Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogo com palavras através da história: Desmontando a anta

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e pesquisar as características da anta.
  • Vivenciar brincadeiras relacionadas à formação de palavras.
  • Vivenciar jogos on line de formação de palavras.
  • Criar pequenas histórias com palavras e desenhos.
  • Aprimorar as habilidades de oralidade, leitura, interpretação e escrita de textos.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 4º ano do Ensino Fundamental.

 
Estratégias e recursos da aula

Nessas aulas os alunos terão várias atividades e dinâmicas para formação e decomposição de palavras. A história Desmontando a anta auxiliará os alunos nessas atividades além de conhecerem mais de perto como é esse animal. É uma história escrita de maneira diferente da convencional, mas que cria várias possibilidades de formação de palavras. Os alunos vivenciarão jogos on line e criarão pequenas histórias. Isso tudo, contribuindo para o aprimoramento da leitura, escrita, oralidade e de produção de textos.

Aula 1. História: Desmontando a anta

1. Professor organize uma roda de conversa e apresente o título da história: Desmontando a anta. Pergunte aos alunos como será essa história, se nesse livro observaremos o animal tendo seu corpo desmontado ou o título terá outro sentido.
 
Depois da conversa sobre o título apresente a história: Desmontando a anta da autora Renata Bueno. Disponível em:  http://www.renatabueno.art.br/index.php?/livro/colecao-desmontando/. Acesso em 30 de maio de 2014.
 
Professor, você poderá ler a história e, com auxílio do data show, projetá-la para os alunos. Nesse sítio você acessará a Coleção Desmontando com quatro títulos, clique na imagem do terceiro título Desmontando a anta para ampliar as imagens de cada página do livro. Depois é só ir clicando no ícone next e você projetará a próxima página. Se sua escola não tiver acesso à internet, digitalize o texto e selecione algumas imagens da história Desmontando a anta para projetá-los.

fdF

Fonte: http://www.renatabueno.art.br/files/gimgs/th-12_anta.jpg. Acesso em 30 de maio de 2014.

2. Comente com os alunos o jogo com a palavra anta que a autora faz durante a história. A anta é o personagem principal e seu nome é transformado em várias palavras, objetos, lugares, personalidades e verbos. Para conhecer um pouco mais sobre esse personagem que, segundo a autora desse livro, dá sentido a outras tantas palavras, proponha uma pesquisa no Laboratório de Informática da escola. Entregue para cada aluno um roteiro para se orientar durante a pesquisa.

Roteiro para a pesquisa.

1) Qual família pertence.

2) Quanto esse animal pesa e mede.

3) Seu alimento.

4) Onde vive.

5) Características do seu corpo.

d

Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRXIFR4h_-mBAfis0rN7PNobT3arfDKILYnqCECmplMmJ2VYResJg. Acesso em 31 de maio de 2014.

Sugestão de sites para pesquisa.

PACIEVITCH, Thais. Anta Brasileira. Disponível em: http://www.infoescola.com/mamiferos/anta-brasileira/. Acesso em 31 de maio de 2014.

Bichos da mata/anta. Disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Bichos_da_mata/Anta. Acesso em 31 de maio de 2014.   

WIKIPÉDIA. Tapirus terrestris. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapirus_terrestris. Acesso em 31 de maio de 2014.

3. Para que o aluno aprimore sua capacidade de produzir textos, proponha a construção de um texto descrevendo a pesquisa que fizeram sobre a anta. Esse texto será apresentado na próxima aula e utilizado nas atividades de formação de palavras.

Para isso, solicite que os alunos se reúnam em grupo com quatro componentes e que cada um leia e apresente o resultado de sua pesquisa. Terminada a apresentação de todos os alunos, o grupo deverá discutir, avaliar, reformular suas respostas e, havendo consenso, registrá-las em forma de um texto.

Oriente ao grupo que inicie seu texto anunciando sobre o que irá redigir; que construa um parágrafo para cada pergunta pesquisada e que, ao final; organize um parágrafo explicitando a opinião do grupo sobre o resultado dos estudos realizados. O grupo deverá definir um relator para tal tarefa e outro colega para auxiliá-lo na apresentação desse texto quando o mesmo for discutido com toda a turma.

