Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Drummond - um gênio da pena

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o estilo literário de Drummond.
  • Conhecer textos da obra de Drummond.
  • Analisar textos poéticos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar os recursos da poesia.
  • Conhecer sobre o modernismo brasileiro.
  • Dominar os recursos de publicação e alimentação de blog.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Pesquisa biográfica.
  • Leitura e interpretação de poemas.
  • Blog.

Recursos:

  • Folha impressa.
  • Laboratório de Informática.
  • Cartazes.
  • Data show.
  • Computador.

Aula 1 – Conhecendo Drummond

Professor, Carlos Drummond de Andrade é um grande representante da literatura nacional e sua produção literária é atemporal e traz em suas palavras discussões sobre a identidade humana e as relações sociais.

 

Atividade 1

Imagem disponível em: http://midiasocialeducopedia.files.wordpress.com/2012/08/cda.jpg, acesso em 24/06/2014.

Professor, peça aos seus alunos para visitarem o site Memória Viva, disponível em: http://drummond.memoriaviva.com.br/, acesso em 15/06/2014, para que eles possam ter acesso ao acervo do poeta Carlos Drummond de Andrade. Solicite um voluntário para declamar o poema Memória que se encontra na capa do site aberto.

Após a leitura, peça-os para refletirem o poema e pensarem se há alguma palavra estranha ou fora de lugar no texto. Pergunte se conhecem a palavra “olvido” no primeiro verso da segunda estrofe. Se não, peça para que criem suposições do que possa ser a palavra.

Professor, vá escrevendo no quadro as hipóteses dos alunos. Depois disso, abra o dicionário e leia para eles o significado de “olvido”, como esquecimento, e pergunte se agora o texto faz sentido para eles.

Após esse descobrimento lexical, pergunte a eles se há outra palavra que eles desconheçam e sugira o dicionário como ferramenta para resolver a dúvida de sentido. Dê tempo para eles reconhecerem as palavras do texto de Drummond.

Pergunte aos alunos qual seria o tema do poema Memória? Qual o assunto de cada estrofe? Os versos estão com a sintaxe completa ou há a quebra, o que chamamos de enjambement?

Ajude-os a perceber, enjambement se dá na complementação do terceiro verso em relação ao segundo em todas as estrofes.

Depois do processo de entendimento das estrofes, questione seus alunos sobre qual é a relação que o título possui com o poema. Professor, é importante seus alunos caminharem na discussão de que a memória representa a vida, todas as nossas ações, tudo o que pensamos, desejamos, amamos, sofremos e escolhemos lembrar. Cientes disso, pergunte a eles se o poema vai explicar ou não exatamente o porque algumas coisas cabem na memória e outras não. 

Atividade 2

Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e interpele seus alunos: “Mas, quem será esse homem que vos fala tanto em tão poucas palavras? Carlos Drummond de Andrade é um poeta, foi um homem!”

Divida a sala em 5 grupos para que eles possam assistir ao vídeo MESTRES DA LITERATURA – NO CAMINHO DE DRUMMOND, duração 29min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xUusw0MQ5BM, acesso em 15/06/2014. Distribua a cada grupo um dos temas abaixo que eles devem coletar do documentário sobre o poeta.

Grupo 1- Quando e onde nasceu e viveu Drummond?

Grupo 2 – O quê Drummond fazia antes de ser poeta?

Grupo 3 – Qual era a postura de Drummond enquanto artista?

Grupo 4 - Quais as principais obras? Por quê?

Grupo 5 – Qual a importância desse poeta para a literatura nacional? Por quê?

 

Após a apresentação dos dados por cada grupo promova uma breve discussão sobre a época em que Drummond viveu, suas relações sociais e a forma de se fazer poesia, de acordo com as informações do documentário. Essa discussão elucidará a leitura dos seus alunos sobre a biografia e as pinceladas dos poemas de Drummond.

Aula 2

Imagem disponível em: https://armonte.files.wordpress.com/2012/07/carlos-drummond-de-andrade-biografia.png, acesso em 24/06/2014.

