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Trabalhando com o Simple Present nas Aulas de Inglês

 

08/09/2014

Autor e Coautor(es)
JONATHAS DE PAULA CHAGURI
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LOANDA - PR GUILHERME DE ALMEIDA C E E FUND MED NOR

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o uso do simple present em inglês 

Duração das atividades
40 minutos (1 hora-aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Arte: Estilo musical - o que vem a ser? quais as influências mais relevantes? quais estilos musicais predominantes da década de 1990? qual era estilo musical gravado pela ex dupla Sandy e Junior?

História: enfocar o contexto político (governo) da época com os seguintes questionamentos: Quais as formas de governo?; Quais foram os impactos nas manifestações artísticas ou (nas letras das canções)?; Quais canções da ex dupla Sandy & Junior retratavam as mudanças políticas e econômica do pais? 

Matemática: Quadro Valor de Lugar [QVL] (flanelógrafo), um recurso pedagógico que auxilia na introdução de conceitos de unidades, dezenas, centenas e no processo de contagem, formação dos números e operações matemáticas.

Língua Inglesa: O aluno identificará os lugares e valores da formação do simple present tense (quanto a formação do uso de sentenças interrogativas, negativas e afirmativas). 

Estratégias e recursos da aula

Primeiramente, para aplicação da aula será preciso os seguintes materiais:

  • 01 CD contendo os textos da aula 
  • (aqui o professor poderá criar um texto que fala sobre a rotina diária da Sandy e o tempo livre do Junior, ou seja, o que a ex-dupla gostava de fazer em seu tempo livro. Como exemplo, transcrevo abaixo o texto elaborado por mim para aula) 

Snady's daily routine     Junior

                                                                                        Fonte: Imagens criadas pelo autor 

 

  • 01 Flanelógrafo – Quadro Valor de Lugar  ---> Dimensões: em torno de 80cm de altura x 70cm largura. Os bolsos (ou pregas) do QVL deverão ter também uma profundidade que caiba adequadamente as cartelinhas com dimensão de 8 cm de altura x 10 cm de largura. O material usado na confecção das cartelinhas deve ser o mesmo para o QVL. O material poderá ser confeccionado com o papel kraft, cartolina ou EVA [a opção é do professor]. O QVL será confeccionado pelo professor e apresentando aos alunos durante a explicação do simple present tense. Para isso, o professor utiliza cartelinhas com sentenças na forma afirmativa [Sandy likes to sing songs], negativa [Does Sandy sing songs?] e interrogativa [Sandy doesn't sing songs]).

Flanelógrafo

                       Fonte: Imagem criada pelo autor

 

Antes da Aula: Elaborar as cartelinhas em cartolina ou em qualquer outro material de sua preferência enfatizando informações em língua inglesa que mostre significação entre “rotina diária” e “tempo livre”. Nessa aula, o professor enfatizará ao aluno que ações como: get up, go to school, dancing lessons são verbos que relacionam uma rotina diária e ações como: relax on weekends, visit farm, dance with friends, são verbos relacionados ao tempo livre. 

Cartelinhas

                     Fonte: Imagem criada pelo autor

 

Atividade 1: Dividir a sala em 2 equipes. Desse modo, a atividade fluirá com mais entusiasmo entre os alunos. Para equipe A, o professor pedirá aos alunos que busquem dados no site da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sandy_%26_Junior) como: ano e/ou idade do início da carreira, local de nascimento, nome completo dos pais, influência de quem para a carreira, dificuldades artísticas ou pessoais que a dupla teve. Para equipe B, buscar informações no site do G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL23351-7085,00-VEJA+OS+ACONTECIMENTOS+QUE+MARCARAM+A+CARREIRA+DE+SANDY+E+JUNIOR.html) como: primeiras canções gravadas pela ex dupla, primeiro grande sucesso, de quem eram as letras das canções, quais canções  notícias foram significativas e quais possivelmente falavam sobre a situação política do pais. De posse das informações, as equipes socializarão com seus pares tais informações a fim de configurar o caminho para a próxima atividade. 

 

Atividade 2: Após o primeiro momento, o professor colocará o “Quadro Valor de Lugar (flanelógrafo)” em um local estratégico da sala, onde todos poderão vê-lo. Em seguida, o professor apresentará às cartelinhas, lendo as informações juntamente com os alunos de forma geral e deixando-as em cima da mesa. Cada equipe deverá fazer a leitura das cartelinhas e socializar as informações da atividade 1. 

Lido e colocado sobre a mesa as cartelinhas, o professor dirá aos alunos que cada equipe escolherá aleatoriamente um componente de seu grupo para ir até a mesa e associá-las a uma das categorias estipulados no “Quadro Valor de Lugar”: Free Time Activity ou Daily Routine. O professor deverá salientar aos alunos que os integrantes de cada equipe deverão revezar-se na função de ir até ao quadro e associar as cartelinhas aos lugares correspondentes do QVL (saber onde colocar a cartelinha, ou seja, se a cartelinha correspondente a categoria da interrogação, da afirmação ou da negação), de modo que todos possam participar da brincadeira.

