Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os diferentes tipos de alfabeto

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar as habilidades de oralidade, leitura, interpretação e escrita de textos.
  • Conhecer e identificar os diferentes tipos de alfabetos.
  • Escrever palavras e pequenos textos utilizando símbolos gráficos de outros alfabetos.
  • Conhecer, identificar e explorar a língua de sinais usada pelas pessoas com deficiência auditiva.
Duração das atividades
07 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 4º ano do Ensino Fundamental.

 
Estratégias e recursos da aula

Nas aulas de Educação Infantil e de Alfabetização acontecem os primeiros contatos das crianças com as letras. Várias são as formas de aproximar a criança com as letras e consequentemente com a formação das palavras. O alfabeto fixado na sala de aula é um recurso bem interessante, pois dá segurança para os alunos que estão aprendendo os primeiros traçados. Além disso, as atividades pedagógicas lúdicas e diferentes do usual podem contribuir para a construção do conhecimento do aluno, através de jogos, brincadeiras, textos, atividades on line entre outras. Na alfabetização esse contato com as letras e as palavras proporciona também o contato com outros tipos de alfabetos aumentando assim o repertório do aluno.

Aulas 1 e 2. Jogando com as letras do nosso alfabeto

1. Professor divida a turma em duas equipes e proponha um jogo de tabuleiro "Trilha do alfabeto". Para isto, leve para a sala de aula um dado, duas caixinhas de cores diferentes representando as equipes, recorte letras do alfabeto e cole-as no chão em sequencia. Do lado de cada letra (casa) colada no chão, escreva um cartão com alguma informação sobre a letra ou em relação ao jogo. O jogo inicia com o dado, a equipe que conseguir uma numeração maior começa o jogo. Joga o dado novamente e de acordo com o número que aparecer no dado, será as casas que deverá caminhar utilizando a caixinha correspondente a sua equipe. Chegando à casa, o aluno deverá ler o cartão que contém a informação da letra (casa) correspondente para tentar responder. Vence a equipe que terminar primeiro a trilha.

Sugestões de informações sobre a letra ou relacionadas ao jogo:

1) Avance uma casa.

2) Cite 4 palavras que comecem com esta letra.

3) Quantas letras tem o alfabeto?

4) Volte duas casas.

5) Faça uma mímica de alguma palavra que comece com esta letra.

6) Quantas letras tem a palavra alfabeto?

7) Passe a sua vez.

8) Cite 2 palavras que comecem com esta letra.

9) Cite 2 nomes de pessoa que começam com esta letra.

10) Cite 1 nome de fruta que começa com esta letra.

Q

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-Bj0GXlfmvOA/T8Pn7iW4MwI/AAAAAAAABBU/wJhuI6uw0sc/s640/TRILHA.jpg. Acesso em 07 de junho de 2014.

2. Explique aos alunos que a temática das próximas aulas será utilizar diferentes tipos alfabeto. Explique que o alfabeto é um pequeno conjunto de letras (símbolos escritos), no qual, cada uma delas representa um fonema (unidade básica do som) de uma determinada língua falada. O alfabeto tem uma ordem que se emprega, por exemplo, para ordenação em dicionários, litas de coisas ou de nomes. Informe também que o alfabeto em uso na nossa língua – portuguesa - é o alfabeto latino.

Sugira a realização de uma enquete na Escola para saber quais tipos de alfabeto os alunos e educadores conhecem.

Para isto, organize um roteiro de perguntas simples para obter essa informação. Sugestão: 

Identificação:

Aluno:

Ano de Ensino:

 

Educador:

 

Você conhece algum outro tipo de alfabeto diferente do que utilizamos na língua portuguesa?

SIM:

 

NÃO

 

Se sim, qual tipo de alfabeto?

 

Imagem da própria autora.

Divida os alunos de sua turma em duplas e oriente que cada dupla deverá realizar essa enquete com cinco pessoas – um educador e quatro alunos.

Primeiramente, as duplas deverão identificar com quem foi realizada a enquete:

  • Se for com aluno, identificar o ano de ensino que o aluno estuda.
  • Se for com Educador, identificar sua função: professor, bibliotecário, secretário, cozinheiro etc.

