Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o Boto através da história: “Desmontando o Boto”

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e pesquisar as características do boto.
  • Identificar a existência de lendas e conhecer a lenda do boto cor de rosa.
  • Identificar e refletir sobre os prejuízos advindos da pesca predatória do boto.
  • Aprimorar as habilidades de oralidade, leitura, interpretação e escrita de textos.
  • Formar novas palavras a partir de uma outra.
  • Criar desenhos dobraduras e quebra cabeças.
  • Vivenciar brincadeiras. 
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 4º ano do Ensino Fundamental.

 
 
Estratégias e recursos da aula

Nessas aulas será apresentado o tema o boto cor de rosa, através de uma história que trabalha a criação e reformulação de palavras, além de identificar e conhecer mais de perto as lendas, a sua importância e a sua relação com o dia a dia.

Aulas 1 e 2. Conhecendo a história: Desmontando o boto

1. Professor faça uma roda de conversa e apresente a história Desmontando o boto para os alunos. Autora Renata Bueno. Disponível em: http://www.renatabueno.art.br/index.php?/livro/colecao-desmontando/. Acesso em 14 de junho de 2014.

Professor, você poderá ler a história e, com auxílio do data show, projetá-la para os alunos. Nesse sítio você acessará a Coleção Desmontando com quatro títulos, clique na imagem do terceiro título Desmontando o boto para ampliar as imagens de cada página do livro. Depois é só ir clicando no ícone next e você projetará a próxima página.

Se sua escola não tiver acesso à internet, digitalize o texto e selecione algumas imagens da história Desmontando o boto para projetá-los com auxílio do data show.

Desmontando o boto

O BOTO

Um BOTO bem grandão pode ser

Um BOTãO

Um BOTO bem pequenininho

Pode ser um BOTinhO

A mulher do BOTO

Será que é a BOTa?

Com LO no meio vira BOloTA

Numa linha um BOTO passarinho

BOTOu as asas na linha e voou, voou...

Texto retirado do livro Desmontando o Boto de Renata Bueno, Editora FTD.

 

dcd

Fonte: http://www.renatabueno.art.br/files/gimgs/th-12_boto.jpg. Acesso em 14 de junho de 2014.

Após apresentar a história, explique aos alunos que nesse livro, a autora Renata Bueno procura desmontar a palavra boto e transforma-a em outras palavras como: botão, bote, bota, bolota e botou.

2. Sugira para os alunos: Vamos fazer algumas atividades durante a releitura da história?

Antes de reiniciar a leitura e apresentação da história, entregue para cada aluno 5 botões (referentes à história) e proponha aos alunos uma atividade bem divertida e que precisa de criatividade. Na história a palavra boto se transforma em botão e botinho. Entregue uma folha sulfite para cada aluno e proponha que eles façam um desenho de um bote e cole os botões para enfeitar esse objeto. Os alunos poderão inclusive, desenhar algum personagem em cima desse bote. Solicite ainda que, ao final do desenho, escrevam um pequeno texto apresentando o personagem desenhado e informando para onde viaja em seu bote. Proponha a apresentação do desenho e a leitura do texto.

dc

Fonte: http://lh4.ggpht.com/_EW4DbY0ZXjg/TJwDY7c02YI/AAAAAAAABsY/hKniP-LYIJ4/1zohwev.jpg. Acesso em 19 de junho de 2014.

A história traz a palavra "desmontando" no sentido da palavra boto. Proponha aos alunos a criação de quebra cabeças com o objetivo de "desmontar" o desenho de alguns animais. Entregue para cada aluno o desenho de um pássaro que no livro "botou asas e voou" e proponha que eles coloram o desenho. Ao final da atividade solicite que os alunos virem a folha para o lado sem desenho e utilizando uma tesoura recorte a folha em 5 partes. Depois explique aos alunos para virar os pedaços da folha e montar o quebra cabeça do animal colando-os no caderno.

gh

Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT-6f3VCL72x0Vh65IUudhwXAqeipvEMFew_I_OzeBo39BoqxTD. Acesso em 20 de junho de 2014.

Professor proponha aos alunos que em seus cadernos escrevam palavras e dê seu diminutivo e aumentativo como o livro apresenta: Boto, botinho e botão. Escreva 10 palavras no quadro para os alunos colocarem o aumentativo e diminutivo. Depois apresente palavras possíveis de serem  modificadas acrescentando a sílaba "ão". Exemplo: Boto - botão; caminho - caminhão; calça - calção. Incentive os alunos a pensarem em palavra que podem ser modificadas da mesma maneira.

