Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o futebol através da história: “A decisão do campeonato”.

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Conhecer um pouco do universo do futebol.
  • Aprimorar as habilidades de oralidade, leitura, interpretação e escrita de texto.
  • Analisar o comportamento dos personagens da história relacionando-o com o seu dia a dia.
  • Ampliar o vocabulário construindo um glossário com palavras relacionadas ao futebol.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 4º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Essas aulas têm como objetivo sensibilizar os alunos para a necessidade de se combater preconceitos de qualquer natureza, ampliar o repertório de palavras e vivenciar o esporte futebol a partir da literatura infantil.

Aula 1. A história: A decisão do campeonato

1. Professor faça uma pequena introdução sobre a temática a ser estuda apresentando aos alunos o vídeo: Edição da Música - É uma partida de futebol. Duração: 03min48seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hibZVX_Q18M. Acesso em 25 de maio de 2014. 

Nesse vídeo os alunos poderão observar vários lances de um jogo de futebol bem como imagens e valores que fazem parte do universo do Futebol: local de jogo, bola, times, vestimenta, torcida, gol, emoção, competição, ídolos etc. Organize uma roda de conversa sobre a temática apresentada questionando os alunos sobre:

1) Qual o tema principal abordado no vídeo que assistimos?

2) Você se identifica com esse esporte?

3) Você gosta de Futebol? Por quê?

4) Você pratica esse esporte?

5) Qual o time de sua preferência?

6) Você tem algum ídolo no Futebol?

7) Das imagens apresentadas no vídeo quais você acha que melhor simbolizam o Futebol?

8) Após assistir ao vídeo quais valores você indicaria como vinculados ao universo do Futebol?

2. Após a roda de conversa, explique aos alunos que irão conhecer uma história que aborda a mesma temática, o Futebol, contribuindo assim para que conheçam um pouco mais sobre os aspectos que envolvem a prática deste esporte. A história foi escrita pela autora Ruth Rocha e publicada pela Editora Salamandra em 2010, no livro intitulado: A Decisão do Campeonato.

l

Fonte: http://www.dgabc.com.br/Versao2012/Painel/img/editorTexto/original/32e8ecdc39d44754bd55.jpg. Acesso em 25 de maio de 2014.

Sinopse do livro: Catapimba é um garoto legal. Amigo da turma toda, centroavante e secretário do Estrela-D'Alva Futebol Clube, com ele o tempo só esquenta quando o Armandinho não apita o jogo direito. Em “A decisão do campeonato”, o leitor vai conhecer Catapimba e sua turma, os craques do campinho pegado à casa do seu Manoel. E vai descobrir que estrago um Bicão pode causar quando resolve 'ajudar' a apitar o jogo.

Professor conte a história para os alunos utilizando o próprio livro ou exibindo um vídeo em que uma criança conta a história a partir das imagens do livro: A Decisão do Campeonato. Duração de 7min34seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XjsSwH4HvWg. Acesso em 06 de julho de 2014.

 PG

Fonte: Imagens retiradas pela autora da aula do livro A Decisão do Campeonato.

3. Professor após os alunos terem ouvido a história, proponha uma conversa sobre os personagens e suas relações. Com a ajuda dos alunos, liste no quadro os nomes dos personagens da história e dos times citados.

Nomes dos personagens: Catapimba; Manuel; Beto; Batata; Firmeza; Armandinho; Maneco; Zé Barbante; Chico; Bicão.

Times: Estrela-d´Alva Futebol Clube e Sai-da-frente Esporte Clube. 

Solicite aos alunos que construam um quadro com os nomes dos personagens e sua atuação na história. Exemplo:

- Catapimba: centro avante do time Estrela-d'Alva Futebol Clube;

- Armandinho: juiz da partida;

- Bicão: papagaio do Seu Manuel.

Explique aos alunos que os times são formados por jogadores que na maioria se apresentam com seus apelidos. Muitos apelidos são criados para representar ou identificar uma pessoa tanto em relação ao seu nome como alguma característica física ou psicológica.

