Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro e a Revolta da Vacina

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 
  • Reconhecer as mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro como parte do projeto de modernização.
  • Identificar o que foi a reforma de Pereira Passos.
  • Reconhecer os fatores que contribuíram para a culminância da Revolta da Vacina.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento

Sob o signo da modernidade o Rio de Janeiro sofreu, no início do século XX, um processo de (re)organização do seu espaço urbano. Com essas medidas implementas pelo então prefeito Pereira Passos, ruas foram alargadas, cortiços demolidos e a  população pobre expulsa para as regiões periféricas da cidade gerando um descontentamento e revolta em grande parte da população. 

Professor, para iniciar a discussão sobre "O processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro" organizar a sala para a exibição do vídeo Questão social: caso de polícia. Da série 500 anos: Brasil - República na TV, em que bonecos animados explicam acontecimentos importantes para a formação do Brasil contemporâneo. Uma produção da TV Escola, com duração de 14min58seg. O mesmo está disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4593. Acesso em 03 de julho de 2014. Esse vídeo utiliza-se de fantoches para tratar do processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro e São Paulo e o modo como a população reagiu diante da imposição do governo. Para sua exibição, salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio da projeção, utilizando o data show.

Após a exibição do vídeo, convide os alunos para o debate. Informe que o debate sobre o conteúdo do vídeo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor. Cada aluno deverá participar, respondendo as questões, fazendo intervenções a partir das falas dos colegas e ou apresentando suas impressões sobre o vídeo exibido. Nessa discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos. 

 

Roteiro de questões:

  • Quem era o presidente do Brasil durante o período?
  • Quem era o prefeito da cidade do Rio de Janeiro?
  • O que significava modernizar a cidade do Rio de Janeiro?
  • Como se deu o processo de urbanização do Rio de Janeiro?
  • Como  a população carioca reagiu diante dessas mudanças?

 

Segundo momento

 

Após a realização do debate encaminhar os alunos para a Sala de Informática da escola e organizá-los em duplas. Cada dupla utilizará um computador para fazer a leitura dos textos relacionados ao tema da Reforma Urbana do Rio de Janeiro. Solicitar aos alunos que leiam o texto uma vez para conhecimento do assunto. Na segunda leitura grife os trechos que considera importante. 

 

Sugestão de textos para os alunos:

 

PINTO, Tales. Revolta da vacina e rebelião popular. Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/historia-do-brasil/revolta-vacina-rebeliao-popular.html. Acesso em 03 de julho de 2014.

 

RUCHAUD, Guilherme. A reforma urbana de Pereira Passos no Rio de Janeiro. Disponível em: http://portalarquitetonico.com.br/a-reforma-urbana-de-pereira-passos-no-rio-de-janeiro/. Acesso em 03 de julho de 2014.

 

Propor as duplas que escolham um dos textos lidos e em seguida, elaborar uma síntese e registrar no caderno de História. Em seguida, organizar os alunos em círculo e solicitar que uma das duplas apresente oralmente a sua síntese, e ao término, a dupla solicitará que outra dupla apresente sua síntese, essa dinâmica deverá se repetir até todas as duplas apresentem as sínteses elaboradas. Apresentar a síntese para toda a turma de maneira criativa, tais como: uso de slides, música, representação e ou atividades para os colegas. O professor poderá agendar com os alunos uma aula para que mostrem a ele o que foi preparado. Dessa maneira poderá auxiliá-los nas possíveis dúvidas e orientá-los para fazerem uma boa apresentação oral. 

 

Orientações de como fazer uma síntese:

 

Uma síntese de um texto ou fato consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que um autor expressou de forma mais ampla. Desse modo, só devem ser aproveitadas as ideias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário.

A ordem dos acontecimentos não tem necessidade de ser a mesma do “episódio” original, mas deve-se respeitar as relações entre fatos, sem alterar significados que o autor quis transmitir.

Para a realização de uma boa síntese é necessário, antes de mais, ter compreendido o texto original, para depois redigir um novo, com base no primeiro.

A síntese é sempre redigida em terceira pessoa, de forma concisa e clara, nunca transcrevendo em discurso direto. Não se envolva nem participe do texto com opiniões ou análises pessoais, limite-se apenas a resumi-lo, ou seja, sintetizá-lo.