Após essa identificação, realizar a pergunta e marcar com um “x” a resposta do entrevistado e, caso tenha uma resposta afirmativa, escrever o tipo de alfabeto que ele conhece.

Ao terminar essa enquete, solicite aos alunos que faça um compilado das respostas de seus entrevistados, para isso, construa coletivamente gráficos que representam os dados da enquete como: número de entrevistados que conhecem outro tipo de alfabeto e os que não conhecem; os tipos de alfabetos que os entrevistados conhecem.

Sugestões de gráficos.

sdAf

Fonte: Imagens da própria autora.

Apresentado e discutido o resultado desse compilado em sua turma, divulgue essa pesquisa por meio de cartazes ou no site da sua escola.

l

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRtpERuOKiTQe4tQHvbUKRqhVhvdLQCvIoO6CjZNYwigKZMyxH-Gw. Acesso em 08 de junho de 2014. 

Aulas 3, 4 e 5. Conhecendo outros tipos de alfabetos.

1. Faça uma roda de conversa com os alunos e explique a eles que nós conhecemos o alfabeto latino que possui as 26 letras que utilizamos no dia a dia. Apesar desse alfabeto ter sido criado no século VII a. C., ainda é o sistema de escrita alfabética mais utilizada no mundo.

~~

Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSk3u7453CA54xzpdqo-xa9gSHAYOvt7QLFNMEjeantJ8ntv0IWxQ. Acesso em 08 de junho de 2014.

2. Para exercitar o conhecimento dos alunos sobre o alfabeto proponha um bingo das letras do alfabeto. Entregue para cada aluno uma cartela com 15 espaços em branco e solicite que cada aluno escolha uma letra do alfabeto e escreva em cada espaço da cartela. Lembre os alunos que as letras deverão ser diferentes e que eles deverão pintar na cartela a letra sorteada pelo professor. Professor para "cantar" as letras do alfabeto para os alunos, ao invés de ler simplesmente a letra, recorte de jornais ou revistas objetos que começam com as letras do alfabeto. Os alunos deverão observar a imagem e relacioná-la com sua letra inicial e verificar se colocou na cartela. O aluno que completar a cartela primeiro ganha o jogo.

 
Sugestão de cartela preenchida.
 
A Z D
F H N
L I Q
W C V
M P S

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Sugestões de imagens.

Letra A

i

Fonte: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSSGDTJAXJBKmddFenEwLwkkfSIiGTmU1EFescrmxSy9hoLs7-L1RbrvWuu. Acesso em 17 de julho de 2014.

Letra H

i

Fonte: http://blog.clinipam.com.br/wp-content/uploads/2014/06/clinipam-plano-de-saude-dia-do-hospital.gif. Acesso em 17 de julho de 2014.

Letra R

dc

Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSjiinLGvUEoAIslGdPtDXV6HMyI1c459wIrVuEwCT1EKkmi41p3SwLx5Ix. Acesso em 17 de julho de 2014.

3. Na atividade 1 os alunos deverão ligar os pontos (letras) na ordem do alfabeto para formar o desenho. Na atividade 2 os alunos deverão segui o caminho correto de acordo com a ordem do alfabeto.

Atividade 1 

d

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-R1QpCSjTGZc/UokF8Z7mRZI/AAAAAAAABmk/GWugcOGQTi0/s1600/alfabeto3.jpg. Acesso em 17 de julho de 2014.

Atividade 2

fdF

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_a2pYCa100OM/TSCRucPQQZI/AAAAAAAABYs/SQMRdsQFU08/s400/vol1_29.JPG. Acesso em 17 de julho de 2014.

3. Vamos conhecer um pouco mais sobre o alfabeto latino? Organize os alunos em trios e reúna-os no Laboratório de Informática. Solicite que façam uma pesquisa para que possam construir um quadro comparativo de alguns tipos de alfabeto, contendo as seguintes informações sobre esse sistema de escrita alfabética:

a. Qual é a origem desse alfabeto?

b. Desde quando é utilizado?

c. Quais locais do mundo utilizam esse sistema de escrita alfabética?

d. Qual é a ordem dos símbolos gráficos (letras)?

