22/09/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Identificar os elementos linguístico-discursivo do gênero Tiras.
Não são necessários conhecimentos prévios
1ª aula: Fazendo uso de data show ou retroprojetor, o professor deverá apresentar a "tirinha" aos alunos de forma clara e em tamanho ideal para facilitar a leitura e a visualização dos detalhes. A primeira leitura das sentenças deverá ser realizada pelo professor, e repetida em seguida pelos alunos. No momento seguinte, o professor listará na lousa alguns vocabulários: (gloves, sign up, recess baseball, nonsense, underweight, wump, spend) - importantes para compreensão da tira e solicitará aos alunos que sublinhe ou circule todos os verbos que aparecem na tira antes e depois do termo "if". Em seguida, o professor escreverá na lousa, a oração com o "if" e, então, explicará aos alunos a formação do "conditional sentences". O professor lerá novamente a tira com os alunos realizando as seguintes inferências:
a) Se mudarmos a última sentença do quadrinho que apresente o "if", tirando esse termo da oração, teremos alguma mudança de sentido? Qual?
b) O "if" está indicando uma possibilidade, acusação, impossibilidade ou pedido?
Fonte: 25 Great Calvin and Hobbes Strips. Available in: <http://progressiveboink.com/archive/calvinhobbes.htm>. Access in 04 jan. 2014.
2ª aula: Com auxílio do professor, o aluno deverá criar os elementos composicionais do gênero tira, neste caso, o enredo da história tais como: espaço geográfico, espaço temporal, personagens [aspecto físico, emocional, psicológico], características físicas e pessoais dos personagens e outros. O professor deverá conduzi-los na elaboração dos personagens, espaço geográfico, o tempo da história (atual, década de 90, no campo, na cidade, etc.) usando os questionamentos:
a) Quem serão os seus personagens? Porque eles são importantes para sua história?
b) Como os personagens serão caracterizados na história? eles serão médicos, professor, aluno, cientista, dona de casa e etc. E o aspecto físico, como vocês caracterizarão eles? Serão baixos, altos, magros e etc.
c) Qual seu estado psicológico? São: alegres, chatos, tristes, bravos, preguiçosos e etc. Quais qualidades e defeitos os personagens terão?
d) Qual é o espaço geográfico? Sua história será na cidade, na rua, na escola, no shopping e etc.
e) Qual é o espaço temporal? O enredo será nos dias de hoje, a noite, de dia, na hora do almoço, no lanche da tarde, na hora dos estudos, durante a aula?
f) Ideologia do enredo. O que os personagens discutirão nas tirinhas? Política, economia, prevenção às drogas, bullying e etc.
Fonte: Available in: <http://www.makebeliefscomix.com/Printables/print.php?category=You_Life_in_Comics_ Boys&file=10_Print.GIF>. Access in 10 jan. 2014.
Fonte: Available in: <http://www.makebeliefscomix.com/Printables/print.php?category=Blank_Comix_Templa te&file=458_Priny.GIF>. Access in 10 jan. 2014.
3ª aula: Nesta atividade, o aluno deverá criar sua própria Tirinha, a partir das primeiras anotações da aula anterior quando elaborou um enredo e definiu alguns personagens a partir de algumas características. O aluno deverá realizar essa atividade em folha avulsa ou caderno, a partir dos quadrinhos indicados aqui abaixo:
Fonte: Imagem criada pelo autor
4ª aula: Nesta aula, com auxílio do professor, aluno deverá fazer primeiramente os ajustes finais em sua história como: aprimorar os enunciados dos personagens (escrita de algum balão); onomatopeia, e em seguida, apresentar oralmente aos colegas de sala a sua produção utilizando o data show ou retroprojetor. Essa produção final também deverá ser publicada no mural da escola e se possível, apresentada em algum evento cultural como forma de socializar e aprimorar a prática discursiva dos alunos.
Observação: ao apresentar as tiras aos colegas de sala, cada aluno e/ou duplas deverá exemplificar a todos os seguintes pontos:
a) como foram criados os personagens;
b) porque se pensou nesses personagens;
c) porque se fez necessário o espaço geográfico e temporal para os personagens;
d) qual a crítica e/ou discussão sugerida pela tira.
Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia a ser desenvolvida terá como ponto de partida o texto verbal. Essa ação proporcionará ao aluno atividades com as práticas discursivas (oralidade, leitura e escrita), de modo a promover o acesso e a interação do aluno com as diferentes formas de expressão oral e escrita. A análise linguística será trabalhada sempre que perpassar pelas práticas discursivas (oralidade, leitura e escrita). Assim, várias outras tirinhas acerca de Calvin and Hobbes poderão ser encontradas em alguns sites para uso nas aulas de inglês.
Critérios: Avaliação processual a fim de diferenciar a tira de uma charge.
Instrumento(s) e Aprendizagem Esperada: O aluno seja capaz de elaborar textos atendendo às situações de produção propostas (gênero, interlocutor, finalidade). Desse modo, a avaliação ocorrerá por meio de uma atividade em grupo na produção de uma tirinha. Por conseguinte, os alunos publicarão suas tirinhas no mural da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!