18/07/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Conhecer os adjetivos primitivos simples.
Esta aula é a primeira de uma série de três aulas que tratam de comparativos e superlativos. O enfoque, neste primeiro momento, são os adjetivos comparativos de superioridade e inferioridade e o tema abordado é a publicidade. As aulas que se seguem, como sequencia desta, são intituladas, nesta ordem:
2. SUPERLATIVES - THE LARGEST AND THE OLDEST, que trata dos superlativos de superioridade e inferioridade;
3. COMPARATIVES OF EQUALITY, cujo objetivo é estudar os comparativos de igualdade afirmativos e negativos.
Disponíveis no Portal do Professor.
ATIVIDADE 1
A proposta deste primeiro módulo é apresentar a estrutura dos adjetivos comparativos de superioridade. O tema escolhido para ser trabalhado nesta aula é a propaganda comercial. Para despertar o interesse dos alunos para o tema, mostre o anúncio publicitário de tênis, da figura 1.
Figura 1 - Nike advertisement
Fonte:http://adsoftheworld.com/sites/default/files/styles/media_retina/public/images/m11053_cleat_10x12_hi.jpg?itok=pmOVWXj8. Acesso em 03 de julho de 2014.
Pergunte aos alunos se eles observaram que os adjetivos light (leve) e tight (justo, apertado) apareceram acrescidos de um sufixo. Diga a eles que o sufixo -er, quando ligado a um adjetivo, é característica do comparativo de superioridade. Apresente como são formados os comparativos de adjetivos, em inglês, escrevendo no quadro ou mostrando a tabela da figura 2.
Comparativos de superioridade - Para os adjetivos curtos (de uma sílaba e alguns adjetivos de duas sílabas), acrescenta-se o sufixo -er. Para os adjetivos longos (a maioria dos adjetivos de duas sílabas e os mais longos) usa-se a palavra more. A conjunção than (que significa "que" ou "do que") deverá ser usada quando mencionamos o objeto ao qual estamos comparando. Para adjetivos curtos terminados em -y, troca-se o -y por -i, seguido de -er. Alguns adjetivos fogem à regra de formação do comparativo de superioridade. Esses adjetivos são chamados de irregulares e os mais comuns estão listados na figura 3.
Comparativos de inferioridade - Para formar os comparativos de inferioridade, usa-se less ... than. Esta regra é válida para quaisquer tamanhos de adjetivos.
Figura 2 - Comparatives of superiority
Example of Adjective |
Comparative of superiority |
Comparative of inferiority |
|
Short adjectives |
fast |
faster than |
less fast than |
Long adjectives |
comfortable |
more comfortable than |
less comfortable than |
Adjectives ending in -y |
easy |
easier than |
less easy than |
Adjectives ending in -e |
nice |
nicer |
less nice than |
Fonte: Arquivo da autora.
Figura 3 - Irregular adjectives
Adjective |
Comparative of superiority |
good |
better |
bad |
worse |
far |
farther / further |
Fonte: Arquivo da autora.
Antes de voltarem ao anúncio da figura 1, trabalhe, com os alunos, a pronúncia dos exemplos apresentados nas figuras 2 e 3.
De posse das informações, os alunos deverão rever o anúncio da figura 1 e verificar se compreenderam a mensagem.
Comentário: Tradução do anúncio: Quando os sapatos ficam mais leves, os movimentos ficam mais justos.
Em seguida, converse com os alunos a respeito do texto publicitário. Chame a atenção deles para algumas características deste tipo de texto, como: as diferentes fontes e tamanhos das letras, as cores e os contrastes entre elas, a disposição do texto e da figura no anúncio (layout). Tudo isso deverá ser observado para que eles possam valer-se desses artifícios no momento em que forem elaborar seu próprio anúncio.
Para finalizar esta atividade, peça aos alunos que criem outras frases para substituir a frase do anúncio, usando outros adjetivos como, por exemplo, nice, comfortable, far, fast e better.
Distribua os exercícios abaixo para os alunos e conceda alguns minutos para que eles os façam. A atividade consiste em completar cada sentença abaixo, utilizando um adjetivo da tabela, na forma comparativa de superioridade.
Fill in the blanks with a suitable comparative of superiority. The adjetives are given in the box below:
bad | cold | cheap | early | easy | expensive | far | good |
interesting | long | low | quiet | small | strong | tall | thin |
Comentário: Padrão de resposta esperado: stronger, worse, colder, quieter, more interesting, smaller, cheaper, longer, lower, farther, earlier, more expensive, thinner, easier, taller, better.
A correção desta atividade deverá ser feita oralmente. Os alunos vão se revezando para ler cada sentença.
