18/07/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Vigilância em Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Vigilância em Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Registros de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Nutrição e Dietética |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Nutrição e Dietética |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Registros de Saúde |
Explicar como as pessoas com sobrepeso e obesas são vistas e tratadas nas sociedades atuais.
Identificar os problemas que os obesos enfrentam na sua rotina diária.
Apontar atitudes preconceituosas contra os obesos.
Avaliar, do seu e do ponto de vista do artista, a retratação da obesidade em obras de arte.
Debater o preconceito contra os obesos.
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Análise de vídeos; estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo de texto; produção de redação; montagem de quadrinhos/charges; divulgação de produção em blog.
RECURSOS
Vídeos e textos on line; computadores com acesso à internet; material de desenho para produção de quadrinhos; blog.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-cOuUsDIAzPM/UC5X0gICLrI/AAAAAAAAKAw/q5atmCaGQPg/s1600/image.jpg. Acesso em 03/07/2014.
Sugerimos que o professor inicie o estudo deste tema utilizando um vídeo contendo imagens de trabalhos de Fernando Botero, um artista colombiano que tem como característica marcante apresentar pessoas acima do peso em suas obras.
Vídeo - Fernando Botero. Duração 4min40seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vKfqx0W8Ddo. Acesso em 01/07/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda salvar o vídeo em seu computador, e projetá-lo em um telão, utilizando o data show.
Os alunos deverão registrar os seguintes aspectos relacionados ao vídeo:
Qual são as características do trabalho deste artista?
Quais são os aspectos comuns nos diferentes trabalhos de Botero?
O que você mais apreciou nestas obras?
Qual destes trabalhos de Botero você escolheria para a decoração de sua casa? Por quê?
Depois que os alunos fizerem seus registros, o professor deverá questioná-los, ouvindo e comentando suas respostas, deixando-os se manifestarem livremente na análise do trabalho do artista.
Após exporem suas opiniões a respeito dos trabalhos de Fernando Botero, os alunos deverão ler uma entrevista concedida pelo artista à Folha de São Paulo, na qual ele explica seu estilo, marcado por personagens e pessoas obesas ou acima do peso ideal.
MARTÍ, Silas. 'A arte vive um momento deplorável', afirma Botero. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1191016-a-arte-vive-um-momento-deploravel-afirma-botero.shtml. Acesso em 01/07/2014.
O que move o artista a retratar pessoas acima do peso?
Como ele defende seu estilo?
A obra de Botero poderia ser considerada uma apologia ou uma crítica à obesidade? Explique.
Neste momento da aula será muito enriquecedor se o professor de Biologia puder contar com o apoio do professor de Arte Educação que poderá trabalhar em suas aulas a vida e a obra de Fernando Botero.
Depois que os alunos concluírem a leitura do texto, fazendo registros de acordo com as questões propostas, o professor deverá ouvir suas ponderações, tecendo comentários e complementando suas análises, quando necessário.
Ao final, o professor deverá ponderar que esta é uma forma artística de retratar a obesidade, expressada, segundo o autor, nas formas volumosas como expõe o mundo, independente de serem pessoas, animais ou paisagens. Neste sentido, não se trata de uma apologia e nem de uma crítica à obesidade, mas da manifestação de sua crença na sensualidade do volume. Sendo assim, não se trata de uma visão preconceituosa.
Após estas considerações, o professor deverá novamente estabelecer um diálogo com os alunos a partir de novas questões, como as sugeridas a seguir.
E nós, no mundo atual, como retratamos e tratamos a obesidade?
Como as pessoas acima do peso/obesas são vistas e tratadas nas sociedades atuais?
O professor deverá ouvir as opiniões e as experiências dos alunos e tecer comentários sobre elas, tomando o cuidado de, ao escutar relatos de manifestações preconceituosas, fazer intervenções no sentido de coibi-las e não de reforçar qualquer forma de preconceito. Após este diálogo, o professor deverá propor o estudo deste tema: "obesidade e preconceito".