Assim, proponha aos alunos que acrescentem no quadro o nome de origem do personagem informando se seu nome é derivado de alguma característica física ou psicológica. Professor, se ao longo do livro essa característica do apelido não estiver bem descrita proponha aos alunos a criação desta característica ou a pesquisa em dicionário para compreender melhor o significado do apelido.

Apelidos Atuação no jogo Nome de origem Origem do apelido
Catapimba Centro avante do time Estrela d'Alva José dos Reis

Catapimba: significa "desfecho de uma ação" ou seja, o personagem que define a jogada durante a partida.

Característica da sua personalidade

 

Manuel Vizinho do campinho Manuel Sem apelido.
Beto Parceiro de Catapimba Roberto/Humberto Do próprio nome.
Batata Goleiro do time Sai-da-Frente        Da sua característica física.
Firmeza Beque (zagueiro)-direito do time Sai-da-frente   Da sua posição no jogo.
Armandinho Juiz da partida Armando Do próprio nome.
Maneco Jogador do time Sai-da-frente Manuel Do próprio nome.
Zé Barbante Jogador do time Sai-da-frente   Da sua posição no jogo.
Chico Jogador do time Sai-da-frente Francisco Do próprio nome.
Bicão Papagaio do Seu Manuel   Da sua característica física.

Fonte: Imagem da própria autora.

Finalizada a construção do quadro, comente a respeito dos apelidos dos alunos da turma. Pergunte aos alunos quem tem apelidos e se esses apelidos estão relacionados ao próprio nome ou a alguma característica física ou psicológica. Proponha a construção de um novo quadro contendo os nomes dos alunos, seus respectivos apelidos e origem.

Em uma roda de conversa proponha temáticas sobre o livro para discussão com os alunos. Comente com os alunos o sentimento de cada um com relação ao apelido, se gosta, se sente bem e se gostaria de ter outro apelido. Relacione também a conversa com uma reflexão sobre a tensão da final do campeonato presente no livro, se eles já passaram por esses momentos, quais sentimentos eles tiveram diante dessa situação, se esses problemas apresentados no livro acontece nos campeonatos que participam, ou se não passaram por isso, o que acham de mais interessante nesse momento, ou quais sentimentos deveriam ser evitados e quais são inevitáveis.

Aulas 2 e 3. Vivenciando a história: Jogando futebol

TFG

Fonte: Imagens retiradas pela autora da aula do livro A Decisão do Campeonato.

1. Professor informe que será realizado uma competição nas próximas aulas, para isso, organize os alunos em 6 equipes mistas (meninos e meninas). Peça para cada equipe criar um nome para cada uma, listar os nomes de todos os jogadores e seus respectivos apelidos e eleger uma mascote para representá-los. A finalidade desta atividade é reproduzir o jogo nas mesmas condições relatadas no livro A decisão do campeonato em que os personagens apresentam o nome das equipes, dos jogadores e seus apelidos e a mascote (papagaio). Entregue para cada equipe uma folha sulfite para registrarem a atividade.

Proponha a organização de um mini campeonato e defina com os alunos as regras da competição, esclarecendo aos alunos que a história não faz referencia a esta questão, mas é preciso regras para se jogar futebol.  Nos momentos que antecederem aos jogos, solicite a cada equipe que apresente: o nome da equipe, a escalação dos jogadores (utilizando os apelidos) e a mascote da equipe, através do desenho.

Sugestão de disputa: sistema de rodízio entre as equipes, ou seja, todas as equipes jogam entre si e as 4 melhores classificadas disputarão as semifinais, a primeira melhor classificada jogará com a quarta classificada e a segunda melhor classificada jogara com a terceira classificada. Depois os dois ganhadores irão disputar a final (1º. e 2º. lugares) e os perdedores o 3º. e 4º. lugares.