Para a apresentação de todos os grupos e discussão com a turma, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Aulas 2 e 3. Construindo uma cruzadinha

Com o objetivo de explorar a criatividade do aluno e sua capacidade de criar conceitos para as palavras, proponha aos alunos a construção de uma cruzadinha com as palavras relacionadas com a história Desmontando a anta.

1. Retome com os alunos os textos criados a partir da pesquisa sobre a anta. Solicite novamente aos grupos que apresentem seu texto final para a turma. Durante a apresentação dos grupos, proponha aos alunos que selecionem 2 palavras de cada texto e anotem no caderno. 

2. Os alunos deverão formar uma cruzadinha utilizando o programa de computador Word. Reúna os alunos em trios no Laboratório de Informática para construírem a cruzadinha. Projete no data show o vídeo postado por Flávio Maurício intitulado "Fazendo cruzadinho no word" com duração de 03 min 50seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gtyBsPY81pI. Acesso em 17 de maio de 2014. Verifique se os alunos compreenderam o que é, e como podemos construir essa cruzadinha.

Sugestões de outros sites para orientar na construção da cruzadinha:

GODINHO, Vanusa Viana Nogueira. Como criar uma cruzadinha? Disponível em: http://vanusaviana.blogspot.com.br/2008/04/como-criar-uma-cruzadinha.html. Acesso em 17 de maio de 2014.

FERREIRA, Josiano Carneiro. Criar palavras cruzadas com Word. Duração de 5min59seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OrekoIaTTf4. Acesso em 17 de julho de 2014.

3. Após os alunos conhecerem sobre como criar uma cruzadinha, solicite que, dentre as palavras escolhidas dos textos lidos e anotados em seu caderno, selecionem:

  • uma das palavras, para ser colocada verticalmente, cada letra em uma linha;
  • a quantidade de palavras necessárias para serem colocadas em cada uma das letras (linhas) da palavra que ficará na vertical.

Atenção: lembre os alunos que essas palavras deverão ter uma letra que coincidirá com uma das letras da palavra escrita na vertical. 

4. Escolhidas as palavras, é hora de montar a cruzadinha. Oriente os alunos a organizar e preencher os espaços da cruzadinha. Retome o vídeo apresentado e vá pausando em cada etapa sugerida pelo autor, até que os alunos consigam concluí-la.

5. Finalize a cruzadinha construindo frases que auxiliarão os alunos a descobrirem a palavra correspondente a cada linha da cruzadinha.

Sugestão de cruzadinha:

Palavra Amazônia.

                 

1

 

 

C

A

C

A

U

 

 

 

 

2

 

 

 

H

O

M

E

M

 

 

 

3

T

R

O

M

B

A

 

 

 

 

 

4

 

 

A

M

A

Z

O

N

I

A

 

5

 

F

R

U

T

O

S

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

N

O

I

T

E

 

7

 

 

M

A

M

I

F

E

R

O

 

8

 

 

 

 

 

A

G

U

A

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

1. Alimento da anta.

2. Um dos principais predadores da anta.

3. Parte do corpo da anta que é flexível e coberta de pelos sensíveis ao cheiro.

4. Local em que se encontra a anta brasileira.

5. Faz parte da alimentação da anta.

6.  Momento do dia que ela utiliza para pastar.

7. Classificação dos animais a qual pertence a anta.

8. Utiliza para tomar banho e também para se esconder porque nada muito bem.                    

Terminada a construção da cruzadinha, cada trio poderá imprimir seu trabalho e trocar com o outro para tentar preenche-la. Após o preenchimento, certifique como os autores se o fez corretamente.

Aulas 4, 5 e 6. Jogando com as palavras

Com o objetivo de explorar a habilidade de associar palavras e imagens, formar novas palavras a partir de um outra, proponha algumas brincadeiras e jogos com as palavras para relacionar com o jogo de palavras que a autora trouxe no livro utilizando a palavra anta e suas variações: manta, canta, planta, santa e Antártica.

