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De repente... o repente

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um gênero da cultura oral.
  • Dominar recursos do gênero repente.
  • Compor sextilhas.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos do poema (rima, ritmo, métrica, verso e estrofe).
  • Produção poética.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – O repente

A cultura popular nordestina é uma vertente rica do Brasil, no entanto, muito marginalizada. O objetivo desta sequência didática é aproximar a cultura oral do repente ao universo acadêmico e folclórico de sala de aula.

Atividade 1

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-CwyuD0dyC1I/UgzSGN6JvdI/AAAAAAAAUNI/5jwZIAvPFR8/s1600/repentistas+%281%29.jpg, acesso em 24/06/2014.

Professor, pergunte aos seus alunos como se dá o processo de construção de um texto. Há condições de um texto ser produzido instantaneamente ao ato de enunciação, sem pensar? Com um poema seria diferente? Será que além dos diálogos em situação de comunicação convencionais é possível se pensar tão rápido para criar um texto?

Espera-se que eles reflitam que é por meio do raciocínio rápido, habilidade composicional, domínio da estrutura rítmica, melódica, lexical e temática que os cantadores nordestinos fazem seus textos culturais praticamente DE REPENTE, o que nós chamamos de repentes.

Para elucidar isso, apresente o vídeo A poesia é feita na hora, a gosto do freguês. Assim é o repente, traço da cultura nordestina, duração 5min39seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d8ebHnxbJ_w, acesso em 18/06/2014.

Professor, questione seus alunos se eles conseguiriam fazer repentes? Pensar assim tão rápido enquanto o diálogo musical acontece? Será que o repente cantado com a viola é rápido o suficiente? E essa técnica de pensar a história da estrofe de trás para frente?

Alguns termos técnicos foram usados pelos repentistas. Para que os alunos tenham mais contato com o gênero, projete os textos explicativos para os termos repente, métrica e septilha.

Repente:

No Brasil, a tradição medieval ibérica dos trovadores deu origem aos cantadores – ou seja, poetas populares que vão de região em região, com a viola nas costas, para cantar os seus versos. Eles apareceram nas formas da trova gaúcha, do calango (Minas Gerais), do cururu (São Paulo), do samba de roda (Rio de Janeiro) e do repente nordestino. Ao contrário dos outros, este último se caracteriza pelo improviso – os cantadores fazem os versos "de repente", em um desafio com outro cantador. Não importa a beleza da voz ou a afinação – o que vale é o ritmo e a agilidade mental que permita encurralar o oponente apenas com a força do discurso.

A métrica do repente varia, bem como a organização dos versos: temos a sextilha (estrofes de seis versos, em que o primeiro rima com o terceiro e o quinto, o segundo rima com o quarto e o sexto), a septilha (sete versos, em que o primeiro e o terceiro são livres, o segundo rima com o quarto e o sétimo e o quinto rima com o sexto) e variações mais complexas como o martelo, o martelo alagoano, o galope beira-mar e tantas outras. O instrumental desses improvisos cantados também varia: daí que o gênero pode ser subdividido em embolada (na qual o cantador toca pandeiro ou ganzá), o apoio (apenas com a voz) e a cantoria de viola.

Repente. Disponível em: http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/repente, acesso em 18/062014.

Professor, indague também aos alunos se acham que essa cultura pode ser encontrada só em lugares públicos, como praças. Solicite que justifiquem suas respostas.

Depois de ouvir os alunos, informe que em São Paulo há um poeta nordestino chamado Evanildo Pereira que promove a cultura nordestina em anfiteatros, aparado pelas melhores condições técnicas e espaciais para a manifestação da cultura de seu povo.

Projete o vídeo Entrevista com o poeta Evanildo Pereira, duração 6min18seg. Disponível: em https://www.youtube.com/watch?v=SMf_jB0GgMY,  acesso em 18/06/2014.

Após a exibição do vídeo, pergunte aos seus alunos se eles já ouviram essa vertente da tradição nordestina, se eles imaginavam as apresentações de repentistas em um anfiteatro ou se acham que só teriam público em praças e ambientes abertos.

Essa dinâmica deve estimulá-los a refletirem sobre a entrevista do poeta.

Atividade 2

Imagem disponível em: http://www.pbagora.com.br/ew3press/conteudo/20110523152544.jpg, acesso em 24/0/2014.

