20/06/2014
Guilherme dos Santos Martins Dias, Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais, conforme competência da área 1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM; Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais, conforme habilidade H1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para atender esses objetivos essa aula terá por metas:
A utilização do material dourado ajuda na compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), na escrita numérica e auxilia a aprendizagem das operações fundamentais (algoritmos). Esse material constitui-se também, um importante recurso para o ensino dos números decimais, pois o seu entendimento (representação leitura, operações) depende da compreensão do Sistema de Numeração Decimal (notação posicional) e do estabelecimento da sua relação com as frações decimais, que representam submúltiplos do inteiro. Ressalta-se ainda que, com o Material Dourado, as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, o que facilita a compreensão das mesmas e torna o aprendizado mais agradável.
O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori e é constituído por cubos grandes, placas, barras e cubos pequenos, que no Sistema de Numeração Decimal representam a unidade de milhar, a centena, a dezena e a unidade, respectivamente, conforme apresentado a imagem a seguir (figura 1):
Figura 1: Peças do Material Dourado.
Fonte: Disponível em: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSVzg0mSkaxOrQO_MGDmRNespyxUTvcfNnYPg_ed3MpYpOzK2bJ. Acesso em 13 jun. 2014
No caso do estudo dos números decimais a unidade passa a ser o cubo e a placa, a barra e o cubinho, submúltiplos da unidade – um décimo, um centésimo e um milésimo, respectivamente.
O quadro de ordens e Classes ou Quadro Valor de Lugar (QVL), também é um importante instrumento para o estudo do SND, e consequentemente para o estudo dos números decimais. Geralmente, ele é usado nas séries iniciais do Ensino Fundamental na introdução das ordens numéricas e também para a visualização das quatro operações fundamentais, no entanto ele pode ser adaptado para representar os números decimais e também para auxiliar na leitura e compreensão das operações envolvendo esses números.
Diante disso, nessa aula, utilizaremos o material dourado e o quadro de ordens e classes como recursos pedagógicos para compreensão, visualização, representação e escrita dos números decimais.
Divida a turma em grupos com no máximo 4 alunos. Distribua uma caixa com o material dourado para cada grupo (figura 2).
Figura 2: Imagem de material dourado
Fonte: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_Bbt80RiMnNA/TI_EHX8HWqI/AAAAAAAAAqE/P479KWQ7428/s1600/material+dourado+3055.JPG. Acesso em 13 jun.2014.
Observação: Caso a escola não tenha disponível a quantidade necessária do material dourado para distribuir para cada grupo, o professor pode apresentar o material para toda a turma, distribuindo-o sobre uma mesa, ou usando recursos visuais (retroprojetor ou projetor multimídia).
Em seguida questione:
- Quantas placas são necessárias para se construir o cubo?
- Quantas barras são necessárias para se construir o cubo?
- Quantos cubinhos placas são necessários para se construir o cubo?
COMENTÁRIO: Para responder a essas questões, pedir aos alunos que tentem montar o cubo. Por questão de tempo, ao invés de pedir para os mesmos montarem o cubo com os cubinhos, apenas pedir para justificarem a resposta (espera-se que eles percebam que como o cubo é formado por 10 placas com 100 cubinhos cada um, tem-se então um total de
10 x 100 = 1000 cubinhos).
Dando continuidade a aula, estabeleça com eles a unidade (1) como sendo o cubo maior e perguntar:
- Como são necessárias 10 placas para montar o cubo, qual é a relação entre uma placa (apenas) e o cubo?
Espera-se que os alunos percebam que uma placa corresponde a décima parte do cubo ou um décimo.
- Seguindo a mesma ideia, qual é a relação entre uma barra e o cubo?
Espera-se que os alunos percebam que como são necessárias 100 barras para compor o cubo, então, uma barra corresponde a centésima parte do cubo ou um
centésimo.
- Qual é, então, a relação entre um cubinho e o cubo?
Espera-se que os alunos percebam que como são necessárias 1000 cubinhos para compor o cubo, então, um cubinho corresponde a milésima parte do cubo ou
um milésimo.
Após a discussão sobre as respostas dadas às questões acima, entregar aos alunos uma folha com a atividade a seguir para que os mesmos possam registrar as relações apresentadas.
Figura 3: Material para registro da relação entre a unidade e seus submúltiplos.
Fonte: Arquivo do autor.
Após o registro, retome com os alunos:
- Como representar essa relação usando números?
Espera-se que os alunos respondam que é por fração. Entregar então o material a seguir (figura 4) e pedir a eles que preencham as 3 primeiras linhas da
primeira coluna.
Figura 4: Quadro para estabelecer a relação entre a fração decimal e o número decimal, usando o QVL
. Fonte: arquivo do autor
Segue a correção da primeira coluna do quadro (figura 5).
Figura 5: Correção do quadro
Fonte: arquivo do autor
Após o preenchimento, fazer a correção (figura 4) e perguntar:
- O nome dado a cada uma dessas frações é “fração decimal”, sabem por quê?
Espera-se que os alunos respondam que é porque o denominador é 10, 100 ou 1000. Nesse caso, questioná-los se pode haver outro denominador. Discutir com
eles que o uso do material dourado é limitado em até mil divisões, mas que o material poderia ser dividido em mais vezes , mas que o material seria difícil de
manusear e se em mais partes, até de visualizar. Discutir também que, para ser fração decimal, o denominador só poderia assumir os valores 10 000, 100 000,
e assim sucessivamente, no caso:
- 10 000, nesse caso cada parte do inteiro corresponderia a décima parte de milésimo do inteiro (1/10 000).