3. Vamos agora, conhecer um pouco mais sobre o boto, personagem principal da nossa história? Na sequência, proponha aos alunos realizar uma pesquisa no Laboratório de Informática para conhecerem um pouco mais sobre este animal: onde vive, do que se alimenta, quais suas características, dentre outras.

Sugestão de roteiro para a pesquisa.

1) Origem da palavra.

2) Local onde vive.

3) Do que se alimenta.

4) Características físicas.

5) Histórias que contam sobre o animal.

Sugestões de sites para pesquisa:

Boto. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Boto. Acesso em 14 de junho de 2014.

Bichos da mata/Boto. Disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Bichos_da_mata/Boto. Acesso em 14 de junho de 2014.

O boto. Disponível em: http://www.escolakids.com/o-boto.htm. Acesso em 14 de junho de 2014.

4. Pedir que os alunos pesquisem e anotem no caderno tudo o que descobrirem sobre o boto para, ao retornarem a sala de aula, elaborem um texto sobre o animal.

Após a pesquisa certamente os alunos conhecerão um pouco mais sobre o boto: que é um mamífero; que vive na água da região amazônica no Brasil, principalmente nos rios Negro e Amazonas; que seu corpo é completamente flexível e consegue virar muito a cabeça; que a cor do corpo dos boto muda com a idade e; que se alimenta de peixes, caranguejos e até pequenas tartarugas.

5. De volta a sala de aula, solicite a cada aluno  que, a partir dos dados pesquisados sobre o boto, escreva um pequeno texto sobre o boto e  faça uma colagem com o desenho do animal.  Professor disponibilize pedaços de papel colorido e cola. Esse texto deve ser descritivo com as informações pesquisadas e os alunos deverão emitir sua opinião sobre a pesquisa desenvolvida. O texto deve conter no máximo 20 linhas.

6. Professor concluída a atividade, proponha que cada aluno faça a leitura do seu texto, mostre seu desenho e cite qual informação mais interessante descobriu através da pesquisa. Cole as atividades no mural da sala de aula. 

ee

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-0PwpIcYOXhA/UGIFib5bZAI/AAAAAAAAAWI/noPtnk8kYXA/s320/104_1533.JPG. Acesso em 15 de junho de 2014.

Aulas 3 e 4. Conhecendo a Lenda do boto cor-de-rosa

1. Nesta aula retome com os alunos a informação de que existe na região Amazônica, uma lenda sobre o boto cor-de-rosa. Converse com os alunos sobre as lendas. Explique aos alunos que lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais, com fantasiosos, e que vão se modificando através do imaginário popular. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita. Após essa conversa, pergunte aos alunos se conhecem alguma lenda do nosso folclore. Lembre que existem também outros tipos de lendas, como as religiosas e as históricas. Caso algum aluno saiba, pedir que ele conte para a turma.

Para saber um pouco mais sobre as características de uma lenda leia o texto Mitos ou Lenda? Disponível em: http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/. Acesso em 07 de julho de 2014.

2. Para os alunos conhecerem a lenda do boto cor-de-rosa apresente o vídeo: O Boto (HD) - Série "Juro que vi". Duração: 11min27seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3v2ZXWF8poo. Acesso em 15 de junho de 2014. 

Sinopse:
Conta na Amazônia, que os botos do rio Amazonas fazem charme para as moças que vivem em vilas e cidades à beira-rio.
Eles as namoram e, depois, tornam-se os pais de seus filhos!
No início da noite, o boto se transforma em um belo homem e sai das águas, muito bem vestido e de chapéu, para esconder o buraco que todos os botos têm no alto da cabeça (o buraco serve para respirar o ar, já que os botos são mamíferos e têm pulmões, como você). O rapaz-boto vai aos bailes, dança, bebe, conversa e conquista uma moça bonita. Mas, antes do dia surgir, entra de novo na água do rio e se transforma de novo em um mamífero das águas.

Após a exibição do vídeo, verifique se os alunos entenderam a lenda. Se necessário, explique aos alunos que o boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina e com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens e as seduz. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar em boto.

v

Fonte. Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=3v2ZXWF8poo. Acesso em 16 de junho de 2014.

3. Solicite aos alunos que respondam algumas perguntas relacionadas á lenda o boto cor-de-rosa, após a apresentação do vídeo, para saber  conseguiram interpretar a lenda:

1) Quem era o jovem que fazia sucesso com as mulheres na festa?

2) Por que o jovem desapareceu e deixou a morena sozinha?

3) Por que no final do filme aparecem várias mulheres com crianças no colo?   