 

No Laboratório de Informática, peça para seus alunos acessarem ao site Memória Viva, disponível em: http://drummond.memoriaviva.com.br/, acesso em 15/06/2014, na sessão Alguma Poesia e escolherem uma poesia que para eles ainda está contemporânea à sua realidade. Eles devem formular, em seu caderno, o porquê essa poesia lhes tocou o coração e as razões pelas quais eles a consideraram atuais.

Depois dessa dinâmica, os alunos devem socializar os poemas escolhidos e as razões pelas quais os escolheram para sua sala.

 

 

Aula 3 – Analisando poesia

 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-MsSsh-2pq8o/Tis3QSqryGI/AAAAAAAAAPE/r9EzNaeFTj8/s1600/drummond%2B3.jpg, acesso em 24/06/2014.

Professor, projete o poema Áporo, pertencente ao livro Rosa do povo, publicado em 1945.

ÁPORO

Um inseto cava
cava sem alarme
perfurando a terra
sem achar escape.
Que fazer, exausto,
em país bloqueado,
enlace de noite
raiz e minério?
Eis que o labirinto
(oh razão, mistério)
presto se desata:
em verde, sozinha,
antieuclidiana,
uma orquídea forma-se.

Fonte: WIKIPEDIA; ANDRADE, Carlos Drummond de. Áporo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Áporo, acesso em 18/07/2014.

Professor, ajude seus alunos a compreenderem que o poema trata-se de uma narrativa: um inseto, o áporo, cava a terra sem achar saída como metáfora para o brasileiro diante da situação de seu país. Para tanto, peça-os para pensarem nas ações que o inseto, personagem tratado no poema, durante toda a narrativa. Há elementos importantes para ajudarem a entenderem o tema do poema, como perfurando a terra, sem achar escape, bloqueado - e, logo em seguida, o verso - em seu país bloqueado.

Professor, pergunte aos seus alunos se esse poema valeu somente para a época de 1945, data da primeira publicação do livro, ou se a sensação de estar perdido, bloqueado ainda pode ser percebida? Essas questões são subjetivas e levantarão questões políticas na sala, assunto importante para que os alunos exerçam sua função de civis.


Agora projete o poema Oficina Irritada, do livro Claro Enigma, de 1961.

Oficina Irritada

Eu quero compor um soneto duro
Como poeta algum ousara escrever.
Eu quero pintar um soneto escuro,
Seco, abafado, difícil de ler.

Quero que meu soneto, no futuro,
Não desperte em ninguém nenhum prazer.
E que, no seu maligno ar imaturo,
Ao mesmo tempo saiba ser, não ser.

Esse meu verbo antipático e impuro
Há de pungir, há de fazer sofrer,
Tendão de vênus sob o pedicuro.

Ninguém o lembrará: tiro no muro,
Cão mijando no caos, enquanto arcturo,
Claro enigma, se deixa surpreender.

Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Oficina Irritada. Disponível em: http://letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/818517/, acesso em 18/07/2014.

Professor, peça seus alunos para reconhecer o eu-lírico em primeira pessoa marcada no poema e a metalinguagem presente, o fazer poesia, um soneto que fala de como que seja seu soneto. Parece um poema simplista e frágil, mas se creditar à sequência de versos, perceberá que o poeta faz uso de imagens simplórias para demonstrar sua insatisfação e sua desilusão com o mundo.

Para proporcionar uma melhor leitura do texto, conte a seus alunos que esse poema foi escrito após a morte da única filha de Drummond e que ele presentificou em seus poemas a sua desilusão com a vida a partir de então.

 

Atividade 2

Professor, diante dessas análises, informe a seus alunos que publicará no blog da sala um post sobre Drummond e que neste post eles devem escrever sobre suas impressões sobre o serviço artístico, social e político que esse poeta prestou ao Brasil da sua e época posteriores.

Recursos Complementares

REVISTA BULA. Os 10 melhores poemas de Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: http://www.revistabula.com/391-os-dez-melhores-poemas-de-carlos-drummond-de-andrade/, acesso em 25/06/2014.

JUNQUEIRA, Arnaldo Jr. Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: http://www.releituras.com/drummond_bio.asp, acesso em 25/06/2014.

 

Avaliação

A avaliação de ser processual no que tange a observação do professor às atividades dos alunos para diagnosticar a compreensão dos elementos da poética de Carlos Drummond de Andrade e às análises literárias do gênero da poesia. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.