e de sono.

Fonte: Sítio: "Versos de criança. O menino que descobriu as palavras".Disponível em: <http://versosdecrianca.blogspot.com.br/2009/09/o-menino-que-descobriu-as-palavras.html>. Acesso em: 16 de jun. 2014.

 

Para entender o texto

 

      Observando a poesia responda:

 

      O que o menino descobriu?_______________________________________

 

      As palavras expressam sentimentos. No texto, quais são as palavras que expressam festa e alegria?

________________________________________________________________________

 

      Pense e escreva uma palavra que expressa:

      despedida ___________________________________

      agradecimento_______________________________

      pedido_____________________________________

      elogio_____________________________________

      gentileza__________________________________

 

    Releia o poema e pinte as palavras que rimam, utilizando o lápis de cor vermelho.

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Professor, após os alunos fazerem a interpretação do texto proponha  que eles encontrem no diagrama abaixo palavras que rimam com CONTENTE:

 

OLIVEIRA, Lourdes Sirtoli. Vivenciando a linguagem: na trilha das palavras, 1º ano. Letramento e alfabetização. Curitiba: Base Editora, 2008, p. 164, 165.

 

Construindo versinhos

 

Professor,  proponha aos alunos que depois de encontrarem as palavras que rimam com a palavra contente, escolham duas palavras e criem versinhos para serem lidos em sala de aula. Veja o exemplo:

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor,  inicie a aula com a rodinha de conversa, comente sobre o uso das rimas em músicas e poesias. Fale que as rimas estão presentes nas músicas dando a sonoridade. Convide os alunos a ouvirem uma música de autoria de Sheila Assumpção, baseada no livro de Eva Furnari; Não confunda. Utilize os recursos tecnológicos que sua escola oferece.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Sítio: "YouTube. Não confunda. Canto, canção e cantoria". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ieXT4AQTHpg>.  Acesso em: 16 de jun. 2014.

 

Não Confunda

                                Eva Furnari

Não confunda

Gorila gigante

Com mochila chocante.

 

Não confunda

Velhota nariguda

Com gaivota bigoduda.

 

Não confunda

Feioso amarelado

Com medroso esverdeado.

 

Não confunda

Picolé salgado

Com jacaré mimado.

 

Não confunda

Peteca violenta

Com meleca nojenta.

 

Não confunda

Careca banguela

Com cueca amarela.

 

Não confunda

Cabelo curto

Com camelo surdo.

 

Não confunda

Hipopótamo arrumado

Com helicóptero enfeitado.

 

Não confunda

O vizinho do Nicolau

Com o padrinho do Juvenal.

 

Não confunda

Ovelha abelhuda

Com abelha orelhuda.

 

Não confunda

Cachecol de borboleta

Com caracol de maleta

 

Não confunda

Coceira de porquinho

Com banheira de patinho.

 

Não confunda

Vaca empacotada

Com paca avacalhada.

 

Não confunda

Queijo e uma mordida

Com beijo de despedida

 

Professor,  distribua cópias do texto e peça  que os alunos sublinhem as rimas. Proponha que eles construam outras rimas observando as imagens abaixo:

 

Fonte: Sítio: "Cantinho da Márcia. Não confunda". Disponível em: <http://turmadoslindolfos.blogspot.com.br/2008_05_01_archive.html>.  Acesso em: 16 de jun. 2014.

 

Professor, após os alunos completarem a atividade com rimas, proponha que eles criem outros versinhos como na atividade que fizeram e também de acordo com a música que ouviram.

Nesta atividade você estará incentivando a leitura e a escrita dos alunos. Distribua cópias do primeiro versinho da música e estimule os alunos a produzirem novos versos com rimas divertidas. Caso queira, divida a turma em duplas para que o trabalho seja coletivo. Peça para os alunos ilustrarem e escreverem as rimas.

 

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Professor, após os alunos produzirem seus versos, peça que eles apresentem seus trabalhos, logo após exponham no mural da escola para visualização de todos.

