19/07/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Imagem disponível em: http://netnature.files.wordpress.com/2012/09/biston-betularia-typica-e-carbonaria.jpg. Acesso em 29 de junho de 2014.
Os objetivos da atividade são:
Professor:
- A atividade poderá ser realizada na sala de aula ou em outro espaço, como o anfiteatro da escola, que permitam aos alunos se organizarem em grupos para discussões.
1) Proponha aos alunos que se organizem em grupos de 4 integrantes.
2) Inicie a aula apresentando, oralmente, a sugestão de texto abaixo.
A biodiversidade do planeta Terra chamou a atenção dos seres humanos desde muitos anos atrás. São várias as hipóteses sobre a origem da diversidade dos seres vivos.
A teoria mais aceita atualmente é a teoria evolutiva. De acordo com esta teoria, as características mais vantajosas para os organismos em determinadas condições ambientais acabam predominando na população por meio da seleção natural. Os organismos que apresentam essas características têm maiores chances de sobrevivência e de deixar descendentes.
Neste contexto, é importante conhecer as primeiras explicações científicas e as hipóteses sobre a origem da diversidade dos seres vivos. Para isso, vamos analisar um estudo de caso sobre evolução e seleção natural.
Texto elaborado pela própria autora.
2) Apresente os seguintes experimentos fictícios para os alunos. Para isso, utilize um aparelho data show para projeção ou providencie uma folha impressa para cada grupo. Os experimentos foram retirados de: SHIMABUKURO, Vanessa. Projeto Araribá - Ciências. 3 ed. Editora Moderna: São Paulo, 2010.
De uma população de mariposas, a proporção de indivíduos mais escuros, que é normalmente menor que a de indivíduos mais claros, cresceu após aumento da poluição por fuligem. Querendo testar se o aumento de mariposas escuras podia ser resultado da ingestão de fuligem junto com as folhas das quais se alimentam, um cientista fez o seguinte experimento:
- Formou dois grupos de larvas de mariposas, com vinte indivíduos cada um.
- Um grupo foi alimentado com folhas impregnadas de fuligem.
- Outro grupo foi alimentando com o mesmo tipo de folhas dado ao primeiro grupo, mas sem a fuligem.
Foi observado que as larvas do grupo que não recebeu a fuligem na alimentação deram origem a mariposas escuras na mesma proporção do grupo que ingeriu fuligem na dieta.
Em um ambiente sem poluição por fuligem, que deposita e escurece troncos e galhos, as mariposas mais claras se camuflam bem entre os líquens no tronco das árvores. Para testar se as mariposas mais claras eram mais predadas nas áreas poluídas, fez-se a seguinte experiência: foram capturadas muitas mariposas claras e escuras; esses exemplares foram colocados em um mesmo número em troncos escurecidos, dentro de gaiolas com aves que se alimentam delas. Foi obtido o seguinte resultado: mariposas mais escuras foram menos predadas do que as mais claras quando colocadas em troncos escuros; mariposas mais claras foram menos predadas do que as mais escuras quando colocadas em troncos não escurecidos por fuligem.
3) Em seguida, proponha aos alunos que discutam os experimentos e registrem as ideias no caderno. Para isso, apresente na lousa ou na projeção, as seguintes questões:
4) Estabeleça um tempo para as discussões e registros das informações.
5) Após o tempo pré-estabelecido, proponha aos grupos que apresentem suas ideias e escutem as dos colegas. Para isso, organize os alunos em círculos e estimule a participação de todos.
- Neste momento, espera-se que os alunos discutam que a cor da mariposa serve de camuflagem, diminuindo a chance de ser predada por uma ave e fazendo com que mais mariposas daquela cor deixem descendentes. A maior taxa de predação de indivíduos claros em áreas poluídas por fuligem, afetando o número de descendentes dessa coloração, é um exemplo de seleção natural.
- Aproveite as discussões e deixe claro os conceitos de evolução e seleção natural.
Conceitos elaborados pela própria autora.
Os objetivos das atividades são:
Professor:
1) Com os alunos organizados em grupos, proponha que eles realizem uma pesquisa sobre cientistas que estudaram a origem e evolução das espécies, tais como: Leonardo da Vinci, Linnaeus, George Cuvier, Ernst Haeckel, Thomas Malthus, Lamarck, Darwin e Wallace. Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre um cientista.