Sugestão de quadro comparativo:

ITENS A SEREM PESQUISADOS

TIPOS DE ALFABETOS

LATINO

 

 

 

SUA ORIGEM

 

 

 

 

DESDE QUANDO É UTILIZADO

 

 

 

 

LOCAIS QUE O UTILIZAM

 

 

 

 

ORDEM DOS SÍMBOLOS GRÁFICOS (GRAFEMAS)

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Sugestão de sites para realização da pesquisa:

Alfabetos. Disponível em: http://tipografos.net/glossario/alfabetos.html. Acesso em 15 de julho de 2014.

WIKIPÉDIA. Alfabeto. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto. Acesso em 15 de julho de 2014.

Alfabetos. Disponível em: http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress/port/frame1.html. Acesso em 17 de julho de 2014.

BATALHA, Elisa. Alguns Alfabetos. Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7. Acesso em 17 de julho de 2014.

Explique aos trios que, nesse momento, deverão completar somente a primeira coluna do quadro comparativo. As demais colunas serão completadas nas próximas atividades. Após o preenchimento, solicite que os trios entreguem para o professor fazer as devidas correções.

4. Entregue para cada aluno um gibi para recorte. Cada aluno recortará personagens dos gibis e criarão uma história em quadrinhos. O tema da história será sobre o resultado do compilado da enquete realizada na última aula. Proponha aos alunos que criem balões para as falas dos personagens voltadas para o debate do resultado da enquete. 

l

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_KafaFtnFe88/TFLhpvay2XI/AAAAAAAAek0/v2wEV02y5-c/s400/hq1.jpg. Acesso em 09 de junho de 2014.

5. Proponha uma roda de conversa para que os alunos contem suas histórias e as exponham no mural da sala de aula, pois as mesmas serão utilizadas em outra ação pedagógica.

6. Professor, retome o resultado da enquete realizada ao final das duas primeiras aulas e explicite quais foram os tipos de alfabetos listados pelos entrevistados. Destaque que existem outros tipos de alfabetos com características bem diferentes do alfabeto latino.

7. Desafie: Vamos conhecer outros tipos de alfabetos?

Obs.: Professor, inicie pelos tipos de alfabetos presentes na enquete. Mas, caso não seja possível, sugerimos que apresente aos alunos os alfabetos grego, cirílico e glagolítico para serem estudados e pesquisados.

Nesse sentido, organize os alunos em trios, reúna-os no Laboratório de Informática para retomar a construção do quadro comparativo de alguns tipos de alfabeto. Professor atualize esse quadro com o resultado da pesquisa sobre o alfabeto latino, realizada pelos alunos na atividade 02.

Sugestão de quadro comparativo:

ITENS A SEREM PESQUISADOS

TIPOS DE ALFABETOS

LATINO

GREGO

CIRÍLICO

GLAGOLÍTICO

SUA ORIGEM

Alfabeto Etrusco;

Alfabeto Grego

 

 

 

DESDE QUANDO É UTILIZADO

Séc. VII a.C.

 

 

 

LOCAIS QUE O UTILIZAM

Europa Ocidental, Central e áreas colonizadas pelos europeus; Américas; boa parte da África Subsaariana e da Oceania

 

 

 

ORDEM DOS SÍMBOLOS GRÁFICOS (GRAFEMAS)

A

 

 

 

B

 

 

 

C

 

 

 

D

 

 

 

E

 

 

 

F

 

 

 

G

 

 

 

H

 

 

 

I

 

 

 

J

 

 

 

K

 

 

 

L

 

 

 

M

 

 

 

N

 

 

 

O

 

 

 

P

 

 

 

Q

 

 

 

R

 

 

 

S

 

 

 

T

 

 

 

U

 

 

 

V

 

 

 

W

 

 

 

X

 

 

 

Y

 

 

 

Z

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Professor, oriente aos alunos a relacionar as letras do alfabeto latino com os demais alfabetos, durante o preenchimento do item Ordem dos Símbolos Gráficos (Grafemas) no quadro comparativo. Após o preenchimento do quadro, solicite que os trios entreguem para o professor fazer as devidas correções. 

Sugestões de sites para a pesquisa:

O alfabeto grego. Disponível em: http://www.astrologie.com.br/alfagrego.htm. Acesso em 17 de julho de 2014.