- 100 000, nesse caso cada parte do inteiro corresponderia a centésima parte de milésimo do inteiro (1/ 100 000), etc.
Após discutir, com os alunos, quando uma fração é dita decimal, peça para tentarem completar a quarta linha da primeira coluna que é a representação decimal da unidade (ou do inteiro 1). Espera-se que os alunos respondam que o inteiro pode ser representado por:
COMENTÁRIO: Caso seja necessário retome com os alunos a necessidade da fração ser uma fração aparente para representar inteiros e que, como o inteiro é a unidade, o numerador deve ser igual ao denominador.
Fale aos alunos que a fração decimal também pode ser representada de outro modo, por meio do número decimal.
Para estabelecer a relação entre a fração decimal e o número decimal, apresente o quadro de ordens e classes aos alunos - QVL (figura 6)
Figura 6: Modelo do quadro de ordens e classes (QVL)
Fonte: Arquivo do autor.
Mostre aos alunos que, no quadro, a parte inteira e a parte decimal são separados por um traço e, em seguida, questione:
- Para escrever o número decimal, o que se usa para separar a parte inteira da parte decimal?
Espera- se que os alunos respondam que é a vírgula, caso tenham dificuldades com a resposta, aponte que no dia a dia utiliza-se muito o número decimal, por
exemplo, para representar dinheiro: a parte inteira do dinheiro (em reais) vem antes da vírgula e os centavos, que são a parte decimal, pois representam parte do
real, após a vírgula.
- Então para representarmos a fração decimal em número decimal, qual é o primeiro cuidado que temos que ter?
Espera-se que eles respondam que é o de colocar a vírgula.
Peça então para os alunos colocarem a vírgula no quadro da primeira linha e que representem a fração "um décimo" nesse quadro. É esperado que eles coloquem o numeral 1 na ordem dos décimos. Questioná-los sobre o que fazer com a parte inteira.
Como não há parte inteira, é esperado que respondam que a ordem das unidades deve ser completada com o algarismo zero (figura 7).
Figura 7: Representação de um décimo no quadro de ordens e classes
Fonte: arquivo do autor.
Peça então para os alunos completarem a primeira linha da terceira (3ª) coluna. Faça com os alunos a leitura desse número na forma decimal:
Lê-se: um décimo ou zero inteiros e um décimo.
Pedir para os alunos completarem o restante do quadro (figura 8) e corrigir.
Figura 8: Quadro Completo
Fonte: arquivo do autor.
Professor(a) , nesse momento, amplie a representação. Para isso, utilize valores inteiros maiores que zero.
Represente o QVL na lousa. Use o material dourado e represente números distintos, um para cada grupo. Dê um tempo para que o grupo discuta a representação fracionária e decimal do número determinado para o grupo.
Selecione um aluno de cada grupo, para ir a frente da sala, representar o número no QVL, na forma decimal e fracionária. Escolha um aluno aleatoriamente, da sala, para fazer a correção, interfira se necessário, chamando a atenção para as casas decimais.
Peça para a turma fazer a leitura da fração decimal e do número decimal. Segue exemplo (figura 9):
Figura 9: Exemplo de um número representado pelo material dourado e correção
Fonte: arquivo do autor.
Após essa atividade, entregue aos alunos uma folha com uma atividade para fixação do conteúdo (figura 10).
Figura 10: Atividade de fixação
Fonte: arquivo do autor.
Corrija a atividade com os alunos e tire eventuais dúvidas, se necessário utilize o material dourado.
ENRIQUEÇA SUA AULA
A título de curiosidade o professor pode acessar o site a seguir para ver as demais ordens dos submúltiplos da unidade. Endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_decimal, acesso em 10/04/2014
Como recursos complementares, recomenda-se acessar os sites:
A) http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm e http://www.magiadamatematica.com/uss/pedagogia/34-material-dourado-nova-escola.pdf, acesso em 13 abr. 2014, para saber mais sobre o material dourado e o seu uso.
B) http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/08/quadro-valor-lugar-qvl.html, acesso em 13 abr. 2014, para ver QVL.
C) http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/EDIN%C3%89IA.pdf , acesso em 13 abr. 2014, para saber sobre jogos, material dourado e quadro de ordens e classes (QVL).
D) http://www.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/sec_educacao/canal_educativo/mat_material_dourado.pdf, acesso em 13 abr. 2014, para ver exemplos de atividades que podem ser adaptadas para os números decimais.
E) http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=1&jogo=Nunca10 e http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=13&jogo=Material%20Dourado%20Virtual, acesso em 13 abr. 2014, para acessar e jogar com o material dourado virtual.
A avaliação deve se dar em todo o processo, para isso é importante observar a participação e o envolvimento do aluno em todas as atividades. As atividades de registro também são importantes e servem de parâmetros para o professor desenvolver outras atividades que contribuam para a aprendizagem dos alunos relativos ao conteúdo estudado.
Quatro estrelas 1 classificações
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15/10/2014
Quatro estrelasgostei muito, parabéns., gostaria de receber os resultados da Figura 10: Atividade de fixação. para poder confrotar com os meus resultados .