4) Por que o rapaz galanteador utiliza um chapéu para esconder o rosto?

5) Quais acontecimentos da lenda que podemos considerar reais e fantasiosos?

6) Na cultura popular a lenda do boto era para justificar quais acontecimentos comuns naquela região?

4. Após a contação da lenda, dividir os alunos em grupos e pedir que cada grupo ilustre partes da lenda. Pode-se solicitar que os grupos ilustrem: a moça bonita e triste; a conversa da moça bonita com a avó; a moça cumprindo os conselhos da avó (acendendo a vela acesa e colocando uma moedinha em frente à estátua do santo; virando o santo de cabeça pra baixo; colocando muito dinheiro ao pé da estátua do santo); se queixando à avó; atirando a estátua pela janela; a estátua acertando a cabeça do nobre cavaleiro; o cavaleiro com raiva; o cavaleiro se apaixonando pela moça; eles se casando; o casal rodeado de filhos; a moça ensinando a lenda a toda moça desesperançada.   

Em seguida, pedir que a turma monte uma apresentação da lenda por meio das ilustrações.    

5. Para despertar o aluno para as questões que envolve a vida real do boto, como a pesca predatória, apresente a música O Boto Rosa da Xuxa, duração 4min10seg. Disponível em: http://letras.mus.br/xuxa/91294/. Acesso em 16 de junho de 2014. Entregue para cada aluno uma cópia da música escrita. Solicite os alunos que individualmente façam a leitura da música e cantem coletivamente.

O Boto Rosa - Xuxa

Ele vive na Amazônia

Nas águas do Rio Negro

Boto rosa, quem não sonha

Descobrir o teu segredo

Dizem que ele todo prosa

Já foi moço de chapéu

Já foi moça bem formosa

Escondida atrás do véu

Eo eo boto rosa

Eo eo é uma lenda de amor

Eo eo boto rosa

Eo eo

Deixa ele viver pescador

O mais velho dos golfinhos

Faz sorrir quem ele quer

Nas águas do seu caminho

Na magia do seu balé

Mas o homem sem piedade

Na covardia da matança

Fez o boto morrer, que maldade

Inocente feito uma criança

 

Fonte: http://letras.mus.br/xuxa/91294/. Acesso em 17 de junho de 2014.

6. Solicite aos alunos que anotem os três momentos distintos que a música apresenta em relação ao boto: Suas características; a lenda do boto cor de rosa e a pesca predatória. Pergunte aos alunos se a música trás nova informação sob o boto. Caso não consigam perceber, explique que a única novidade que a música apresenta: a questão da pesca predatória do boto cor de rosa.

Para os alunos compreenderem o que acontece com o boto cor de rosa apresente a reportagem: 

7. Faça uma discussão sobre os dados das reportagens e proponha aos alunos que respondam algumas perguntas no caderno. As respostas serão ponto de partida para debate a respeito dos prejuízos advindos da pesca predatória do boto na Amazônia e de ações necessárias para evitar esse crime.

1) Por que os botos são capturados Amazônia?

2) Na sua opinião o que os moradores daquela região deveriam fazer?

3) Qual é o problema ocasionado à natureza em decorrência dessa pesca predatória?

4) Quais os prejuízos advindos da pesca predatória do boto?

5) Proponha 3 ações para serem realizadas naquela região para evitar esse crime ambiental.

8. A partir das reflexões dos alunos referente à questão da preservação do boto cor de rosa, proponha a construção de panfletos para ser distribuído na escola com as informações referente a preservação do boto cor de rosa e sua importância para o meio ambiente. Além disso, divulgue esse trabalho em sites de instituições de pesca da Amazônia para conscientizar as pessoas, levar mais conhecimentos e apresentar o posicionamento de crianças sobre o tema.Sugestão de confecção da dobradura do boto cor de rosa.

Recursos Complementares

Significado de lenda. Disponível em: http://www.significados.com.br/lenda/. Acesso em 15 de junho de 2014.

Lenda do boto. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm. Acesso em 16 de junho de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, compreender e identificar o personagem principal e o jogo de palavras; se conseguiram identificar a lenda do boto cor de rosa e suas implicações; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram quebra cabeças, dobraduras e desenhos utilizando materiais diferentes; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento futuro.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Antonino, Escola Estadual São José , Minas Gerais - disse:
    antonino.fonseca@ig.com.br

    23/07/2014

    Cinco estrelas

    Este foi o meu primeiero contato com o portal do servidor e penso que perdi muito tempo em não acessar um site tão otimo como este.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.