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Misturas do cotidiano

 

19/07/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir o conceito de mistura.
  • Diferenciar mistura de substância pura.
  • Identificar e diferenciar mistura homogênea de mistura heterogênea.
  • Classificar produtos industrializados, presentes cotidiano, como misturas ou substâncias puras.
  • Analisar e interpretar fenômenos resultantes de experimentos realizados.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Propriedades físicas dos materiais.
  • Conceito de moléculas.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividade de investigação.
  • Questionamentos.
  • Atividades em grupos.
  • Exibição de vídeo.
  • Registros utilizando a ferramenta Google Docs.
  • Criação de um blog para divulgar o conhecimento.

Se analisarmos mais a fundo os materiais que nos rodeiam, veremos que, na realidade, alguns deles têm outros em sua constituição. Por exemplo, um copo com óleo e água e outro com água do mar são considerados misturas, sistemas compostos por substâncias. Que diferenças notamos nestes sistemas? Cor, odor, textura, estado físico são apenas algumas delas. Quando investigamos determinado sistema, uma das mais importantes distinções que devemos fazer é em relação ao número de fases. Ao analisarmos as fases, podemos identificar os tipos de misturas presentes no nosso dia-a-dia.

 

Atividade 1

Professor:

- A atividade tem como objetivos:

  • confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas;
  • analisar e interpretar fenômenos; e
  • construir argumentos.

1) Providencie seis copos com os seguintes materiais:

  • copo 1: água do mar ou água e sal;
  • copo 2: água e areia;
  • copo 3: água e álcool;
  • copo 4: água e gelo;
  • copo 5: água e óleo; e
  • copo 6: areia.

Tipos de misturas.

Imagem retirada pela autora, disponível no livro de SANTANTA, Olga. Ciências naturais - 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2012, pg. 87.

2) Apresente os seis copos para toda a turma.

3) Peça aos alunos que observem os copos, prestando atenção ao conteúdo de cada um deles.

4) Registre na lousa os seguintes questionamentos:

  • Em quais copos temos misturas heterogêneas?
  • Que materiais compõem cada uma das fases?
  • Dentre as misturas heterogêneas, qual é formada por um único material?
  • Em quais copos temos misturas homogêneas?
  • Dentre as misturas homogêneas, alguma apresenta mais de um material?

5) Destine um tempo para que os alunos possam discutir e registrar as ideias no caderno. As discussões poderão ser em duplas ou em grupos de até quatro alunos.

6) Acompanhe as discussões e verifique se os alunos tem clareza do significado dos termos presentes nos questionamentos.

7) Em seguida, organize um momento para que todos possam socializar as ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as ideias dos colegas. Para isso, solicite aos alunos que façam um círculo na sala de aula.

8) Oriente e estimule a participação de todos.

9) Faça intervenções sempre que necessário, promovendo a aprendizagem dos conceitos de misturas e substâncias puras.

- Neste momento, discuta com os alunos que a maior parte dos materiais presentes no nosso cotidiano é, na realidade, uma mistura mais ou menos complexas de várias substâncias. Para os químicos, a substância pura é um material composto de uma única substância. Já a mistura é um sistema composto por várias substâncias, sendo que uma forma de diferenciá-las é analisando as fases. Fase é cada porção dele que apresenta o mesmo aspecto e as mesmas características em toda sua extensão. Quando uma mistura apresenta uma única fase, dizemos que ele é um mistura homogênea. Quando um uma mistura apresenta mais de uma fase, dizemos que temos mistura heterogênea. Os copos com areia, água e óleo, água e areia mostram um mistura heterogênea. Já os copos coma água do mar e a água com álcool, apesar de uma mistura de vários materiais, são um mistura homogênea, pois tem uma só fase. E a água com gelo é um exemplo de uma substância pura em mudança de estado físico.

 

Atividade 2: Desenvolvimento do tema

Professor:

- A atividade tem como objetivos:

  • construir o conceito de misturas;
  • diferenciar misturas de substâncias puras;
  • identificar, no cotidiano, exemplos de misturas;
  • analisar fenômenos;
  • interpretar diferentes linguagens;
  • construir argumentos; e 
  • relacionar o conhecimento científico com o cotidiano.

1) Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo, indicado abaixo, diretamente do computador individual ou compartilhado. Caso não seja possível, o professor poderá projetá-lo, em sala de aula, utilizando um notebook com caixas de som e aparelho data show.

