20/06/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Iniciar a aula propondo as seguintes questões para os alunos:
Provavelmente a grande maioria dos alunos saberá falar o nome da atual capital do Brasil e não saberão dizer qual era a capital do país durante o Império. Nesse momento, falar que além de Brasília o nosso país teve outras capitais e que durante o Império, a capital do país era a Cidade do Rio de Janeiro. Hoje conhecemos uma cidade reconhecida internacionalmente como cidade maravilhosa, mesmo com tantos problemas sociais, mas duzentos anos atrás, como era essa cidade?
Esse questionamento, tem o objetivo de articular duas temporalidades presente e passado. Dessa forma, só faz sentido (re)visitar o passado a partir dos questionamentos do presente. Portanto, para compreender os problemas sociais atuais da cidade do Rio de Janeiro é preciso fazer uma viagem no tempo e conhecer como se deu o processo de urbanização dessa cidade.
Com o propósito de apresentar a cidade do Rio de Janeiro daquela época convide os alunos para assistir o vídeo A capital do Império. Da Série 500 anos: Brasil Império na TV, em que bonecos animados explicam acontecimentos do Brasil Imperial. Uma produção da TV Escola, com duração de 21min40seg. O mesmo está disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4584. Acesso em 14 de junho de 2014.
Sinopse
Durante o Império, o Rio de Janeiro foi a capital política, administrativa e cultural de um país agrário que acumulava desigualdades sociais. Este programa mostra como era a vida da burguesia carioca e a miséria do povo na época, e como eram as publicações dos jornais e entender qual era a importância política da imprensa naquele período. Ainda neste episódio, você vê como se deu o surgimento da capoeira, e a vinda de D. Pedro II, que ficou no trono brasileiro durante 50 anos.
Professor, para a sua exibição, salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio da projeção, utilizando o data show.
Em seguida, organize a sala em duplas e solicite que cada uma faça, durante a exibição do vídeo, anotações dos aspectos que julgarem mais interessantes do vídeo. Chame atenção para as temáticas abordadas no vídeo tais como as atividades comerciais; o perfil da população; as questões sociais; as práticas culturais e o planejamento urbano da cidade da Capital Imperial. Após a exibição do vídeo, solicitar aos alunos que façam uma leitura em voz alta das suas anotações, nesse momento, o professor poderá mediar as dúvidas colocadas pelos alunos. Salientar que ao refletir sobre uma cidade num período de tempo vamos perceber muitas contradições sociais, políticas e culturais.
Organizar a sala para apresentar algumas fontes iconográficas sobre a Capital Imperial. A cada apresentação solicitar que os alunos façam comentários, elaborem análises e sínteses a partir das imagens mostradas a partir das questões apontadas abaixo. É importante que eles consigam perceber as mudanças e permanências ocorridas na cidade do Rio de Janeiro, em temporalidades distintas, Brasil Imperial e Brasil Republicano, e que muitas mazelas sociais são históricas permanecendo até os dias atuais, como a ausência de políticas de habitação.
Imagem I - Fotografia das demolições realizadas no Rio de Janeiro durante a reforma urbana de Pereira Passos (1903-1906)
Imagem disponível em: http://petdirunb.files.wordpress.com/2013/09/pereira_passos_01.jpg. Acesso em 14 de junho de 2014.
Imagem II - Fotografia do Paço imperial da cidade do Rio de Janeiro início do século XX.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-esHjwgSURBo/UGyYmIosKuI/AAAAAAAABcQ/2SWdjOkxNes/s400/141881-rio.jpg. Acesso em 14 de junho de 2014.
Imagem III - Fotografia de um complexo de favelas no Rio de Janeiro.
Imagem disponível em: http://www.livingdesign.net.br/wp-content/uploads/2014/05/favela.jpg. Acesso em 19 de junho de 2014.
Sugestão de roteiro para discutir as fontes iconográficas.
Organizar a sala em grupos de 6 alunos e propor a leitura de textos direcionados para cada grupo, essa atividade deverá ser realizada na sala de informática da escola. Tal atividade busca ampliar os conhecimentos dos sobre a cidade do Rio de Janeiro e entrecruzar com as discussões realizadas durante a análise das imagens e exibição do vídeo. Durante a realização da leitura os grupos podem se (re)organizarem em duplas e logo em seguida, reconstituir novamente os grupos para organizar uma apresentação oral sobre o texto lido. É importante que os alunos se articulem também com as discussões realizadas em outros momentos da aula. Estabeleça 20 minutos para cada grupo apresentar sua fala. Ao final das apresentações propor aos alunos que redijam um texto, no caderno de História, com base nas discussões realizadas sobre a cidade do Rio de Janeiro
Grupo I - realizar a leitura em grupo do texto de CASTRO. Maurício Barros de. Gangues do Rio de Janeiro Imperial. Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/gangues_do_rio_de_janeiro.html. Acesso em 14 de junho de 2014.
Grupo II - realizar a leitura em grupo do texto de COUTO. André Luiz Faria. Academia Imperial de Belas Artes (AIBA). Disponível em: http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/temas/academia_imperial_de_belas_artes.html. Acesso em 14 de junho de 2014.
Grupo III - realizar a leitura em grupo do texto de BURD, Rafael. O bota abaixo e a Revolta da vacina. Disponível em: http://historiaeavida.blogspot.com.br/2012/02/o-bota-abaixo-e-revolta-da-vacina.html. Acesso em 14 de junho de 2014.
Grupo IV - realizar a leitura em grupo do texto de BEZERRA. Emanuelle. Paço Imperial demorada dos nobres a centro cultural. Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/turismo/paco-imperial-de-morada-dos-nobres-a-centro-cultural/. Acesso em 14 de junho de 2014.
SILVA. Letícia Lemes. QUEIROZ, Mario César Newman. O processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro e uma imprensa nascente: a fundação do jornal O Patriota. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-impressa/o-processo-de-modernizacao-da-cidade-do-rio-janeiro-e-uma-imprensa-nascente-a-fundacao-do-jornal-o-patriota. Acesso em 14 de junho de 2014.
A avaliação será processual, o professor deverá considerar o envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades propostas. Procure identificar se os alunos, através das atividades propostas, conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre compreender a cidade do Rio de Janeiro em diferentes temporalidades. Avalie também a participação individual e coletiva dos alunos, a desenvoltura dos mesmos no trabalho em grupo e o sua apresentação oral.
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