Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A "Tira" nas aulas de Língua Estrangeira Moderna (Inglês)

 

22/09/2014

Autor e Coautor(es)
JONATHAS DE PAULA CHAGURI
imagem do usuário

LOANDA - PR GUILHERME DE ALMEIDA C E E FUND MED NOR

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os elementos linguístico-discursivo do gênero Tiras.

Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1ª aula: Fazendo uso de data show ou retroprojetor, o professor deverá apresentar a "tirinha" aos alunos de forma clara e em tamanho ideal para facilitar a leitura e a visualização dos detalhes. A primeira leitura das sentenças deverá ser realizada pelo professor, e repetida em seguida pelos alunos. No momento seguinte, o professor listará na lousa alguns vocabulários: (gloves, sign up, recess baseball, nonsense, underweight, wump, spend) - importantes para compreensão da tira e solicitará aos alunos que sublinhe ou circule todos os verbos que aparecem na tira antes e depois do termo "if". Em seguida, o professor escreverá na lousa, a oração com o "if" e, então, explicará aos alunos a formação do "conditional sentences". O professor lerá novamente a tira com os alunos realizando as seguintes inferências:

a) Se mudarmos a última sentença do quadrinho que apresente o "if", tirando esse termo da oração, teremos alguma mudança de sentido? Qual?

b) O "if" está indicando uma possibilidade, acusação, impossibilidade ou pedido? 

Texto Tira I - Calvin and Hobbes

Fonte: 25 Great Calvin and Hobbes Strips. Available in: <http://progressiveboink.com/archive/calvinhobbes.htm>. Access in 04 jan. 2014.

 

 

2ª aula: Com auxílio do professor, o aluno deverá criar os elementos composicionais do gênero tira, neste caso, o enredo da história tais como: espaço geográfico, espaço temporal, personagens [aspecto físico, emocional, psicológico], características físicas e pessoais dos personagens e outros. O professor deverá conduzi-los na elaboração dos personagens, espaço geográfico, o tempo da história (atual, década de 90, no campo, na cidade, etc.) usando os questionamentos: 

a) Quem serão os seus personagens? Porque eles são importantes para sua história?

b) Como os personagens serão caracterizados na história? eles serão médicos, professor, aluno, cientista, dona de casa e etc. E o aspecto físico, como vocês caracterizarão eles? Serão baixos, altos, magros e etc. 

c) Qual seu estado psicológico? São: alegres, chatos, tristes, bravos, preguiçosos e etc. Quais qualidades e defeitos os personagens terão? 

d) Qual é o espaço geográfico? Sua história será na cidade, na rua, na escola, no shopping e etc.

e) Qual é o espaço temporal? O enredo será nos dias de hoje, a noite, de dia, na hora do almoço, no lanche da tarde, na hora dos estudos, durante a aula?

f) Ideologia do enredo. O que os personagens discutirão nas tirinhas? Política, economia, prevenção às drogas, bullying e etc. 

Tirinha para elaboração do enredo

Fonte: Available in: <http://www.makebeliefscomix.com/Printables/print.php?category=You_Life_in_Comics_ Boys&file=10_Print.GIF>. Access in 10 jan. 2014. 

 

 

 Tirinha para elaboração do enredo

Fonte: Available in: <http://www.makebeliefscomix.com/Printables/print.php?category=Blank_Comix_Templa te&file=458_Priny.GIF>. Access in 10 jan. 2014.

 

 

3ª aula: Nesta atividade, o aluno deverá criar sua própria Tirinha, a partir das primeiras anotações da aula anterior quando elaborou um enredo e definiu alguns personagens a partir de algumas características. O aluno deverá realizar essa atividade em folha avulsa ou caderno, a partir dos quadrinhos indicados aqui abaixo: 

Estrutura composicional da tirinha

                        Fonte: Imagem criada pelo autor

 

 

4ª aula: Nesta aula, com auxílio do professor, aluno deverá fazer primeiramente os ajustes finais em sua história como: aprimorar os enunciados dos personagens (escrita de algum balão); onomatopeia, e em seguida, apresentar oralmente aos colegas de sala a sua produção utilizando o data show ou retroprojetor. Essa produção final também deverá ser publicada no mural da escola e se possível, apresentada em algum evento cultural como forma de socializar e aprimorar a prática discursiva dos alunos.

 

Observação: ao apresentar as tiras aos colegas de sala, cada aluno e/ou duplas deverá exemplificar a todos os seguintes pontos:

a) como foram criados os personagens;

b) porque se pensou nesses personagens;

c) porque se fez necessário o espaço geográfico e temporal para os personagens;

d) qual a crítica e/ou discussão sugerida pela tira.

Recursos Complementares

Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia a ser desenvolvida terá como ponto de partida o texto verbal. Essa ação proporcionará ao aluno atividades com as práticas discursivas (oralidade, leitura e escrita), de modo a promover o acesso e a interação do aluno com as diferentes formas de expressão oral e escrita. A análise linguística será trabalhada sempre que perpassar pelas práticas discursivas (oralidade, leitura e escrita). Assim, várias outras tirinhas acerca de Calvin and Hobbes poderão ser encontradas em alguns sites para uso nas aulas de inglês. 

  1. Site do Calvin and Hobbes: http://calvinandharoldo.tumblr.com/
  2. SB Nation: http://www.progressiveboink.com/2012/4/21/2912173/calvinhobbes
  3. Go comics: http://www.gocomics.com/explore/comics

 

 

Avaliação

Critérios: Avaliação processual a fim de diferenciar a tira de uma charge.

Instrumento(s) e Aprendizagem Esperada: O aluno seja capaz de elaborar textos atendendo às situações de produção propostas (gênero, interlocutor, finalidade). Desse modo, a avaliação ocorrerá por meio de uma atividade em grupo na produção de uma tirinha. Por conseguinte, os alunos publicarão suas tirinhas no mural da escola. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.