O repente é uma cultura da oralidade e muito raramente seus versos são transcritos para a forma grafada. No entanto, José de Sousa Dantas, no site Usina de Letras, apresenta os versos de 1ª CANTORIA DE IMPROVISO EM 2004, dos repentistas Moacir Laurentino e Sebastião da Silva.

Durante a cantoria, eles desenvolvem 18 temas e sugerimos que apresentem para seus alunos os versos referentes ao primeiro tema Vivo cantando repente, disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=7118&cat=Cordel, acesso em 18/06/2014.

“São 18 TEMAS, constituindo um excelente acervo poético, que mesmo extenso vale a pena a gente ler, saboreando o trabalho desses ASTROS DO REPENTE, que cantam com RAPIDEZ, CRIATIVIDADE, COERÊNCIA e ALTA INSPIRAÇÃO, buscando palavras que se encaixam nas frases, formando VERSOS METRIFICADOS, RIMADOS E CANTANTES, de beleza singular. No avanço da cantoria, muitas vezes eles concluem um tema e continuam, rapidamente sem parar, vários outros, de uma forma harmoniosa e extraordinária”. 
 

Segue abaixo o tema um dos temas desenvolvidos pelos Repentistas Moacir Laurentino e Sebastião da Silva dentre os dezoito apresentados na 1ª Cantoria de Improviso em 2004:

1 - VIVO CANTANDO REPENTE 
Moacir Laurentino (ML) e Sebastião da Silva (SS) 

ML 
Eu gosto tanto do xote 
e da POESIA DIVINA, 
quando eu começo a cantar 
sinto que a voz se afina, 
penso que nunca adoeço 
e que a vida nunca termina. 

SS 
Cantar é minha doutrina, 
foi a opção que fiz, 
pra defender a cultura, 
e para cantar meu País, 
cantar pra viver alegre, 
sonhar pra viver feliz. 

ML 
Alcancei o que mais quis 
e arranjei conhecimento, 
afinando as 7 cordas 
tocando o meu instrumento, 
eu sinto a marca divina 
ligada em meu pensamento. 

SS 
Já passei por sofrimento, 
por tristeza e ameaça, 
pelas queixas e as dores 
e herança da nossa raça; 
porém cantando repente, 
todo sofrimento passa. 

ML 
Comecei cantar pra raça, 
numa fase adolescente, 
vai fazer 40 anos, 
que eu vivo só do repente, 
ainda quero cantar mais 
uns 10 ou 15 pra frente. 

SS 
Venho desde inocente 
nesse grande labirinto, 
passei por muitas torturas, 
passei momentos faminto, 
porém cantando no pinho, 
esqueço as dores que sinto. 

ML 
Vivo do jeito de Pinto, 
de improviso e boemia, 
criei até 4 filhos 
à custa de POESIA, 
terminei de criar todos 
e hoje DEUS é quem me cria.

Vivo cantando repente, disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=7118&cat=Cordel, acesso em 18/06/2014.

Identifique com seus alunos as estrofes de 6 versos e as rimas entre os versos, assim eles perceberão na prática as estrutura do repente.

Após o reconhecimento da estrutura, desafie os alunos a tentarem cantar os versos do repente, como uma forma lúdica de internalização do ritmo e estratégias de criação, necessários para a próxima aula.

Sugerimos que solicite aos que têm facilidade com instrumentos que façam uso de violões e pandeiros para ajudarem a ditar o ritmo do repente. Separe a sala em duplas e peça para cada dupla escolher uma estrofe para o desafio. Enquanto as duplas estiverem ensaiando as estrofes, ajude-os no ritmo e, para tanto, organize os músicos para se revezarem com as duplas e ajudarem a cantar o repente.

Aula 2 – Repentes como recurso textual

 

Atividade 1

Professor, rememore com seus alunos as características do repente. O fato de a construção ser em estrofes de normalmente 6 ou 7 versos, rimas paralelas ou intercaladas, a composição concomitante à cantoria e a estrofe é construída de trás para frente.

No entanto, há a possibilidade de se utilizar a estrutura do repente sem que seja em um duelo de cantadores e podendo ser uma composição construída anteriormente à execução da cantoria. Para demonstrar isso, projete o vídeo Repente: Figuras Geométricas – Quintal Cultural – 07/11/13, duração 3min02seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8Yf2F3yMVmg, acesso em 18/06/2014.

 

Apresente outro exemplo: Repente do Quelônio: Repente de Raiz – Quintal da Cultura – 11/03/14, duração 2min51seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0cqsG4Al4OQ, acesso em 18/06/2014.

