Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SUPERLATIVES - THE LARGEST AND THE OLDEST

 

17/07/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Formar superlativos de adjetivos;
  • Identificar e usar os superlativos;
  • Realizar uma pesquisa com os colegas de sala e reportar seu resultado. 
Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os adjetivos primitivos simples.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula é a segunda de uma série de três, que aborda comparativos e superlativos. A primeira aula é intitulada: COMPARATIVES - ADVERTISEMENTS. A terceira aula trata dos comparativos de igualdade, cujo título é: COMPARATIVES OF EQUALITY - THE SAME RIGHTS, ambas disponíveis no Portal do Professor.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Este primeiro módulo tem como objetivo apresentar a estrutura dos adjetivos superlativos. Como primeira atividade, convide os alunos a assistirem a um vídeo, cujo título é: The Largest and Oldest Trees on Earth. Este vídeo encontra-se no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=1b2k_B-5P6k, acesso em 05 de julho de 2014. Antes de exibir o vídeo, mostre a ilustração do mesmo, que se encontra na figura 1 e faça algumas perguntas preliminares, como exemplificado abaixo. Neste momento, a intenção é apenas verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o significado das palavras the largest e the oldest e levantar curiosidade a respeito do vídeo, portanto, não é aconselhável ater-se a explicações agora.

1 .What do "the largest" and "the oldest" mean? (O que significam "the oldest" e "the largest"?)

2. What is this video about? (De que se trata este vídeo?)

3. How large and how old do you think the trees are? (Qual o tamanho e quantos anos vocês acham que as árvores têm?)

 
Figura 1 - Video illustration
 
Oldest tree video
Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=1b2k_B-5P6k. Acesso em: 05 de julho de 2014.
 
 
Exiba o vídeo uma vez e ao final da exibição, converse com os alunos, procurando averiguar sobre o que eles conseguiram entender até então. Colete as informações dadas por eles, oralmente.
 

ATIVIDADE 2

 

Este exercício objetiva não só checar as informações coletadas na atividade anterior, mas compreender melhor o texto, para extrair os superlativos dele. Faça cópias do exercício abaixo e distribua para a classe. Aguarde alguns minutos para que os alunos respondam o exercício. Para efetuar a correção, mostre o vídeo novamente, fazendo pequenos intervalos para verificação.
 
 
Complete  the sentences according to the information given in the video. Choose your answers from the box below.
 
2000 5000 Aristotle California Columbus
crazy desert General Sherman Great Pyramids hard
humbling incredible Jesus Christ largest Nevada
oldest Pine Sequoia single slowly

 

 

 

 

 
 
The ___________________ Tree is a giant _____________ and it's the ___________ living tree on the planet. The man says that to be standing at the base of that tree is one of the most ______________ and ___________________ experiences ever. The tree is over _________________ years old. It was already hundreds of years old when __________________ was walking around the planet. This tree was a sapling when _________________ was alive. It's unbelievable: thousand of gallons of water every ______________ day. The tree is situated in Sequoia National Park, in _____________________. 
The man is sitting by a tree, which is a Bristlecone ___________ and it's one of the _______________ trees in the world. The grove is filled with those trees. Some of them are almost _____________________ years old. Those trees only grow on ___________________ mountain tops, in Southwest _______________. That tree sprouted when the _____________________ were being built. Those trees grow so _____________ that the bark in incredibly dense and ________________. After the tree dies, the wood stays for thousands of years. The tree he is sitting by died a century before ___________________ set sail to the Americas. The man thinks that it is _______________.
 
Comentário: Padrão de resposta esperado: General Sherman; Sequoia; largest; incredible; humbling; 2000; Jesus Christ; Aristotle; single; California; Pine; oldest; 5000; desert; Nevada; Great Pyramids; slowly; hard; Columbus; crazy.
 
 

ATIVIDADE 3

 

A intenção desta atividade é extrair do texto anterior os superlativos e, a partir daí, chegar a algumas regras de formação dos mesmos.
Peça aos alunos para observarem as seguintes expressões, contidas no texto:  the largest; the most incredible; the most humbling; the oldest. Escreva no quadro os adjetivos large; incredible; humbling e old e seus respectivos superlativos. Apresente, então, as regras de formação dos mesmos, mostrando a tabela da figura 2. Alguns superlativos têm forma irregular, como mostra a tabela da figura 3.
 