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_fgIj4MwLmbo/S8AIt0C-5dI/AAAAAAAAAIM/7lIEdZaILAQ/s1600/Fernando-Botero-Four-Woman.jpg. Acesso em 03/07/2014.
Para exemplificar como as pessoas obesas são discriminadas no dia a dia sugerimos que o professor oriente os alunos a acessarem uma reportagem exibida em um telejornal.
REDAÇÃO R7. Fora do Peso: preconceito e sofrimento marcam a vida de quem luta contra a obesidade. Duração 7min:19seg. Disponível em: http://noticias.r7.com/blogs/reporteres-da-record/2014/03/27/fora-do-peso-preconceito-e-sofrimento-marcam-a-vida-de-quem-luta-contra-a-obesidade/. Acesso em 03/07/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda salvar o vídeo em seu computador, e projetá-lo em um telão, utilizando o aparelho data show.
O professor deverá entregar uma cópia digitada de questões para discussão, como as sugeridas abaixo, para que os alunos possam fazer seus registros ao assistirem ao vídeo.
Questões para discussão
( ) Não. ( ) Sim. Qual/ais?
A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma.
Este mesmo grupo deverá produzir um consolidado do que foi discutido neste módulo e apresentá-lo ao professor e demais alunos, no momento da discussão com toda a classe. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem disponível em: http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_14536009463692843.jpg. Acesso em 03/07/2014.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema "obesidade e preconceito", os alunos deverão ler o texto e assistir ao vídeo de 26min:34seg de duração, disponibilizados na matéria sugerida a seguir.
BEM ESTAR. Médicos falam sobre as limitações e o preconceito na vida dos obesos. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/09/medicos-falam-sobre-limitacoes-e-o-preconceito-na-vida-dos-obesos.html. Acesso em 01/07/2014.
Comentário - O número de obesos cresceu, mas ainda falta estrutura para acomodá-los. Para quem luta contra a balança, é preciso lidar ainda com o preconceito.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar a matéria disponibilizada on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo em um telão, utilizando o aparelho data show; imprimir e disponibilizar uma cópia do texto para cada aluno, acompanhada de questões para discussão, como as sugeridas a seguir.
Quais são as principais dificuldades enfrentadas por pessoas obesas ou com sobrepeso?
Qual é o julgamento que a sociedade, de modo geral, faz de uma pessoa obesa?
Explique a afirmativa do endocrinologista Alfredo Halpern "o obeso não é obeso porque quer".
Qual é a relação entre compulsão alimentar e obesidade?
Por que a qualidade de vida dos obesos é geralmente muito ruim?
Como é a rotina de um obeso em uma cidade grande?
Os alunos deverão registrar, individualmente, as respostas das questões em seus cadernos.
A discussão da matéria deverá acontecer tendo como pontos de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Para esta discussão com toda a turma, o professor deverá organizar a sala, colocando as carteiras em círculo, de modo que todos possam se ver e ouvir.
Após esta discussão, os alunos do mesmo grupo deverão se reunir novamente e produzir, redigindo em seus cadernos, um consolidado deste estudo.
Para a leitura e discussão de matérias sobre o tema publicadas por revistas on line, o professor deverá distribuir os alunos em 5 grupos. Cada grupo deverá ler uma das matérias relacionadas abaixo e fazer registros dos aspectos que considerarem mais relevantes acerca do tema da aula: preconceito contra os obesos.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar as matérias on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda imprimir as matérias e distribuir cópias para os alunos.
Terminada a leitura e os registros, os alunos que leram a mesma matéria deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.
Texto 1- REZENDE, Rodrigo. O gordo é o novo fumante. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/obesidade-grande-preconceito-contra-gordos-discussao-saude-694663.shtml. Acesso em 01/07/2014.
