Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo a mascote do meu time de futebol de mesa através da história: “A decisão do campeonato”. Parte 2

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre o papagaio.
  • Relacionar expectativa de vida do papagaio com outros animais.
  • Identificar as mascotes de embalagens.
  • Criar uma mascote para a turma e para seu time de futebol de mesa.
  • Identificar as características e regras do jogo futebol de mesa.
  • Criar o jogo de futebol de mesa.
  • Aprimorar as habilidades de oralidade, leitura, interpretação e escrita de textos.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 4º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Conhecendo o universo do futebol - História: A decisão do campeonato, disponível no Portal do Professor.

Com essa aula os alunos identificarão o que é uma mascote e a sua relação com produtos encontrados e utilizados no seu dia a dia. Além disso, eles irão relacionar a importância da mascote para times de futebol a partir da história.

Aulas 1 e 2. História - A decisão do campeonato

1. Professor retome a história do livro: A decisão do campeonato e faça uma roda de conversa comentando sobre os personagens da história.

Observação: Professor conte a história para os alunos utilizando o próprio livro ou exibindo um vídeo em que uma criança conta a história e apesenta seus desenhos a partir das imagens do livro: A Decisão do Campeonato. Duração de 7min34seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XjsSwH4HvWg. Acesso em 06 de julho de 2014.

1) Vocês já viram um papagaio?

2) O que mais chamou sua atenção quando o viu?

3) Do que ele se alimenta? 

4) Como ele consegue imitar a voz dos seres humanos?

5) Quanto tempo esse animal vive aproximadamente?

Após a roda de conversa sobre o papagaio, construa com os alunos um texto coletivo sobre as percepções da turma sobre esse animal e suas características, além da vivência dos alunos com o papagaio.

2. Leve os alunos até o Laboratório de Informática e proponha uma pesquisa para conhecer mais de perto como é um papagaio.

Sugestão de roteiro para pesquisa:

1) Qual é o habitat do papagaio?

2) Do que se alimentam?

3) Qual a sua relação com o ser humano?

4) Qual a expectativa de vida desse animal?

5) Quais as características principais de seu corpo?

6) Como se explica a sua capacidade de imitar palavras dos seres humanos?

Sugestões de sites para a pesquisa:

WIKIPÉDIA. Papagaio-verdadeiro. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papagaio-verdadeiro. Acesso em 21 de julho de 2014.

Papagaio-verdadeiro. Disponível em: http://www.criadourobichodomato.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=37. Acesso em 21 de julho de 2014.

Guia da espécie: Papagaio-verdadeiro. Disponível em: http://www.enciclopets.com.br/guia-da-raca-papagaio-verdadeiro/. Acesso em 21 de julho de 2014.

YH

Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQEAHNkAMswnM-3bf5To72PBJQ4GWZEJOhnRDdj3IXLqzkzyqrN. Acesso em 21 de junho de 2014.

Após a pesquisa e as anotações dos alunos faça um resumo sobre as características do animal. Para isso, solicite que os alunos se reúnam em grupo com quatro componentes e que cada um leia e apresente o resultado de sua pesquisa. Nesse momento o professor poderá apresentar também (por escrito ou projetado em data show) qual foi o resultado das discussões presentes na primeira atividade dessa aula.

Depois de terminada a apresentação de todos os alunos, o grupo deverá discutir, avaliar, reformular suas respostas e, havendo consenso, registrá-la em forma de resumo. O grupo deverá definir um relator para tal tarefa e outro colega para auxiliá-lo na apresentação desse resumo quando o mesmo for discutido com toda a turma. Para a apresentação de todos os grupos e discussão com a turma, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Sugestão de informações necessárias para um breve resumo: O papagaio é um pássaro que vive nas florestas da Amazônia e tem a coloração verde na maioria de suas penas. Em seu habitat, o papagaio faz ninho no topo das árvores e em troncos velhos. Ele é conhecido por sua capacidade de imitar palavras que ele decora. O papagaio tem uma alimentação variada como frutas (manga, mamão, jabuticaba), sementes, folhas etc. Eles vivem cerca de 80 anos.

3. Retome a pergunta sobre a expectativa de vida do papagaio e proponha aos alunos conhecer através de um jogo qual é a expectativa de vida de outros animais. Será que é maior? Será que é menor que a do papagaio?

