22/07/2014
Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 4º ano do Ensino Fundamental.
Nessas aulas os alunos terão várias atividades e dinâmicas para formação e decomposição de palavras. A história Desmontando a anta auxiliará os alunos nessas atividades além de conhecerem mais de perto como é esse animal. É uma história escrita de maneira diferente da convencional, mas que cria várias possibilidades de formação de palavras. Os alunos vivenciarão jogos on line e criarão pequenas histórias. Isso tudo, contribuindo para o aprimoramento da leitura, escrita, oralidade e de produção de textos.
Aula 1. História: Desmontando a anta
Fonte: http://www.renatabueno.art.br/files/gimgs/th-12_anta.jpg. Acesso em 30 de maio de 2014.
2. Comente com os alunos o jogo com a palavra anta que a autora faz durante a história. A anta é o personagem principal e seu nome é transformado em várias palavras, objetos, lugares, personalidades e verbos. Para conhecer um pouco mais sobre esse personagem que, segundo a autora desse livro, dá sentido a outras tantas palavras, proponha uma pesquisa no Laboratório de Informática da escola. Entregue para cada aluno um roteiro para se orientar durante a pesquisa.
Roteiro para a pesquisa.
1) Qual família pertence.
2) Quanto esse animal pesa e mede.
3) Seu alimento.
4) Onde vive.
5) Características do seu corpo.
Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRXIFR4h_-mBAfis0rN7PNobT3arfDKILYnqCECmplMmJ2VYResJg. Acesso em 31 de maio de 2014.
Sugestão de sites para pesquisa.
PACIEVITCH, Thais. Anta Brasileira. Disponível em: http://www.infoescola.com/mamiferos/anta-brasileira/. Acesso em 31 de maio de 2014.
Bichos da mata/anta. Disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Bichos_da_mata/Anta. Acesso em 31 de maio de 2014.
WIKIPÉDIA. Tapirus terrestris. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapirus_terrestris. Acesso em 31 de maio de 2014.
Para isso, solicite que os alunos se reúnam em grupo com quatro componentes e que cada um leia e apresente o resultado de sua pesquisa. Terminada a apresentação de todos os alunos, o grupo deverá discutir, avaliar, reformular suas respostas e, havendo consenso, registrá-las em forma de um texto.
Oriente ao grupo que inicie seu texto anunciando sobre o que irá redigir; que construa um parágrafo para cada pergunta pesquisada e que, ao final; organize um parágrafo explicitando a opinião do grupo sobre o resultado dos estudos realizados. O grupo deverá definir um relator para tal tarefa e outro colega para auxiliá-lo na apresentação desse texto quando o mesmo for discutido com toda a turma.
Para a apresentação de todos os grupos e discussão com a turma, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Aulas 2 e 3. Construindo uma cruzadinha
Com o objetivo de explorar a criatividade do aluno e sua capacidade de criar conceitos para as palavras, proponha aos alunos a construção de uma cruzadinha com as palavras relacionadas com a história Desmontando a anta.
1. Retome com os alunos os textos criados a partir da pesquisa sobre a anta. Solicite novamente aos grupos que apresentem seu texto final para a turma. Durante a apresentação dos grupos, proponha aos alunos que selecionem 2 palavras de cada texto e anotem no caderno.
2. Os alunos deverão formar uma cruzadinha utilizando o programa de computador Word. Reúna os alunos em trios no Laboratório de Informática para construírem a cruzadinha. Projete no data show o vídeo postado por Flávio Maurício intitulado "Fazendo cruzadinho no word" com duração de 03 min 50seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gtyBsPY81pI. Acesso em 17 de maio de 2014. Verifique se os alunos compreenderam o que é, e como podemos construir essa cruzadinha.
Sugestões de outros sites para orientar na construção da cruzadinha:
GODINHO, Vanusa Viana Nogueira. Como criar uma cruzadinha? Disponível em: http://vanusaviana.blogspot.com.br/2008/04/como-criar-uma-cruzadinha.html. Acesso em 17 de maio de 2014.
FERREIRA, Josiano Carneiro. Criar palavras cruzadas com Word. Duração de 5min59seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OrekoIaTTf4. Acesso em 17 de julho de 2014.
3. Após os alunos conhecerem sobre como criar uma cruzadinha, solicite que, dentre as palavras escolhidas dos textos lidos e anotados em seu caderno, selecionem:
Atenção: lembre os alunos que essas palavras deverão ter uma letra que coincidirá com uma das letras da palavra escrita na vertical.
4. Escolhidas as palavras, é hora de montar a cruzadinha. Oriente os alunos a organizar e preencher os espaços da cruzadinha. Retome o vídeo apresentado e vá pausando em cada etapa sugerida pelo autor, até que os alunos consigam concluí-la.
5. Finalize a cruzadinha construindo frases que auxiliarão os alunos a descobrirem a palavra correspondente a cada linha da cruzadinha.
Sugestão de cruzadinha:
Palavra Amazônia.
1 |
|
|
C |
A |
C |
A |
U |
|
|
|
|
2 |
|
|
|
H |
O |
M |
E |
M |
|
|
|
3 |
T |
R |
O |
M |
B |
A |
|
|
|
|
|
4 |
|
|
A |
M |
A |
Z |
O |
N |
I |
A |
|
5 |
|
F |
R |
U |
T |
O |
S |
|
|
|
|
6 |
|
|
|
|
|
N |
O |
I |
T |
E |
|
7 |
|
|
M |
A |
M |
I |
F |
E |
R |
O |
|
8 |
|
|
|
|
|
A |
G |
U |
A |
|
|
Fonte: Imagem da própria autora.