Comentário - Nunca houve tanta gente acima do peso - nem tanto preconceito contra gordos. De um lado, o que há por trás é uma positiva discussão sobre saúde. Por outro, algo de podre: o nascimento de uma nova eugenia.
Texto 2- CARRASCO, Walcyr. Ser gorda, e daí? Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/vida/walcyr-carrasco/noticia/2013/06/ser-gorda-e-dai.html. Acesso em 01/07/2014.
Comentário - Acredito que atualmente os gordos são mais discriminados que os negros. Já vivi isso na pele.
Texto 3- DIGUÊ, Patrícia. O peso do preconceito. Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/123968_O+PESO+DO+PRECONCEITO. Acesso em 02/07/2014.
Comentário- Gordos são rejeitados no mercado de trabalho e vetados em concursos públicos, num tipo de discriminação que cresce na mesma velocidade que os índices de obesidade.
Texto 4- BIDERMAN, Iara. Orgulho gordo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2903201107.htm. Acesso em 02/07/2014.
Comentário- Contra a tirania da magreza, mas sem apologia da obesidade, pessoas acima do peso lutam para ser respeitadas.
Texto 5- VARELLA, Dráuzio. Obesidade grau 3: tratamento e aspectos psicológicos. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/obesidade/obesidade-grau-3/. Acesso em 02/07/2014.
Após discutirem as matérias, cada grupo deverá produzir uma história em quadrinhos/charge que represente o conteúdo abordado, com o tema: "Gordura não é defeito, xô preconceito".
Para a produção de quadrinhos, os alunos poderão utilizar o software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. O link para baixar o aplicativo está disponível no endereço http://www.nied.unicamp.br/?q=content/hag%C3%A1qu%C3%AA. Acesso em 03/07/2014.
De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, cada aluno, deverá produzir um texto, na forma de redação nos padrões exigidos para os exames de vestibular e ENEM com o tema: obesidade e preconceito.
O professor de Biologia deverá propor uma parceria com o professor de Língua Portuguesa ou de Redação para um trabalho conjunto na produção e correção dos textos produzidos pelos alunos. Sendo assim, a redação produzida pelos alunos deverá ser digitada e enviada ao professor de Redação ou de Língua Portuguesa para correção.
Imagem disponível em: http://www.jornaldabarra.com.br/images/stories/preco-cirurgia-bariatrica.jpg. Acesso em 03/07/2014.
Terminada a discussão, reformulação de registros e produção de quadrinhos/charges, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o conteúdo da matéria lida e o estudo do tema nesta proposta com o objetivo de socializar para a turma os aspectos destacados. A charge ou quadrinho produzida/o pelo grupo deverá compor a apresentação.
Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Após o término da atividade 2, os consolidados, as apresentações, os quadrinhos, charges e as redações produzidos pelos alunos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviados ao professor para avaliação. O professor poderá selecionar as redações com melhor avaliação para publicação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 03/07/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.
Imagem disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/o-gordo-e-o-novo-fumante-Abre.jpg. Acesso em 03/07/2014.
SOUSA, Mauricio de / Panini Comics. Revista Turma da Mônica Jovem nº 33. (3441306) – O peso de um problema. Mauricio de Souza Editora.
SHIVER, Lionel. Grande Irmão. Tradução de Vera Ribeiro. Intrínseca, 335 págs.
COSTA, Miguel Ataide Pinto da; SOUZA, Marcos Aguiar de; OLIVEIRA, Valéria Marques de. Obesidade infantil e bullying: a ótica dos professores. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47900. Acesso em 03/07/2014.
SANTOS, Amanda Lou dos; SILVA, Bruna Rodrigues da. Preconceito contra os obesos [PDF]. Disponível em: http://www.uff.br/psienf/preconceito4.pdf. Acesso em 03/07/2014.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser os registros, a redação, os quadrinhos/charges, a montagem de trabalhos e as apresentações no Power Point.
Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.
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