Esta atividade é chamada Tile Puzzle. Distribua cópias do exercício abaixo para os alunos. Ele consiste em reordenar os tijolinhos ou telhas (tiles), de modo a formar uma sentença. Os tijolinhos em branco são destinados à resposta. Para tornar a atividade mais interessante, o professor poderá premiar o aluno que conseguir resolver o quebra-cabeças primeiro.
Unscramble the tiles to review a message.
a)
b)
Comentário: Padrão de resposta esperado: a) Your heart is less complicated than you think. b) It is less cold today than it was yesterday.
A atividade proposta a seguir ajudará o aluno a se familiarizar um pouco com o texto publicitário. Com o auxílio de um projetor do tipo datashow, mostre os anúncios contidos na figura 4. Eles contêm adjetivos e outras expressões comparativas. Peça aos alunos para observarem cada anúncio, separadamente, e discutirem sobre os seguintes pontos:
1) Which product is being advertised? (Qual produto está sendo anunciado?)
2) Which features of this product are highlighted in the ad? (Quais qualidades deste produto estão ressaltadas no anúncio?)
3) Why should the consumer buy this product? (Por que o consumidor deveria comprar este produto?)
4) Would you buy this product? Why/why not? (Você compraria este produto? Por que?)
5) Write down the comparative adjectives that appear in each advertisement. (Escreva os adjetivos comparativos que aparecem em cada um dos anúncios.)
Figura 4 - Advertisements
a) b)
c)
d)
e)
f)
Fontes das imagens: Disponíveis em:
a) http://i.walmartimages.com/i/p/00/03/70/00/84/0003700084932_500X500.jpg. Acesso em 02 de julho de 2014.
b) http://darlie.091111ml.darlie.com.sg.wdemo.pacim.com/upload/Image/ASWMS-1104-by-1417-h-Ad.jpg. Acesso em 02 de julho de 2014.
c) http://www.mediawebapps.com/upload/money-quote.jpg. Acesso em 02 de julho de 2014.
d) http://www.watchismo.com/promotions/bigger-better-banner.jpg. Acesso em 02 de julho de 2014.
e) http://www.rodopi.com/images/home_banner_right.jpg. Acesso em 02 de julho de 2014.
f) http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/71/9d/83/719d8332cfdbe6b797f4b37598afeb0a.jpg. Acesso em 02 de julho de 2014.
Comentário: Padrão de resposta esperado:
1) a - detergent; b - toothpaste; c - car; d - sandwich; e - software; f - cosmetics.
2) a - the price; b - the whiteness and health; c - the comfort; d - the size; e - the speed; f - the beauty.
3) Answers vary.
4) Answers vary.
5) a - lower; b - whiter, healthier; c - more comfortable; d - bigger, better; e - faster; f - easier.
Comentários: O anúncio da letra f traz, também, o superlativo the most beautiful, que será estudado na aula seguinte desta série, intitulada SUPERLATIVES - THE LARGEST AND THE OLDEST. Rodopi é uma companhia que desenvolve softwares para empresas.
Nesta atividade, os alunos deverão produzir o seu próprio comercial ou anúncio publicitário. Para realizarem a tarefa, eles irão precisar de folhas de papel em branco, canetas coloridas ou lápis de cor. Divida a classe em grupos de três pessoas e peça que cada grupo escolha um produto para ser divulgado. Em seguida, diga para eles definirem duas ou três qualidades deste produto, que deverão ser destacadas no anúncio. Eles deverão incluir, pelo menos, um comparativo no texto. A criatividade é a alma da propaganda, portanto, eles deverão trocar ideias entre si, procurando encontrar atributos relevantes e singulares para o seu produto. Vá monitorando as atividades, corrigindo e orientando os alunos quanto à melhor forma de escrever o texto. Lembre-se de atentar para a importância da escolha da fonte das letras, das cores e tamanhos, da disposição do texto e do desenho do produto. Quando todos terminarem a criação do anúncio, promova um momento para a apresentação dos trabalhos para o restante da classe. Os trabalhos podem ser afixados no mural da sala.
Atividades envolvendo comparativos podem ser encontrados nos endereços abaixo:
http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=2070. Acesso em 02 de julho de 2014.
http://www.groovetoenglish.com/comparingfriends.htm. Acesso em 02 de julho de 2014.
http://www.learnenglish-online.com/grammar/tests/comparativeadjectives2. Acesso em 02 de julho de 2014.
A avaliação deverá ser realizada de maneira contínua e formativa. O professor deverá observar o desempenho do aluno na realização das atividades propostas. Os próprios alunos poderão participar da avaliação, fazendo uma votação para eleger o melhor anúncio da sala.
Quatro estrelas 2 classificações
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30/05/2015
Quatro estrelasUma aula ótima pra eu trabalhar na aula de ingles do 2 série do ensino médio.O conteúdo que estou passando no momento. Obrigada pela sugestao.
08/04/2015
Cinco estrelasExcelente sua aula! Parabéns pela iniciativa.