Isso deverá ocorrer após a distribuição das cartelinhas aos alunos. Todos deverão compor equipe de 3 ou 4 participantes. Cada equipe, então, por vez, deverá se dirigir ao quadro associando suas cartelinhas as categorias do QVL (cartelinhas de frases afirmativas, negativas e interrogativas). Desse modo, o aluno poderá perceber o conceito da construção das sentenças em inglês por meio do QVL e sua integração e socialização do conhecimento com os colegas e professor. Para esta atividade, o professor poderá usar figuras que expressam as atividades de uso diário e tempo livre da ex dupla para os alunos perceberem a formação do presente simples em suas três formas: afirmativo, negativo e interrogativo: 

 

Para Rotina diária:

Dancing lessons 

Aula de dança

Fonte: Site Mais Equilibrio. Disponí­vel on-line em: <http://maisequilibrio.com.br/fitness/dance-dance-dance-3-1-2-302.html>. Acesso em 06 ago. 2014

 

Go to school

Ir à escola

Fonte: Disponível on-line em: <http://www.wbjs.org.za/wp-content/uploads/2012/01/Smart-step-how-to-improve-your-school.gif>. Acesso em 06 ago. 2014

 

Get up early 

Acordar cedo

 

Fonte: Disponível on-line em: <http://www.fredericpatenaude.com/images/16105994.jpg>. Acesso em 06 ago. 2014

 

Para tempo livre:

Relax on weekends

Relaxar no final de semana

Fonte: Disponível on-line em: <http://synergyprograms.com/wp-content/uploads/2012/02/Relax-Your-Fat-Off-Cover-image-630x629.jpg>. Acesso em 06 ago. 2014

 

Visit farm

Visitar o campo

Fonte: Disponí­vel on-line em: <http://nooganomics.com/wp-content/uploads/2013/03/Farm-field-trip-Gaining-Ground1.jpg>. Acesso em 06 ago. 2014

 

Dance with friends

Dançar com os amigos

Fonte: Disponível on-line em: <http://3.bp.blogspot.com/-jiV_l9PkncY/UL5wcOxObGI/AAAAAAAAH6Y/ravtP1-5GuQ/s1600/Dan%C3%A7a.jpg>. Acesso em 06 ago. 2014

 

ATENÇÃO: Na hipótese de erro, sugere-se que não atribua nenhuma penalidade a equipe que cometê-lo. Caso isso aconteça, o professor poderá sugerir a "refrescagem", um tempo maior para a equipe corrigir a cartelinha que estiver posicionada no lugar errado do comando estipulado. No final, o professor premiará a todos os alunos com doces como forma de agradecimento pela participação na brincadeira. 

 

Atividade 3: Para o término da brincadeira, o professor fará os seguintes passos:

a) apresentar os dois textos aos alunos: “Sandy’s Daily Routine e Junior’s Free Time” como forma de correção da associação das cartelinhas aos valores estipulado no “Quadro Valor de Lugar – flanelógrafo”.

b) fazer questionamentos com os alunos, por exemplo: o que está sendo utilizado no verbo get up? com é a função do "s" no verbo? quando e porque eu uso o verbo auxiliar doesn't? Porque com o pronome pessoal "he e "she" eu uso "s" e "es" e com os pronomes "I, we, you e they" não usamos? Quando e porque o verbo auxiliar "do e does" é usando em perguntas? 

c) fazer os alunos corrigir seus próprios erros quanto a formação do simple present, por exemplo: incentivar o aluno a escrever no quadro de giz a forma correta das frases ou colocar no ligar correto as cartelinhas no QVL. 

Recursos Complementares

Para informações detalhadas a respeito da ex-dupla Sandy e Junior, o professor poderá consultar sua biografia como forma de apresentar aos alunos, alguns dados que julgar necessário durante a aula. 

Kiboing do Portal Terra: http://www.kboing.com.br/sandy-e-junior/

Veja on-line: http://veja.abril.com.br/110902/p_105.html

UOL Entretenimento: http://musica.uol.com.br/album/2013/01/25/veja.htm

Músicas do Portal Terra: http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI1553885-EI1267,00.html

Avaliação

Critérios: Avaliação processual a fim de perceber o uso do léxico em inglês que forma uma rotina diária (daily routine)

Instrumento(s) e Aprendizagem Esperada: O aluno seja capaz de conhecer culturalmente a importância que a ex-dupla de cantores viabilizou na geração da década de 90, bem como, saber utilizar o léxico [dias da semana, verbos no presente simples] em inglês que forma o uso da rotina diária (daily routine).

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