Após a exibição, comente com os alunos a respeito da criatividade do repente, da possibilidade de estudo que ele oferece e da sua utilização como ferramenta didática.

Chame a atenção para dos alunos para as rimas, o ritmo e as sextilhas.

O recurso textual do repente trata-se de um poema que pode ser usado em um duelo de cantadores ou somente uma composição construída anteriormente à execução da cantoria.

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-tdE_qDDduHc/TbLbt96fX7I/AAAAAAAAAqo/w0fSySGe-KM/s1600/quintal.jpg, acesso em 24/06/2014.

 

Atividade 2

Agora é a hora de produzir um repente, para tanto vamos utilizar de uma estratégia metalinguística, ou seja, um repente mostrando como fazer repente. Explique a seus alunos que nós nos prepararemos para produzir nossos próprios repentes, para tanto eles precisam prestar atenção ao vídeo De Repente o Repente – Quintal da Cultura – 04/11/13, duração 7min29seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e7zuiyWuJ8s, acesso em 18/06/2014.

 Dialogue com os alunos a respeito das orientações contidas no vídeo ensinando que qualquer um pode ser repentista, basta ser sensível e brincar com as palavras.

Peça a um dos alunos para fazer um repente a partir das suas próprias palavras, utilizando 6 versos cada um com 7 sílabas.

A seguir, informe aos alunos que cada um terá um prazo de 20 minutos  para escrever um repente a partir de um dos temas abaixo e entregar o texto ao professor:

  • Infância.
  • Alimentação.
  • Escola.
  • Natureza.

 

Após receber os textos dos alunos, solicite a cada um  que  apresente a sua produção aos colegas. Disponibilize os instrumentos musicais, como violão e pandeiro, para aqueles que quiserem fazer uso deles.

Professor informe também aos alunos que, após a revisão dos repentes, a produção de cada um será enviada por ele, ao site Quintal da Cultura, para ser apresentado no programa, conforme solicitado no vídeo.

 

Aula 3 – Revisão dos repentes

 

Professor, faça a roda de revisão do texto com os alunos. Distribua aleatoriamente os repentes dos colegas na sala e solicite que façam contribuições ao texto do colega, para melhorar a interpretação e verificar possível equívoco de construção lexical e semântico.

Repita o processo da roda, mais uma vez. Somente depois da segunda revisão é que o repente deve voltar ao seu autor, para que ele aceite ou rejeite as sugestões dos colegas. Professor, se necessário, intermedie o diálogo entre os revisores e o autor, para chegarem a um consenso.

Imagem disponível em: http://img.youtube.com/vi/-P-1SQFOxa0/0.jpg, acesso em 24/06/2014.

Aula 4 – Socialização dos repentes

Depois do texto pronto e passado a limpo, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e peça-os para digitarem em Word os seus repentes e salvarem no computador.

Depois de digitado, formatado e salvo o repente, solicite que eles acessem o site do Quintal da Cultura, disponível em: http://tvcultura.cmais.com.br/quintaldacultura, acesso em 18/06/2014. Ao final do layout desse site, há uma ficha de inscrição para participação no projeto, instrua seus alunos a preenchê-la e anexar o arquivo do repente para envio.

Agora é só aguardar o contato da produção do programa.

 

Aula 5 – Socializando o material na escola

 

Professor organize um sarau de repentes para que seus alunos divulguem na escola o material produzido por eles. Sugerimos organizar as apresentações pelos temas de produção propostos para a confecção dos repentes.

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-NywZmclILsQ/TZIAjuFh4rI/AAAAAAAAAIs/3u7vc8Y0ld8/s1600/1239151928_repent.jpg, acesso em 24/062014.

Recursos Complementares

SANTIAGO, Emerson. Repente. Disponível em: http://www.infoescola.com/musica/repente/, acesso em 25/06/2014.

LUCAS, Zé. Origem da cantoria nordestina. Disponível em: http://culturapopularetc.blogspot.com.br/2010/01/origem-da-cantoria-nordestina.html, acesso em 25/06/2014.

SAUTCHUK, José Miguel Manzolillo. A poética do improviso: prática e habilidade no repente nordestino. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/5091/1/Tese%20DAN-BCE.pdf?origin=publication_detail, acesso em: 09/07/2014.

Avaliação

A avaliação deve ser processual, cabendo ao professor analisar o envolvimento e desempenho dos alunos nas atividades propostas, a sua produção e a compreensão das características do gênero repente.

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