Leonardo da Vinci. Imagem disponível em: http://a5.files.biography.com/image/upload/c_fill,g_face,h_300,q_80,w_300/MTIwNjA4NjMzNTM4NTEyMzk2.jpg. Acesso em 29 de junho de 2014.
Charles Darwin. Imagem disponível em: http://www.biografiasyvidas.com/monografia/darwin/fotos/darwin_charles.jpg
2) Informe que a pesquisa deverá abordar os seguintes aspectos
- Neste momento é importante enfatizar que o conhecimento científico é criado por meio de processos históricos e coletivos.
3) Cada aluno ou grupo deverá utilizar um computador individual ou compartilhado, na sala de aula ou no Laboratório de Informática da escola. Se as opções anteriores forem inviáveis, disponibilize em rede sugestões de material para que os alunos façam a pesquisa em casa ou em outro espaço, como bibliotecas.
4) Oriente os alunos para que façam pesquisas na internet, em revistas ou outros materiais de divulgação por meio de jornalismo científico.
- Sugestões de endereços para a pesquisa:
INSTITUTO DE BIOLOGIA. Pensando em evolução. Disponível em: http://www.ib.usp.br/evolucao/inic/cienc.htm. Acesso em 29 de junho de 2014.
MALAVASI, Aldo. Origem e evolução do pensamento evolutivo através dos tempos. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/mesas_redondas/MR_AldoMalavasi.pdf. Acesso em 29 de junho de 2014.
MARCONI, Elisa; BICUDO, Francisco. Darwin e a evolução das espécies. Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=910. Acesso em 29 de junho de 2014.
ARAÚJO, Aldo Mellender de. Síntese evolutiva, constrição ou redução de teorias: há espaço para outros enfoques? Disponível em: http://www.abfhib.org/FHB/FHB-01/FHB-v01-01-Aldo-Araujo.pdf. Acesso em 29 de junho de 2014.
ROLIM, Ranielle Cabral. Teorias evolutivas. Disponível em: http://pt.slideshare.net/JovemCientista/teorias-evolutivas-25003644. Acesso em 29 de junho de 2014.
- Se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, estimule-os a buscarem referências para acesso em sítios de busca, como o Google.
5) Informe aos alunos que a pesquisa deverá ser enviada por e-mail para avaliação e correção.
Professor:
1) Após as correções, proponha que cada grupo crie um vídeo sobre os cientistas e as teorias evolutivas de cada um. Informe que o vídeo deve ter duração de no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos e conter os registros da pesquisa.
2) Se possível, proponha ao professor de Informática, antecipadamente, que ministre, aos alunos, uma oficina de criação de vídeos. - Caso não seja possível a realização da oficina de criação de vídeos animados, com a participação do professor de Informática, segue materiais para o professor sobre como criar um vídeo animado:
PAULA, Daniela Braga de. Criando um vídeo animado com o Paint e Movie Maker. Daniela Braga de Paula. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10732. Acesso em 06 de junho de 2014.
SEABRA, Carlos. Tecnologia na escola. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf. Acesso em 17 de junho de 2014.
MICROSOFT. Tirar uma foto ou gravar um vídeo. Disponível em: http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp7/pictures/take-a-picture-or-record-a-video. Acesso em 17 de junho de 2014.
- Para criar o blog, acesse o material disponível no endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01. Acesso em 29 de junho de 2014.
4) Postadas as produções, proponha aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos.
USP. Seleção Natural. Disponível em: http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIENaturalSelection.shtml. Acesso em 29 de junho de 2014.
LÚCIO, Rosbergue. Lamarckismo e Darwinismo. Duração: 12min59seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zReYnUqyI5g. Acesso em 29 de junho de 2014.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as atividades propostas. Deverão ser considerados o envolvimento e a participação dos alunos, além das produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Verifique se os alunos conseguiram: i) conceituar evolução e seleção natural; ii) perceber como ocorre o processo de seleção natural; iii) identificar alguns processos evolutivos em organismos.
Os registros do estudo de caso, a pesquisa e a produção do vídeo serão os principais instrumentos avaliativos, utilizados para verificar as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação ao conhecimento.
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