1. Alimento da anta.
2. Um dos principais predadores da anta.
3. Parte do corpo da anta que é flexível e coberta de pelos sensíveis ao cheiro.
4. Local em que se encontra a anta brasileira.
5. Faz parte da alimentação da anta.
6. Momento do dia que ela utiliza para pastar.
7. Classificação dos animais a qual pertence a anta.
8. Utiliza para tomar banho e também para se esconder porque nada muito bem.
Terminada a construção da cruzadinha, cada trio poderá imprimir seu trabalho e trocar com o outro para tentar preenche-la. Após o preenchimento, certifique como os autores se o fez corretamente.
Aulas 4, 5 e 6. Jogando com as palavras
Com o objetivo de explorar a habilidade de associar palavras e imagens, formar novas palavras a partir de um outra, proponha algumas brincadeiras e jogos com as palavras para relacionar com o jogo de palavras que a autora trouxe no livro utilizando a palavra anta e suas variações: manta, canta, planta, santa e Antártica.
1. Divida a turma em trio e entregue uma folha sulfite e um envelope para cada trio. Defina uma palavra e coloque suas letras separadas no envelope. Escreva essa palavra no quadro e proponha que cada trio terá que formar outras palavras a partir da que estiver escrita no quadro. Eles poderão utilizar as letras do envelope para formá-las. Cada palavra formada deverá ser escrita na folha sulfite. Proponha um tempo para essa atividade e depois verifique qual trio conseguir escrever mais palavras. Lembre os alunos que eles poderão usar as letras separadas e não necessariamente a sílaba.
Exemplo:
A - N - T - A - R - T - I - C - A
Palavras formadas a partir da palavra Antártica: Anta, rica, tinta, cair, cantar etc.
2. Ainda em trios, entregue para cada um uma atividade com uma frase com palavras escritas e outras substituídas por desenhos.
Sugestão de frase.
Fonte: Imagem da própria autora.
Solicite que eles reescrevam a frase substituindo os desenhos pelas palavras. Proponha a cada trio que crie outra frase em uma folha sulfite e substitua algumas palavras por desenhos. Terminada a atividade cada trio entregará sua frase para outro grupo, e este deverá reescrevê-la no caderno substituindo os desenhos por palavras. Depois os alunos passarão a frase para outros trios e assim por diante.
3. Entregue para cada aluno um caça palavra e proponha que eles procurem as palavras que se relacionam com a palavra anta. Liste estas palavras no quadro para guiar os alunos. Palavras: anta, canta, manta, Antártica, santa e planta.
Fonte: Imagem da própria autora.
Ao final da atividade proponha aos alunos que montem frases a partir de cada palavra.
4. Leve os alunos para o Laboratório de Informática e proponha um jogo on line para formação de palavras. Jogo Letroca. Disponível em: http://www.letroca-game.com/, (acesso em 01 de junho de 2014). O objetivo de jogo é formar o maior número de palavras com as letras disponíveis. Organize os alunos em duplas para o melhor desenvolvimento do jogo. Determine um tempo para finalizar o jogo e proponha aos alunos que, ao final do tempo, a dupla que conseguir formar o maior número de palavras ganha.
Professor selecione o item "Zen - sem limite de tempo" para os alunos jogarem.
Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.letroca-game.com/. Acesso em 02 de junho de 2014.
Cada computador irá gerar uma página com letras diferentes para formação das palavras, assim cada dupla terá letras diferentes para formar o conjunto de palavras. Os alunos deverão clicar em cada letra na ordem da palavra e clicar em enviar. A palavra, se correta, aparecerá no quadro acima. Explique para os alunos que as palavras possuem formações diferentes: formadas com 3, 4, 5, 6 ou 7 letras.
Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.letroca-game.com/. Acesso em 02 de junho de 2014.
5. A outra atividade sugerida on line é de caça palavras do site Sopa de letras. Disponível em: http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/jogosopadeletras.htm (acesso em 03 de junho de 2014). Nesse jogo os alunos terão as palavras definidas para procurarem no quadrinho. Os alunos deverão selecionar a palavra através do mouse.
Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/jogosopadeletras.htm. Acesso em 04 de junho de 2014.
O jogo tem 6 opções para jogar. As opções 1, 2 e 6 é o caça palavra com nome de animais; a opção 3 com nome de cidades; opção 4 nomes de pessoas e a opção 5 com objetos. Proponha que cada aluno escolha a de sua preferência. Defina também nesse jogo um tempo para a realização da atividade. Observe o vencedor a dupla que conseguir caçar mais palavras ou terminar primeiro.
6. Volte para a sala de aula e proponha aos alunos que, em grupo, ilustrem a história Desmontando a anta. Forme grupo de 6 alunos, entregue uma folha sulfite para cada e proponha a cada aluno que desenhe uma parte da história.
Parte 1: Capa
Parte 2: A anta
Parte 3: Planta
Parte 4: Manta
Parte 5: Canta
Parte 6: Antártica.
Reúna os desenhos do grupo e monte uma pequena apostila da história. Proponha para cada grupo apresentar seus desenhos para o restante da turma. Coloque as histórias no mural da sala de aula.
Jogo de palavras. Disponível em: http://rachacuca.com.br/palavras/. Acesso em 22 de julho de 2014.
Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, compreender e identificar o personagem principal e o jogo de palavras; se conseguiram construir a cruzadinha e completar as atividades sugeridas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento futuro.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/08/2014
Cinco estrelasMuito boa a aula Liliany.
30/07/2014
Cinco estrelasmuito bom