- A química que se vê – 1 Substância Pura e Mista. Duração: 7min04seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u4btiUL6NpM. Acesso em 24 de julho de 2014.

Gasolina

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/imagens/curiosidades/gasolina.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.

 

Suco de laranja

Imagem disponível em: http://revistavivasaude.uol.com.br/upload/imagens_upload/suco_de_laranja.jpg. Acesso em 24 de julho de 2014.

 

2) Após a exibição do vídeo, peça aos alunos, que em grupos de quatro pessoas, registrem as informações acerca do conteúdo do vídeo em um quadro, conforme sugestão abaixo:

- Informe aos alunos que a coluna "Exemplos do cotidiano" deverá ser preenchida com outros exemplos, além dos apresentados nos vídeos. Para isso, sugira aos alunos que analisem produtos industrializados consumidos por eles e/ou materiais utilizados por eles.

Conceito Exemplos do cotidiano
Substância pura  
Mistura homogênea  
Mistura heterogênea  

3) Envie, por e-mail o quadro em um documento no Microsoft Word, para ser preenchido, com a letras de coloração diferentes. Cada grupo deverá utilizar uma coloração.

4) Sugira aos alunos que utilizem a ferramenta Google Docs para a troca informações com os demais grupos sobre o conteúdo do vídeo. 

- Para maiores informações sobre como usar a ferramenta Google Docs, acesse o texto: Google Docs - Recurso para auxiliar professores na prática pedagógica, de Eliane dos Reis Dias, disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/banco_objetos_crv/%7BA0153356-A238-4625-ACAC-BC2FDE53DF2F%7D_tutorial_google_docs.pdf. Acesso em 14 de abril de 2014.

5) Faça correções nos documentos com a letra de coloração vermelha.

6) Utilize as produções no Google Docs para retomar, ampliar e/ou modificar os conceitos construídos e discutidos ao longo das atividades. Para isso, verifique as aproximações e distanciamentos dos alunos relacionados ao conteúdo. Neste momento, se necessário, retome algumas questões não complementadas pelas atividades e construa, coletivamente, as informações solicitadas no quadro.

- Caso não seja possível a utilização do computador individual ou compartilhado, entregue um quadro para cada grupo registrar as informações. Em seguida, registre o quadro na lousa, completando-o juntamente com a participação de todos os grupos.

 

Atividade 3: Divulgando o conhecimento

Divulgação

Imagem disponível em: .http://www.anossaescola.com/CR/AdvHTML_Upload/pg-procap-icone-rec-internet.jpg. Acesso em 18 de julho de 2014.

Professor:

1) Proponha aos alunos que criem um blog da turma para divulgarem o conhecimento.

- Para isso, verifique a possibilidade dos professores de Língua Portuguesa ou Informática ministrarem uma oficina sobre criação de blog.

- Caso não seja possível, acesse a aula Criando um blog, de Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 06 de junho de 2014.

2) Informe aos alunos que o blog deverá conter os conceitos de substância pura, mistura homogênea e mistura heterogênea, além dos exemplos presentes no cotidiano.

3) Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento.

4) Divulgue, juntamente com os alunos, o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Utilize o site da escola, a rádio da escola, cartazes, comunicados, redes sociais, entre outros para divulgarem o blog .

Recursos Complementares

Sugestão de material de apoio ao professor:

- Química: Materiais e transformação. Parte 2: Substâncias puras e misturas. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1-2.htm. Acesso em 24 de julho de 2014.

- Aula 03 - Substância pura e mistura – Química A – Loucos por saber – Professor Anselmo. Duração: 13min26seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jBurDUsdRhY. Acesso em 24 de julho de 2014.

Avaliação

O processo avaliativo deverá ser processual e contínuo, abrangendo todas as atividades. As produções coletivas e individuais, orais e escritas deverão ser avaliadas. O comportamento, a participação e o empenho durante as atividades também deverão ser avaliados.

Para analisar as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação ao conteúdo, as produções no Google Docs e a criação do blog serão avaliadas quantitativamente.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • IRACEMA SILVA ROMAO, EEEF SOLON DE LUCENA , Paraíba - disse:
    iiracemaromao@gmail.com

    22/07/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa aula os materiais utilizados são de fácil acesso para os alunos assim como o nível de entendimento e até o próprio conteúdo desperta interesse em desenvolver a aula ,apenas o momento que pede o uso do computador e para a maioria das escolas públicas ainda não está ao alcance de todos. Mas com tranquilidade é possível desenvolver essa aula . Muito bom. Parabéns.


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