2. Proponha aos alunos que não estiverem participando do jogo da final, que façam um relatório da partida, assim como acontece na história. Solicite que descrevam no relatório as suas percepções em relação aos jogadores, suas atitudes durante a partida e a participação do juiz. Esse relatório tem como objetivo registrar as percepções dos alunos durante o jogo, observando as atitudes dos colegas e do professor, analisando-as e acrescentando sua opinião a esse respeito.

3. Após o jogo, faça uma roda de conversa e retome os registros contidos nos relatórios sobre as observações feitas tanto pelos alunos relatores como pelos jogadores a respeito da decisão do campeonato. Aproveite esse momento e proponha a análise do comportamento dos personagens da história relacionado com o comportamento dos colegas. 

o

Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRkLSYabPqBByolHyH2E640ufss1TdlzEBezvWIYk8a0LvnW8QkzQ. Acesso em 28 de maio de 2014.

Aula 4. Construindo um glossário sobre futebol

aadae

Fonte: Imagens retiradas pela autora da aula do livro A Decisão do Campeonato.

1. A partir das temáticas abordadas nas aulas anteriores, proponha aos alunos a construção de um glossário utilizando as palavras relacionadas ao futebol, estejam elas no texto ou não. Para isto, juntamente com os alunos, liste no quadro o maior número possível de palavras relacionadas ao futebol. Explique aos alunos que glossário é uma lista alfabética de palavras pouco conhecidas, em outros idiomas ou em línguas que já não existem mais, com a definição destes termos. Tradicionalmente ele aparece no final de um livro e inclui termos citados que o autor introduz ao leitor ou são incomuns.

Sugestões de palavras: preconceito, racismo, profissional, nome de competições, confederações (CBF, FIFA), artilheiro, premio, cartão, perder torcida, violência, paixão, raiva, alegria, ganhar, individualismo, expulsão, salários, tabelas, imprensa, dentre outras.

Professor é possível que muitas palavras surjam pelas falas dos alunos, assim para a construção do glossário coletivamente, distribua as palavras listadas no quadro para os alunos de maneira que a mesma palavra não fique com mais de um aluno. Na sequência, entregue para cada aluno uma ficha em branco para que escreva a palavra que lhe foi entregue e o seu significado a partir da pesquisa em um dicionário.

Finalizada confecção das fichas peça aos alunos que escolham duas para fazerem um desenho em outra ficha para ilustrar o glossário.

Sugestão de ficha para o preenchimento do significado das palavras.

    GOL: é o ato mais importante do jogo de futebol e esportes similares, e ocorre sempre que a bola ultrapassa por completo uma barreira imaginária entre as traves e sob o travessão.

Fonte: Imagem da própria autora.

Sugestão de ficha para desenho.

Y

Fonte: http://og.infg.com.br/in/8842421-356-c89/FT1086A/11.jpg. Acesso em 29 de maio de 2014.

2. Reúna os alunos e construa o glossário com cartazes na parede da sala de aula. Organize as fichas em ordem alfabética com a ajuda da turma. Cole as fichas em ordem alfabética e os desenhos de forma aleatória para ilustrar o glossário. Depois do glossário finalizado proponha aos alunos a construção de um texto dissertativo relacionado com a temática vista até então. O texto deverá conter as percepções do aluno sobre o universo do futebol, seus personagens e comportamentos, os fatos da vida real (jogadores, juízes, campeonatos, regras) e a relação do mesmo com a sua vida cotidiana.   

Na construção desse texto, solicite aos alunos que utilizem pelos 5 palavras do glossário construído pela turma. Após a correção do texto. Proponha a apresentação e exposição do texto e do glossário na escola, revistas e virtualmente (blogsites ligados ao esporte etc.).

Recursos Complementares

ARAÚJO, E. Glossário de termos de futebol. Editora Disal. 2013.

KFOURI, J. O passe e o gol. Editora Papagaio. 2005.

TORERO, J. R. Uma história de futebol. Editora Objetiva. 2002.

Avaliação

Avaliar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho; se foram capazes de selecionar informações importantes sobre o futebol e sensibilizar para a importância da sua relação com as pessoas; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento futuro.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.