Alfabeto Grego. Disponível em: http://www.infoescola.com/comunicacao/alfabeto-grego/. Acesso em 17 de julho de 2014.

O alfabeto cirílico. Disponível em: http://tipografos.net/glossario/cirilico.html. Acesso em 17 de julho de 2014.

SANTIAGO, Emerson. Alfabeto cirílico. Disponível em: http://www.infoescola.com/comunicacao/alfabeto-cirilico/. Acesso em 17 de julho de 2014.

O alfabeto glagolítico. Disponível em: http://jasamportugalski.blogspot.com.br/2012/05/o-alfabeto-glagolitico.html. Acesso em 17 de julho de 2014.

Alfabeto glagolítico. Disponível em: http://madhumita2.wordpress.com/2011/02/25/alfabeto-glagolitico/. Acesso em 17 de julho de 2014.

jf

Imagem retirada pela autora do site: http://detailedworld.files.wordpress.com/2011/04/letras-gregas.jpg. Acesso em 10 de junho de 2014.

8. Proponha aos alunos a realização de algumas ações pedagógicas para relacionarem os símbolos gráficos dos diferentes alfabetos pesquisados.

a. Divida os alunos em duplas e proponham que a partir do alfabeto grego eles escrevam no caderno seus próprios nomes, nome de dois colegas e uma palavra que o professor definirá. Além disso, proponha que eles escolham uma palavra, escrevam em grego e entregue para o colega ao lado para ele tentar decifrar.

Exemplo: Lara. f

Fonte: Imagem da própria autora.

b. Retome o alfabeto cirílico, criado no século XI, e proponha a mesma atividade anterior (escrever o próprio nome, nome de dois colegas, uma palavra definida pelo professor e uma palavra para o colega adivinhar).

rf

Fonte: http://mundoplatz.com.br/wp-content/uploads/2012/06/cyrillic.gif. Acesso em 10 de junho de 2014.

Exemplo: Lara. e

Fonte: Imagem da própria autora.

c. Retome o alfabeto glagolítico, criado por volta de 862-863 e proponha a mesma atividade.

rfRs

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_L3msQPkYz-U/S6eT9q5Gp1I/AAAAAAAAADQ/QUTqLjyINE8/s320/Glagolitic_alphabet.png. Acesso em 10 de junho de 2014.

Exemplo: Lara. dc

Fonte: Imagem da própria autora.

Ao final da aula, proponha aos alunos que escrevam e apresente para seus colegas 5 palavras utilizando cada alfabeto estudado.

O professor, sugira também a reescrita da história em quadrinhos construída pelos alunos na atividade 3 dessa aula, utilizando os símbolos gráficos de cada alfabeto estudado.

Ao final, para instigar a leitura e socializar os trabalhos com outras turmas da sua escola, construa em conjunto com cada aluno, um painel com sua história em quadrinho construída e com as que foram reescritas com outros símbolos gráficos. Fixe cada painel em diferentes espaços escolares.

Aulas 6 e 7. Conhecendo a língua de sinais utilizada pelos surdos.

1. Em uma roda de conversa pergunte aos alunos como será que os surdos se comunicam, se através de gestos ou escrita. Professor, registre as respostas dos alunos no quadro ou anote-as em seu caderno.

Explique para os alunos que a maioria dos surdos se comunica pela Língua de Sinais, que no Brasil é chamada por Língua Brasileira de Sinais, ou simplesmente por Libras. Ela é utilizada através de gestos, mímicas e linguagens com estruturas próprias, que além de proporcionar a interação dos mesmos para com as outras pessoas, também tem o objetivo de facilitar a comunicação. Comente com os alunos que eles aprenderão somente o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais e não outros gestos que simbolizam os objetos e ações.

2. Desafie: Vamos conhecer um pouco mais sobre a língua de sinais utilizada pela maioria dos surdos no Brasil.

Nesse sentido, organize os alunos em trios, reúna-os no Laboratório de Informática e solicite que cada trio faça um texto sobre o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Sugestão de Roteiro para construção do texto.

a. O que significa Libras?

b. Essa língua é utilizada por quem?

c. Desde quando esta língua vem sendo utilizada?

d. Existem outras línguas de sinais pelo mundo? Quais?

e. O que é necessário saber para se comunicar em Libras?

f. Qual é a importância de saber se comunicar em Libras?

g. Apresente uma imagem do alfabeto em Libras.