Leia mais: FEDERICCI, Vivian. Como fazer uma síntese? Disponível em: http://explicatudo.com/como-fazer-uma-sintese#ixzz357LvShSz. Acesso em 04 de julho de 2014.

 

 

 

Terceiro Momento

 

Professor, dividir a turma em grupo de quatro alunos e em seguida apresentar imagens relacionadas ao processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro e a Revolta da Vacina. Solicitar que cada grupo escolha uma imagem e em seguida analise-a. Em seguida, propor aos grupos a elaboração de uma apresentação sobre "As faces da modernização da cidade do Rio de Janeiro e seus desdobramentos", essa apresentação deverá levar em consideração as sínteses produzidas, a análise da imagem escolhida pelo grupo e as discussões realizadas após a exibição do vídeo. Nessa apresentação, os alunos deverão utilizar o programa PowerPoint.

Para exibir as imagens, baixar previamente em seu computador e utilizar o data show para sua projeção.

 

Imagem I - Fotografia: Demolições para a construção da Avenida Central, 1904-1905.

 

reforma urbana

 

Imagem disponível em: http://www.arquitetonico.ufsc.br/wp-content/uploads/botabaixo.jpg. Acesso em 03 de julho de 2014. 

 

 

Imagem II - Fotografia: Bonde tombado na Praça da República no, Rio de Janeiro, durante a Revolta da Vacina.

 

revolta da vacina

 

Imagem disponível em: http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/revolta-da-vacina.jpg. Acesso em: 03 de julho de 2014.

 

 

Sugestão de questões para análise das fotografias.

  • O que a fotografia retrata?
  • Quem são as pessoas que aparecem na fotografia?
  • O que elas estão fazendo?
  • O que você achou da reação da população diante dessas medidas? Eles agiram bem? 
  • Na sua opinião, as pessoas se revoltaram contra as medidas ou contra a forma como elas forma tomadas?

 

 

Imagem III - Charge satirizando as ações de Oswaldo Cruz durante a Revolta da Vacina.

 

revolta da vacina

 

Imagem disponível em: http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo_legenda/968c4cc69a913f5c00e497eadf2e8cbb.jpg. Acesso em 03 de julho de 2014.

 

 

Imagem IV - Charge - Espeto obrigatório, de Bambino, 1904.

 

revolta

 

 

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-aGWE2XxZDp0/T949mizpz-I/AAAAAAAALXM/LvEHhdYOQzM/s1600/revolta+vacina5.jpg. Acesso em 03 de julho de 2014. 

 

Sugestões de questões para análise das charges

  • Qual o tema principal da charge?
  • Que grupos sociais são representados na charge e como são representados?
  • Quem está sendo criticado?
  • O que você achou da reação da população diante dessas medidas? Eles agiram bem?
  • Na sua opinião, as pessoas se revoltaram contra as medias ou contra a forma como elas foram tomadas?

 

Quarto momento

 

Organizar a sala em círculo para apresentação dos grupos. Decidir com a turma um tempo para a apresentação de cada grupo. É importante oportunizar um momento, ao término de cada apresentação, para que os demais grupos possam expor suas dúvidas e debater sobre o assunto falado.

É importante também que os alunos, após todas as atividades propostas, consigam compreender que o processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro se deu de forma autoritária e arbitrária e que a Revolta da Vacina foi uma forma da população carioca manifestar a sua insatisfação diante do modo como a obrigatoriedade da vacina foi coloca. 

Recursos Complementares

 

VIVEIRO. Alessandra A. A Revolta da Vacina. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_21/revoltavacina.html. Acesso em 03 de julho de 2014.

 

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ. A Revolta da Vacina. Disponível em: http://portal.fiocruz.br/pt-br/node/473. Acesso em 03 de julho de 2014.

Avaliação

A avaliação será gradativa, processual e deverá abranger todas as etapas do ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor deverá acompanhar e avaliar se o aluno conseguiu identificar o que foi a reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro e os motivos que levaram o surgimento da Revolta da Vacina. Avaliar a participação dos alunos no debate, o interesse pelo vídeo, a organização em grupo e a apresentação dos trabalhos. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.