Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o calendário Chinês

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o calendário Chinês.
  • Identificar o modo como os chineses contam o tempo. 
  • Identificar a China no Mapa do Mundo.
  • Escrever um texto instrucional. 
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012). Espera -se com essa aula que o aluno possa conhecer o Calendário Chinês e percebê -lo enquanto um elemento cultural que estabelece ritmo de tempo para as atividades humanas. 

Nós utilizamos os calendários e os relógios para medir o tempo de vida das pessoas. Essas formas de medir o tempo nos ajudam a organizar e a datar nossas ações, bem como, situarmos os acontecimentos históricos em diferentes temporalidades. Sabemos que existem diferentes tipos de calendários, tais como: Calendário Judaico, Calendário Cristão, Calendário Indígena entre outros. Nessa aula aprenderemos um pouco sobre o Calendário Chinês. 

Professor, organize a sala em círculo, inicie a aula com a apresentação do Calendário Chinês, por meio de uma projeção com o data show. Em seguida propor um debate com o objetivo de apresentar esse calendário e valorizar as impressões dos alunos adquiridas por meio da visualização do mesmo. 

 

Calendário Chinês

 

 

 

Calendário

 

 

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/--boHx4t4Qak/ThtitgcPlmI/AAAAAAAABrQ/eUxQ1j-h_KE/s400/HoroscopoChines1681.jpg. Acesso em 03 de julho de 2014.

 

Sugestão de questão para o debate.

 

  • Vocês conhecem esse calendário?
  • Ele é parecido com o nosso calendário?
  • Já tinham visto antes? Onde?
  • Que símbolos foram utilizados nesse calendário?
  • Quantos símbolos foram utilizados?

 

Professor, após a fala dos alunos explique que cada ciclo tem a duração de um ano. Os ciclos têm nome de animais como: rato, búfalo, tigre, lebre, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão, javali. A partir de 1912 os chineses adotaram o Calendário Cristão para controlar os impostos e negócios. O ano novo começa sempre na lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

 

 

Segundo Momento 

 

Professor, além de apresentar o Calendário Chinês é importante que o aluno também conheça um pouquinho sobre China, principalmente onde ele se localiza. Projetar, com o data show, o mapa do mundo na sala de aula e auxiliar os alunos a  localizar a China no Mapa. É importante falar que é um país que fica no Hemisfério Norte e no continente Asiático, comentar também sobre quais são países fazem divisa com a China. Para estimular os alunos a interagir com o mapa, proponha algumas questões.

 

 Mapa do Mundo

 

 

mapa

 

 

Imagem disponível em: http://www.grupoescolar.com/a/b/C35EB.jpg. Acesso em 04 de julho de 2014.

 

 

Sugestão de questões para apresentação do mapa.

  • Vocês conhecem esse mapa?
  • Vocês conseguem identificar onde está localizado o nosso país?
  • Vocês conseguem identificar onde está a China?
  • Quais países fazem divisa com a China?
  • O que vocês sabem sobre a China?

 

Terceiro Momento

 

Professor, propor uma atividade de pesquisa sobre a criação do calendário chinês. Realizar essa atividade, na sala de informática da escola, organizar os alunos em duplas, em seguida sugerir sites de pesquisa para as duplas. Sugerir que os alunos, ainda em duplas, escrevam um texto sobre o Calendário Chinês, após a realização do texto, convidar os alunos para socializar as suas produções em sala de aula, por meio da leitura oral. 

 

a) Propor aos alunos a leitura dos sites indicados pelo professor.

b) Sugerir as duplas que escolham um texto para elaborar a síntese. 

c) A síntese deverá ser registrada no caderno de História.

d) Essas sínteses serão utilizadas como subsídios para elaboração do texto sobre o Calendário Chinês.

 

Sugestão de sites para pesquisa. 

 

Calendário Chinês. Disponível emhttp://www.quediaehoje.net/calendario-chines.asp. Acesso em 04 de julho de 2014.

 

Calendário Chinês. Disponível emhttp://www.online24.pt/calendario-chines/. Acesso em 4 de julho de 2014.

 

Orientações de como fazer uma síntese:

 

Uma síntese de um texto ou fato consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que um autor expressou de forma mais ampla. Desse modo, só devem ser aproveitadas as ideias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário.

A ordem dos acontecimentos não tem necessidade de ser a mesma do “episódio” original, mas deve-se respeitar as relações entre fatos, sem alterar significados que o autor quis transmitir.

Para a realização de uma boa síntese é necessário, antes de mais, ter compreendido o texto original, para depois redigir um novo, com base no primeiro.

 A síntese é sempre redigida em terceira pessoa, de forma concisa e clara, nunca transcrevendo em discurso direto. Não se envolva nem participe do texto com opiniões ou análises pessoais, limite-se apenas a resumi-lo, ou seja, sintetizá-lo.


Leia mais: FEDERICCI, Vivian. Como fazer uma síntese? Disponível em: http://explicatudo.com/como-fazer-uma-sintese#ixzz357LvShSz. Acesso 07 de julho de 2014.

 

 

Quarto momento

 

calendário

 

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_JlbfaTHTvr4/S82kLZ6O7JI/AAAAAAAAAgA/VdZ1QPXMfb4/s1600/0,,40208410-FMM,00.jpg. Acesso em 7 de julho de 2014. 

 

 

Sugerir aos alunos a elaboração de um calendário de símbolos. Nessa aula, disponibilize, papéis A4 coloridos, pincéis, lápis de cores e canetinhas. Para a confecção dos calendários é importante fazer as seguintes observações aos alunos:

 

a) Cada calendário deverá ter doze meses.

b) Para cada mês utilizar um símbolo.

c) Os símbolos serão escolhidos por cada aluno.

 

Após a produção do calendário de símbolos, propor que cada aluno explique a simbologia utilizada em seu calendário, em seguida, organizar um painel na sala de aula, para expor os trabalhos dos alunos.

Professor, após uma semana de exposição, convide os alunos para digitalizar esses calendários e publicar no Blog da escola.

Recursos Complementares

 

A História dos Calendários. Disponível em:http://espacoastrologico.org/a-historia-do-calendario/. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade2_MIOLO.pdf. Acesso em 17/09/2014.

Avaliação

A avaliação da aula será processual, considerando o envolvimento e o interesse dos alunos na temática estudada e atividades propostas. Procure identificar no decorrer das aulas, através da produção oral e de texto, se os alunos conseguiram compreender a natureza e a utilização do Calendário Chinês. Avalie também a criatividade e o interesse na elaboração do calendário de símbolos, a organização nas atividades em duplas e se as atividades contribuíram para que os alunos apresentassem avanços no desenvolvimento da escrita e da oralidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.