Sugestões de sites para a pesquisa:

WIKIPÉDIA. Língua Brasileira de Sinais. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_brasileira_de_sinais. Acesso em 15 de julho de 2014.

ARAÚJO, Ana Paula. A Língua Brasileira de Sinais. (LIBRAS). Disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/lingua-brasileira-de-sinais-libras/. Acesso em 17 de julho de 2014.

CAIADO, Elen Cristine Campos. Conhecendo a Língua de Sinais. Disponível em: http://www.brasilescola.com/fonoaudiologia/conhecendo-lingua-sinais.htm. Acesso em 17 de julho de 2014.

Após a construção do texto, solicite aos alunos que se reúnam em grupos com seis componentes (dois trios) para apresentarem e debaterem sobre os textos produzidos. Nesse momento é importante que o professor acompanhe os debates de cada grupo e os auxiliem nas dúvidas que surgirem. Ao final, solicite que cada grupo eleja um relator para apresentar o resultado desses debates aos demais colegas da turma.

3. Apresente o vídeo: Alfabeto em libras. Duração: 2min24seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fYaXJXf60gU. Acesso em 11 de junho de 2014. Professor a cada letra apresentada, pause o vídeo e reproduza com os alunos de maneira que todos participem e executem. Solicite aos alunos que utilize a imagem do alfabeto em Libras pesquisado ou, caso não for possível, o professor deverá imprimir e entregar para cada aluno esse alfabeto impresso.

.fdF

Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTLnpt9iOUW9G0BcGEU2k73-MSv7EqVLyypnwjC9brhWHXapy3dQQ. Acesso em 12 de junho de 2014.

4. Treine mais vezes com os alunos as letras do alfabeto. Solicite aos alunos que treinem seu próprio nome em libras. Divida a turma em duplas e proponha aos alunos que dialoguem através dos gestos, treinando as letras, apresentando o próprio nome e outras palavras. Lembre aos alunos que podem recorrer, quando for preciso, ao alfabeto impresso.

5. Proponha atividades para os alunos reconhecerem e se comunicarem utilizando as letras, tentando formar algumas palavras.

Atividade 1.

e

Imagem retirada pela autora do site: http://2.bp.blogspot.com/-OPz04ZGoooM/UyeoIbpxXJI/AAAAAAAABeQ/LDJ9Q11ARAU/s1600/AD2.png. Acesso em 13 de junho de 2014.

Atividade 2. 

ee

Imagem retirada pela autora do site: http://4.bp.blogspot.com/-Yj4PyICI1Qk/UynF0UmMPyI/AAAAAAAABf4/Q5dkXjIAq4M/s1600/AD6.png. Acesso em 13 de junho de 2014.

Atividade 3. 

gvfg

Imagem retirada pela autora do site: http://1.bp.blogspot.com/-zl143KTAJAw/UynGVDS200I/AAAAAAAABgA/nD7CMEFqNcQ/s1600/AD4.png. Acesso em 13 de junho de 2014.

6. Proponha aos alunos que criem um pequeno texto explicando suas percepções a cerca dos alfabetos aprendidos destacando sua importância, dificuldades e utilização. Proponha na próxima aula a apresentação dos textos e a construção coletiva de cartazes explicativos sobre os alfabetos aprendidos para serem expostos juntamente com os painéis das histórias em quadrinhos que foram construídas pelos alunos.

Recursos Complementares

Alfabetos dos surdos e mudos. Disponível em: http://www.brasilblogado.com/alfabeto-dos-surdos-e-mudos/. Acesso em 13 de junho de 2014.

Dicionário da Língua Brasileira de Sinais. Disponível em: http://www.acessibilidadebrasil.org.br/libras/. Acesso em 15 de julho de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram compreender e identificar as letras do alfabeto; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram identificar, diferenciar e escrever palavras e pequenos textos utilizando os diferentes tipos de alfabetos; se conseguiram compreender e utilizar os gestos da Língua Brasileira de Sinais; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.