4. Apresente figuras de animais e proponha um jogo com os alunos. A cada animal apresentado pergunte aos alunos se esse animal tem a expectativa de vida maior ou menor que a do papagaio. Divida a turma em dois grupos, a cada pergunta eles terão que se reunir e optar por uma resposta. A cada resposta certa o grupo ganha 1 ponto.

Exemplos de animais.

 

ESQUILO

 

j

Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRcTj-m94XWd8Xb_Cg5YfKWBM339geHEjy_9e9ZQGA_4f_vZQUpwg. Acesso em 21 de junho de 2014.

TARTARUGA GIGANTE

fdD

Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT_7M0NZERoXLmxOPDJ7gFdRanNP_Q7r62AqfdJTMcy_pORclp3. Acesso em 22 de junho de 2014.

PEIXE BOI

K

Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSDOon0DgHcHo39Ol-i8ujHn6CUcSXkvzj1nGvkvgZLA2BMlSzo. Acesso em 22 de junho de 2014.

k

Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSzR0fJNW8osuIypHSxyR6e7rav-KhKn1i9MHM75oeSwb6f1MRe. Acesso em 23 de junho de 2014.

BALEIA AZUL

 7

 Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRsb_Nx4qbsgnIM9EpooEeuSmvhePH9QVLC84arQwPB_R1enfUa. Acesso em 23 de junho de 2014.

FORMIGA

 uu

 Fonte: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSMxgVJzjbiA8507jDzzUQtJieuuEl6i21nPsb5dVwiY85dNlQ1tg. Acesso em 24 de junho de 2014.

Construa uma tabela com os dados de expectativa de vida desses animais e apresente para que os alunos possam ir comparando e pontuando as respostas corretas. Sugestão de tabela para a expectativa de vida dos animais do jogo.

Animal

Expectativa de vida 

Papagaio

80 anos

Baleia Azul

35 anos

Peixe boi

60 anos

Formiga

3 semanas

Esquilo

8 anos

Leão

20 anos

Tartaruga gigante

150 anos

Fonte: Imagem da própria autora.

Após essa avaliação, proponha aos alunos que escrevam os dados no caderno em ordem crescente de expectativa de vida dos animais citados. Solicite que escrevam  também dois parágrafos descrevendo quais foram os animais que possuem expectativa de vida maior ou menor que a do papagaio.

Exemplo de frase.

A partir do jogo que realizamos, observamos que dentre os animais mostrados a baleia azul, a formiga, o peixe boi, o esquilo e o leão possuem expectativa de vida menor que a do papagaio. Sendo que a formiga possui a menor com 3 semanas e o animal que mais se aproxima do papagaio é o peixe boi que vive aproximadamente 60 anos.

Aulas 3 e 4. Mascote

1. Relembra com os alunos que o personagem Bicão no começo da história era apenas o animal de estimação do Seu Manuel, mas que com o decorrer do jogo ele se tornou a mascote do time de Catapimba. Em uma roda de conversa, faça algumas perguntas para os alunos sobre qual é o conhecimento que eles têm sobre o que é uma mascote.

1) O que é uma mascote?

2) O que ela representa?

3) Quais suas principais características?

4) Você conhece alguma mascote?

Após a roda de conversa sobre o papagaio, construa com os alunos um texto coletivo sobre as percepções da turma sobre o que é a mascote e o que ela representa.

2. Professor explique para os alunos que mascote é o nome dado á um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, empresa ou evento. Muitas vezes a mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca, mas passa a ser conhecida como tal devido ao forte carisma com o público.

3. Apresente algumas embalagens presente do dia a dia dos alunos e proponha que eles descubram qual é a mascote representante da marca. Nessa atividade os alunos perceberão que as mascotes estão presentes em vários momentos e produtos do cotidiano deles e não somente em times de futebol.

Sugestões de embalagens e imagens.

Embalagem - Mc Donalds                                               Mascote

jffdF

Fonte da embalagem: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRVT1oj858JhXEJogOHZzzbiGBfFmIbTJcvNFkjyYCLukzlhcYnDg. Acesso em 24 de junho de 2014.

Fonte da mascote: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTj3hjg8JIf9X824Pe2C3Cw_NpUbW6rdvAhDzlOYW471exqznzk4A. Acesso em 25 de junho de 2014.

Embalagem - Sucrilhos                                    Mascote

Kk                           fdFDf

Fonte da embalagem: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTMGrES12Vr7iFiatwcjYWmlLc-aW-6mbRG8yL-b_VEee7acVDW. Acesso em 25 de junho de 2014.

