19/07/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
As atividades têm como objetivos:
Atividade 1: Questionamentos
Professor:
1) Apresente, na lousa, os seguintes questionamentos aos alunos:
Imagem disponível em: http://www.pontoxp.com/wp-content/uploads/2013/12/USO-ADEQUADO-DE-BOLAS-DE-NAFTALINA.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.
Imagem disponível em: http://comprarevenderouro.com/wp-content/uploads/2013/02/investir-em-ouro.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.
Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/separacao%20magnetica%203.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.
2) Organize os alunos em grupos de quatro integrantes e aguarde um tempo para que os alunos possam trocar informações ou elaborarem hipóteses.
3) Após o tempo pré-estabelecido, solicite que cada grupo apresente suas ideias. A lousa pode ser usada para comparar as conclusões dos diferentes grupos.
4) Oriente e estimule a participação de todos.
5) Peça que os alunos registrem as informações e hipóteses de cada grupo no caderno.
- Neste momento, espera-se que os alunos identifiquem, por meio dos questionamentos, os estados físicos da matéria: sólido (bolinhas de naftalina e ouro), líquido (água nas roupas molhadas) e gasoso (bolinhas de naftalina que "sumiram"), além da influência da temperatura (calor) nas transformações dos estados físicos da matéria, como no caso da naftalina e roupas no varal.
Atividade 2: Experimento de investigação
Professor:
- A atividade poderá ser realizada nos Laboratórios de Ciências, Biologia, Física ou Química. Caso não seja possível, realize a atividade em sala de aula.
1) Providencie, com antecedência, os seguintes materiais:
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-2quZ1fZHWsc/TjAnG2uBQlI/AAAAAAAAJXg/HfMveaHfFg4/s1600/gelatina.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.
2) Mantenha os mesmos grupos da atividade 1. Para cada grupo, forneça uma tigela plástica transparente, uma colher, uma jarra com água fria, copos descartáveis e uma gelatina em pó.
3) Oriente os grupos a registrarem, no caderno, todo o processo: os questionamentos, os procedimentos, os resultados e as conclusões. Os registros poderão ser feito em forma de desenhos ou textos.
4) Peça que cada grupo faça uma análise dos ingredientes da gelatina. Para isso, questione:
5) Para demonstrar o estado gasoso, peça que cada grupo coloque água na tigela transparente e meça a temperatura da água com o auxílio de um termômetro.
6) Em seguida, cada grupo deverá colocar um aquecedor portátil dentro da tigela com água e deixar o termômetro para mostrar o aumento da temperatura da água.
7) Peça aos grupos que anotem a medida.
8) Solicite aos alunos que passem a mão por cima da tigela e descreva o que estão percebendo. Para isso, questione:
9) Após, peça aos alunos que adicionem pó de gelatina à água quente na tigela. Questione :
10) Por fim, informe que cada grupo deverá acrescentar água fria em cada tigela. Questione:
11) Deixe que cada grupo encha os copos descartáveis com a mistura das tigelas.
12) Cada grupo deverá levar os copos à geladeira, deixando um de fora. Questione:
13) Quando a gelatina estiver pronta, se possível, sirva aos alunos.
- No final da atividade, estimule os grupos a apresentarem suas ideias. Use as falas colhidas e os desenhos ou textos dos alunos para analisar o que aprenderam. Verifique se compreenderam os estados físicos da matéria, bem como as mudanças de estado.
A atividade tem como objetivos:
Imagem disponível em: http://www.laboratoriogeyer.com.br/imgs/relatorio_icone.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.
Professor:
- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como a Biblioteca da escola. Caso não seja possível a realização em nenhum destes espaços informados, os alunos deverão realizar as atividades propostas em casa ou em outro ambiente. Destine uma aula para realizar orientações aos grupos
1) Mantenha os grupos das AULAS 1 e 2.
2) Apresente e discuta com os alunos as normas de organização do relatório. Para isso, apresente as seguintes instruções:
- O relatório deverá apresentar:
3) Os relatórios deverão ser enviados, para correção, via e-mail para o professor.
4) Devolva aos alunos os relatórios com as sugestões de correções.
Professor:
1) Após as correções, proponha que os grupos organizem uma apresentação no Power Point como meio de socializar com os outros colegas as produções.
2) Para a organização da apresentação, solicite aos alunos que acessem o site: Dicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/. Acesso em 29 de abril de 2014.
3) Informe, que cada grupo, deverá ter no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos para a apresentação. Proponha que todos apresentem.
4) Agende uma data para a apresentação.
5) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.
6) Oriente os grupos a socializarem seus relatórios e apresentações. Para isso, com a ajuda de alunos, poste os trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, crie, juntamente com os alunos, um blog acessando e seguindo as instruções do endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01. Acesso em 08 de julho de 2014.
7) Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
8) Mantenha o blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.
- UFRGS.Estados físicos da matéria. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~leila/fase.htm. Acesso em 24 de julho de 2014.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; DEPARTAMENTO DE QUÍMICA; LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Estados físicos da matéria – Completo - LENAQ. Postado por Francisco Teixeira. Duração 12min30seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4LxJ8v8X6xs. Acesso em 24 de julho de 2014.
A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados.
Em relação aos aspectos quantitativos, deverão ser avaliadas, a elaboração do relatório de um experimento científico e a produção da apresentação em Power Point.
As produções dos alunos servirão de referências para que o professor possa analisar as aproximações e distanciamentos em relação aos objetivos propostos durante as atividades.
Quatro estrelas 2 classificações
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28/10/2014
Cinco estrelasaula muito interessante e que traz uma teoria bastante relevante.
23/07/2014
Três estrelasGostei muito da proposta.