Figura 2 - Superlative Forms
 
 

Example of adjectives

Superlative of superiority

Superlative of Inferiority

Short adjectives

old

the oldest

the least old

Long adjectives

incredible

the most incredible

the least increadible

Adjectives ending in -y

easy

the easiest

the least easy

Adjectives ending in -e

nice

the nicest

the least nice

Fonte: Arquivo da autora.

 
Figura 3 - Irregular Superlative Adjectives
 

Adjective

Superlative of superiority

Superlative of inferiority

good

the best

the least good

bad

the worst

the least good

far

the farthest/ the furthest

the least far

Fonte: Arquivo da autora.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Faça cópias do exercício da figura 4, entregue-as aos alunos e conceda tempo suficiente para a resolução. Corrija a tarefa oralmente, dando oportunidade a cada aluno de falar pelo menos uma frase. 

 

Figura 4 - Superlative exercises

  Superlative exercises

Fonte: Arquivo da autora

 
Comentário: Padrão de resposta esperado: 2. the tiniest; 3. the most amazing; 4. the most intelligent; 5. the best; 6. the biggest; 7. the slowest; 8. the noisiest; 9. the tallest; 10. the most intelligent; 11. the most embarrassing; 12. the most talented; 13. the most gorgeous; 14. the most outstanding; 15. the worst; 16. the darkest; 17. the toughest; 18. the hottest; 19. the messiest; 20. the poorest; 21. the most modern; 22. the most mysterious; 23. the most charming; 24. the widest; 25. the best; 26. the quiest; 27. the fattest. 

ATIVIDADE 2

 
O exercício proposto nesta atividade enfoca o superlativo de inferioridade. Os alunos deverão ordenar as palavras para formar uma pergunta e, posteriormente, dar sua resposta a essa pergunta. Promova uma discussão sobre o assunto.
 

    IS     

  LEAST  

 SCHOOL  

    ?    

IMPORTANT

   WHAT   

    IN    

 SUBJECT 

    THE    

 

 

 
Comentário: Padrão de resposta esperado: What is the least important subject in school? (Qual a disciplina menos importante da escola?)
 
 

ATIVIDADE 3

 
Esta tarefa é uma preparação para a atividade final. Diga aos alunos para observarem as pessoas retratadas na figura 5 e responderem às perguntas que se seguem. Os nomes e as idades de cada um estão escritos abaixo. Corrija o exercício oralmente. Um aluno faz a pergunta e outro responde.
 
Figura 5 - People
People
 
 

Answer the questions according to the picture.

 

1. Who is the oldest person in the picture?

2. Who is the tallest girl?

3. Who has the curliest hair?

4. Who is the shortest boy?

5. Who is the youngest girl?

6. Who has the longest hair?

7. Which boy has the darkest hair?

8. Who is the youngest of all?

 

ATIVIDADE 4

 
Para encerrar a aula, os alunos deverão realizar uma enquete com os colegas de sala. Distribua uma cópia da tabela da figura 6 para cada aluno. Eles deverão andar pela sala, fazendo perguntas aos colegas e tomando nota dos nomes das pessoas que se enquadrarem em cada item questionado.
Verifique se os alunos sabem quais perguntas eles deverão fazer para conseguir as informações que eles procuram. Se achar necessário, escreva as perguntas no quadro. Ao terminarem a tarefa, os alunos deverão voltar aos seus lugares e reportar as informações coletadas.
 
Comentário: As perguntas que deverão ser feitas para os colegas são: How old are you? How tall are you? What's your shoe number?
 
Figura 6 - Questionaire
 

 

Who is the oldest?

Who is the youngest?

Who is the tallest?

Who is the shortest?

Who has the smallest foot?

Who has the biggest foot?

   Boy   

 

 

 

 

 

 

   Girl   

 

 

 

 

 

 

Fonte: Arquivo da autora.

 
 
 
 
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá acontecer durante toda a aula. Avalie o desempenho e envolvimento dos alunos nas diversas atividades. Uma avaliação quantitativa poderá ser feita, caso o professor prefira que os alunos reportem o resultado do enquete em um texto escrito.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.