Fonte da mascote: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRTmJQdDYM_u0ivEIttHx3-Ni_q2nQREiIZU4tGPPrlx2mRkiDFXQ. Acesso em 26 de junho de 2014.

Mascote do time de Voleibol Minas Tênis Clube.

Tr

Fonte: http://minastenisclube.com.br/wp-content/uploads/2012/11/max.png. Acesso em 21 de julho de 2014.

Mascote do time de futebol brasileiro - Cruzeiro.

dcd

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/2/2b/Mascote_Cruzeiro_Esporte_Clube.jpg. Acesso em 21 de julho de 2014.

4. Proponha aos alunos a criação de uma mascote da turma. Explique aos alunos que essa atividade tem como propósito caracterização da turma relacionando-a com algum animal ou algum desenho, visto que pela atividade anterior, cada mascote tem uma relação direta com o produto ou imagem que ele representa. Retome o resultado das discussões realizadas nas atividades 1 e 2 dessa aula e entregue para cada aluno uma folha sulfite, canetinhas e papéis picados para a confecção da mascote. Solicite aos alunos que escreva o nome da mascote, o que ele faz referência (pessoa, objeto ou animal) e o motivo dessa mascote para a turma. Após a atividade proponha uma roda de conversa para a apresentação das mascotes. Faça uma votação para eleger as duas mascotes mais interessantes e que mais se relacionam com a turma. Lembre os alunos que eles não poderão votar no próprio desenho. Faça uma exposição das mascotes na escola.

T

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_IEzdX2GtY9c/TOB2YOnOp4I/AAAAAAAAAD0/QmfnS7y-GEM/s1600/Proerd.jpg. Acesso em 27 de junho de 2014.

5. Professor explique aos alunos que no futebol encontramos diversos exemplos de mascotes dos times. Proponha uma tarefa para casa: uma pesquisa sobre as mascotes dos times brasileiros de futebol. Os alunos deverão recortar de alguma revista ou jornal ou mesmo imprimir a mascote do time de futebol que mais gosta e escrever o que ele representa para o seu time. Solicite que cada aluno traga 7 mascotes para apresentação na próxima aula.

6. Antes de iniciar a próxima aula, retome com os alunos a tarefa de casa solicitada na atividade anterior sobre as mascotes dos times brasileiros e proponha que cada aluno apresente sua mascote com as respectivas características. Solicite aos alunos que façam um quadro separando e classificando as mascotes em três categorias: animais, objetos e pessoas. Para isso, construir um painel em papel kraft com um quadro com três colunas (uma coluna para cada categoria) e solicite que os alunos colem as mascotes pesquisadas na sua respectiva categoria.

g

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-yS4wVk-X5vo/Tg8-dWh3S-I/AAAAAAAAALM/rLkmKveAKqE/s1600/mscotes.JPG. Acesso em 28 de junho de 2014.

7. Professor, solicite aos alunos que juntem em casa 11 tampinhas de garrafa pet, 1 caixa de leite ou suco, 1 moeda e 1 botão de camisa para realização das atividades previstas para a próxima aula.

Aulas 5 e 6. Jogo de futebol de mesa

1. Pergunte aos alunos se eles conhecem ou já jogaram o futebol de mesa. Em uma roda de conversa, faça algumas perguntas para os alunos sobre qual é o conhecimento que eles têm sobre como se joga o futebol de mesa.

a) Quem conhece ou já jogou o futebol de mesa?

b) Quais são suas principais características?

c) O que pode e não pode fazer durante um jogo de futebol de mesa?

Durante essa conversa o professor deverá ir registrando em seu caderno as respostas dos alunos em cada pergunta e, ao final, sintetizar e apresentar aos alunos as características e regras do jogo por eles apresentadas. Informe que eles farão uma pesquisa para certificar quais são as aproximações e distanciamentos do conhecimento que eles têm sobre o jogo de futebol de mesa.

2. Leve os alunos até o Laboratório de Informática e proponha uma pesquisa para conhecer mais sobre as características e as regras do jogo futebol de mesa.  Sugestão de roteiro de pesquisa:

a) Onde e quando esse jogo surgiu?

b) Esse jogo tem outro nome? Qual?

c) Cite as principais características desse jogo?

d) Quantas pessoas podem jogar o futebol de mesa?

e) Quais materiais ou objetos são necessários para jogar?

f) Onde é que podemos jogar o futebol de mesa?

g) Quais são suas principais regras?