 

Fonte: Blog da E.M. João de Deus. Não confunda. Disponível em: <http://emjoaodedeus.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html >. Acesso em: 16 de jun. 2014.

 

Professor, após a montagem dos murais com os trabalhos dos alunos,  peça  que eles tragam para  a próxima aula letras de música infantis que conheçam e gostem.

 

Hoje estudamos sobre as rimas na música e na poesia, ouvimos a música "Não confunda", baseada no livro de Eva Furnari “Não confunda”, fizemos algumas atividades sobre o tema e criamos versinhos. Traga para a próxima aula letras de músicas infantis que você conheça.

 

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor,  inicie a aula pedindo que os alunos apresentem as letras das músicas que trouxeram. Peça para eles lerem apenas o título da música, logo após recolha para que sejam usados posteriormente.

Converse com a turma sobre a relação poesia e música, pois algumas letras de músicas têm as características de um poema como já foi citado. Proponha que os alunos ouçam a música "Bicicleta" interpretada e composta por Toquinho e observem a sonoridade. Utilize os recursos tecnológicos que sua escola oferece.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: Sítio: "YouTube. Bicicleta". Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=sonnKhf-84g>.  Acesso em: 15 de jun.  2014.

B-I-C-I-C-L-E-T-A

Sou sua amiga bicicleta.


Sou eu que te levo pelos parques a correr,
Te ajudo a crescer e em duas rodas deslizar.
Em cima de mim o mundo fica à sua mercê
Você roda em mim e o mundo embaixo de você.
Corpo ao vento, pensamento solto pelo ar,
Pra isso acontecer basta você me pedalar.

B-I-C-I-C-L-E-T-A

Sou sua amiga bicicleta.

Sou eu que te faço companhia por aí,
Entre ruas, avenidas, na beira do mar.
Eu vou com você comprar e te ajudo a curtir
Picolés, chicletes, figurinhas e gibis.
Rodo a roda e o tempo roda e é hora de voltar,
Pra isso acontecer basta você me pedalar.

B-I-C-I-C-L-E-T-A

Sou sua amiga bicicleta.

Faz bem pouco tempo entrei na moda pra valer,
Os executivos me procuram sem parar.
Todo mundo vive preocupado em emagrecer,
Até mesmo teus pais resolveram me adotar.
Muita gente ultimamente vem me pedalar
Mas de um jeito estranho que eu não saio do lugar.

B-I-C-I-C-L-E-T-A

Sou sua amiga bicicleta.

 

Professor, após os alunos ouvirem a música, converse sobre o que eles observaram na música. Pergunte se perceberam as rimas na música e que dão a sonoridade?

Após conversar com os alunos sobre a música "bicicleta", proponha a interpretação escrita da música. Passe na lousa para que o s alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.

 

Por dentro da música

Na música quem explica suas próprias características?

_______________________________________________________________________

 

De acordo com a música, por que a bicicleta está “na moda”?

(Professor, comente sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde do nosso corpo.).

_______________________________________________________________________

 

Qual a sua opinião sobre o uso da bicicleta? 

_______________________________________________________________________  

 

Observe os dois versos abaixo da música:

 

Muita gente ultimamente vem me pedalar
Mas de um jeito estranho que eu não saio do lugar.

 

Você conseguiu descobrir o que é este jeito estranho de pedalar?  Comente sobre o que descobriu.

(Professor,  veja se os alunos conseguiram identificar as bicicletas ergométricas encontradas nas academias.).


___________________________________________________________________________

 

Você acha fácil ou difícil andar de bicicleta? Por quê?

_______________________________________________________________________

 

Identifique  na música as rimas que fazem com que ela tenha sonoridade, circule com lápis de cor as rimas que você encontrar na música.

 

Professor, após os alunos fazerem a interpretação do texto, faça a correção coletiva e aproveite para tirar as dúvidas caso surjam.

Após a correção, divida a turma em pequenos grupos, e distribua as letras das músicas que trouxeram.