1. Divida a turma em trio e entregue uma folha sulfite e um envelope para cada trio. Defina uma palavra e coloque suas letras separadas no envelope. Escreva essa palavra no quadro e proponha que cada trio terá que formar outras palavras a partir da que estiver escrita no quadro. Eles poderão utilizar as letras do envelope para formá-las. Cada palavra formada deverá ser escrita na folha sulfite. Proponha um tempo para essa atividade e depois verifique qual trio conseguir escrever mais palavras. Lembre os alunos que eles poderão usar as letras separadas e não necessariamente a sílaba.

Exemplo:

A - N - T - A - R - T - I - C - A

Palavras formadas a partir da palavra Antártica: Anta, rica, tinta, cair, cantar etc.

2. Ainda em trios, entregue para cada um uma atividade com uma frase com palavras escritas e outras substituídas por desenhos.

Sugestão de frase.

I

 Fonte: Imagem da própria autora.

Solicite que eles reescrevam a frase substituindo os desenhos pelas palavras. Proponha a cada trio que crie outra frase em uma folha sulfite e substitua algumas palavras por desenhos. Terminada a atividade cada trio entregará sua frase para outro grupo, e este deverá reescrevê-la no caderno substituindo os desenhos por palavras. Depois os alunos passarão a frase para outros trios e assim por diante.

3. Entregue para cada aluno um caça palavra e proponha que eles procurem as palavras que se relacionam com a palavra anta. Liste estas palavras no quadro para guiar os alunos. Palavras: anta, canta, manta, Antártica, santa e planta.

GG

Fonte: Imagem da própria autora. 

Ao final da atividade proponha aos alunos que montem frases a partir de cada palavra.

4. Leve os alunos para o Laboratório de Informática e proponha um jogo on line para formação de palavras. Jogo Letroca. Disponível em: http://www.letroca-game.com/, (acesso em 01 de junho de 2014). O objetivo de jogo é formar o maior número de palavras com as letras disponíveis. Organize os alunos em duplas para o melhor desenvolvimento do jogo. Determine um tempo para finalizar o jogo e proponha aos alunos que, ao final do tempo, a dupla que conseguir formar o maior número de palavras ganha. 

Professor selecione o item "Zen - sem limite de tempo" para os alunos jogarem.

o

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.letroca-game.com/. Acesso em 02 de junho de 2014.

Cada computador irá gerar uma página com letras diferentes para formação das palavras, assim cada dupla terá letras diferentes para formar o conjunto de palavras. Os alunos deverão clicar em cada letra na ordem da palavra e clicar em enviar. A palavra, se correta, aparecerá no quadro acima. Explique para os alunos que as palavras possuem formações diferentes: formadas com 3, 4, 5, 6 ou 7 letras.

jhtyj

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.letroca-game.com/. Acesso em 02 de junho de 2014.

5. A outra atividade sugerida on line é de caça palavras do site Sopa de letras. Disponível em: http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/jogosopadeletras.htm (acesso em 03 de junho de 2014). Nesse jogo os alunos terão as palavras definidas para procurarem no quadrinho. Os alunos deverão selecionar a palavra através do mouse.

Ggf

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/jogosopadeletras.htm. Acesso em 04 de junho de 2014.

O jogo tem 6 opções para jogar. As opções 1, 2 e 6 é o caça palavra com nome de animais; a opção 3 com nome de cidades; opção 4 nomes de pessoas e a opção 5 com objetos. Proponha que cada aluno escolha a de sua preferência. Defina também nesse jogo um tempo para a realização da atividade. Observe o vencedor a dupla que conseguir caçar mais palavras ou terminar primeiro.

6. Volte para a sala de aula e proponha aos alunos que, em grupo, ilustrem a história Desmontando a anta. Forme grupo de 6 alunos, entregue uma folha sulfite para cada e proponha a cada aluno que desenhe uma parte da história.

Parte 1: Capa

Parte 2: A anta

Parte 3: Planta

Parte 4: Manta

Parte 5: Canta

Parte 6: Antártica.

Reúna os desenhos do grupo e monte uma pequena apostila da história. Proponha para cada grupo apresentar seus desenhos para o restante da turma. Coloque as histórias no mural da sala de aula.

Recursos Complementares

Jogo de palavras. Disponível em: http://rachacuca.com.br/palavras/. Acesso em 22 de julho de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, compreender e identificar o personagem principal e o jogo de palavras; se conseguiram construir a cruzadinha e completar as atividades sugeridas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento futuro.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.