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Estados físicos da matéria

 

19/07/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e caracterizar os estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.
  • Observar, interpretar, analisar e relacionar as transformações dos estados físicos da matéria.
  • Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas.
  • Verificar a influência da temperatura nas transformações dos estados físicos da matéria.
  • Construir argumentação e elaborar propostas de roteiro de experimento investigativo.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de matéria.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Socialização de ideias.
  • Atividades em grupos.
  • Experimento de investigação.
  • Elaboração de um relatório de experimento científico.
  • Utilização da ferramenta Power Point.

 

AULAS 1 e 2: Apresentação e desenvolvimento do tema

As atividades têm como objetivos:

  • identificar os estados físicos de algumas substâncias;
  • caracterizar materiais ou substâncias;
  • interpretar e relacionar informações apresentadas por meio de experimentos;
  • compreender fenômenos decorrentes da interação entre calor e matéria;
  • construir argumentação; e
  • elaborar propostas.

 

Atividade 1: Questionamentos

Professor:

1) Apresente, na lousa, os seguintes questionamentos aos alunos:

  • Algumas pessoas usam bolinhas de naftalina no armário para afastar traças. Depois de algum tempo, essas bolinhas "somem". Qual o estado físico que se encontra as bolinhas de naftalina antes de "sumirem"? E depois de "sumirem"? O que será que acontece com elas?
  • Sabemos que o ouro é encontrado na natureza em forma de pedras ou grãos? Qual o estado físico do ouro?
  • Quando colocamos roupas molhadas no varal em dias quentes, percebemos que as roupas, depois de um tempo, ficam secas. Qual o estado físico que se encontra a água nas roupas molhadas e nas roupas secas?

Naftalina

Imagem disponível em: http://www.pontoxp.com/wp-content/uploads/2013/12/USO-ADEQUADO-DE-BOLAS-DE-NAFTALINA.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.

 

Ouro

Imagem disponível em: http://comprarevenderouro.com/wp-content/uploads/2013/02/investir-em-ouro.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.

 

Roupas no varal

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/separacao%20magnetica%203.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.

 

2) Organize os alunos em grupos de quatro integrantes e aguarde um tempo para que os alunos possam trocar informações ou elaborarem hipóteses.

3) Após o tempo pré-estabelecido, solicite que cada grupo apresente suas ideias. A lousa pode ser usada para comparar as conclusões dos diferentes grupos.

4) Oriente e estimule a participação de todos. 

5) Peça que os alunos registrem as informações e hipóteses de cada grupo no caderno.

- Neste momento, espera-se que os alunos identifiquem, por meio dos questionamentos, os estados físicos da matéria: sólido (bolinhas de naftalina e ouro), líquido (água nas roupas molhadas) e gasoso (bolinhas de naftalina que "sumiram"), além da influência da temperatura (calor) nas transformações dos estados físicos da matéria, como no caso da naftalina e roupas no varal.

 

Atividade 2: Experimento de investigação

Professor:

- A atividade poderá ser realizada nos Laboratórios de Ciências, Biologia, Física ou Química. Caso não seja possível, realize a atividade em sala de aula.

1) Providencie, com antecedência, os seguintes materiais:

  • termômetro comum;
  • água;
  • gelatina em pó de vários sabores;
  • tigelas transparentes;
  • copos descartáveis;
  • colheres;
  • jarras plásticas;
  • geladeira; e
  • aquecedor portátil.

Gelatina

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-2quZ1fZHWsc/TjAnG2uBQlI/AAAAAAAAJXg/HfMveaHfFg4/s1600/gelatina.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.

 

2) Mantenha os mesmos grupos da atividade 1. Para cada grupo, forneça uma tigela plástica transparente, uma colher, uma jarra com água fria, copos descartáveis e uma gelatina em pó.

3) Oriente os grupos a registrarem, no caderno, todo o processo: os questionamentos, os procedimentos, os resultados e as conclusões. Os registros poderão ser feito em forma de desenhos ou textos.

4) Peça que cada grupo faça uma análise dos ingredientes da gelatina. Para isso, questione:

  • Qual o estado físico da água fria?
  • E do pó de gelatina?

5) Para demonstrar o estado gasoso, peça que cada grupo coloque água na tigela transparente e meça a temperatura da água com o auxílio de um termômetro.

6) Em seguida, cada grupo deverá colocar um aquecedor portátil dentro da tigela com água e deixar o termômetro para mostrar o aumento da temperatura da água.

7) Peça aos grupos que anotem a medida. 

8) Solicite aos alunos que passem a mão por cima da tigela e descreva o que estão percebendo. Para isso, questione:

  • É possível sentir as gotículas de vapor na mão?