Sugestão de sites para subsidiar a pesquisa:

Regras Oficiais CBFM. Disponível em: http://www.futeboldemesanews.com.br/futeboldemesanews/espaco-leitor/regras. Acesso em 17 de julho de 2014.

História do jogo de botões... futebol de mesa. Disponível em: http://www.futeboldemesanews.com.br/futeboldemesanews/espaco-leitor/historia. Acesso em 17 de julho de 2014.

Futebol de mesa. Disponível em: http://pt.slideshare.net/ricardolasevitch/regra-unificada-futebol-de-mesa-finalizada. Acesso em 28 de junho de 2014.

Futebol de mesa (jogo de botões) - regra de 12 toques (síntese). Disponível em: http://www.tempsports.com.br/regras.asp. Acesso em 21 de julho de 2014.

Regras Como Jogar Futebol de Mesa / Botão. Disponível em: http://regras.net/futebol-de-mesa-botao/. Acesso em 21 de julho de 2014.

ç

Fonte: http://www.dfsinuca.com.br/lojas/31/img/interno/prd_61941_i_futebol_de_Bot_o.jpg. Acesso em 21 de julho de 2014.

3. Após a pesquisa e as anotações dos alunos faça uma síntese sobre as características e principais regras do futebol de mesa que serão observadas e respeitadas nas próximas aulas. Para isso, solicite que os alunos se reúnam em grupo com quatro componentes e que cada um leia e apresente o resultado de sua pesquisa. Nesse momento o professor poderá apresentar também (por escrito ou projetado em data show) qual foi o resultado das discussões presentes na primeira atividade dessa aula.

Depois de terminada a apresentação de todos os alunos, o grupo deverá discutir, avaliar, reformular suas respostas e, havendo consenso, registrar uma síntese das características e principais regras a serem respeitadas durante os jogos. O grupo deverá definir um relator para tal tarefa e outro colega para auxiliá-lo na apresentação das sínteses quando as mesmas forem discutidas com toda a turma. Para a apresentação de todos os grupos e discussão com a turma, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Durante essa apresentação e discussão do resultado dos trabalhos de cada grupo para a turma, o professor poderá complementar as apresentações.

4. Professor terminado a apresentação e debate, sugira a realização de uma atividade na qual os alunos irão construir um jogo de futebol de mesa fazendo referência ao jogo de futebol e a criação de uma mascote, tema base da história.

Proponha aos alunos a construção do jogo de futebol de mesa. Para isto, divida a turma em duplas e solicite que cada aluno pegue seus materiais: 11 tampinhas de garrafa pet ou retornável, cola, tesoura, botão de camisa, uma moeda e uma caixinha de suco ou leite vazia

dcd

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://www.smartkids.com.br/passatempos/futebol-jogo-de-botao.html. Acesso em 28 de junho de 2014.

Entregue para cada aluno 11 círculos do tamanho das tampinhas para os alunos desenharem, pintarem e colarem suas mascotes com respectivos números de camisa em cima das suas tampinhas. Solicite aos alunos que recortem as laterais da caixa de leite ou suco para fazer o gol.

5. Retome as regras apresentadas, discutidas e definidas na atividade 3 dessa aula e verifique, em conjunto com os alunos, se não será necessário nenhuma adequação para a realização do jogo de futebol de mesa com os materiais que estão utilizando.

6. Proponha um jogo entre as duplas. Defina um tempo para cada dupla jogar para fazer um revezamento entre os alunos. 

7. Proponha aos alunos de construírem um painel com fotos para registrar os momentos de pesquisa, discussão, construção e vivência dos jogos de futebol de mesa com as respectivas mascotes e, ao terminar, sugira coloca-lo na porta da sala de aula de modo que os pais e outros colegas possam observá-lo.

Recursos Complementares

PACIEVITCH, Thais. Papagaio verdadeiro. Disponível em: http://www.infoescola.com/aves/papagaio-verdadeiro/. Acesso em 21 de junho de 2014.

Expectativa de vida dos animais. Disponível em: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2068/1/expectativa-de-vida-dos-animais.html. Acesso em 25 de junho de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, compreender e identificar os tipos de mascotes, suas características e sua relação com o time; se conseguiram jogar o futebol de mesa; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento futuro.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.