 

Dia de música na sala de aula

 

 Professor, peça  para cada aluno  cantar ou ler a letra da música que trouxe de casa, logo que acabar peça que identifique as rimas na letra música.

 Após os alunos apresentarem as músicas, peça que os grupos  registrem as letras das músicas em folhas de papel em branco, ilustrando cada música e formando um livro.

Ele pode ser organizado em ordem alfabética pelo nome da música ou pelo nome do autor. Exponha os livros  nos murais da escola para visualização de todos. Os livros antes de serem expostos devem ser revisados e corrigidos por todos.

 

Momento cantoria

Professor, aproveite o momento de exposição para que os alunos façam uma cantoria com as músicas que trouxeram. Escolha um espaço da escola e faça as apresentações dos alunos cantando as músicas que trouxeram. Convide os outros alunos da escola para participarem deste momento.

 

Jogando Caça Rimas

 

Professor, proponha aos alunos para consolidar o tema estudado, com o jogo do Caça Rimas. Este jogo é encontrado junto a uma caixa distribuída pelo Ministério da Educação as escolas públicas de Ensino Fundamental que têm como público crianças de seis a oito anos, que têm como objetivo subsidiar o trabalho docente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura e à escrita.

Procure o coordenador de sua escola e obtenha mais informação sobre o conjunto de Jogos Pedagógicos de Alfabetização, é possível encontrar na biblioteca de sua escola ou em um espaço reservado para o uso coletivo.

 

Fonte: Sítio: "Abraço inclusivo. Os jogos como estratégia para  desenvolver a aprendizagem dos alunos  com deficiência intelectual". Disponível em: <http://abracoinclusivo.blogspot.com.br/2013/10/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html >. Acesso em: 16 de jun.  2014.

 

Objetivo do jogo

Este jogo tem como objetivo desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas, com isso, favorecerá ao aluno a compreensão de que as palavras são compostas por unidades sonoras, que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais no final e também  comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.

 

Contém:

O jogo é composto de 04 cartelas iguais com 20 figuras, uma sacola de plástico contendo 20 fichas pequenas com uma figura em cada.

Meta do jogo: Vence o jogo quem localizar corretamente mais figuras  cujas palavras rimam com os nomes das figuras que estão numa cartela.

 

Jogadores:

 04 jogadores ou duplas (De preferência alunos com níveis diferentes de evolução conceitual da escrita)

 

Regras:

- Cada jogador recebe uma cartela. Entre os jogadores.

- As 20 fichas são distribuídas igualmente (se dupla 10 fichas para cada um) ou 04 jogadores ( 05 fichas para cada um);

- Dado o sinal de início do jogo, cada jogador deve localizar o mais rápido possível na sua cartela, as figuras cujas palavras rimam com as das fichas que estão em suas mãos. Cada ficha deve ser colocada em cima da figura correspondente na cartela.

- O jogo é finalizado quando o primeiro jogador encontrar o par de todas as fichas que recebeu. Este jogador deve gritar “parou” e todos devem contar quantas fichas foram colocadas corretamente por cada jogador.

 

Professor, este jogo é interessante por que permite   que o aluno descubra que palavras diferentes podem ter o mesmo “pedaço” sonoro final (rima). Como desdobramento, inicialmente, pode-se solicitar aos alunos que pensem em outras palavras que rimam com os pares encontrados. Pode-se, ainda, pedir que escrevam as palavras que rimam e circulem as partes das palavras que possuem as mesmas letras (rimas).

Após o jogo é possível também resgatar as palavras trabalhadas, por meio de cruzadinhas, para que os alunos completem as rimas com o apoio de imagens ou  sem elas.

Recursos Complementares

Sugestão de Link para o professor

 

Fonte: Sítio: "Abraço inclusivo. Jogos dee". Disponível em: <http://abracoinclusivo.blogspot.com.br/2013/10/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html>. Acesso em: 12 de jun. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que faça registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram: construir conhecimentos sobre poesias e músicas; reconhecer as rimas como também produzir versos; bem como identificar as dificuldades e os êxitos apresentados durante a realização das atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.