20/06/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Primeiro Momento
A corte portuguesa chega ao Brasil em 1808 fugindo do avanço das tropas de Napoleão Bonaparte. Como estratégia para não perder o trono português, grande parte da família deixa a metrópole e desembarca na Colônia. Diante desse acontecimento ocorreram grandes mudanças sociais, culturais e econômicas no Brasil Colônia.
Nesse sentido, é importante revisitar esse "episódio" e elaborar uma visão crítica desses acontecimentos.
Professor, para iniciar a discussão sobre a "Chegada da corte portuguesa no Brasil colônia" organizar a sala para exibição do vídeo A corte desembarca na colônia. Da série 500 anos: Brasil - República na TV, em que bonecos animados explicam acontecimentos importantes para a formação do Brasil contemporâneo. Uma produção da TV Escola, com duração de 18min08seg. O mesmo está disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4581. Acesso em 14 de junho de 2014. Esse vídeo utiliza-se de fantoches para tratar da chegada da família real no Brasil. Professor, para sua exibição, salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio da projeção, utilizando o data show.
Sinopse
O final do século XVIII e início do XIX foi um período difícil na Europa. As monarquias, que pareciam eternas, começaram a se mostrar estruturas frágeis de governo. Portugal vivia sob a ameaça de invasão da França, caso o príncipe D. João VI não declarasse guerra à Inglaterra, país do qual era dependente financeiro. Todo este contexto teve influência sobre a colônia portuguesa: o Brasil. Neste programa, você entende o que levou a Corte de Portugal a enfrentar a longa viagem e desembarcar em terras brasileiras.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_dg-0O8hZmIw/SBxa-fjIOQI/AAAAAAAAA_A/BEqi6zGiIOw/s1600-h/fam%C3%ADlia_real_03.bmp. Acesso em 14 de junho de 2014.
Após a exibição do vídeo, convide os alunos para o debate.
Informe que o debate sobre o conteúdo do vídeo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos e com registro de questões abaixo que o aluno julgar mais importante. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais no momento da discussão. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Sugestão de questões para o debate.
Segundo Momento
Organizar os alunos em quatro grupos em seguida, propor ao grupo I e II que façam uma síntese dos aspectos socioeconômicos do "Brasil colônia antes da chegada da corte" e o grupo III e IV do "Brasil colônia depois da chegada da corte". Essa síntese poderá ser realizada a partir das discussões realizadas na aula anterior.
Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema exibir os vídeos Episódio 5 - Olha a corte aí, gente com duração de 4min5seg e o Episódio 6 - Uma corte brasileira com certeza com duração de 5min04seg, ambos da Série Dom João VI no Brasil produzido pelo Canal Futura. Disponívelis respectivamente em: http://www.youtube.com/watch?v=APmLLNuxfDM e http://www.youtube.com/watch?v=APmLLNuxfDM Acesso em 19 de junho de 2014. Essa produção baseou-se no livro Dom João Carioca de Lilia Moritiz Schwarcz e do quadrinista Spacca e narra sobre o período Joanino no Brasil. Professor, para sua exibição salvar previamente os vídeos em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio da projeção, utilizando o data show.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_dg-0O8hZmIw/SBxa-fjIOQI/AAAAAAAAA_A/BEqi6zGiIOw/s1600-h/fam%C3%ADlia_real_03.bmp. Acesso em 14 de junho de 2014.
Após exibição do vídeo é preciso orientar os 2 grupos na elaboração da síntese solicitada. E o momento de mostrar como ensinar os alunos a fazer uma síntese.
Orientações de como fazer uma síntese:
Uma síntese de um texto ou fato consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que um autor expressou de forma mais ampla. Desse modo, só devem ser aproveitadas as ideias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário.
A ordem dos acontecimentos não tem necessidade de ser a mesma do “episódio” original, mas deve-se respeitar as relações entre fatos, sem alterar significados que o autor quis transmitir.
Para a realização de uma boa síntese é necessário, antes de mais, ter compreendido o texto original, para depois redigir um novo, com base no primeiro.
A síntese é sempre redigida em terceira pessoa, de forma concisa e clara, nunca transcrevendo em discurso direto. Não se envolva nem participe do texto com opiniões ou análises pessoais, limite-se apenas a resumi-lo, ou seja, sintetizá-lo.
Leia mais: FEDERICCI, Vivian. Como fazer uma síntese? Disponível em: http://explicatudo.com/como-fazer-uma-sintese#ixzz357LvShSz. Acesso em 19 de maio de 2014.
Espera-se também que junto com a síntese o aluno traga também o registro de uma releitura desse “episódio” para cumprir o que foi dito no início do Momento Um: “...é importante revisitar esse "episódio" e elaborar uma visão crítica desses acontecimentos...” Seria um registro onde os alunos reposicionariam diante do “episódio” a partir de um conjunto de informações conquistados com o estudo realizado, julgando o “episódio” após conhecer criteriosamente suas intenções, origem, autores, etc. Para isso as questões proposta para o professor são responsáveis por conduzir aluno a isso e registrar.
Terceiro momento
Professor organize sua aula em dois momentos:
1º momento - grupos I e II apresentam oralmente suas sínteses, é importante que todos os alunos dos grupos falem e em seguida oportunizar para os alunos dos grupo III e IV um momento para levantarem questionamentos paras os grupos I e II.
2º momento - grupos III e IV apresentam oralmente suas sínteses é importante que todos os alunos dos grupos falem e em seguida oportunizar para os alunos do grupo I e II um momento para levantarem questionamentos para os grupos III e IV.
Espera-se que a pesquisa síntese apresente algumas características do Brasil Colônia como:
Antes da chegada da corte portuguesa:
Depois da chegada da corte portuguesa:
Quarto Momento
Registrar, no computador, em um arquivo de word as informações obtidas na pesquisa e em seguida propor aos alunos que publiquem essas informações no blog da turma que poderá ser atualizado periodicamente com novas informações sobre a chegada da corte no Brasil. Caso a turma não tenha um blog sugira a criação do mesmo. Para criar um blog para a turma acesse o seguinte endereço eletrônico e siga as orientações Como criar um blog grátis, rápido e fácil, duração 14min18seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VD4rnGbIvIE. Acesso em 14 de junho de 2014.
GOMES. Laurentino. 1808: a chegada da família real ao Brasil. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/1808/. Acesso em 14 de junho de 2014.
A avaliação deve ser gradativa, processual e abranger todas as etapas de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor deverá acompanhar e avaliar se o aluno conseguiu identificar os motivos que levaram a corte portuguesa a refugiar-se nos pais e ter uma visão crítica desses acontecimentos e as consequências deste fato para o Brasil contemporâneo. Avaliar a participação dos alunos nos debates, o interesse pelos vídeos e os resultados da pesquisa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!