9) Após, peça aos alunos que adicionem pó de gelatina à água quente na tigela. Questione :

  • O que aconteceu com o pó de gelatina?
  • Por quê ocorreu este fenômeno?

10) Por fim, informe que cada grupo deverá acrescentar água fria em cada tigela. Questione:

  • O que aconteceu?
  • Qual a importância da água fria neste momento? Explique.

11) Deixe que cada grupo encha os copos descartáveis com a mistura das tigelas.

12) Cada grupo deverá levar os copos à geladeira, deixando um de fora. Questione:

  • O que acontecerá com a gelatina que ficou na geladeira? E a que ficou de fora? Explique.

13) Quando a gelatina estiver pronta, se possível, sirva aos alunos.

- No final da atividade, estimule os grupos a apresentarem suas ideias. Use as falas colhidas e os desenhos ou textos dos alunos para analisar o que aprenderam. Verifique se compreenderam os estados físicos da matéria, bem como as mudanças de estado.

 

AULAS 3 e 4: Elaboração de um relatório de experimento investigativo

A atividade tem como objetivos:

  • confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas;
  • interpretar e analisar experimentos;
  • construir argumentos; e
  • elaborar um roteiro de experimento investigativo.

Relatório

Imagem disponível em: http://www.laboratoriogeyer.com.br/imgs/relatorio_icone.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.

 

Professor:

- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como a Biblioteca da escola. Caso não seja possível a realização em nenhum destes espaços informados, os alunos deverão realizar as atividades propostas em casa ou em outro ambiente. Destine uma aula para realizar orientações aos grupos

 

1) Mantenha os grupos das AULAS 1 e 2.

2) Apresente e discuta com os alunos as normas de organização do relatório. Para isso, apresente as seguintes instruções:

- O relatório deverá apresentar:

  • Página inicial.
  • Introdução.
  • Material e métodos.
  • Resultados e discussão.
  • Conclusões.
  • Referências bibliográficas.
  1. A página inicial do relatório deverá apresentar: nome completo da escola, disciplina, título do experimento (cada grupo poderá criar um), nome do professor, nome dos alunos, ano de ensino e turma, data e local.
  2. Na introdução deverá ser apresentando um pequeno texto sobre o tema do experimento (estados físicos da matéria), os objetivos da investigação e importância ou relevância do tema. Para isso, os alunos deverão retomar os registros feitos ao longo das atividades e realizarem pesquisas sobre os estados físicos da matéria em sites, como o Google Acadêmico.
  3. Na seção material e métodos, os alunos deverão informar e registrar detalhadamente todo o procedimento do experimento.
  4. Nos resultados e discussão deverão ser registrados a situação inicial do experimento, todas as alterações que ocorreram ao longo das observações e as explicações para o que foi observado. Os alunos deverão retomar os registros da atividade 2 das AULAS 1 e 2.
  5. A conclusão deverá apresentar a conclusão de todo o experimento.
  6. Na seção referências bibliográficas, os alunos deverão apresentar todos os sites e textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (autor, título do texto, endereço eletrônico, data de acesso). Para maiores informações sobre normas para referências bibliográficas, o professor poderá acessar Normas da ABNT, disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acesso em 24 de junho de 2014.

3) Os relatórios deverão ser enviados, para correção, via e-mail para o professor.

4) Devolva aos alunos os relatórios com as sugestões de correções.

 

AULAS 5 e 6: Apresentação do relatório

Professor:

1) Após as correções, proponha que os grupos organizem uma apresentação no Power Point como meio de socializar com os outros colegas as produções.

2) Para a organização da apresentação, solicite aos alunos que acessem o siteDicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/. Acesso em 29 de abril de 2014.

3) Informe, que cada grupo, deverá ter no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos para a apresentação. Proponha que todos apresentem.

4) Agende uma data para a apresentação.       

5) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.

6) Oriente os grupos a socializarem seus relatórios e apresentações. Para isso, com a ajuda de alunos, poste os trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, crie, juntamente com os alunos, um blog acessando e seguindo as instruções do endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01. Acesso em 08 de julho de 2014.

7) Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

8) Mantenha o blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.

Recursos Complementares

- UFRGS.Estados físicos da matéria. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~leila/fase.htm. Acesso em 24 de julho de 2014.

- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; DEPARTAMENTO DE QUÍMICA; LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Estados físicos da matéria – Completo - LENAQ. Postado por Francisco Teixeira. Duração 12min30seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4LxJ8v8X6xs. Acesso em 24 de julho de 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, deverão ser avaliadas, a elaboração do relatório de um experimento científico e a produção da apresentação em Power Point.

As produções dos alunos servirão de referências para que o professor possa analisar as aproximações e distanciamentos em relação aos objetivos propostos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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